Engenharia civil - estruturas

    Autor Mensagem
    Death
    Veterano
    # dez/09


    Alguém aí sabe como definir os vinculos nas vigas?
    (apoio, engaste, balanço)
    to c/ uma planta de forma c/ a locação e numeração dos pilares e das vigas... preciso definir quem apoia no que p/ poder calcular as reações normais, cortantes e momento fletor
    se alguém puder me ajudar

    LadyRay
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Não. Espero ter ajudado...

    The_man_without_name
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Death
    sinto muito
    logo logo alguem te ajuda blz

    _FrEd_
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Death

    Se vc for mais especifico talvez eu possa te ajudar. Mas os vinculos estao associados com o grau de liberdade que cada estrutura deve ter.

    Eu faço mecanica e apenas sei calcular as reações, nao lembro de ter estuda muito os vinculos, apenas quais eram e os graus de liberdade que cada um proporcionava.

    Rato
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Death
    vc não é aquele doido q não saía do Madame Satã?

    tem um cara aqui no fórum que manja pra cará dessa coisa toda
    AdrianoDevil

    Tente encontrá-lo por aqui em algum momento que ele não esteja meio chapado

    \o

    Death
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    _FrEd_
    é o seguinte... eu tenho uma monografia p/ apresentar quinta q vem... to c/ uma planta de estrutura c/ 24 vigas e preciso definir como são esses vinculos
    se vc tiver cad, me avisa q eu posto o desenho p/ vc dar uma olhada
    ta tudo pronto... inclusive as armaduras negativas, positivas e momentos compensados... só preciso definir isso p/ terminar os calcs no ftoll e desenhar os diagramas

    _FrEd_
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Death

    Porra, eh melhor esperar um Eng civil então... Eu aprendi bem o basico, acho q a monografia pede algo mais complexo... abraço!

    Carlos Henrique 2
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Carlos Henrique 2
    · votar


    Death

    Cara, o problema é o seguinte, existem duas formas de se analisar/dimensionar uma estrutura predial de concreto armado:

    1 - Computacionalmente, através de poderosos softwares como TQS, Eberick e CypeCAD, que é o que fazem os escritórios de cálculo e projeto estrutural.

    2 - Manualmente, que é como se fazia no tempo de vovô garoto e guaraná com rolha, e que na prática de hoje em dia quase não é usado.

    A diferença é que com o primeiro você pode criar um modelo estrutural muito próximo do modelo físico real, considerando as ligações e interações entre vigas e pilares de forma bem realista, obtendo resultados bem precisos. E no processo manual tudo é feito de forma muito aproximada, afinal seria um trabalho sobrehumano fazer operações com matrizes 100x100 e 1000x1000. Mas essas aproximações, por mais grosseiras que possam ser, são sempre a favor da segurança.

    No teu caso, você terá que usar o processo manual, onde você analisará cada viga isoladamente (considerando todos os tramos). As vigas se apoiam nos pilares, mas no teu modelo você vai substituir esses pilares por apoios do segundo gênero.

    Tente fazer isso no Ftool, e verifique se os valores de "As" estão compatíveis com os valores que você tem. (use e abuse do Excel)

    E me diga uma coisa: você precisa saber os esforços nos pilares também ou só nas vigas? Existe vigas se apoiando em outras vigas?

    Non-Toxic
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    nao consigo nem calcula as reacoes nas barras de treliças

    Carlos Henrique 2
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Non-Toxic

    treliças é só usar leis de newton =P

    Adrianodevil
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Death

    é o seguinte... eu tenho uma monografia p/ apresentar quinta q vem... to c/ uma planta de estrutura c/ 24 vigas e preciso definir como são esses vinculos
    se vc tiver cad, me avisa q eu posto o desenho p/ vc dar uma olhada
    ta tudo pronto... inclusive as armaduras negativas, positivas e momentos compensados... só preciso definir isso p/ terminar os calcs no ftoll e desenhar os diagramas


    Pelo que eu entendi da sua questão lendo os seus dois posts, o que você tá querendo saber é como tratar os vínculos entre as vigas e os pilares para representá-los no Ftool. É isso?

    Tipo... Você vê a planta de forma com as ferragens e quere representar essa viga no Ftool, mas não sabe como tratar as extremidades (se por apoios livres, fixos, engastes ou se está em balanço)... É isso que você quer saber?

