Eletrônica - Alguém aqui estuda ?

Autor Mensagem
ZakkWyldeEMG
Veterano
# jul/10
· votar


Bidal

Pois é brother, olha onde fui me meter hahaha... microeletrônica e sistemas embarcados ainda estão devagar aqui na terrinha

Te mando os detalhes em off quando tiver alguma coisa em vista, te mando o caminho das pedras heehhe

Bah, por favor! hehehe

Ficarei muito grato =D

guilherme_90

Só sei que pretendo fazer um dia, primeiro vou me formar no superior Tecnologo pra garantir meu sustento, logo farei uma engenharia..

A tua tática de começar com o tecnólogo é bem interessante, investir (e manter/aumentar esse investimento) em educação ainda novo vai te deixar muito bem qualificado profissionalmente, fora que você vai encarar a engenharia com uma noção, o que ajuda nos momentos difíceis.

Bidal
Veterano
# jul/10
· votar


ZakkWyldeEMG
microeletrônica e sistemas embarcados ainda estão devagar aqui na terrinha
Pois é, apesar de que já tão cogitando bastante coisa, inclusive na minha faculdade deram um curso fodão pra alunos de microeletrônica nas férias, na faixa, e eu perdi =(

Bah, por favor! hehehe

Ficarei muito grato =D

Pode deixar, se virar aqui eu já, mando o lance... E man, já tentou fazer aquela famosa pesquisa de empresas boas pra se trabalhar e cadastrar o CV no banco de dados dos caras??
Eu posso te passar algumas aqui de SP se for de seu interesse...

Black Fire
Gato OT 2011
# jul/10
· votar


guilherme_90
Eu não vou mentir pra você, o curso é puxado mesmo, até mais do que as outras engenharias, se você vai ou não se dar bem depende muito de tu ter dedicação e saber organizar teu tempo.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jul/10
· votar


Bidal
Pois é, apesar de que já tão cogitando bastante coisa, inclusive na minha faculdade deram um curso fodão pra alunos de microeletrônica nas férias, na faixa, e eu perdi =(

digital, analógica ou mixed-signal?

E man, já tentou fazer aquela famosa pesquisa de empresas boas pra se trabalhar e cadastrar o CV no banco de dados dos caras??
Eu posso te passar algumas aqui de SP se for de seu interesse...


Ainda não fiz, estou esperando o resultado do mestrado. O foco por enquanto é este, porém não estou deixando de ver outras oportunidades (tô participando de um processo seletivo p/ trainees e fazendo uns concursos).

Mas claro, manda quando tu puder.... pode ser no petruccizw arroba gemeio mesmo =)

Tiaguh
Veterano
# jul/10
· votar


Sou formado e trabalho com eletrônica.

Bidal
Veterano
# jul/10
· votar


ZakkWyldeEMG
Era mixed-signal e aplicações de circuito, inclusive tecnicas para processos de fabricação. To desesperado pra abrirem denovo esse curso, vacilo meu...
Beleza man, vamo que vamo na jornada da tecnologia heheh

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


ZakkWyldeEMG
Na faculdade (pelo menos na minha) existem grupos de pesquisa que desenvolvem projetos ligados a sua área de atuação/pesquisa/estudo/whatever-you-may-call... geralmente (não é uma regra, e sim uma constatação) começa-se a pesquisar a partir do terceiro ou quarto semestre, mas isso não impede de você dar uma de curioso e ficar por perto, ver como as coisas funcionam (ou mesmo participar de um projeto por deter mais conhecimento e dedicação))

Ah, acho que em toda universidade sempre forma um certo grupinho que os alunos mais interessados querem desenvolver um projetinho e tal quando já sentem que tem um certo conhecimento a acham que podem resolver a coisa sozinho, é claro que chega um hora que dependendo o Professor pode dar dica de algo, etc.

Eu procurei pouco por emprego aqui na minha região. Na realidade, aqui onde moro o mercado de trabalho não é grandes coisas para a minha área específica.

Acho que esse campo de trabalho tem mais em grandes cidades, tipo São Paulo, BH, Rio de Janeiro.

Eu também escolhi uma área que só fui começar a adquirir um pouco de experiência nos últimos semestres da graduação. Me falta também uma rede de contatos maior, para conseguir oportunidades profissionais, mas isso eu estou desenvolvendo aos poucos.

Escolhi estudar para concursos públicos e irei iniciar o mestrado (se tudo der certo) em agosto.

=)


O contato é um grande problema (Ou solução se for o caso). Hoje em dia, o que mais manda é o QI (Quem indica), e quem não tem muito isso é sempre um pouco mais complicado pra arrumar um trampo, mais dependendo da área, não é tanto assim.

