Para quem acha que "cientistas deviam pesquisar algo útil"

Autor Mensagem
-Toolbar-
Veterano
# mai/10
· votar


-Alô
-Boa tarde senhor, meu nome é gesiscleide, estou ligando do Correio Britânico para estar fazendo uma pesquisa científica. O senhor poderia estar repondendo a algumas perguntas ?
-Sim
- O senhor está pelado ?
- Estou sim
- Os correios britânicos agradecem pela sua atenção, tenha um bom dia

Benjamin_the_Linus
Veterano
# mai/10 · Editado por: Benjamin_the_Linus
· votar


Minow
HAUHAUHAUHAUHAUHA
tava só esperando, como vcs são previsíveis

não coloquei de propósito o:

"/mais lenha na fogueira"

Minow
Veterano
# mai/10
· votar


Benjamin_the_Linus
Vocês quem, cara pálida?

Benjamin_the_Linus
Veterano
# mai/10
· votar


Minow
quem? vcs

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mai/10
· votar


Bog
Pois é... aparentemente, não é muito claro para algumas pessoas que as cirugias cardíacas de atualmente só existem porque há muuuito tempo pessoas com atitudes suspeitas resolveram fuçar dentro de cadáveres só "para ver como é por dentro"

Esse foi um exemplo de maluquice que deu certo, mas tem certas coisas des-humanas que "cientistas" fizeram e que não ajudaram porra nenhuma, como aquele medico da segunda guerra mundial, que incinerava corpos, grudava irmãos uns aos outros, no que deu aquela porra? Nada.

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


Bog

Excelentes texto e comentário.

-Toolbar-
Ah, vá! Então o estudo que comprovam que a nudez no telefone é mais comum entre homens é útil?

Para quem financiou a pesquisa e para quem usou os resultados em estudos correlatos talvez seja.

Dogs2
Veterano
# mai/10 · Editado por: Dogs2
· votar


o problema não é não pesquisar algo útil, o chato é gastar neurônio, tempo e dinheiro pesquisando coisas "curiosinhas" com a ajuda de alguma empresa de jornal ou revista, mas cada um sabe o que faz da vida. Mas se bobear isso tem pouca relação com a ciência propriamente, deve tá mais relacionado com institutos de pesquisa estatística e tal. De qualquer forma, to nem aí, até porque tem coisa "curiosinha" que eu gosto

Konrad
Veterano
# mai/10
· votar


Aliás, o pessoal deveria se tocar de que o conceito de utilidade varia conforme o tempo, e que o saber científico é um corpus meticulosamente aferido, e que está constantemente sob aferição.

Num contexto de mutabilidade como é o da vida humana, o que hoje é inútil (olhar para o céu e desconfiar que a Terra não é o centro do universo) pode amanhã ser a peça que faltava no quebra-cabeças.

LeandroP
Moderador
# mai/10
· votar


Konrad

+1

brunohardrocker
Veterano
# mai/10
· votar


Konrad

Na verdade até mesmo pensar que a terra era plana e terminava num precipício onde o oceano formava uma grande cachoeira teve a sua utilidade.

O erro também é útil!

GProtti
Veterano
# mai/10 · Editado por: GProtti
· votar


Outro grande problema, esse mais presente dentro da academia mesmo, é a pressão para que a pesquisa seja voltada para publicações. Isso acaba forçando o pesquisador a se focar em "assuntos quentes" que vão garantir que seus trabalhos sejam aceitos com mais facilidade.

No Brasil a galerinha chama isso de ditadura Lattes.

-Toolbar-
Veterano
# mai/10
· votar


Konrad
Estava só brincando. Não leve tao a sério.

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# mai/10
· votar


Ignoraram meu argumento só porque ele foi um owned total né?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/234910/p1#6827691

kohler1000
Veterano
# mai/10
· votar


Foda é a galera querendo argumentar com uma menino de 12 anos. Pior ainda, um menino de 12 anos que acha que sabe de algum coisa, mas cria tópicos querendo dicas pra perder o BV.

