Alguém aqui estuda "Sistemas da Informação"?

Autor Mensagem
Sam
Moderador
# fev/08


Gosta do curso?
Trabalha com o que?

Sinceramente, não consigo entender a área de atuação desse curso. Todos os candidatos que apareceram para as vaga de programação q tenho aqui que fazem esse curso eram notadamente despreparados.

Fui ler no site da UFMG que raio de curso é esse e parece que o texto tinha passado pelo gerador de lero-lero. Confiram:
http://www.ufmg.br/copeve/cursos_2005/sistemadeinformacao.htm

Alguém poderia me esclarecer? =)

Valeu!

ps> Topico sério! ;)

hard rock and roll
Veterano
# fev/08
· votar


porra, vagas abertas e candidatos despreparados é foda

Atum Bluesman
Veterano
# fev/08
· votar


Sam
Naõ tenho idéia mas lendo o site me parece que o curso faz com que o administre uma rede de informações, encontre problemas de sistema. Mas sei lá, o texto não me passou muita firmeza...

Sam
Moderador
# fev/08
· votar


Conheço dois caras que faziam esse curso. Ambos largaram.

O curso me parece ser um meio termo entre administração e computação. Ou seja, me parece estar num completo LIMBO.

Ch4p0L1N
Veterano
# fev/08
· votar


perguntei pra um amigo meu que faz:


xxx diz:
quem se forma em SI trabalha de que?
xxx diz:
qual o nome da profissão?
Kleber - diz:
programador, analista de sistema, desenvolvedor de banco de dados... web master
Kleber - diz:
essas coisas
Kleber - diz:
mais o q mais sai eh analista de sistema

Sam
Moderador
# fev/08 · Editado por: Sam
· votar


Ch4p0L1N
Ah velho, não boto muita fé em analista de sistemas formado por Sistemas da Informação não viu. O pessoal de Ciências da Computação que apareceu até hoje parece muito mais preparado. Programador então, nem se fala.

mas enfim, não posso generalizar, jajá aparece alguém pra esclarecer melhor (espero!).

ps> Seu amigo trabalha, faz estagio? Em que? ;)

brunohardrocker
Veterano
# fev/08
· votar


Eu faço Administração, e no curso tive matéria de SI.

Gosta do curso?

Gostei, é uma matéria interessante, pelo menos do ponto de vista da administração.

Trabalha com o que?

Sinceramente, não consigo entender a área de atuação desse curso.


SI voltada pra Adm tem a importância de basicamente a entrada e o processamento das informações para a tomada de decisão.

Pelo menos nessa área, não adianta me contratar para programador que eu não tenho capacidade!

Ch4p0L1N
Veterano
# fev/08
· votar


Sam
ps> Seu amigo trabalha, faz estagio? Em que? ;)

sim, webdesigner

Street Cat
Veterano
# fev/08
· votar


argh! até eu que estudo Zootecnia aprendi sobre programação e os caras que estudam coisas ligadas a infórmatica não sabem =\

Sam
Moderador
# fev/08
· votar


Ch4p0L1N
sim, webdesigner

Webdesigner true faz os seguintes cursos:
- design gráfico
- belas artes
- produção editorial
- publicidade

Sistemas da Informação não tem as materias suficientes para formar um bom WD. (nao to falando q um cara que é formado em SI não é bom, to falando que se ele fosse formado em qq um dos cursos acima, ele seria mt melhor, NA MINHA OPINIAO)

TIO_TEDDY
Veterano
# fev/08
· votar


o guitarra azul especial acho que faz

Aninha_Shady
Veterano
# fev/08
· votar


É mesma coisa que Análises de Sistemas?

sobrevivente
Veterano
# fev/08 · Editado por: sobrevivente
· votar


Eu faço Sistemas de Informação.

Segundo o meu coordenador do curso, o curso de Ciências é mais voltado para a "baixaria" (escovação de bit, a parte prática) e o curso de Sistemas é mais voltado para a parte de como um sistema é feito como um todo (análise de sistema, levantamento de requisitos, mais a parte que envolve uma construção de um sistema).

