Afinal a igreja é contra o que?

Autor Mensagem
Mila Turunen
Veterano
# mai/10
· votar


torresmo vermelho
ela só colocou em um único texto anos de ensinamento católicos :D
se você não concorda com ela, tudo bem. pode pesquisar ós padres de diversas épocas pra chegar na mesma conclusão.

qualquer forma, ela está se referindo a doutrina da igreja de uma forma geral. e por que não deveria? :)

Mila Turunen
Veterano
# mai/10
· votar


torresmo vermelho
é feio que uma "Doutora" escreva besteiras por aí sem embasamento

esqueci de comentar, mas quem escreve besteira (besteira segundo você) foram padres e outros intelectuais da Igreja Católica.
o que estudo realizado no livro tem como objeto exatamente essas figuras, que aliás são sempre citados categoricamente.

brunohardrocker
Veterano
# mai/10
· votar


Mila Turunen
você leu o livro?

Não, li seu post. Mas acredito que esse pré-conceito meu pode se confirmar se eu ler o livro todo.

ZXC
Veterano
# mai/10
· votar


A Igreja é a favor de toda evolução, desde que seja entendido que esta evolução foi querida por Deus, programada e executada por Ele e seus dogmas irrefutáveis e universais.

torresmo vermelho
Veterano
# mai/10
· votar


Mila Turunen

Mas a Doutrina Católica não diz o que ela diz, se tinham e tem pensadores da Igreja que defendem isso, beleza, bom pra eles interpretatem os ensinamentos assim, mas o Catecismo da Igreja Católica, que é o que todo católico deve seguir, e o que todo crítico do catolicismo deveria conhecer bem antes de escrever um livro, diz o que está na fonte que coloquei antes na minha primeira postagem, e essa é a Doutrina da Igreja Católica. O pensamento da "doutora" é fofinho e cult, mas está ultrapassado, sem base, e dá descrédito a ela como uma escritora séria.

Devil Boy
Veterano
# mai/10
· votar


brunohardrocker

Qual parte do "como cristão" não ficou suficientemente clara?

Eu não perguntei o que você acha sobre fazer isso com a sua (futura) mulher, ou se você desejaria submetê-la a algo que ela também não desejasse, nem se você recriminaria socialmente pessoas com comportamento diferente do seu, nem nada relacionado à sua personalidade. Não sei porque você achou que eu tinha interesse nisso.

A minha pergunta era de caráter estritamente religioso doutrinário: na sua concepção de cristianismo, essas práticas são por si só uma afronta aos mandamentos divinos, são um pecado?

Já que você mencionou isso também, e quanto à prostituição?

Mila Turunen
Veterano
# mai/10
· votar


brunohardrocker
pô, Bruno. esperava mais de você...
o livro trata de repressão sexual de uma forma geral, não tem como não falar de religião. toda a história da igreja católica, quando se refere a sexo, é estudada para compreender o porque do funcionamento de determinados dogmas na sociedade atual. eu não citei tudo por motivos óbvios, mas o livro não é parcial, falando somente de coisas de mil anos atrás.

torresmo vermelho
Mas a Doutrina Católica não diz o que ela diz
não foi ela quem disse. foram padres. :)

O pensamento da "doutora" é fofinho e cult, mas está ultrapassado, sem base, e dá descrédito a ela como uma escritora séria.
fofinho?
você nem leu o livro, não aceita o fato de que ela cita fatos, obras de autores de dentro da igreja (que você mesmo pode ler). fala sempre as mesmas coisas, ignorando o conteúdo abordado como um todo. e, de novo, chama Agostinho de ultrapassado. genial.

Devil Boy
Veterano
# mai/10 · Editado por: Devil Boy
· votar


[chato pedante]

torresmo vermelho
Patético o seu textinho, não há falácia nenhuma, e como vocês ateus malandrões adoram esse termo.

Caro crente energúmeno, tanto "falácia" como "tautologia" são termos usados na Lógica modal para expressar respectivamente as idéias de contradição apriori (uma premissa, inferência ou conclusão que é necessariamente falsa) e verdade apriori (uma premissa, inferência ou conclusão que é necessariamente verdadeira).

Lamento muito que, para você, ter estudado lógica e epistemologia racionalista seja coisa típica de "ateu malandrão".

melhor escolha
melhor escolha
melhor escolha
melhor escolha
melhor escolha

Vixe.