Dark Luke
Veterano
# mai/10
· votar


LeondelFefon
Não, porque ele foi uma retardadisse total mesmo.

Paul Young
Veterano
# mai/10
· votar


LeondelFefon
Esse foi um exemplo de maluquice que deu certo, mas tem certas coisas des-humanas que "cientistas" fizeram e que não ajudaram porra nenhuma, como aquele medico da segunda guerra mundial, que incinerava corpos, grudava irmãos uns aos outros, no que deu aquela porra? Nada.


A indústria farmaêutica alemã agradece o comentário.

Paul Young
Veterano
# mai/10
· votar


Pronto, comentei o post do peidinho.

guschard
Veterano
# mai/10
· votar


LeondelFefon
Ignoraram meu argumento só porque ele foi um owned total né?
Ta bom. Vamos ao seu argumento.

Esse foi um exemplo de maluquice que deu certo, mas tem certas coisas des-humanas que "cientistas" fizeram e que não ajudaram porra nenhuma, como aquele medico da segunda guerra mundial, que incinerava corpos, grudava irmãos uns aos outros, no que deu aquela porra? Nada.

Des-humanas não existe. É desumano. Mas não vamos levar isso em conta.
Você utilizou um exemplo pra tentar dizer que só pesquisas aplicadas devem ser feitas. Sua argumentação só faria sentido se alguém tivesse dito que toda e qualquer pesquisa deve ser feita, daí você anularia o argumento com um contra-exemplo. Como isso não foi dito, seu argumento não tem valor nenhum.

_Dio
Veterano
# mai/10
· votar


'meus conceitos iluministas' huahuahuauhauhauhauhauhauhuhaauha

Faz-me rir...


Como disse o mano Konrad:
o pessoal deveria se tocar de que o conceito de utilidade varia conforme o tempo

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# mai/10
· votar


LeondelFefon
[...] que incinerava corpos[...]
hmmm..... incinerar corpos é maluquice.

ph43lix
Veterano
# mai/10 · Editado por: ph43lix
· votar


LeondelFefon
Talvez para você não tenha dado nada, claro, é uma criança de 12 anos com "conceitos iluministas" (uuuuuuuuuh, nossa!), mas se vc quer inventar a cura do câncer, você tem que saber de onde o câncer vem, por quê e para quê; só assim você pode interferir no ciclo de vida de uma célula a ponto de que ela não seja mais cancerígena.
Isso você não faz simplesmente 'ah, to sem nada pra fazer então vou inventar a cura do câncer', isso se vem através de várias pesquisas feitas por várias pessoas, essas pesquisas vão se unindo aos poucos e assim você tem a resposta de 'como impedir que o câncer seja formado' ou 'como eliminar o câncer'.

Uma bactéria com genes alterados, pra você, pode não ser nada; mas para a transgenia isso pode ser um marco! se esse gene alterado for interessante, vc pode reintroduzir este gene em outro indivíduo.
Um exemplo real? Vou ser bem simples, já que a maioria não entende muito sobre agricultura e coisas do tipo: a soja era uma planta suscetível ao glifosato (um veneno muito potente contra plantas daninhas, mas que também matava a soja), porém, a Monsanto (que produz o tal veneno) descobriu uma bactéria que sobrevive a este veneno por causa de um gene, ela então pegou este gene e introduziu nas plantas de soja.. e aí surgiu a soja transgênca resistente ao glifosato :)
Resultado: passe o glifosato na lavoura, acabe totalmente com o mato mas sem fazer nem cócegas na soja ;)
Se ainda não acha que isso foi útil, faça um favor e se mate.

Edit: mais uma coisa.. grudar irmãos não traz vantagens.. mas unir dois indivíduos e ver se os seus corpos não se rejeitam, isso é um ótimo estudo, já que talvez, isso talvez no futuro possibilite o implante de membros como braços e pernas... seria ótimo, não? ;)

Benjamin_the_Linus
Veterano
# mai/10
· votar


nem toda ciência é proveitosa

mas...

