Para quem acha que "cientistas deviam pesquisar algo útil"

Autor Mensagem
[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mai/10
· votar


big_nose
cara, eu to na mesma situaçao q vc, mas eu ainda nao parei d rir do "meus conceitos iluministas". shauhsuashauhsuahsua

me divirti d+ aki. a ultima vez q eu ri assim foi quando alguem aki do forum se referiu a seu penis como bimbolover xD.


O sujo falando do mal lavado. Eu tenho 12 anos, escrevo bem melhor que você, e agora me resuma um pouco, o que é iluminismo ou conceitos iluministas (não vale usar o Google, nem WikiPedia, nem nada que fale sobre isso, só a cabeça).

Codinome Jones
Veterano
# mai/10
· votar


chamo pro fight

kohler1000
Veterano
# mai/10 · Editado por: kohler1000
· votar


LeondelFefon

Resolva pra mim:

2³. log 5 = ?

Sabendo que log 2 = 0,3

VALE usar o Google e WikiPedia, e tudo que fale sobre isso, menos a cabeça de outra pessoa (vulgo ajuda do papis/mamis/maninho(a)), e a calculadora, é claro.

BokuWa
Veterano
# mai/10
· votar


LeondelFefon
Muitos dos dados que temos só existem pois o Mengele fez o que fez, não estou dizendo que é certo, mas os dados dele inda podem ser estudados e muita coisa pode ser tirada de lá, os judeus são contra a utilização desses dados.

Bigtransa
Veterano
# mai/10
· votar


Eu nunca achei que cientistas só devessem pesquisar algo útil...... nem fora da ciência acho que as coisas tenham que ter utilidade...... o que seria daqueles caras muito doidos que a gente vê na televisão que comem um monte de escorpiões ou que puxam caminhões com as orelhas se o mundo fosse tomado por esse pragmatismo? Freud dizia que o homem é movido por 2 necessidades básicas: a satisfação do desejo sexual e a necessidade de se sentir importante. Dentro ou fora da ciência os objetivos de tudo que fazemos são os mesmos...... A partir daí já se pode dizer que é bobagem essa diferença entre pesquisa pura e aplicada. Toda pesquisa é aplicada pois é da natureza humana que o pesquisador tenha sempre o objetivo de impressionar ou comer alguém......

Bog
Veterano
# mai/10 · Editado por: Bog
· votar


Bigtransa
A partir daí já se pode dizer que é bobagem essa diferença entre pesquisa pura e aplicada. Toda pesquisa é aplicada pois é da natureza humana que o pesquisador tenha sempre o objetivo de impressionar ou comer alguém......

Hahah, mas claro que tem diferença! Normalmente quem faz pesquisa básica só impressiona a si mesmo, e nunca come ninguém. Já quem faz pesquisa aplicada só nunca come ninguém.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


Bog
Normalmente quem faz pesquisa básica só impressiona a si mesmo, e nunca come ninguém.

Nem uma pesquisadora que também faça pesquisa básica? :}

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


homem é movido por 2 necessidades básicas: a satisfação do desejo sexual e a necessidade de se sentir importante

Hobbes escreveu quase a mesma coisa... mas ele enumerava três fatores. Não lembro quais.

big_nose
Veterano
# mai/10
· votar


LeondelFefon
desculpa a e c eu nao uso portugues padrao para foruns. Cara, eu nao disse q vc nao sabe nada d iluminismo, nem q vc escreve mal, mas sim q vc ta querendo discutir algo q vc nao entende.
na boa, cresce um pouco e para d arranjar tumulto ae valeu.

Guilherme 90
Veterano
# mai/10 · Editado por: Guilherme 90
· votar


Um ponto eu concordo com o LeondelFefon, escrever corretamente é muito melhor. É uma chatice ler coisas desse tipo
'desculpa a e c eu nao uso portugues padrao para foruns', e outras giridas e economida de palavras, exemplo:

'vc' ao invez de você.
'qnd' ao invez de quando.
'q' ao invez de que.
'nd' ao invez de nada.

E tem muitos outros, tipo:

'mt' ou 'mto', 'tbm' ou 'tb'. Eu respeito quem escreve assim, mas acho que é muita preguiça da parte. Eu já fui assim, mas resolvi mudar. Nada contra até porque cada um é cada um, fui.

r2s2
Veterano
# mai/10
· votar


Muito legal o tema, e o tópico também teve vários posts legais. Os do peidinho foram bem interessantes para direcionar as argumentações.

Eu concordo com o entrevistado. Primeiro, pelos mesmos motivos que ele e outros aqui apresentaram, a saber, a poss'ivel aplicação em outra área ou mesmo em outro momento na mesma área.

(Vou falar sobre um termo que é o q se usa quando isso acontece. Falarei depois de alguns exemplos.)

Cada um deve conhecer vários exemplos disso, e seria fastidioso ficar citando aqui casos como o da criação da penicilina, a descoberta do eletromagnetismo, da existência do infravermelho (ou ultravioleta, não lembro, aquela que aqueceu a água mesmo fora das luzes visíveis da decomposição da luz branca no prisma) etc.

