Alguém aqui é Jornalista ou estuda Jornalismo?

    Autor Mensagem
    castanho
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: castanho


    No fim do ano passado eu estava pensando em fazer história, mas agora me interessei muito por jornalismo...
    Andei montando uns vídeos na escola sobre poluição, situação da Amazônia, e no fim do ano um sobre o Brasil, pegando sua história desde o Golpe Militar até o último governo...
    Me saí muito bem, e gostei muito, da parte de pesquisar e principalmente na hora de montar o "roteiro" do vídeo, e textos...

    Alguém aí que já é jornalista ou está cursando jornalismo poderia me dar umas dicas, como é mais ou menos essa área de trabalho... Quem estiver cursando jornalismo tamém gostaria de saber como é a faculdade, o que é aprendido.

    Obs.: Nunca tive sonho de profissão, até hoje não sei direito o que quero, mas ultimamente tenho me interessado muito em jornalismo.

    Obrigado desde já,
    Abraços.

    Street Cat
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    castanho

    eu pretendo começar no ano que vem =D

    russobass
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    jornalista tem que ralar mto para ser bom.

    r2s2
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    russobass
    jornalista tem que ralar mto para ser bom.

    Que o diga Monica Veloso

    Ibanez GSA 270dx
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    castanho
    gostei muito, da parte de pesquisar e principalmente na hora de montar o "roteiro" do vídeo, e textos...

    se vc gostou disso uma outra opçao e fazer Cinema... apesar de que tem um monte de cursos e nomes nesse estilo, tmb tem Audiovisual, Audio e Som e ja vi outros tmb...

    Grow
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Grow
    · votar


    castanho
    VC fala inglês? comece por aí
    escolha qual área do jornalismo te interessa mais, há diversas vertentes, jornalismo esportivo, econômico, musical, etc

    feito isso escolha uma boa faculdade, casper líbero e usp de preferência

    leia mto, procure os livros na sua área de escolha, jornalismo esportivo por ex. vc pode ler armando nogueira, nelson rodrigues e algumas coisas do joão saldanha

    mas leia tudo mesmo q estiver por perto, vc deve entrar nesse mundo se quiser ser bom como eu, é isso ae

    Ed_Vedder
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    "Não sou jornalista destes dos pogramas de tevelisão, sou jornalista jornaleiro jornaleteiro"

    Chaves

    Street Cat
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Ed_Vedder
    "Não sou jornalista destes dos pogramas de tevelisão, sou jornalista jornaleiro jornaleteiro"

    Chaves


    por falar nisso tô indo ver hehe

    castanho
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Obrigado a todos.

    Grow
    Então, esse ano vou fazer inglês, só estou indeciso de onde fazer, todo mundo indica cel lep, mas é muito caro...

    Sam
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Ao menos aqui em BH, a área está superlotada de gente sem qualificação (analfas). Se vc for bom, se dá bem.

    Mas tenha em mente que a CLT só deixa jornalista trabalhar 6 horas por dia. Ou vc trabalha ilegal, ou arranja dois empregos, ou vai ganhar meia boca.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # jan/08
    · votar


    a CLT só deixa jornalista trabalhar 6 horas por dia
    Leis trabalhistas brasileiras, tão idiotas quanto se pode imaginar.

    CheshireCat
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Sam
    a CLT só deixa jornalista trabalhar 6 horas por dia.
    por que? curiosidade mesmo O_o

    castanho
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Sam

    vlw...

    Sam
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    CheshireCat
    por que? curiosidade mesmo O_o
    reposta: Leis trabalhistas brasileiras, tão idiotas quanto se pode imaginar.

    suspeito que seja devido ao fato da lei ser da decada de 1950... quando jornalista estourava os dedos nas duras teclas das maquinas de escrever.

    Sam
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    mas tem a parte boa: a parte sindical do jornalsta é bem forte. O piso salarial é bem alto... daí, se vc for trabalhar em empresa honesta, aqui em BH vc vai ganhar cerca de R$1200, no minimo, para ralar 36h/semana.

    Kensei
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: Kensei
    · votar


    Cara, taí uma profissão que eu não vou com a cara.

    Pq muitos, ao contrário do que deveriam fazer, desinformam. Principalmente em assuntos técnicos. É impressionante.

    Nem os fatos descritos com precisão, eles conseguem colocar 100% nos jornais. Isso pra não falar dos formadores de opinião.

    Sam
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    Kensei
    Concordo: o analfabetismo funcional rola em vários jornalistas, em vários níveis. =/

    Mas tb rola mta culpa da pressa...

    CheshireCat
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Sam
    suspeito que seja devido ao fato da lei ser da decada de 1950... quando jornalista estourava os dedos nas duras teclas das maquinas de escrever.
    ah, entendi... valeu =)

    Kensei
    Cara, taí uma profissão que eu vou com a cara.

    Pq muitos, ao contrário do que deveriam fazer, desinformam. Principalmente em assuntos técnicos. É impressionante.