"toda a Escritura é inspirada por Deus, e proveitosa para ler, ensinar e repreender"

sem mais... por ora

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar


A diferença entre ciência básica e aplicada é que na básica ainda falta vir um gênio pra transforma-la em aplicada.
Então pelo menos vale a pena adiantar o trabalho deles e dar a matéria prima.

Guilherme 90
Veterano
# mai/10
· votar


Dada a tua preguiça de ler, a ignorância não surpreende. ;)

Pode deixar que eu vou ler tudo porque nao sou e nunca fui ignorante!

Guilherme 90
Veterano
# mai/10
· votar


Pronto, já lí e achei interessante. Mas eu não sei nada de Ciencia, então quem sou eu pra argumentar algo sobre o assunto ?

Valeu Bog.

big_nose
Veterano
# mai/10 · Editado por: big_nose
· votar


guilherme_90
Pronto, já lí e achei interessante. Mas eu não sei nada de Ciencia, então quem sou eu pra argumentar algo sobre o assunto ?

cara, eu to na mesma situaçao q vc, mas eu ainda nao parei d rir do "meus conceitos iluministas". shauhsuashauhsuahsua

me divirti d+ aki. a ultima vez q eu ri assim foi quando alguem aki do forum se referiu a seu penis como bimbolover xD.

Bog
Veterano
# mai/10 · Editado por: Bog
· votar


Benjamin_the_Linus
É tudo um processo evolutivo.

Entendo onde você quer chegar. Mas lembre-se que as peças de computadores não se encaixam quimicamente, e principalmente, que eles não se reproduzem em uma sequência de gerações em um meio que vai selecionando os indivíduos mais aptos. Isso é só para lembrar que a velha "analogia do relógio" é considerada, mesmo entre os criacionistas mais esclarecidos, extremamente fraca. Mas dito isso, existe uma área de pesquisa chamada "computação evolucionária", olha só...

Além do mais, este não é um tópico sobre "ciência x religião".

-Toolbar-
Ah, vá! Então o estudo que comprovam que a nudez no telefone é mais comum entre homens é útil?

Essas pesquisas estatísticas e de comportamento baseadas em entrevistas não são Ciência.

Mas mesmo que fossem, é como o cara da entrevista disse: você muitas vezes não sabe a utilidade de pesquisa básica logo de cara. É exatamente essa necessidade de apontar onde é "útil" que o cara critica. Coisas inúteis estudadas há 100 anos podem subitamente se mostrar úteis em uma situação que as pessoas da época nem imaginavam. Além disso, uma grande parte da pesquisa básica realmente vai ficar inútil para sempre. O ponto é que, como não se sabe a utilidade - ou mesmo onde aquilo vai chegar - de início, não se pode exigir que TODA a pesquisa tenha uma aplcação prática em vista.

LeondelFefon
aquele medico da segunda guerra mundial

Existe uma outra disciplina, chamada "ética" que guia toda pesquisa científica séria. Dito isso, esses "experimentos malucos" jamais se qualificariam como boa ciência. Existe ciência boa e ciência ruim. Não estou aqui dizendo que toda ciência é boa. Assim como existem pessoas boas e pessoas ruins; pessoas úteis e inúteis.

GProtti
é a pressão para que a pesquisa seja voltada para publicações

Isso é complicado mesmo. Eu não sou um grande publicador, e já me puxaram muito as orelhas por não gostar de certas práticas que beiram o auto-plágio. O sujeito faz um paper (sobre um assunto "quente", claro), publica, muda 2 parágrafos, monta uma nova tabela, e tenta publicar de novo em outro lugar!

Neste ponto, minhas "férias" da academia estão me fazendo bem.

guilherme_90
Pode deixar que eu vou ler tudo porque nao sou e nunca fui ignorante!

Todo mundo foi e é ignorante a respeito de um monte de coisas.

O ignorante que eu usei ali significa "não entender como é a ciência". Você mesmo se declarou ignorante ao dizer não sei nada de Ciencia. Mas não é curioso que, depois de 10 anos na escola tendo matérias de "ciência" você não saiba? Eu também entrei na faculdade sem saber. Algo está muito errado com o jeito que as coisas são ensinadas nas escolas brasileiras...