O curso de Sistemas não foca muito a prática (infelizmente), e sim a parte teórica do processo de um sistema.

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/08
· votar


Sam

Eu faço na UTFPR.
Um pouco do que eu aprendo pode ver no site:
http://carnevalli.googlepages.com

Qualquer dúvida pode mandar \o

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/08
· votar


Sam
Todos os candidatos que apareceram para as vaga de programação q tenho aqui que fazem esse curso eram notadamente despreparados.

De fato... os professores são fissurados em Engenharia de Software hahahahaha

E tem um pessoal muito festeiro e pipoqueiro.
Na época pensei em fazer Ciência da Computação, era a mesma concorrência, mas resolvi fazer esse pelo fato da faculdade ser federal e ser na mesma cidade onde moro.

Terminei o segundo período no final do ano passado e sou o único da sala que sabe programar "bem" e que já consegue desenvolver algo... tudo bem que eu gosto muito da área e 80% do que sei aprendo fora do curso, principalmente na área de banco de dados e Java, que são as duas que eu mais trabalho.

O pessoal mais burrico vai mesmo pra Engenharia de SW, e até que conseguem ganhar bem... muitos ganham melhor que programadores.

Segunda-feira começo o terceiro período e já tenho estágio certo para começar, na área de pesquisa e desenvolvimento de computação distribuída, trabalhando com programação em C /C++...

Mas o foco do curso é na área comercial mesmo e forma muita gente despreparada, realmente. Já assisti a várias defesas de TCC e tem cada tranqueira que dá até dó do cara... e se forma hahaha

xandyfelix
Veterano
# fev/08
· votar


EU FAÇO!!!

Blz galera, tÔ no sétimo período de Sistemas na Unimontes, terminando esse final de ano. Vamos esclarecer as coisas:
-Concordo q exista este problema de definição de matérias e descriçaõ do curso, pois o mesmo é muito novo e confesso que há muitas discrepâncias entre as diferentes grades curriculares que vi até hj;
- outro problema é o fato do curso querer ser muito amplo. Durante minha gradução, já tive várias matérias de matematica, como cálculo 1, 2, álgebra linear, teoria dos grafos. Já tive contabilidade e finanças, administração, Análise e Projeto de Sistemas, redes, administração de redes, segurança, Engenharia de Software, muita programaçao, inteligência artificial e até computação gráfica, Banco de dados 1 e 2, etc, etc , etc. Temos tbm sistemas cliente servidor, computação distribuída e várias outra matérias pesadas. Diante disto, vai muito da ralação do cara se tornar bom na área ou não, pq a grade é imensa.

Aqui na minha cidade não temos Ciência da Computação, então a área de info aqui ta praticamente toda na mão da galera q fez sistemas, e como conheço bastante gente que formou na área aqui , posso afirmar com segurança: tem muito nêgo fera!!

Só para citar, tem gente que fez como projeto de conclusão de curso emulador para super nes para celular, outros q fizeram trabalhos excelentes na área de geoprocessamento, outros que fizeram bons trabalhos utilizando XML. Temos tbm no campo profissional gente que fez trabalho pra UFRJ no campo de geoprocessamento, entre outros inúmeros casos.
Faço estágio desde o quarto período em uma empresa de desenvolvimento, e garanto que dá pra se tornar excelente programador sim em SI, além de se tornar um profissional com bem mais visão de negócios, relacionamento, modelagem de sistemas, entre outros. Qq dúvida, podem perguntar.

Abração!!!

vinnyx ardanuy
Veterano
# fev/08
· votar


Fatos:

Ciência da Computação é voltado para o profissional voltado para pesquisas... daí ele estudar mais programação em baixo nível, algorítmos de compactação, otimização de performance, etc.
Esse seria o profissional ideal em empresas como IBM, Microsoft, Oracle, etc. Ou seja: o cara aprende muito, mas não tem mercado suficiente para ele no Brasil, infelizmente....
Sistemas de informação já é voltado para o desenvolvimento de sistemas específicos para um cliente, ou seja: ele tem a capacidade de entender o que o cliente quer do sistema (mesmo quando nem mesmo o cliente sabe ao certo), fazer análise de requisitos, entre outras coisas...