Mas eu posso acrescentar exemplos a isso da área que conheço e que pouca gente aqui conhece, que é a odontologia.

Vcs já fizeram restaurações com resina? Aquelas em que o dentista usa aquela luz azul? Sabem um gel azul que eles passam antes e jogam um monte de água?

Pois bem, aquilo é um ataque ácido, que cria microrretenções na estrutura do dente, aumentando a adesividade da resina ao dente, causando maior resistência à tração e diminuindo significativamente a infiltração marginal. Isso causou uma revolução. Ninguém hoje em dia usa mais metal nos dentes da frente por causa disso, além de outras aplicações como cimentação e reforço estrutural.

Esse ataque ácido foi desenvolvido, na verdade, para melhorar a resistência das tintas de cascos de navios!

Outro exemplo é o dos implantes. O cara que os desenvolveu é um médico que queria utilizar "parafusos" para fixar enxertos ósseos e fraturas. A partir da pesquisa, ele descobriu essa aplicação em odontologia e voltou todos os seus esforços para isso.

Mas valia a pena? À época não, pois vivíamos na guerra fria, e quase todo o titânio produzido no mundo ia para a indústria aeronáutica e espacial. Com a queda da URSS, essa produção pode escoar para a odontologia, que deve representar quase a totalidade dos implantes de materiais "ósseointegráveis" do mundo. (Aliás, esse cara vive vindo ao Brasil, pois aqui é um dos maiores países em termos de implantes dentários no mundo).

Ainda existem outros exemplos, como o próprio Raio-X.

O que mais importa de tudo isso é que haja gente capaz de perceber a utilidade de certas descobertas que pareçam inúteis inicialmente.

A essa "descoberta" de uma utilidade para alguma coisa usa-se o termo Serendipidade.

Veja o q a wikipedia diz sobre o termo:

Serendipidade, também conhecido como Serendipismo, Serendiptismo ou ainda Serendipitia, é um neologismo que se refere às descobertas afortunadas feitas, aparentemente, por acaso.
A história da ciência está repleta de casos que podem ser classificados como serendipismo. O conceito original de serendipismo foi muito usado, em sua origem. Nos dias de hoje, é considerado como uma forma especial de criatividade, ou uma das muitas técnicas de desenvolvimento do potencial criativo de uma pessoa adulta, que alia perseverança, inteligência e senso de observação.
O cientista francês Louis Pasteur dizia: "O acaso só favorece a mente preparada".

Fonte

L'a at'e fala sobre a origem do termo (um romance) e cita alguns exemplos.

r2s2
Veterano
# mai/10
· votar


Sobre o exemplo do peidinho, digo que não me lembro se os experimentos do Mengele já foram utilizados para algum avanço, mas eu sei de apelo menos um outro experimento nazista que foi utilizado.

Eles colocavam soldados prisioneiros russos em tanques com água e gelo para descobrirem quanto tempo eles sobreviviam. A partir dos dados desses estudos os cientistas conseguiram desenvolver estruturas que envolvem e aquecem o pescoço de mergulhadores e outras [pessoas que se submetem a frio extermo.

Eu li isso em uma Superinteressante cuja capa era esse assunto, sobre se os cientistas deveriam utilizar esses estudos, se seria ético etc. Lá deve ter outros exemplos.

Aced
Veterano
# mai/10
· votar



De acordo com meus conceitos iluministas


De acordo com meus conceitos cristãos da Idade Média você deve ser queimado em praça publica por cultivar a ignorância, coisa do capeta.

Rato
Veterano
# mai/10 · Editado por: Rato
· votar


"cientistas deviam pesquisar algo útil"

dá até para fazer +/- um ligeiro paralelo com muitos falam q " investidores em ações são apostadores, mercenários que venderiam a própria mãe por dinheiro"

=~/

r2s2
Veterano
# mai/10
· votar


Além de essas possíveis aplicações futuras, ainda assim defendo a pesquisa científica não-aplicada. Claro que para isso deve haver uma composição entre as duas para dividir os recursos.

Acho isso pq nós precisamos conhecer o máximo de coisas possíveis. Só o conhecimento gera coerência entre o q pensamos e o q fazemos. Além disso, a pesquisa científica, seja ela qual for, gera não só resultados que possam ser utilizadas em outras áreas, mas também servem para aprimorar metodologias, além de desenvolver o pensar científico das pessoas e fomentar uma cultura científica.

Mais ou menos nessa linha existe uma discussão há algumas décadas. Na Europa desenvolveu-se uma idéia de cultura que passa obrigatoriamente pelo conhecimento das artes (todas as formas) e das correntes de pensamento. Devido a isso, o conhecimento técnico foi sendo considerado, com o passar dos tempos, algo que nào acrescentava cultura. Não era desestimulado, mas também não era estimulado.

No entanto, nos EUA essa idéia se inverteu. Eles davam muito valor ao conhecimento técnico, e esse foi um dos motivos por que eles tomaram a dianteira no desenvolvimento tecnológico mundial.