Guilherme 90
Veterano
# mai/10
· votar


Bog
Mas não é curioso que, depois de 10 anos na escola tendo matérias de "ciência" você não saiba? Eu também entrei na faculdade sem saber. Algo está muito errado com o jeito que as coisas são ensinadas nas escolas brasileiras...

Nesse ponto eu concordo com você. Mas eu não conheço nenhum muleque que se formou que gosta ou gostava de Ciencias. Muito dificil, eu acho que entender a ciencia leva tempo, e amadurecimento. Não que eu seja imaturo, mas nessa parte sou um pouco sim, isso vai aprendendo com o passar do tempo, com estudos. Eu por exemplo nunca gostei de Ciencias no meu colegial.

Bog
Veterano
# mai/10 · Editado por: Bog
· votar


guilherme_90
Mas eu não conheço nenhum muleque que se formou que gosta ou gostava de Ciencias.

Talvez porque aquilo que foi apresentado como "ciência" nem fosse exatamente Ciência de verdade. Na época do colégio, eu associava "ciência" a decorar nomes e formas de compostos orgânicos, aplicar fórmulas para calcular movimento circular periférico, e outras coisas do tipo. Era o que tinham me ensinado como sendo "ciência". Nunca me ensinaram o que estava por trás do método científico, como ele era usado, como a pesquisa científica se desenrolava e tals. Nunca me disseram que era bom ser curioso, questionador, e não se contentar com respostas fáceis ou com base em autoridade.

Eu saí do colégio achando que eu não gostava de ciências. Coisa chata. Só depois da metade da faculdade é que eu me dei conta que sempre tive um perfil "científico", e que isso não era o mesmo que ser aquele cdf que sempre tira 10 na prova de química (no colégio, eu tinha ódio mortal de química!). Eu nunca participei sequer de uma feira de ciências com vontade - só participei quando fui obrigado, e com temas que não me interessavam.

Se a escola brasileira continua como era no meu tempo, em vez de despertar o gosto pela ciência, essas matérias do jeito que são dadas só fazem a criança enxergar a ciência como um jogo de regras obscuras e complicadas, que ela não pode - e nem quer - jogar. Não acho que precise ser assim...

Guilherme 90
Veterano
# mai/10
· votar


Bog
Talvez porque aquilo que foi apresentado como "ciência" nem fosse exatamente Ciência de verdade. Na época do colégio, eu associava "ciência" a decorar nomes e formas de compostos orgânicos, aplicar fórmulas para calcular movimento circular periférico, e outras coisas do tipo. Era o que tinham me ensinado como sendo "ciência". Nunca me ensinaram o que estava por trás do método científico, como ele era usado, como a pesquisa científica se desenrolava e tals. Nunca me disseram que era bom ser curioso, questionador, e não se contentar com respostas fáceis ou com base em autoridade.

É por ai, no meu tempo também foi tudo assim. Não passaram nada de ciencia mesmo, e eu acho que isso não mudará.

Eu saí do colégio achando que eu não gostava de ciências. Coisa chata. Só depois da metade da faculdade é que eu me dei conta que sempre tive um perfil "científico", e que isso não era o mesmo que ser aquele cdf que sempre tira 10 na prova de química (no colégio, eu tinha ódio mortal de química!). Eu nunca participei sequer de uma feira de ciências com vontade - só participei quando fui obrigado, e com temas que não me interessavam.

eu já gosto de Química, sempre fui bom. E sobre feira de Ciencias, nunca tive prazer nenhum em participar, era a coisa mais chata que existia.

Se a escola brasileira continua como era no meu tempo, em vez de despertar o gosto pela ciência, essas matérias do jeito que são dadas só fazem a criança enxergar a ciência como um jogo de regras obscuras e complicadas, que ela não pode - e nem quer - jogar. Não acho que precise ser assim...

E isso não se se vai mudar. Mas será mesmo que um menino de 14 anos vai dispertar interesse na Ciencia, se acabar com esse metodo de ensino e partir pro mais edequado ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para quem acha que "cientistas deviam pesquisar algo útil"