E se você tivesse certeza de que

Autor Mensagem
Marco Hietala
Veterano
# mai/10 · Editado por: Marco Hietala
· votar

Podem ser bons argumentos, bons questionamentos de vocês. Mas vejam bem, como podem exigir de um cristão que diga quem é justo ou não, se uma das premissas do cristianismo é não julgar?

Mas eu não pedi o parecer dele (humano cristão) sobre o que viria a ser "justo" e sim o do proprio Deus.

Como podem exigir que um cristão diga o por que de tantas pessoas sofrerem enquanto outras são milionárias se uma das premissas do cristianismo é "carregar sua cruz" e fazer sua parte pelo mundo? As pessoas fazem sua parte pelo mundo? ou é só uma minoria como diz a realidade?

Aí que tá. Se você expõe o fato da desigualdade social a um crente, ele parte do principio que você deve aceitar o destino que Deus te deu e que ali há um propósito maior. Beleza, quanto a isso não quero e nem posso argumentar. Só excluí a parcela que se dá bem da jogada.

De todas as pessoas que morreram no mundo desde o ano 0 por "desamparo", nenhuma era "justa" aos olhos de Deus? Todos esses "justos" vivem bem e morrem com tranquilidade, sem excessão? É absolutamente impossível um drogado invadir o lar de um "justo" e disparar 5 tiros contra a cabeça dele? Tipo, as balas vão desviar?

Pq, mano, tudo bem Deus dar um propósito diferente para cada pessoa e que essa pessoa aceitando e seguindo fazendo sua parte terá um lugar no céu. Mas se um desses propósitos dados é viver miseravelmente a vida toda e morrer porque não tem o que comer só comprova que Deus é mais sádico que o Coringa :P

E não me venham dizer que isso que estou falando é "piegas", porque um monte de revolucionários, muitos deles descrentes como vocês, usaram este método para que algo melhor aconteça: o do sacrifício.

Sabia que eu ia parecer um ateu postando o que estou postando. Mas não, não sou. Eu acredito que nem tudo pode ser explicado pela ciencia e que ainda existe algo intangível que no fim dê sentido a tudo, uns chamariam isso de um deus, mas não sei, não adoto um nome. Mas já temi o deus do cristianismo especificamente :P

Machine Gun Man
Veterano
# mai/10
· votar

brunohardrocker
Como podem exigir que um cristão diga o por que de tantas pessoas sofrerem enquanto outras são milionárias se uma das premissas do cristianismo é "carregar sua cruz" e fazer sua parte pelo mundo?

Eu não exigi, tanto é que disse o seguinte:
É mais fácil dizer que toda desigualdade, fome e pobreza são obras da Providência divina que visam fins insondáveis por nós.

Mas vejam bem, como podem exigir de um cristão que diga quem é justo ou não, se uma das premissas do cristianismo é não julgar?

Foi ele quem disse que um justo e sua descendência não mendigam o pão (concluindo assim, que quem o faz não é justo). Definir o que é o "justo" (ou seja, enumerar as qualidades distintivas daquele que não mendiga e que tem sua descendência abençoada) não seria o mesmo que emitir juízo de valor. Para não haver dúvidas, deveria buscar os justos filhos de mendigos, pois só assim será verdade que ele não mendiga por fazer parte dos "justos", e não de sua descendência.

É o que alguém que "busca a verdade" faria, né... Ou você acha que uma pessoa assim citaria algo insustentável, a não ser pela Escritura, como prova de alguma coisa? (prova da infinita fidelidade, bondade, graça e misericórdia de Deus.)

O que me irrita é o cara me dizendo pra conhecer a verdade. ¬¬

Gianyny
Veterano
# mai/10
· votar

Mila Turunen
*esperando*

Bom, eu disse: "nunca vi o justo desamparado nem a sua descendência mendigar o pão".

Você respondeu: "então quem "mendiga o pão" merece?"

Ao meu ver você entendeu a frase como se quem mendiga o pão merece, sendo que "o justo não mendiga o pão".

Gianyny
Veterano
# mai/10
· votar

Machine Gun Man

haha, foi mal man, desculpa ae.