"Infantil" é quem ainda não aprendeu a diferença entre juízo de fato e juízo de valor.

Começa pela wikipedia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Is%E2%80%93ought_problem

o que a igreja diz é que dá pra evitar o sexo com qualquer um, se preservar até o casamento

O que a Igreja diz para quem quiser ouvir é que camisinha não deve ser usada porque não é 100% seguro. E isso é um argumento falacioso e desonesto sim, visto que muitos fiéis vão de carro (uma forma de locomoção que não é 100% segura) para a igreja todo domingo.

(Isto, por sinal, é o que os iniciados na Ética discursiva chamam tecnicamente de "contradição performativa" ou "contradição dialética", também popularmente conhecida como "hipocrisia".)

Agora, se eles forem honestos e admitirem que não se deve fazer x porque x é coisa de degenerado (como o jurista e filósofo católico John Finnis faz abertamente no livro "Aquinas: moral, political and legal theory", que disserta sobre as várias nuances do pensamento de Tomás de Aquino, teólogo que mais influenciou a ICAR), aí não verei problema nenhum nisso passível de crítica, já que "degenerado" é um conceito estritamente subjetivo que para mim não tenhum significado lógico real.

[/chato pedante]

Mila Turunen
Veterano
# mai/10
· votar


(Isto, por sinal, é o que os iniciados na Ética discursiva chamam tecnicamente de "contradição performativa" ou "contradição dialética", também popularmente conhecida como "hipocrisia".)

morry.

torresmo vermelho
Veterano
# mai/10
· votar


Mila Turunen

Eu li o trecho que você postou, e já lhe respondi, há católicos com diversas linhas de pensamento, o que é bem frutífero, muitas idéias e tal, mas o que a Doutrina da Igreja ensina vai em desacordo com o que a "doutora" diz.

Sobre Santo Agostinho, São Paulo ou qualquer outro, eu não disse que eles são ultrapassados, mas nem tudo o que eles pensavam ou disseram é o que a Igreja adota em seu Catecismo, por isso que mesmo dentro da Igreja, há vários segmentos que concordam ou discordam de parte dos pensamentos deles. Mas que eles são grandes influências da abordagem da fé na Igreja, eu não discordo.

torresmo vermelho
Veterano
# mai/10
· votar


Devil Boy

Não sou crente, sou ateu.

O que eu defendo aqui nesse tópico, é lógica, é racionalidade, e é o desapego a ignorância.

Por exemplo, esse seu trecho:

O que a Igreja diz para quem quiser ouvir é que camisinha não deve ser usada porque não é 100% seguro. E isso é um argumento falacioso e desonesto sim, visto que muitos fiéis vão de carro (uma forma de locomoção que não é 100% segura) para a igreja todo domingo.

É uma inverdade, uma estupidez, uma ignorância. Você baseia sua lógica besta numa mentira e ainda quer pagar de fodão.

A Igreja tem a sua base de ensinamentos e práticas, que é o Catecismo, se há padres, bispos, papas que falam besteiras a respeito é problema deles, é o mesmo que falar sobre o Estado tendo por base alguns políticos, e não a Constituição.

brunohardrocker
Veterano
# mai/10
· votar


Devil Boy
Qual parte do "como cristão" não ficou suficientemente clara?

Eu acho que deixei bem claro quando disse que depende da consciência, da intenção da pessoa, ou seja, no íntimo. Não é uma coisa que podemos olhar de fora e dizer algo.

Eu não perguntei o que você acha sobre fazer isso com a sua (futura) mulher, ou se você desejaria submetê-la a algo que ela também não desejasse, nem se você recriminaria socialmente pessoas com comportamento diferente do seu, nem nada relacionado à sua personalidade. Não sei porque você achou que eu tinha interesse nisso.

A minha pergunta era de caráter estritamente religioso doutrinário: na sua concepção de cristianismo, essas práticas são por si só uma afronta aos mandamentos divinos, são um pecado?


Maior parte da minha resposta está acima. Eu como cristão errante e pecador, não tenho como julgar. Visto de fora, o sexo anal pode ter só um significado, mas por dentro, vários significados diferentes. (sem literalidade).

Mila Turunen
Veterano
# mai/10
· votar


torresmo vermelho
não precisa usar aspas em doutora.
se quiser questionar o título acadêmico que ela recebeu (ou ainda, conquistou), sinta-se livre para apresentar argumentos na USP. boa sorte.

torresmo vermelho
Veterano
# mai/10
· votar


Mila Turunen

Não questiono o "título" dela, apenas zombo do fato de você ter feito essa menção da maneira que fez.