O Analista de Sistemas, embora não estude uma linguagem de programação específica, conhece TODOS os conceitos sobre orientação a objetos... o que quer dizer que ele pode, facilmente, adaptá-los a uma linguagem de programação qualquer...

LEMBRE-SE:
Programação é coisa pra técnico, Análise é coisa pra Analista de Sistemas (o profissional formado no curso de Sistemas), e pesquisas científicas são para os Cientistas da Computação... embora muitas vezes Analistas e Cientistas atuem como programador

vinnyx ardanuy
Veterano
# fev/08
· votar


xandyfelix

Que coincidência! Estudo no sétimo período de sistemas das Faculdades Santo Agostinho

xandyfelix
Veterano
# fev/08
· votar


vinnyx ardanuy

Que coincidência cara! Vc então deve conhecer muito do pessoal que conheço.

Vc flw tudo! O pessoal que não conhece o curso de SI tem uma visão muito equivocada da área, principalmente por desconhecimento.

Ah, só pro pessoal aí de cima que fala q SI não gera bons programadores, o cara de quem falei q fez o emulador de SI, já começou escrever um sistema operacional do zero. Era na base do Assembly e C purin. Escreveu um driver de vídeo bem simples e um de teclado. Ele chegou a conseguir dar o boot completo na máquina e cair numa espécie de console q ele criou. Por falta de tempo ele não levou o projeto pra frente. Aí né, reflitam um pouquin sofre os programadores de SI, ok?! Abraços

izzystradlin
Veterano
# fev/08
· votar


eu também faço...estou no 3º semestre...

mas a formação minha será "tencnólogo" e o curso, a pedido do MEC passou a se chamar "ADS - Análise e desenvolvimento de Sistemas"..

mas eu gosto e acho que se EU correr atrás vou sair bem preparado...

ROTTA
Veterano
# fev/08
· votar


Sam

Resumindo: a proposta do curso é unir conceitos de sistemas com gestão (administração). Acontece que quando se amplia o escopo, geralmente se perdem em profundidade. E deu no que deu... apesar de ter quem ache bom. A qualificação acaba dependendo muito mais do esforço individual.

Abraços.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# fev/08
· votar


Ah, só pro pessoal aí de cima que fala q SI não gera bons programadores, o cara de quem falei q fez o emulador de SI, já começou escrever um sistema operacional do zero. Era na base do Assembly e C purin. Escreveu um driver de vídeo bem simples e um de teclado. Ele chegou a conseguir dar o boot completo na máquina e cair numa espécie de console q ele criou. Por falta de tempo ele não levou o projeto pra frente. Aí né, reflitam um pouquin sofre os programadores de SI, ok?!
se um cara formado em um curso de computação não conseguir fazer isso é porque tem algo de errado....

vinnyx ardanuy
Veterano
# fev/08
· votar


xandyfelix
Provavelmente conheço sim...

Programador nada mais é do que o peão da obra... e o cara se dedicar apenas a programação estará fazendo um grande erro, pois ele é um profissional de nível superior e deveria estar contribuindo com algo mais no mercado...

Quando há um bom analista, não há a necessidade de excelentes programadores... Qualquer livro do Deitel (ou aqueles da série Beginnig/Professional...... Programando) é capaz de formar programadores eficientes em uma equipe de desenvolvimento.

Dedicar-se apenas à programação é "masturbação intelectual": é bom no começo, mas depois que goza perde a graça!

The Blue Special Guitar
O pessoal mais burrico vai mesmo pra Engenharia de SW, e até que conseguem ganhar bem... muitos ganham melhor que programadores.