Machine Gun Man
Veterano
# mai/10
· votar

Gianyny
Ao meu ver você entendeu a frase como se quem mendiga o pão merece, sendo que "o justo não mendiga o pão".

Não é o mesmo que dizer que quem mendiga não é justo?

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar

Gianyny

Vou te ajudar:

"nunca vi o justo desamparado nem a sua descendência mendigar o pão".

"então quem "mendiga o pão" merece mendigar? Pois se os justos desamparados não mendigam o pão, quem estiver mendigando o pão é porque merece mendigar.

Deu pra entender agora?

Gianyny
Veterano
# mai/10
· votar

Marco Hietala
De todas as pessoas que morreram no mundo desde o ano 0 por "desamparo", nenhuma era "justa" aos olhos de Deus? Todos esses "justos" vivem bem e morrem com tranquilidade, sem excessão? É absolutamente impossível um drogado invadir o lar de um "justo" e disparar 5 tiros contra a cabeça dele? Tipo, as balas vão desviar?

Sei que não me perguntou, mais existe base bíblica pra todas essas perguntas tuas, um exemplo é o próprio Cristo e seus apóstolos (a maioria) que não morreram com tranquilidade (Digo Cristo como a forma que Ele morreu), e sim com martírio.

brunohardrocker
Veterano
# mai/10
· votar

The Root Of All Evil

mande-me um e-mail:

Nem tenha tanta curiosidade assim, só postei o que eu acho. Só um comentário.

Marco Hietala
Veterano
# mai/10
· votar

Gianyny
Tire suas conclusões, esta ai minha resposta.

Minha pergunta: Você me afirma que das 841 milhões de pessoas mortas de fome em 2005 nenhuma era "justa" aos olhos de Deus?

O que dá pra concluir com sua réplica: Sim

:D /o/

Gianyny
Veterano
# mai/10
· votar

Machine Gun Man

Sim, segundo esse contexto discutido.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar

brunohardrocker

Manda logo!
Senão vou te xingar no twiter... muito.

Gianyny
Veterano
# mai/10
· votar

Marco Hietala

E tenho certeza que se você leu a passagem chegou a mesma conclusão.

Marco Hietala
Veterano
# mai/10
· votar

Gianyny
Mas Jesus veio ao mundo pra sofrer pela humanidade e limpar os nossos pecados, não? oO

Então quer dizer que pela biblia um justo pode até ser crucificado, mas nunca passará fome. Um dia eu entendo esse livro haha :P
Ps: Isso pra quem levar o "mendigar o pão" literalmente, visto que 80% da biblia são metáforas hehe.

Mila Turunen
Veterano
# mai/10
· votar

Gianyny
não. se você tivesse lido atentamente o raciocínio, veria que eu não escrevi "então quem "mendiga o pão" merece mendigar o pão?", mas foi o que quis dizer.

Sim, segundo esse contexto discutido.

(y)
parei por aqui. :)

Marco Hietala
Veterano
# mai/10
· votar

Gianyny
Então há uma contradição aí, man.
Se nenhum justo é desamparado, porque o maior deles, Jesus (creio eu) sofreu pra caralho?
E se não me engano ele mesmo acusou Deus de tê-lo abandonado.

Mila Turunen
Veterano
# mai/10
· votar

nossa.
o Bolsa Família tem verba de 12 bilhões de reais, anuais, para injustos que mendigam o pão. o que deus fará com o Lula, que interviu dessa forma na vingança divina?
poxa.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar

Gianyny

É por isso também que uma quinta Justa é uma Consonância e uma quinta diminuta é uma dissonância?

Gianyny
Veterano
# mai/10
· votar

Marco Hietala
Mas Jesus veio ao mundo pra sofrer pela humanidade e limpar os nossos pecados, não?

Não limpar, mais apagar nossos, sim, nossos pecados.

Então quer dizer que pela biblia um justo pode até ser crucificado, mas nunca passará fome.

Você foi irônico, sabe que não é assim.

Fui, flws ai, acabou a aula,até amanhã.

