Multidão protesta contra Igreja e Vaticano em funeral.

Autor Mensagem
snowwhite
Veterano
# dez/06


.
MULTIDÃO CRITICA IGREJA EM FUNERAL

ROMA - Cerca de 1.000 pessoas, gritando "vergonha, vergonha, vergonha", participaram neste domingo em uma praça de Roma do funeral de um homem que não teve serviço religioso católico porque ele pediu para morrer.

O Papa Bento 16 entrou no debate sobre a morte de Piergiorgio Welby, condenando a eutanásia e dizendo que a vida é sagrada até o seu "crepúsculo natural".

Welby morreu na quarta-feira, depois de receber sedativos e ser desconectado do aparelho de respiração que o manteve vivo durante anos. Ele era vítima de distrofia muscular avançada.

O funeral do homem de 60 anos, que defendia a eutanásia com eloquência, foi realizado na frente da paróquia onde sua família, principalmente sua religiosa mãe, queriam fazer o serviço religioso.

Alguns participantes gritaram "vergonha, vergonha, vergonha" para protestar contra a decisão da Igreja de negar-lhe um funeral religioso.

O padre local era a favor de um serviço religioso, mas foi proibido pelo vicariato de Roma, o escritório do bispo, que afirmou que Welby repetiu muitas vezes seu desejo de morrer, o que é contra a doutrina católica.

Muitas pessoas na Itália, incluindo alguns católicos, condenaram a decisão, que disseram ser insensível.

Em discurso no Vaticano na Véspera de Natal, no momento em que o funeral estava terminando no outro lado de Roma, o Papa Bento 16 ressaltou a posição da Igreja sobre eutanásia.

"O nascimento de Cristo nos ajuda a entender quanto valor tem a vida humana, a vida de cada ser humano, de seu primeiro instante até o seu por do sol natural", disse ele a peregrinos e turistas reunidos na Praça de São Pedro para ver sua bênção semanal.

"Deixem-me morrer"
Welby estava confinado à cama e se comunicava através de um computador que interpretava os movimentos dos seus olhos. Durante meses ele pediu para morrer.

A multidão que participou do funeral aplaudiu os discursos das pessoas que apoiaram seu direito a morrer, inclusive sua mulher, Mina, e a ex-comissária Européia, Emma Bonino. O caixão foi levado para cremação.

"A posição do Vaticano parece incompreensível e desprovida de misericórdia humana", disse Gavino Angius, senador do maior partido da coalizão de centro-esquerda.

"Isso nos deixa perplexos. Estamos no Natal. Não acho que Jesus teria apreciado uma decisão como esta", disse ele a repórteres no funeral.

Uma italiana disse que foi à missa na igreja do bairro antes do funeral e recusou-se a receber a comunhão, em protesto contra a decisão da Igreja. Ela foi ao funeral para demonstrar seu apoio a Welby.

O médico Mario Riccio, que desligou o respirador depois de dar sedativos a Welby, disse à Reuters que rejeita ter feito eutanásia, que é ilegal na Itália e que poderia dar-lhe entre 10 a 15 anos de prisão.

Um político pediu a prisão de Riccio por assassinato.

Somente Suíça, Holanda, Bélgica e o Estado norte-americano de Oregon permitem o suicídio assistido para doentes terminais.

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


Instituição maldita.

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


Por que o Papa assassinado pela Igreja teve funerais?

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/06
· votar


Vou fazer um protesto por não terem dado honras de estado ao funeral de Pinochet.

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


Fritz_mkvl
Vou fazer um protesto por não terem dado honras de estado ao funeral de Pinochet.

Esse merecia Inquisição...fogueira seria pouco.

Para ver como são as leis humanas.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/06
· votar


Essa é a lei da igreja quem discorda é só cair fora, esse negócio de religião se adaptar a fé é coisa de igreja assaltante de esquina.

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


A Igreja é insensível e fria.

TIO_TEDDY
Veterano
# dez/06
· votar


Essa é a lei da igreja quem discorda é só cair fora

LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


Eu fico com uma pergunta "o que muda se o funeral for ou não religioso?"

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
Eu fico com uma pergunta "o que muda se o funeral for ou não religioso?"

Muda o sentimento de esperar uma certa lealdade e coerência da família e comunidade do doente terminal, que são cristãos e católicos e acreditavam que seu ente querido fosse filho do mesmo deus.

Eu lamento profundamente que eles só tenham visto a verdade numa hora de dor extrema.