Ahh vai conseguir sim, o foda do mestrado é que exige Inglês, e você fez curso de inglês.. ?

Bidal

Porra cara maneiro demais. Gosto dessas coisas, de sempre ter algo novo que descobri, macetes e etc, o bom disso e que igual você falo, uma pessoa por mais nerd e foda que seja, nunca saberá tudo de Eletrônica (Mesmo estudando toda sua vida, mas aposto que fica louca antes de morrer). O ruim também é que aqui onde moro, só tem Eng. Eletrica, e não é todo lugar que tem Eng. Eletrônica, aí fica foda. O ideal seria eu me formar num Superior Tecnólogo, trabalhar perto de uma faculdade que tenha esse curso, e começar a cursa-lo no período noturno (Já que estarei trabalhando durante o dia), bom pode ser DIFICIL, mas é a solução que vou ter no futuro (Ou não), mas tudo depende. Vou entrar na facul agora dia 26, mas minha cabeça está a mil por hora, agora que eu descobri dessas Engenharias, não sei o que quero realmente. Não que eu descobri, mas tomei um certo interesse que nunca despertou em mim antes (Que merda).

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


ZakkWyldeEMG
A tua tática de começar com o tecnólogo é bem interessante, investir (e manter/aumentar esse investimento) em educação ainda novo vai te deixar muito bem qualificado profissionalmente, fora que você vai encarar a engenharia com uma noção, o que ajuda nos momentos difíceis.

Ahh, pode até ser boa sim. Além do Tecnólogo ser apenas 2 anos e meio, ele já é um curso focado que garante um emprego. Mas eu tenho medo de trabalhar, começar essa Engenharia e não dar conta do recado (Já que Engenharias, como você disse, tem toneladas de calculos, fisicas), e quanto a programação é o de menos (Já que vou saber programar depois que sair da faculdade).

Black Fire
Eu não vou mentir pra você, o curso é puxado mesmo, até mais do que as outras engenharias, se você vai ou não se dar bem depende muito de tu ter dedicação e saber organizar teu tempo.

Isso é verdade, bastante relativo isso. Depende de cada pessoa, do tempo que estuda em casa e o mais importante: A QUALIDADE do estudo, até porque adianta nada uma pessoa estudar dia todo se não tem qualidade naquilo que se lê.

thebassx
Veterano
# jul/10 · Editado por: thebassx
· votar


guilherme_90

meu, o cara só não da conta da engenharia se não quiser, se fizer corpo mole. se não qqer pessoa minimamente pensante faz o curso. com uma reprovaçãozinha ou outra, mas faz. mas o curso é estressante pra caralho, isso não dá pra mentir.

tu nao tem que pensar no curso. tem que pensar no depois do curso. eu nao faria engenharia de novo. acho q é uma profissão MUITO DESVALORIZADA, mas que tá na moda... todo mundo fala que engenheiro é isso, aquilo, ganha bem, faz assim, assado, a veja publica materia com salarios, publica materia falando da engenharia do booooommm...... e blablaba. mas não é. o salario inicial nao vai mto alem dos 2000 (limpo), num emprego normal. se pegar um trainee numa empresa grande, dai vai ganhar uns 3 limpo. mas a peneira é grande. alem de ser bom tecnicamente tem que ser um ator pra aguentar a palhacada nas dinamicas de grupo, e ainda se dar bem com as putinhas do RH.
sabe o quanto é frustrante pra um cara que enfrentou um curso que exigiu uma capacidade de abstração que muitas vezes tu NEM TINHA, e teve que encontrar... ganhar miseros 2, 2.5k por mes ?

é só ver o perfil dos gurizões da engenharia. um bando de fracassados, já por herança genética. mas é claro que no forum de internet todo engenheiro é foda.

sem contar a putaria que virou a denominação de engenharia. tem uns 100000000 cursos engenharia de alguma-coisa.

ahh fazer uma boa faculdade. pode ser. deve fazer. nao eh um curso que da pra fazer em qqer esquina, pq de fato, tu nao vai aprender o que precisa mesmo que estude.

sei que, ainda mais para os que frequentam o OT, existe a glória-nerd de fazer engenharia. porra, ng ta nem ligando.

quer um conselho ?

tu nao tem nenhuma vocação ? se nao tiver, faz o curso que de mais dinheiro. se tu for realmente inteligente e souber disso, faça Direito, e estude mto durante a facul. Quando sair faça um concurso pra juiz/promotor/fiscal da receita, e fique feliz com sua estabilidade e os 12k por mes.
nao é tao inteligente assim, quer algo mais garantido ??? medicina numa publica. tenta o vestiba, 3, 4 anos, uma hora tu entra.. se forma, vestindo branco, sabendo porra nenhuma, mas sendo respeitado, e por mais mediocre que tu vai ser, vai ganhar os teus 6, 7 por mes.

a vida é isso. é dinheiro, sexo e imposição moral.