Fiquem com Deus.

Um dia eu entendo esse livro haha :P

Peça a Deus entendimento, e Ele lhe concederá.

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar

Gianyny
Fiquem com Deus.

UASHDASUHDUAHDUASHUASHUHDAUS
Esta foi um ds melhores ironias que tu podia mandar, cara!
Gostei dessa.

Gianyny
Veterano
# mai/10
· votar

The Root Of All Evil
É por isso também que uma quinta Justa é uma Consonância e uma quinta diminuta é uma dissonância?

Haha isso aqui é o OT

Fui.

Gianyny
Veterano
# mai/10
· votar

The Root Of All Evil

Não foi ironia cara, de forma alguma.

Agora eu fui.

Mila Turunen
Veterano
# mai/10
· votar

Fui, flws ai, acabou a aula,até amanhã.

wtf.

Machine Gun Man
Veterano
# mai/10
· votar

Mila Turunen

HAHA, acho que não foi isso que ele quis dizer. ^^

brunohardrocker
Veterano
# mai/10
· votar

Marco Hietala
Mas eu não pedi o parecer dele (humano cristão) sobre o que viria a ser "justo" e sim o do proprio Deus.

Ele respondeu com trechos da Biblia, mas você queria que ele dissesse por que milhões de pessoas morreram de fome.

Aí que tá. Se você expõe o fato da desigualdade social a um crente, ele parte do principio que você deve aceitar o destino que Deus te deu e que ali há um propósito maior. Beleza, quanto a isso não quero e nem posso argumentar. Só excluí a parcela que se dá bem da jogada.

Nem sempre encontrará quem diga que são coisas do destino. Para mim, por exemplo, o meu destino eu que construo.

Desamparo de quem? Partindo do princípio de que Deus existe, você quer que ele simplesmente transforme o mundo num mar de rosas? Ou temos nós o dever de transformar isso aqui? (de uma concepção cristã).
Por que um existe um drogado que invade uma casa e mata um justo? O que nós fazemos para que isso não exista? Não que o tal justo tenha que pagar por alguma coisa e acrescentando, para o cristianismo existe vida após a morte.

Pq, mano, tudo bem Deus dar um propósito diferente para cada pessoa e que essa pessoa aceitando e seguindo fazendo sua parte terá um lugar no céu. Mas se um desses propósitos dados é viver miseravelmente a vida toda e morrer porque não tem o que comer só comprova que Deus é mais sádico que o Coringa :P

Aos seus olhos. Mas o cristianismo pode e tem todo o direito de pensar diferente, de que os "sádicos" estão entre nós. Incrível, mas os comunistas ateus afirmam isso.

Sabia que eu ia parecer um ateu postando o que estou postando. Mas não, não sou.

Lembrando que eu utilizei o termo "descrente". Pelo que vejo, você e o Machine Gun não tem aquela posição tão 'segura e inabalável' de um arrogante.

Mila Turunen
Veterano
# mai/10
· votar

Machine Gun Man
hahaha, deixei a ambiguidade propositalmente ^.^
mas falei sobre o fato de ficar no fórum durante a aula mesmo. acho que é com essa mesma atenção que ele lê a bíblia... :}

The Root Of All Evil
Veterano
# mai/10
· votar

brunohardrocker
aquela posição tão 'segura e inabalável' de um arrogante.

Só lembrando que ter uma posição tão segura e inabalável é característico tanto dos ateus quanto dos crentes.

brunohardrocker
Veterano
# mai/10
· votar

Machine Gun Man
Eu não exigi, tanto é que disse o seguinte:
É mais fácil dizer que toda desigualdade, fome e pobreza são obras da Providência divina que visam fins insondáveis por nós.

Essa é uma posição de um cristão cansado, não sou hipócrita em dizer que sou assim também muitas vezes, mas sentar e esperar não é muito "carregar sua cruz" não. Não sou o dono da verdade, mas é o que eu defendo.