The Splinters
Veterano
# dez/06
· votar


Segundo religiosos, eutanásia é espécie de suicídio. E suicídio, por eles, é tido como "atentado ao Criador". Consequentemente, todos os sufrágios eclesiásticos são negados "aos que se matam". Condeno isso, por parte da Igreja. Sou inclinado aos versos do poeta Correia Garção, que Machado de Assis nos lembra:

Todos podem tirar a vida ao homem.
Ninguém lhe tira a morte.


Enfim, se eu mesmo padecesse de uma moléstia incurável e dolorosa, recorreria a morte, ou protestaria a vida toda contra quem fosse contrário. Atitude ridícula da Igreja, a meu ver.

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


The Splinters


Cruel , como sempre.

Que será que o deus deles pensa disso? A mesma coisa?

The Splinters
Veterano
# dez/06
· votar


snowwhite
Eles lá ligam para divindades?


Hê-hê, fui mau. :P

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


The Splinters
Eles lá ligam para divindades?


Hê-hê, fui mau. :P



Eles quem? A família liga sim.

Dogs2
Veterano
# dez/06 · Editado por: Dogs2
· votar


snowwhite
Por que o Papa assassinado pela Igreja teve funerais?

Porque ele não quis se suicidar, e porque era Papa.

The Splinters
Veterano
# dez/06
· votar


snowwhite
Falo das autoridades eclesiásticas.

The Splinters
Veterano
# dez/06
· votar


Dogs2
Porque ele não quis se suicidar, e porque era Papa.
Isso envolve muito mais o que vem após a vírgula. A Política SEMPRE está no primeiro plano.

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


Dogs2

Porque ele não quis se suicidar, e porque era Papa.

Que bom motivo ein?



The Splinters
Falo das autoridades eclesiásticas.

Nem sei o que passa naquelas mentes perturbadas.

The Splinters
Veterano
# dez/06
· votar


snowwhite
Nem sei o que passa naquelas mentes perturbadas.
HAHAHAHAHA!
É Política. Sem o sistema de correção e conservação, o Catolicismo não sobrevive. :(

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


The Splinters
HAHAHAHAHA!
É Política. Sem o sistema de correção e conservação, o Catolicismo não sobrevive. :(


Opus Dei neles.

The Splinters
Veterano
# dez/06
· votar


snowwhite
Opus Dei neles.
¬¬
hoho

Dogs2
Veterano
# dez/06
· votar


snowwhite
Que bom motivo ein?

O que é bom pra você pode não ser bom para outros.

snowwhite
Veterano
# dez/06 · Editado por: snowwhite
· votar


Dogs2
O que é bom pra você pode não ser bom para outros.

A questão não é essa e nem sou eu.
A questão é a moral e ética da Igreja para com seus fiéis, que são todos filhos de deus. Ou não?

Eu não sei de nada. Sou atéia e não curto religiões e nem me dobro a dogmas.

The Splinters
Veterano
# dez/06
· votar


A questão é a moral e ética da Igreja para com seus fiéis, que são todos filhos de deus.

A inexistência de moral e ética por parte da Igreja, claro.

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


The Splinters

A inexistência de moral e ética por parte da Igreja, claro.


Ou seja é isso mesmo.

TIO_TEDDY
Veterano
# dez/06
· votar


Engraçado como falam com certa propriedade sobre a Igreja, até parecem doutores no assunto.

Não entendo como ela pode incomodar tanto

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


TIO_TEDDY

Engraçado como falam com certa propriedade sobre a Igreja, até parecem doutores no assunto.

Não entendo como ela pode incomodar tan



Tá brincando né?

Fé cega faca amolada.

TIO_TEDDY
Veterano
# dez/06
· votar


snowwhite

Tá brincando né?

Não

Fé cega faca amolada.

Não pertenço a nenhuma religião, apenas acho engraçado como as pessoas se preocupam tanto com algo que nem existe em sua vida.

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/06
· votar


Nessa aí estou com a igreja e não abro. Se você está dentro de uma instituição tem que seguir as regras dela, se não quer segui-las saia. Catolicismo a La Carte é palhaçada.

The Splinters
Veterano
# dez/06
· votar


TIO_TEDDY
Não pertenço a nenhuma religião, apenas acho engraçado como as pessoas se preocupam tanto com algo que nem existe em sua vida.
Imaginou sabermos e discutirmos apenas sobre aquilo a que somos adeptos? Estranho, hein?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Multidão protesta contra Igreja e Vaticano em funeral.