    Adrianodevil
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Death

    Bom, se a sua dúvida for realmente o que eu postei, a resposta pra ela será o seguinte:

    Você pode sim modelar as vigas pelo modelo clássico de vigas contínuas simplesmente apoiadas nos pilares PARA O ESTUDO DE CARGAS VERTICAIS, observando-se a necessidade de correções adicionais, que seria basicamente a adição dos momentos de engastamento perfeito nas ligações viga-pilar...

    Tem um outro modelo que considera a viga e o pilar formando um pórtico simples com condições de apoios particulares... Aí você tem que ver certinho na norma as considerações a se fazer...

    Se tiver encontro de vigas sem apoio de pilares, considerar uma carga concentrada na viga através do estudo do diagrama de esforços cortantes das vigas em questão... Ao menos meu professor fez essa consideração na resolução de alguns problemas de dimensionamento de armaduras de vigas...

    A melhor coisa que você faz é olhar você mesmo a norma e sanar as suas dúvidas... Vou dar uma mastigada pra você:

    NBR6118 - Projeto de Estruturas de Concreto
    Seção 14.6.7 - Estruturas usuais de edifícios - Aproximações permitidas
    14.6.7.1 - Vigas Contínuas

    Espero que seja isso...

    Adrianodevil
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    E aliás, que curso você faz? Qual é o lance dessa monografia aee? Explique melhor o que você realmente tá querendo fazer e talz...

    Non-Toxic
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Carlos Henrique 2
    nao sei usa o metodo dos nós
    como que eu vo sabe se é traçao ou compressao?

    Adrianodevil
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Non-Toxic

    Boas análises para treliças são feitas através do método das Seções (Ritter) ou pelo método dos nós...

    No método dos nós, a idéia é estabelecer o equilíbrio de cada nó, lembrando que barras de treliça não produzem momentos. Sendo assim, as únicas equações de equilíbrio serão Fx = 0 e Fy = 0.
    O "macete" é:
    1) Determinar as reações de apoio da estrutura
    2) Iniciar a determinação dos esforços normais nas barras a partir de um nó que apresente duas forças desconhecidas (geralmente os nós dos apoios)
    3) Prosseguir estabelecendo o equilíbrio de outros nós onde todas as forças, a menos duas, tenham sido anteriormente determinadas.

    No método das seções, você escolhe três barras não paralelas e não concorrentes e faz um corte na estrutura por essas barras... Feito isso, você parte do princípio de que se há equilíbrio na estrutura, valerão as equações de equilíbrio para a seção a direita ou a esquerda... Aí é só analisar Fx=Fy=M=0...

    Usando os dois métodos em conjunto e com um pouco de prática você resolve tudo que é tipo de treliça rapidinho...

    Tem também um método gráfico de resolução (método de Maxwell-Cremona), mas esse quase nunca é usado...

    Non-Toxic
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Adrianodevil
    o das secoes eu consigo usa tranquilo

    o problema é se perdir pra achar em todas as barras e usar dos nós
    quando vo fazer um exercicio começo normal pego um nó com 2 barras pra achar, mas e aí? boto tudo como tração e se der negativo é compressao? e o proximo nó? a barra que eu ja achei ponho como o que?

    Adrianodevil
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Non-Toxic

    o problema é se perdir pra achar em todas as barras e usar dos nós
    quando vo fazer um exercicio começo normal pego um nó com 2 barras pra achar, mas e aí? boto tudo como tração e se der negativo é compressao? e o proximo nó? a barra que eu ja achei ponho como o que?


    Isso... A idéia é essa... Você vai arbitrar o sentido da força normal na barra (usualmente arbitramos tração) e caso o resutado apareça negativo, quer dizer que a força em questão é de compressão... O jeito mais fácil de começar o método dos nós, como já dito, é nos nós dos apoios onde já se conhecem as reações...

    Encontradas as forças nas duas primeiras barras, você irá pegar um nó seguinte onde existam forças conhecidas suficientementes para se determinar as reações neste nó... O segredo está em interpretar bem esse passo:

    3) Prosseguir estabelecendo o equilíbrio de outros nós onde todas as forças, ao menos duas, tenham sido anteriormente determinadas.

    No caso de treliças grandes e complexas, este método fica extremamente cansativo já que você vai acabar não seguindo uma "sequência" dos nós... É por isso que os métodos de Ritter e dos nós devem ser usados em conjunto para melhor eficácia na solução destes problemas...