Mila Turunen
Veterano
# mai/10
· votar


torresmo vermelho
ah, sim. porque zombar, em uma discussão, realmente acrescenta muita coisa.
maravilha, champz. (y)

brunohardrocker
Veterano
# mai/10
· votar


Mila Turunen
pô, Bruno. esperava mais de você...
o livro trata de repressão sexual de uma forma geral, não tem como não falar de religião. toda a história da igreja católica, quando se refere a sexo, é estudada para compreender o porque do funcionamento de determinados dogmas na sociedade atual. eu não citei tudo por motivos óbvios, mas o livro não é parcial, falando somente de coisas de mil anos atrás.


Ok, posso mudar de opinião. Mas eu jamais esperaria que no ano mil, época em que sexo sequer era objeto de estudo como na atualidade, as pessoas encarassem como algo que poderia ser feito a qualquer momento, com qualquer um, usado apenas para o prazer em determinados momentos...
Tratar isso, naquele tempo, como repressão, é meio estranho.

Excelion
Veterano
# mai/10 · Editado por: Excelion
· votar


Afinal a igreja é contra o que?

A lei pra entender o que a igreja proíbe é essa:

Se algo esta à esquerda do Conservadorismo Extremo, a igreja proíbe.

Mila Turunen
Veterano
# mai/10
· votar


brunohardrocker
Tratar isso, naquele tempo, como repressão, é meio estranho.
não foi tratado. como eu disse, toda a história da igreja católica, quando se refere a sexo, é estudada para compreender o porque do funcionamento de determinados dogmas na sociedade atual, e não para dissertar sobre a sexualidade de outros tempos.

torresmo vermelho
Veterano
# mai/10
· votar


Mila Turunen

genial.

Isso não foi uma zombada?

Eu apenas menosprezo esse título dela nessa discussão, afinal, doutor fala merda, faz merda, convivo com muitos, eles podem fazer pesquisa e tem elevado grau de independência para conduzir seu conhecimento, mas não os impede de cometerem deslizes.

Devil Boy
Veterano
# mai/10
· votar


torresmo vermelho
A Igreja tem a sua base de ensinamentos e práticas, que é o Catecismo, se há padres, bispos, papas que falam besteiras a respeito é problema deles, é o mesmo que falar sobre o Estado tendo por base alguns políticos, e não a Constituição.

Eu sei muito bem no que a Igreja se baseia para condenar o uso da camisinha. Não precisa me falar sobre "catecismo" nem nada, pois eu não estou colocando isso em xeque.

O que eu acho tosco é essa necessidade de esse pessoal ficar fugindo pela tangente quando falam em público, fora dos círculos internos da Igreja em que ficam discutindo teologia.

A menos que você viva em um mundo utópico onde tudo funciona como se espera que funcione, não existe praticamente NADA que seja 100% seguro. Logo, a menos que você emita um juízo de valor pessoal discriminando uma ação em particular, isso não é argumento sério para se aconselhar alguém a deixar de fazer alguma coisa.

torresmo vermelho
Veterano
# mai/10
· votar


Devil Boy

Eu não fico dentro dos círculos internos discutindo teologia e sei disso. Na verdade, entre os católicos é bem tranquilo esse tema, mas talvez, se fossem mais claros para os não-católicos, fosse melhor.

A menos que você viva em um mundo utópico onde tudo funciona como se espera que funcione, não existe praticamente NADA que seja 100% seguro. Logo, a menos que você emita um juízo de valor pessoal discriminando uma ação em particular, isso não é argumento sério para se aconselhar alguém a deixar de fazer alguma coisa.

Sobre isso, é possível contrair uma DST através do sexo sem fazer sexo?

Machine Gun Man
Veterano
# mai/10 · Editado por: Machine Gun Man
· votar


torresmo vermelho
Sobre isso, é possível contrair uma DST através do sexo sem fazer sexo?

Sim. :)

edit: ah, através do sexo sem fazer sexo? Aí, não. Mas pega-se DST sem sexo, sim.

brunohardrocker
Veterano
# mai/10
· votar


Mila Turunen
não foi tratado. como eu disse, toda a história da igreja católica, quando se refere a sexo, é estudada para compreender o porque do funcionamento de determinados dogmas na sociedade atual, e não para dissertar sobre a sexualidade de outros tempos.

