Eletrônica - Alguém aqui estuda ?

Autor Mensagem
Animal Mother
Veterano
# jul/10
· votar


Shredder_De_Cavaquinho

Como se não existisse médico ganhando 1.2k por mês...


Bem... de fato não existe na prática. Mas médico trabalha muito pra ganhar o que ganha. O número de horas que um médico estudou e trabalha pra chegar ganhar o mesmo que um juiz deve ser umas dez vezes maior.

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# jul/10
· votar


Tenho um amigo que trabalha em um posto de saúde, é formado em medicina e me disse que ganha 1.2k, Ou talvez tenha entendido errado.

Bidal
Veterano
# jul/10
· votar


guilherme_90
Pois é man, estudei 4 anos por falta de opção numa faculdade bacalhau ai e vi que o que eu tava aprendendo tava muito longe dos caras com faculdade de ponta, como eu não nasci rico e tenho que ralar pra bancar as coisas, resolvi mudar pra outra quando me surgiu uma oportunidade, eliminei umas matérias ai, mas o curso é totalmente diferente, com muito mais qualidade.
Quimica é legal porém eu não tenho muita delicadeza pra utilizar o lab de quimica, sou meio estupido com equipamentos delicados huauhauha
Ta pensando em fazer qual faculdade? É em SP?

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


Bidal
Quimica é legal porém eu não tenho muita delicadeza pra utilizar o lab de quimica, sou meio estupido com equipamentos delicados huauhauha
Ta pensando em fazer qual faculdade? É em SP?


Ahh é foda mesmo, não sei se levo MUITO jeito em laboratórias etc, mas Química é mais minha praia.

Então, to pensando em fazer aqui na UFV (Universiade Federal de Viçosa-MG), conhece ?

Animal Mother
Veterano
# jul/10
· votar


Shredder_De_Cavaquinho

Tenho um amigo que trabalha em um posto de saúde, é formado em medicina e me disse que ganha 1.2k, Ou talvez tenha entendido errado.

Só ganha se quiser. Talvez o cara teja trabalhando três meios períodos por semana num grande centro e se dedicando aos estudos.

Bidal
Veterano
# jul/10
· votar


guilherme_90
Então, to pensando em fazer aqui na UFV (Universiade Federal de Viçosa-MG), conhece ?
Conheço sim, qualquer federal é vantajoso pelo fato de tu não pagar os preços absurdos de faculdades de engenharia, eu infelizmente tenho que me sujeitar a pagar hahahaa
Aproveita pra estudar, mas não deixe de frequentar as festinhas tb hehe

Bidal
Veterano
# jul/10
· votar


Animal Mother
Shredder_De_Cavaquinho
O foda é que médico ganha por consultas ou cirurgias, e tem o lance do convênio tb que paga uma mixaria pros médicos...

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


Bidal

Faculdade particular de Engenharia paga-se uma 'fortuna', tem uma de SP de Sao Bernardo do Campo (Se não me engano), a mensalidade é mais de 1 conto, quebra demais.

Ahh, festinhas não posso deixar de ir, altas repúblicas, mulherada..
kkkkkkkkkkkkkk

Bidal
Veterano
# jul/10
· votar


guilherme_90
FEI?? hahahah em São Bernardo mesmo
Man, é tenso as aulas lá hein, mas tem bastante cervejada e as moças de Adm torna a faculdade um pouco mais bonita

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


Bidal

Correto, a FEI. Faz facul lá.. ?

Bidal
Veterano
# jul/10
· votar


guilherme_90
Faço hehe
Diga-se FEI= Fui Estudar no Inferno
A faculdade é excelente porém cara né, mas hj em dia particular com qualidade é por ai mesmo, qualquer curso...

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


Bidal
Diga-se FEI= Fui Estudar no Inferno
A faculdade é excelente porém cara né, mas hj em dia particular com qualidade é por ai mesmo, qualquer curso...


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É foda cara, é por aí mesmo. Mas logo vem a recompensa..

Você gosta de cálculos ? E qual é mais foda, Calculo (I, II, III, IV) ou Física (I, II, III, IV) ? Foda no sentido de DIFICIL mesmo..

Bidal
Veterano
# jul/10
· votar


guilherme_90
Vai muito de pessoa pra pessoa, tem gente que consegue assimilar com mais facilidade do que as outras, eu por exemplo fiz Calculo I e passei de primeira, tem gente fazendo pela 6ª vez, desenho mecânico foi meu carrasco, fiz 3 vezes ao passo que teve gente que tirou 10 nas 2 provas, sei lá pra mim isso ainda é mistério.
Mas na opinião geral, calculo I e II e fisica III é do demonio hahaha

thebassx
Veterano
# jul/10
· votar


pra mim as matérias mais dificeis sempre foram as que envolveram fluidos... fisica ii, fenomenos de transporte, sistemas termicos/hidraulicos, mec flu... enfim..

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


Bidal
fisica III é do demonio hahaha

heaUAHEUAEHUAEhuaeaeuAEU

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


Bidal
thebassx

Mas o que um Engenheiro Eletricista/Eletrônico faz.. ?

Bidal
Veterano
# jul/10
· votar


guilherme_90
Cara depende da área que vc quer atuar, o foco é soluções para indústria em geral, área de projetos de hardware, sistemas microprocessados, automação industrial, softwares de aplicação específica. Essa é a área de projetos. Por exemplo eu trabalho na área da qualidade voltada pra produção de componentes eletrônicos, é outra alternativa. Pode-se atuar na área de suporte dos projetos (pós-venda), comercial. Entre outras funções

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


Bidal

E dentro desses projetos para empresa, o cara sempre tem que fazer cálculos.. ? Especificamente, um Engenheiro é necessário ficar fazendo cálculos em todos os projetos.. ?