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


thebassx

Bom cara, to meio sem o que comentar. Mas então o Engenheiro é muito desvalorizado.. ? Mas porque será ?

Eu particularmente respeito muito Engenheiros, porque são inteligentes, mas todo inicio de carreira ganha-se pouco, ou não.. ?

Então quer dizer que com base do seu texto não vale a pena investir todo seu sacrificio num curso desses pra ganhar 3 conto ?É, eu sei que esse valor é pouco.

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


nao é tao inteligente assim, mas consegue ser cdf ? medicina numa publica. tenta o vestiba, 3, 4 anos, uma hora tu entra.. se forma, vestindo branco, sabendo porra nenhuma, mas sendo respeitado, e por mais mediocre que tu vai ser, vai ganhar os teus 6, 7 por mes.


Cara, sobre a Medicina eu discordo. Acha mesmo quem um médico merece trabalhar sabendo porra nenhuma sendo que vai lidar com vidas ? Até porque, não pra qualquer um ser médico, isso é dom.

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


thebassx

Mas você é Engenheiro.. ? E não está satisfeito com que ganha ?

Quase nada
Veterano
# jul/10
· votar


Nossa, thebassx e Bidal falaram tudo.. hehe
assino embaixo

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# jul/10
· votar


Ah vai a merda, você tá procurando o curso que pague mais e não especificamente o que você gosta. Presta bastante atenção: Se tu seguir assim tu só vai se fuder e vai morrer ganhando 1 conto.

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


Mas quem é Engenheir Eletrico ou Eletronico, geralmente passam o dia todo fazendo cálculos, e não ganham 'bem' ?

thebassx
Veterano
# jul/10
· votar


guilherme_90

sou engenheiro (eletricista/eletronico) recem formado. o que eu expressei ali é só a minha opiniao, desprovida de qualquer fantasia moral ou politicamente correta, e uma tradução exata do que é o meu estado de espírito nessa fase da minha vida. a fase de engenheiro recem formado.

thebassx
Veterano
# jul/10
· votar


só gostaria de salientar, que por muitas vezes, antes do vestibular e durante a facul, achava essa profissao maravilhosa, cheia de misterios, e leds piscando e levando informação, turbinas girando e levando energia... e oh...o engenheiro detentor do conhecimento que faz a conversao eletromecanica para levar energia, e a conversao analogico digital que permite que essa mensagem seja lida por algum outro nerdzinho no OT.... MARAVILHA!!

mas daí......... pffff....

nem sei mais o que falar.

thebassx
Veterano
# jul/10 · Editado por: thebassx
· votar


guilherme_90
Cara, sobre a Medicina eu discordo. Acha mesmo quem um médico merece trabalhar sabendo porra nenhuma sendo que vai lidar com vidas ? Até porque, não pra qualquer um ser médico, isso é dom

já fosse a um clinico geral ? nossa, a maioria sao pessoas realmente... que tem o dom ! faz-me rir.

dom ? o que sao medicos se nao pessoas com conhecimento da fisiologia humana, conhecimento farmacológico, conhecimento de casos documentados na literatura clinica (os seres humanso ficam doentes de forma sistematica), aparados por um MONTE de APARELHOS ELETRONICOS BIOMEDICOS... e quando o problema desvia um pouco do comum.. é preciso consultar uma duzia deles (médicos)... ?

dom ? fala sério. tas vendo mta novelinha do manoel carlos.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jul/10
· votar


thebassx

Rapaz, vc tá parecendo eu há alguns meses atrás. hehe

Resumindo: bem loucão, e/ou decepcionado.

Negócio é se manter na luta.

thebassx
Veterano
# jul/10 · Editado por: thebassx
· votar


guilherme_90

como o topico é sobre eletornica vou te explicar o q eh engenharia eletronica em alguns âmbitos

na faculdade:

- professor chega, com complexo de deus, mostra o quanto ele sabe mas nao ta a fim de ensinar, e manda vcs aprenderem, pq prova vai ter.
- seus fins de semestre vao ser infernais. tu vai tomar tanto café com a ilusao de que isso ajuda, e vai ficar a madrugada, não estudando - pq tu jah nao aguenta - mas elaborando colas, quase sempre inuteis, na tua HP.
- teus colegas serao todos nerds de primeira linha, porém bebados. serao tb quadrados, e nunca questionadores de questoes que nao sejam cientificas.
- tu nao vai ter mto knowhow com mulheres. nao vai conviver com quase nenhuma, e as duas que tu conviver durante a facul, já serão tratadas como homem a partir do 3o semestre. no 4o semestre, tu jah vai coçar o saco de boa, na frente delas.


no trabalho. o chefe manda tu fazer um negocio, assim e assim e assado:

- precisa ser simples. precisa ser rapido. nao se preocupe com esse detalhe, o cronograma ta atrasado.