    O grande inconveniente do método dos nós, é que há uma "propagação de erros"... Se você fez algo errado em um nó, usará os seus resultados para calcular um nó subsequente e portanto estará errando mais uma vez... Aí a merda vai se acumulando num efeito dominó... Já me fudi grande em uma prova por causa disso haha... Muita atenção ao utilizar o método...

    Non-Toxic
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Adrianodevil
    Encontradas as forças nas duas primeiras barras, você irá pegar um nó seguinte onde existam forças conhecidas suficientementes para se determinar as reações neste nó...

    entao...parto pro proximo nó, que precisa das forças encontradas anteriormente, dai eu ponho essas como no nó? por exemplo, se as duas que eu achei antes sao de traçao no no anterior eu coloco como compressao no nó do lado? outra coisa: depois que acha os valores das forças, na hora de achar as outras poe os valores todos positivos? mesmo sendo de comrpessao ou segue pela direcao que esta a força?

    mals ae fica te enchendo o saco mas esse assunto ta me quebrando as pernas

    -Toolbar-
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Death
    Se alguém te passar informação errada vc tomba a estrutura.

    Adrianodevil
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Non-Toxic

    entao...parto pro proximo nó, que precisa das forças encontradas anteriormente, dai eu ponho essas como no nó? por exemplo, se as duas que eu achei antes sao de traçao no no anterior eu coloco como compressao no nó do lado?

    Não, não... Você deve colocá-las também como forças de tração... Pense comigo... Se você colocasse um nó tracionado e o outro comprimido, pensando na barra de forma isolada, você não garantiria o equilíbrio do elemento... É tudo uma questão de pensar no equilíbrio de cada barra (equilíbrio local) que fazem parte do equilíbrio da estrutura como um todo (equilíbrio global)...
    Lembre-se sempre da conveção besta... Força saindo da seção, tração, positiva... Toda a barra da treliça estará sujeita a um único esforço normal, ou de tração ou de compressão...

    depois que acha os valores das forças, na hora de achar as outras poe os valores todos positivos? mesmo sendo de comrpessao ou segue pela direcao que esta a força?

    O sinal nessa parte da estática é apenas uma sutileza... Eu particularmente não costumo "dar bola" pro sinal... Eu olho unicamente para o sentido da força... Meu resultado deu negativo? Beleza, eu risco a força que inicialmente era de tração e desenho ela como compressão, adicionando um sinal positivo ao meu resultado...
    O que quero dizer, é que não vale a pena ficar se prendendo nesse "ente matemático" que é o sinal de positivo ou negativo... O que importa mais é você conseguir enxergar o sentido da força para montar as condições de equilíbrio...

    mals ae fica te enchendo o saco mas esse assunto ta me quebrando as pernas

    Dá nada não, man... Tamo aqui pra ajudar...

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # dez/09
    · votar



    nao consigo nem calcula as reacoes nas barras de treliças

    O Ftool faz sozinho.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # dez/09
    · votar


    a barra que eu ja achei ponho como o que?

    Se achou tração vai tracionar os dois nós e vice-versa.

    Non-Toxic
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Adrianodevil
    acho que agora vai
    valeu man

    Black Fire
    auhauuha foda que nao da pra usa essas artimanhas
    tem que faze no braço

    Death
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Adrianodevil
    Carlos Henrique 2
    vlw kras
    a minha duvida era +/- em relação a isso mesmo q vcs falaram
    essa monografia faz parte da disciplina de estruturas I... o professor deu uma planta de arquitetura e apartir daí foi feito todo um estudo sobre a estrutura... ele queria todos os calculos a mão... só dimensionei vigas e lajes... pilares ele só queria saber as reações (o diciomenionamento de pilares e estruturas de aço vem só em estruturas II)
    entreguei minha monografia ontém e fiquei c/ 8
    só não tirei 10 por conta de um borrador q o professor havia pedido antes da entrega do trabalho final e pelo fato de não estar no padrão da abnt ele descontou 2 pontos
    mais uma vez agradeço a atenção e colaboração de todos vcs
    a proposito, eu estou cursando Edificios na FATEC-SP

    El_Cabong
    Veterano
    # set/11
    · votar


    APROVEITANDO O TÓPICO.

    Alguém aí sabe como calcular a resistência ao esforço cortante do aço ?

    Por exemplo:
    Num parafuso de seção tranversal de 1cm² que está engastado numa parede, quanto de peso eu posso pendurar neste parafuso sem que ele se deforme plasticamente ?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Engenharia civil - estruturas