Quase nada
Veterano
# jul/10
· votar


Bidal
Cara depende da área que vc quer atuar, o foco é soluções para indústria em geral, área de projetos de hardware, sistemas microprocessados, automação industrial, softwares de aplicação específica. Essa é a área de projetos.
Te juro que o pessoal da minha classe até agora num achou nada disso.. heheh.. Tudo bem que é mecatrônica, mas mesmo assim.. 5º ano, e parece que aplicar mesmo, num vai rolar pra quase ninguem (tirando uns poucos que irão para micro empresas, e eu que vou ficando pela faculdade..)

Bidal
Veterano
# jul/10
· votar


guilherme_90
E dentro desses projetos para empresa, o cara sempre tem que fazer cálculos.. ? Especificamente, um Engenheiro é necessário ficar fazendo cálculos em todos os projetos.. ?
Não que vc tenha que fazer cálculos obrigatoriamente, sendo engenheiro teoricamente vc é apto a resolver qualquer tipo de problema ligado a eletronica no caso, mas as vezes calcular é inevitável, mas pro mercado de trabalho é diferente, vc tem bastante ferramenta, softwares que facilitam o trabalho, na faculdade é aquela calculeira desgraçada pq realmente vc tem que saber de onde vem... Mas na maioria das vezes é mais a cabeça mesmo e menos calculo...

Quase nada
É que mecatronica o foco principal é automatizar mesmo, no momento atual pelo faturamento das empresas elas nao tao querendo investir tanto em automatização, mesmo que ganhem em produção depois, é muito risco. As vezes compensa fazer alguns cursos de especialização e focar mais na parte mecanica da coisa... Metrologia, vibrações, etc...

thebassx
Veterano
# jul/10
· votar


guilherme_90

quando é alguem que está interessado na profissao e me pergunta o que um engenheiro eletricista/eletronico faz, eu costumo dar a seguinte explicação:

engenharia elétrica (eletronica) é basicamente o tratamento/processamento de sinal (eletrico/eletromagnetico).

na engenharia eletrica, com enfase em potencia, tu vai trabalhar tratando grandes sinais, de redes de distribuição de energia, sendo que o foco é esse: gerar, transmitir e distribuir energia. e isso envolve MUITA coisa, pode acreditar... desde o calculo mecanico das linhas, até sistemas de protecao pra efeitos secundarios que mais parecem assombração...

na parte de eletronica, o foco é o tratamento/processamento de sinais pequenos, que geralmente, vao estar acoplado em um sistema que vai interagir com o ser humano.
pega por exemplo, um microcontrolador. ele é basicamente formado por uma caralhada de circuitos analogicos, que CONDICIONAM sinais... ou seja, um circuito analogico vai gerar o clock da frequencia de operacao, o outro vai gerar as tensoes de referencia para os circuitos, tem um que vai cuidar do reset, .... dai tem a parte digital, que é basicamente responsavel por entender esses sinais como "informação".

.... quanto a fazer contas... nao é bem assim. tu nao vai ficar resolvendo integrais triplas pra fazer projetos... geralmente se estima as coisas no feeling, com algumas primeiras continhas basicas, e joga no computador pra simular. mas isso nao significa nao entender o que tá acontecendo.

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


thebassx

Pow valeu mesmo pela explicação, deu pra entender direitinho.

Bidal

Vamos supor que tem um cara formando em Eng. Eletrônica, dai ele consegue um emprego numa empresa. Ele vai estar preparado pra tipo criar/projetar um Hardware.. ? Ou isso já é algo mais avançado ?
O que um cara geralmente costuma fazer numa empresa quando é recém-formado ? Parece uma pergunta besta mas é minha grande dúvida e grande curiosidade também..hahaha.

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


??

skad
Veterano
# jul/10 · Editado por: skad
· votar


guilherme_90
Tem facilidade com números? Engenharia química seria uma boa.

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


skad

Digamos que sim..

skad
Veterano
# jul/10
· votar


guilherme_90
tenho um primo que é eng. químico, não ganha muito bem, mas ele me disse que quando se é solteiro, dá pra sobreviver com 2k.

o curso envolve programação, muita química, desenho e cálculo, 4 coisas que me amarro muito; por isso vou fazer também.

mas enfim, como o thebassx disse e pelas aulas que assisti na ufg, os professores são otários, os alunos são nerds ao extremo e você que tem que se virar.

Scrutinizer
Veterano
# jul/10
· votar


nao é bem assim. tu nao vai ficar resolvendo integrais triplas pra fazer projetos...
Então qual é a graça? ¬¬

=p

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


skad

Ah sim. Pow, ele é Engenheiro Químico e não ganha muito bem.. ? Bullshit.

Eu vi os cursos da UnB, e tem Eng. do Software, Eletronica com varias ênfases, entre outras. Estou muito interessado!

filipesiegrist
Membro
# nov/16
· votar


Cara, eu vim aqui ressuscitar o tópico apenas para agradecer a todos do CifraClub, pois eu fazia Engenharia de Petróleo mas ao conhecer a parte eletrônica de Pedais e Amplificadores, eu percebi que gostava muito mais disso do que o meu curso e agora estou fazendo engenharia mecatrônica, que está me agradando muito mais.

Agora é "só" me formar kkkkkkkkkk.

acabaramosnicks
Membro Novato
# nov/16
· votar


filipesiegrist
Sou técnico em meca, é legal pra caramba. Se tratando de pedais e amps o negócio é mais eletrônica pura mesmo, mas mecatrônica serve.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eletrônica - Alguém aqui estuda ?