- o negocio ta feito.

- mas ei pera aí, tu nao checasse esse detalhe?

- mas era pra ser simples.

- nao. checa isso. o cronograma ta atrasado.

na balada:

-e aí, faz o quê?
-sou engenheiro.
- ...

fazendo novos amigos:

- opa.. e entao thebassx, o q tu faz?
- sou engenheiro eletronico, cara.
- sabe instalar alarme de carro?

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


thebassx
sou engenheiro (eletricista/eletronico) recem formado. o que eu expressei ali é só a minha opiniao, desprovida de qualquer fantasia moral ou politicamente correta, e uma tradução exata do que é o meu estado de espírito nessa fase da minha vida. a fase de engenheiro recem formado.

Mas aí que está o problema (Ou a solução). Você é recém formado, acha mesmo que vai começar ganhando 6 conto ?

E na boa mesmo, com todo esse seu texto sobre Eletrônica e pela sua base de formado e Engenheiro, vale a pena investir ?

thebassx
Veterano
# jul/10
· votar


guilherme_90

eu nao tenho como te responder.

Bidal
Veterano
# jul/10
· votar


guilherme_90
Cara, andei lendo o tópico porém estou meio sem tempo pra responder, a questão é a seguinte:

Todas as profissões tem o seu lado bom e seu lado ruim, uns se adaptam mais em lidar com pessoas, outros com máquinas, resolvendo problemas, outros gostam de passar 20h dentro de um laboratório pesquisando, porém tudo é questão de gosto e opinião pessoal. Engenharia/Tecnologo/Area da eletronica em geral é um campo muito amplo onde vc pode voltar seus conhecimentos onde se adapta mais, por isso existem estágios, onde se paga muito pouco não vou mentir porém vc faz a cagada que for que o máximo que pode acontecer é cortarem o seu contrato.
Também não vou mentir pra vc, que é difícil, muitas vezes você terá que se sujeitar a trabalhar excessivamente por um salário que no fim do mês vc não poderá comprar nem um sorvete. Vai perder algumas noites de sono preenchendo relatórios e preocupações do que você pode fazer pra resolver tal problema no dia seguinte.
Mas não pense que é só engenharia que é ingrato, medicina se cogita muito, porém já tive contato com algumas pessoas do ramo e muitos tem que se sujeitar a ganhar as vezes R$50,00 por consulta e pagar porcentagens ainda pro convênio, já vi alguns formados em ADM tendo que se sujeitar a trabalhar em escritórios aguentando chefes idiotas pra chegar no final do mês e tirar R$1.200,00 ao contrário do que o povo pensa que serão gerentes e diretores.
Todas e qualquer profissão vc deve pastar no começo, muitas vezes humilhado, desmotivado, sujeitar a salários que dá vontade de chorar no fim do mês, mas é essa a realidade do país, o profissional aqui no Brasil é muito desvalorizado, mas cabe a cada um de nós fazer o máximo possível pra ser o melhor naquilo que faz que eu te garanto, a recompensa vem! NÃO TENHA PREGUIÇA! A preguiça no nosso caso é a inimiga, então arregace as mangas e mostre pra que veio.
Pra vc ter uma base, o salario piso de um Eng. em SP homologado pelo CREA-SP é por volta de R$3.890,00 não que todas as empresas cumpram isso, tá cheio de engenheiro formado trabalhando sem CREA pra não ter que pagar a taxa anual e tem muita empresa porcaria que admite nessas condições pra pagar pouco.
Se vc tem vontade de fazer esse curso, tem vontade de conhecer o ramo da eletrônica, só vc mesmo vai poder avaliar, o que é bom pra mim pode não ser bom pra você, o importante é vc trabalhar honestamente e tirar o seu dinheiro no final do mês dizendo "Valeu a pena" por menor que ele seja. Dê uma pesquisada no campo que abrange. Não se iluda, no começo tudo é foda, mas você não conhece alguém do ramo da engenharia passando fome, e assim durante um bom tempo eu garanti meu pão de cada dia e pretendo continuar.