Pois bem, só dentro do seu post onde você cita a Dra da USP, podemos ver mudanças de pensamento dentro da própria igreja. Isso quer dizer que visões do clero não são imutáveis. Mas no seu comentário anterior você diz que para a igreja o sexo é APENAS para procriação, o que não concordo, e nem é visto como um "mal necessário". Não quero desqualificar a filósofa em questão, sem conhecimento.

Devil Boy
Veterano
# mai/10
· votar


torresmo vermelho
é possível contrair uma DST através do sexo sem fazer sexo?

É possível sofrer um acidente de trânsito sem sair de casa?

Por que sair de casa correndo o risco de sofrer um acidente de trânsito é aceitável, mas fazer sexo antes do casamento correndo o risco de a camisinha não funcionar adequadamente não é?

Por que deve-se abrir mão do benefício pelo qual a pessoa corre o risco apenas em um caso e em outro não?

Responda isso sem usar a moral cristã como premissa.

brunohardrocker
Veterano
# mai/10
· votar


Páginas atrás eu disse que sou contrário a essa posição da igreja em relação a camisinha.
Acho que é uma atitude radical do vaticano, pois na concepção do clero a camisinha seria não só uma prática anti-natural como um estímulo a promiscuidade. Afinal, com essa segurança toda, poderíamos sair fazendo sexo com qualquer um e nenhum rastro ficaria.
É o tipo de solução prática, comparavel a pensar que a pena de morte põe fim à criminalidade.

Afinal o que é a promiscuidade na visão cristã? Não é um comportamento? Não vai ser o uso ou não-uso de um objeto que vai corrigir o comportamento de uma pessoa.
O uso da camisinha pode inclusive manter uma familia em pé, que é o que a igreja tanto defende. Não preciso explicar o por que.

Thiago Yoshiki
Veterano
# mai/10
· votar


A igreja é contra muita coisa, mas meu pai (crente fanático) é contra vocal gutural, mesmo que eu esteja escutando Virgin Black, que é cristão O_O

brunohardrocker
Veterano
# mai/10 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Devil Boy

Respondendo as suas perguntas acima, que eu acho que tanto você como ele estão equivocados:

é possível contrair uma DST através do sexo sem fazer sexo?


É possível ter um comportamento sexual moral, que previne DST's.

É possível sofrer um acidente de trânsito sem sair de casa?

É possível saber dirigir de forma a evitar ao máximo, sofrer acidentes.

Por que sair de casa correndo o risco de sofrer um acidente de trânsito é aceitável, mas fazer sexo antes do casamento correndo o risco de a camisinha não funcionar adequadamente não é?


Acho patético quem argumenta que a camisinha não é 100% segura por isso não deve ser usada.
Mas veja bem, quem corre maior risco de contrair uma DST nessas situações?

1- Entre um homem e uma mulher, que se amam, que se conhecem há tempos.
ou
2- Uma pessoa que faz sexo 7 vezes por semana, com pessoas diferentes, com o uso da camisinha?
Existem DST's que se você passar a mão e depois passar nos olhos você é contaminado. Então a questão não é bem a a camisinha e sim o comportamento.

has4
Veterano
# mai/10
· votar


Bronha é um grande genocidio então?
-Dan


Vixi, eu cometi um bocado de genocídio, então?

Mila Turunen
Veterano
# mai/10
· votar


brunohardrocker
não tinha visto sua postagem, desculpa.

até onde eu li, e não só pelo livro, não mudou.
quer dizer, dentro do catolicismo tem umas coisas engraçadas... quando eu ia na igreja católica (oh! meu zeus, você não nasceu em um antro de perdição ateu e revoltado?! não, não nasci), diziam que masturbação era algo saudável. oficialmente, não é. tem padre que faz cerimônia de casal grávido, tem padre que não faz. enfim...

de qualquer forma, acho válido lembrar que em nenhum momento eu quis dar a minha posição ou sei lá o que sobre o assunto, e sim comentei alguns conceitos da própria igreja.

Will N Guns
Veterano
# mai/10
· votar


Bronha é um grande genocidio então?

pow cara, numa ******* só vc mata mais de 100 milhôes de indivíduos, imagina numa vida toda?

tem q aparecer no jornal nacional até..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinal a igreja é contra o que?