    Nem os fatos descritos com precisão, eles conseguem colocar 100% nos jornais. Isso pra não falar dos formadores de opinião.

    ahn... você vai com a cara da profissão porque desinformam, ou faltou um "não" na primeira frase? O_o

    Kensei
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    CheshireCat
    Valeu, faltou o "não" mesmo. Jornalistiquei. auhauhuahuah

    Fernando
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu faço jornalismo, estou no último ano, mas não sei se sou a pessoa mais indicada para falar sobre o curso porque estou meio desiludido com a profissão, percebi (meio tarde) que são poucas as coisas que gosto no jornalismo, e muitas as que não gosto.

    Sobre esse lance de carga horária de 6 horas, na prática isso simplesmente não acontece. Você praticamente só encontra estágio (que na verdade é proibido) de 6 horas pra cima, raramente de 4 horas. Meu amigo é estagiário em um jornal do ABC, tem dia que ele entra às 14h e sai de madrugada. Esse ano fiz estágio na assessoria do Ministério Público do Trabalho, e esse lance de 6 horas não é real. Jornalista vara a noite direto. Jornalista não tem hora pra sair, jornalista não bate cartão.

    Sobre o mercado de trabalho, as áreas de assessoria de imprensa estão mais receptivas, isso todos falam e creio que seja verdade, pois os dois estágios que eu já fiz foram em assessoria (Ministério Público e Prefeitura de São Paulo).

    Eu também adoro montar o roteiro de documentários, reportagens especiais... Mas na vida real você não vai conseguir aproveitar esses momentos, simplesmente porque seu chefe não vai deixar você duas horas sentado numa cadeira pensando num roteiro de reportagem (a cobrança é muito grande). Você sai com a pauta para a rua, com uma leve noção dos fatos, e lá na hora você vai dar um rumo para a sua reportagem. Talvez quando você ganhar um nome e não for mais repórter de redação, aí sim vai poder se dedicar só a documentários, etc.

    r2s2
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Kensei
    Cara, taí uma profissão que eu não vou com a cara.

    Pq muitos, ao contrário do que deveriam fazer, desinformam. Principalmente em assuntos técnicos. É impressionante.

    Nem os fatos descritos com precisão, eles conseguem colocar 100% nos jornais. Isso pra não falar dos formadores de opinião.


    Na verdade eles erram o mesmo tanto que outras profissões que se metem em outras profissões.

    A questão é que os erros deles são lidos por milhões.

    O erro de um cirurgião que perfura os intestinos de alguém só ele e o cara da necrópsia sabem, e vão levar isso pro túmulo.

    r2s2
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: r2s2
    · votar


    Kensei

    O foda é quando fazem de propósito.

    Esses dias aqui em Brasília a capa do jornal trazia: "Custo de vida dobra em 2007", aí a notícia informava que o IGP-M tinha subido de 3,6% em 2006 para 7,2% em 2007.

    Porra, o que subiu foi o aumento, e não o custo de vida. Para isso o IGP-M teria que chegar a 100%.

    Isso é má-fé. Num sei como funciona num jornal, se quem decide como vai a chamada é o editor-chefe ou outra pessoa, mas isso foi um absurdo.

    Nem tenho exemplos mais recentes pq parei de ler esse jornal depois disso (num vou nem dizer o nome do ignominioso).

    Kensei
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    r2s2
    "Custo de vida dobra em 2007", aí a notícia informava que o IGP-M tinha subido de 3,6% em 2006 para 7,2% em 2007.

    hahahahah isso acontece com frequência.





    Na verdade eles erram o mesmo tanto que outras profissões que se metem em outras profissões.

    Tenho consciência disso. E eles também tem, por isso, deveriam se preparar melhor, e escrever apenas aquilo que o técnico da área disse.

    Sam
    Moderador
    # jan/08 · Editado por: Sam
    · votar


    Fernando
    só encontra estágio (que na verdade é proibido) de 6 horas pra cima

    1) Estágio em jornalismo NÃO é proibido [já pesquisei essa lenda urbana aí tb]
    2) Estágio não é regido pela CLT, portando, a lei das 6h por dia é apenas para empregados, estagiários não são beneficiados por ela.

    r2s2
    Porra, o que subiu foi ó aumento

    jornalistas são PÉSSIMOS com números e estatísticas =)

    castanho
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Fernando


    Valeu cara...

    Wrvieira
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Sam
    1) Estágio em jornalismo NÃO é proibido [já pesquisei essa lenda urbana aí tb]

    Opa, nessa vou ter que discordar (tomara que não leve um BAN por isso... =))

    Estágio em Jornalismo é proibido sim, pela legislação que regulamenta a profissão (Decreto nº 83.284/79 - sim, é de 1979 e ainda está em vigor). O que acontece é que inventaram a tal da graduação em "Comunicação Social" pra driblar isso.

    izack darck
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Eu faço jornalismo

    Mas o tópico já tah antigo demais pra eu responder alguma coisa.

    TWT ICE
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    eu sou jornaleiro

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alguém aqui é Jornalista ou estuda Jornalismo?