Boa sorte rapaz!
Abraços!

thebassx
Veterano
# jul/10 · Editado por: thebassx
· votar


é, de mais ouvidos ao Bidal. eu to tendo uma crise de desilusao.
o pior e isso, e o piso do engenheiro ser alto, mas o crea nao fiscalizar isso, o cara com diploma de engenharia ser contratado como outra coisa pra ganhar menos, mas desempenhar funcao de engenheiro.... enfim.. essa putaria revolta qqer um...

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jul/10
· votar


o cara com diploma de engenharia ser contratado como outra coisa pra ganhar menos, mas desempenhar funcao de engenheiro.... enfim.. essa putaria revolta qqer um...


de fato, isso é revoltante e acontece muito

Guilherme 90
Veterano
# jul/10
· votar


Bidal

Tô sem comentários agora. Vou seguir seu conselho, e sério. Meu pai andouc onversando comigo sobre a Engenharia Química, que tem um ótimo mercado e paga-se muito bem, e eu gosto de química, e sempre fui bom aluno. Mas é como você disse, todo trabalho no começo é difícil e muitos vezes dá vontade de desistir.

Você já está formado a quanto tempo e no começo foi difícil também.. ?

Bidal
Veterano
# jul/10
· votar


guilherme_90
Se precisar de ajuda, estamos ai, eu tenho satisfação em ajudar quando vejo que o cara ta empenhado e tem vontade, fico feliz por seguir o caminho dos estudos, é brilhante não precisa ser nerd pra ser inteligente.
Cara, eu sou técnico em eletrônica formado há 6 anos, tenho uns cursos à parte e curso Engenharia Elétrica atualmente, era pra eu estar formado, pois cursei em uma instituição até o 4º ano e vi que não tava aprendendo nada, foi por motivos de não ter escolha, onde eu trabalhava era longe de tudo. Troquei de instituição e voltei pro 1º e hoje com muito custo to no 3º hahahahahah

Guilherme 90
Veterano
# jul/10 · Editado por: Guilherme 90
· votar


Bidal
Se precisar de ajuda, estamos ai, eu tenho satisfação em ajudar quando vejo que o cara ta empenhado e tem vontade, fico feliz por seguir o caminho dos estudos, é brilhante não precisa ser nerd pra ser inteligente.

Ah, valeu ^^. Claro, não sei o que as pessoas tem contras os nerds, até porque os nerds que serão doutores mais tarde, terão carrões e lindas mulheres, e os fodões sempre ficam como peão ganhando 800 conto. Resumindo, os 'zuados' serão exemplo mais tarde.

Cara, eu sou técnico em eletrônica formado há 6 anos, tenho uns cursos à parte e curso Engenharia Elétrica atualmente, era pra eu estar formado, pois cursei em uma instituição até o 4º ano e vi que não tava aprendendo nada, foi por motivos de não ter escolha, onde eu trabalhava era longe de tudo. Troquei de instituição e voltei pro 1º e hoje com muito custo to no 3º hahahahahah

Nossa, tava no 4º ano e não aprendendo nada.. ? Vixi, aí é complicado mesmo. Espero que quando formar consiga um bom emprego. Meu pai disse que engenharia química é excelente negócio, e eu gosto dessa área. E eu andei vendo também sobre engenharia de automação, que lida com computação também, mas acho que quero algo que eu não ficari só em computador, até porque não quero pra vida toda (Até depois que aprender a criar sistemas). Deve ser legal trabalhar em laboratório de pesquisas e encontrar uma solução pra melhorar algo, isso sim eu também acho foda.

Animal Mother
Veterano
# jul/10
· votar


thebassx

tu nao tem nenhuma vocação ? se nao tiver, faz o curso que de mais dinheiro. se tu for realmente inteligente e souber disso, faça Direito, e estude mto durante a facul. Quando sair faça um concurso pra juiz/promotor/fiscal da receita, e fique feliz com sua estabilidade e os 12k por mes.
nao é tao inteligente assim, quer algo mais garantido ??? medicina numa publica. tenta o vestiba, 3, 4 anos, uma hora tu entra.. se forma, vestindo branco, sabendo porra nenhuma, mas sendo respeitado, e por mais mediocre que tu vai ser, vai ganhar os teus 6, 7 por mes.


Engraçado como o cara passa o post inteiro desmentindo os mitos sobre o curso dele pra terminar mostrando uma visão completamente fantasiosa sobre os outros cursos.

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# jul/10
· votar


Animal Mother
Como se não existisse médico ganhando 1.2k por mês...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Eletrônica - Alguém aqui estuda ?