Hoje em dia há gente na Europa tentando mudar esse conceito de cultura justamente para recuperar essa dianteira (que agora já está mais dispersa).

r2s2
Veterano
# mai/10
· votar


Como sei que ninguém lerá meus posts gigantes, coloco aqui um pequeno resuminho:

Peidinho, o leite com pera está fritando seus neurônios.

r2s2
Veterano
# mai/10 · Editado por: r2s2
· votar


Ops, tópico errado

luiztx
Veterano
# mai/10
· votar


achei interessantissimo o tópico, e quanto ao LHC e sobre as bacterias com genes "trocados" acredito que os estudos com o LHC podem trazer um avanço imenso na área de estudo atômico, e que futuramente isso pode vir a ser a base de estudos para a obtenção de novas formas de energia, como um tipo de usina nuclear sem os riscos e com menos perdas que as atuais...
e quanto as bactérias, como o proprio desenvolvedor da pesquisa disse, a partir desses estudos de bacterias com genes sintetizados em laboratorio podem vir a trazer grandes revoluções quanto ao combate a poluição... isso sem contar um possível futuro estudo dos genes dos microorganismos que surgiram no local do incidente de Chernobyl (acho que escreve assim), microorganismos estes que acredita-se que se alimentem de material radioativo, o que pode possibilitar o fim dos problemas com o lixo radioativo

desculpem a falta de espaços e de pontos, escrevi correndo...
Bog
me deixou curioso... é formado em que?

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mai/10
· votar


kohler1000
Querido, não vou fazer seu trabalho, posso ser pequeno mas não sou tonto. (só faltava você falar que não era trabalho e sim uma pergunta porque ai fode).

r2s2
Veterano
# mai/10
· votar


luiztx
desculpem a falta de espaços e de pontos, escrevi correndo...


Esses maratonistas e seus vícios...

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mai/10
· votar


big_nose
Blz kra, t´ entndido, vo fik + arrumndo bagunsa ñ. Diboaz\zz

r2s2
Massa esse bagulho do ataque acido, nunca soube o porque deles ficarem com aquela luz celeste (se for o que to pensando, aquela arma com uma luz bem clara). Tem algumas coisas que nem sabia-se que poderia ser usada depois em partes mais sensiveis.
E a proposito, SuperInteressante e MundoEstranho são revistas otimas que abordam a ciencia de um modo mais "atual", sempre que sai na internet eu "compro" elas.
Entendi tudo que você escreveu, tudo mesmo, menos isso:
Como sei que ninguém lerá meus posts gigantes, coloco aqui um pequeno resuminho:

Peidinho, o leite com pera está fritando seus neurônios.


r2s2
Veterano
# mai/10
· votar


LeondelFefon
Massa esse bagulho do ataque acido, nunca soube o porque deles ficarem com aquela luz celeste (se for o que to pensando, aquela arma com uma luz bem clara).


Essa luz não tem a ver com o ácido. Ela serve para polimerizar a resina. O ácido vem antes disso.

Entendi tudo que você escreveu, tudo mesmo, menos isso:


Piadinha internérdica. Relaxa.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mai/10
· votar


r2s2
Piadinha internérdica. Relaxa.
Ainda bem que eu não entendi mesmo.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


LeondelFefon
Ainda bem que eu não entendi mesmo.

Pois é, cara!!
Isso faz de você menos nerd, parabéns :)

Aced
Veterano
# mai/10
· votar



2³. log 5 = ?


Querido, não vou fazer seu trabalho, posso ser pequeno mas não sou tonto. (só faltava você falar que não era trabalho e sim uma pergunta porque ai fode).


HAUHhuahuUHAHUAhuuhauhaUHAhu

Às vezes é melhor falar que não sabe.

guschard
Veterano
# mai/10
· votar


LeondelFefon
2³. log 5 = ?

Querido, não vou fazer seu trabalho, posso ser pequeno mas não sou tonto. (só faltava você falar que não era trabalho e sim uma pergunta porque ai fode).


É. Ou faz, ou fala que não sabe.

Bog
Veterano
# mai/10
· votar


r2s2

Legal o relato!

luiztx
é formado em que?

Meu diploma do doutorado diz: Advanced Interdisciplinary Studies, seja lá o que for isso. Mas minha área é a Ciência da Computação, mais especificamente Visão Computacional (no momento).

luiztx
Veterano
# mai/10
· votar


Bog
legal, ingressei na universidade esse ano... se possível me tire uma dúvida, como que é trabalhar na área de pesquisa científica?

Bog
Veterano
# mai/10 · Editado por: Bog
· votar


luiztx
como que é trabalhar na área de pesquisa científica?

Vixe... a pergunta é meio geral demais, não é? Tem como ser mais específico?

Além do mais, eu tenho uma visão geral da coisa, mas só sei mais a fundo sobre a minha área - computação, eletrônica e afins. Sei, por exemplo, que áreas como Matemática e Medicina funcionam de jeitos bem diferentes.

Guilherme 90
Veterano
# mai/10
· votar


Bog
mas sei mais a fundo sobre a minha área - computação, eletrônica e afins.

Só pelo tanto que você explica as coisas um pouco detalhadas dá pra perceber. É, um dia eu chego lá.

^^

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para quem acha que "cientistas deviam pesquisar algo útil"