Foi ele quem disse que um justo e sua descendência não mendigam o pão (concluindo assim, que quem o faz não é justo). Definir o que é o "justo" (ou seja, enumerar as qualidades distintivas daquele que não mendiga e que tem sua descendência abençoada) não seria o mesmo que emitir juízo de valor. Para não haver dúvidas, deveria buscar os justos filhos de mendigos, pois só assim será verdade que ele não mendiga por fazer parte dos "justos", e não de sua descendência.

Até aí se ele não falou por si, não vejo mal.

É o que alguém que "busca a verdade" faria, né... Ou você acha que uma pessoa assim citaria algo insustentável, a não ser pela Escritura, como prova de alguma coisa?

De qualquer modo você estaria por aí olhando os que "não mendigam o pão" e comparando com o que eles fazem ou deixam de fazer, sem lembrar de fazer por si.

Pois é.

brunohardrocker
Veterano
# mai/10
· votar

The Root Of All Evil
brunohardrocker
aquela posição tão 'segura e inabalável' de um arrogante.

Só lembrando que ter uma posição tão segura e inabalável é característico tanto dos ateus quanto dos crentes.

Bem lembrado, mas sem generalizações.

brunohardrocker
Veterano
# mai/10
· votar

Mila Turunen
nossa.
o Bolsa Família tem verba de 12 bilhões de reais, anuais, para injustos que mendigam o pão. o que deus fará com o Lula, que interviu dessa forma na vingança divina?
poxa.

Você está contra-argumentando o que? O cristianismo?
=P

Marco Hietala
Veterano
# mai/10
· votar

brunohardrocker
Ele respondeu com trechos da Biblia, mas você queria que ele dissesse por que milhões de pessoas morreram de fome.

No no, olha o que eu disso: Defina "justo" segundo essa sua passagem da biblia.
A parada dos milhões que morrem de fome foi pra eu tentar entender se entre tantas pessoas que morrem "desamparadas" nem umazinha sequer seria justa aos olhos de Deus.

Desamparo de quem?
De Deus, uai o.o
Eu só to tentando entender se as coisas funcionam da forma como eu enxerguei com os dizeres do colega lá. Que se um ser humano é justo aos olhos de Deus, esse estará seguro de sofrimentos. Sem excessão, tipo um pá-pum, "creu, ganhou" ("creu" leia-se foi justo e praticante).

Partindo do princípio de que Deus existe, você quer que ele simplesmente transforme o mundo num mar de rosas?

O mundo não, mas a vida dos justos.

Por que um existe um drogado que invade uma casa e mata um justo? O que nós fazemos para que isso não exista?

Ah, foi só um exemplo. Substitua o drogado com a arma por uma queda no banheiro onde o justo quebra a coluna. Tipo, é impossível acontecer?

para o cristianismo existe vida após a morte.
Então, garantir uma vaga no paraíso pela eternidade submetendo uma pessoa ao sofrimento como "meio de alcançar a glória" é muito sadicismo, sei lá, não entendo porque pregam tanto a imagem de um deus bonzinho e generoso.
Ps: Já li que tu acredita que cada um constrói o seu destino, mas não vamos negar que é um dogma cristão a idéia de que pra tudo na sua vida Deus tem um propósito.

Lembrando que eu utilizei o termo "descrente". Pelo que vejo, você e o Machine Gun não tem aquela posição tão 'segura e inabalável' de um arrogante.

Haha sim sim, nem me referi tanto ao que tu disse, só queria explicar mesmo que não me considero um ateu, porque ainda acredito em algo que muitos podem considerar um deus.

E realmente, de forma alguma tenho essa posição 'segura e inabalável'. Só cansei de ouvir e aceitar, de achar que as dúvidas que surgiam em mim eram algo errado e que o problema era comigo. Nenhum post meu aqui foi com a intenção de querer mostrar mais entendimento sobre nada a ninguém (até porque seria difícil, não manjo de argumentação como muitos aqui e sei disso), só to querendo entender coisas, só.

E não bato no peito e digo que jamais serei convertido a alguma crença religiosa. Se algo ou alguém conseguir o suficiente pra isso, vou numa boa. Acho difícil (principalmente o cristianismo), mas não impossível :P