Geralmente Analistas ganham bem mais que programadores, e Administradores de Banco de Dados um pouco mais do que Analistas, e Adm de Redes um pouco mais do que os de Banco de Dados, e por aí vai...

vinnyx ardanuy
Veterano
# fev/08
· votar


And the meek shall inherit the earth
Ah, só pro pessoal aí de cima que fala q SI não gera bons programadores, o cara de quem falei q fez o emulador de SI, já começou escrever um sistema operacional do zero. Era na base do Assembly e C purin. Escreveu um driver de vídeo bem simples e um de teclado. Ele chegou a conseguir dar o boot completo na máquina e cair numa espécie de console q ele criou. Por falta de tempo ele não levou o projeto pra frente. Aí né, reflitam um pouquin sofre os programadores de SI, ok?!


se um cara formado em um curso de computação não conseguir fazer isso é porque tem algo de errado....


Não vejo nada de errado nisso...

xandyfelix
Veterano
# fev/08
· votar


And the meek shall inherit the earth

Vc é formado em computação? Pq se vc for capaz de escrever um so, por mais simples que seja, tiro o chapéu pra vc, pq isso não é coisa pra qq um não. Não é uma programação simples e exige bastante conhecimento a nível de arquitetura de computadores. Parabéns pra vc!!

E como o vinnyx ardanuy disse, provavelmente, o mais difícil no desenvolvimento de algum sistema, não é a programação propriamente dita. O mais difícil é captar os requisitos do sistema e modelar isto de forma a facilitar a implementaçãom, lembrando que muitas vezes uma solução simples é muito mais prática e mais genial do q a agregação de complexidades desnecessárias, que muitos da área de computação acham bacanas mas que no final só atrapalham no ciclo de vida de um sistema como um todo. Esta maturidade exige conhecimento.

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# fev/08
· votar


xandyfelix
fazer um sistema que apenas boota o computador, como o cara disse, não é lá essas coisas....

xandyfelix
Veterano
# fev/08
· votar


And the meek shall inherit the earth

C é formado em CC?

Cara, não considero isto tão simples não, pois vc tem q saber direitin a questão de como as interrupções devem ser tratadas, em qual momento ativar e desativar drive de disquete por exemplo, entre outros. Sei não, é bem baixo nível mesmo.

ROTTA
Veterano
# fev/08
· votar


muitas vezes uma solução simples é muito mais prática e mais genial do q a agregação de complexidades desnecessárias

70% das funcionalidades dos sistemas nunca (ou raramente) são usadas. Isto é dado comprovado, e se pesquisar melhor o percentual é ainda maior. Basta pensar em softwares como o Word e no uso que fazemos dele para perceber...

Abraços.

vinnyx ardanuy
Veterano
# fev/08
· votar


Marco Alan Rotta
70% das funcionalidades dos sistemas nunca (ou raramente) são usadas. Isto é dado comprovado, e se pesquisar melhor o percentual é ainda maior. Basta pensar em softwares como o Word e no uso que fazemos dele para perceber...

Você está falando de softwares de prateleira...

Um Sistema de Informação é diferente de um "Software de prateleira"

Sistemas são diferentes, eles são desenvolvidos de acordo com as especificações que o cliente, juntamente com o analista de sistemas decidem ser as adequadas para a empresa... Se uma funcionalidade não é utilizada em um sistema, provavelmente o cliente pediu essa função, achando que seria interessante e se arrependeu depois...

Gan
Veterano
# fev/08
· votar


até onde eu sei é um curso trash, na empresa onde eu trabalho só contratam cientistas e engenheiros da computação e só formados na Unicamp, Usp ou Ufscar.

O q me surpreendeu foi entrar no site da USP e ver q ele tem esse curso:


Bacharelado em Sistemas de Informação
Vínculo: Escola de Artes, Ciências e Humanidades / EACH

mas ele é ensinado na Escola de Artes????? <O>

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alguém aqui estuda "Sistemas da Informação"?