Informática aplicada à engenharia civil.

    Autor Mensagem
    Black Fire
    Gato OT 2011
    # mai/10


    E então como é o mercado de desenvolvimento, quais as perspectivas futuras? Que tipo de curso/especialização eu devo fazer durante e depois da graduação(faço engenharia civil) pra trabalhar nessa área? Por enquanto estou estudando programação, qual linguagem é mais útil? Eu sei que a maioria usa Delphi, C e essas linguagens mais clássicas, mas será que não há espaço pra inovação(Java, Ruby, etc)?

    DarkMakerX
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Black Fire
    Não entendo de engenharia civil, mas sobre programação, acho que .Net é uma boa pedida atualmente.

    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Talvez uma ferramenta de automação para projetos, incluindo especificação, síntese lógica, física, modelagem matemática... (se é que já não existe..)

    Ian Anderson
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Black Fire

    Pra "PC"
    Java, C++,

    Para Web
    Php, JSP, Ruby

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # mai/10
    · votar


    DarkMakerX
    Essa .NET não tem que pagar um por fora pra Microsoft?

    ZakkWyldeEMG
    Na verdade eu tô na fase de aprender a fazer ainda.

    Ian Anderson
    É, eu tô penando nessas duas mesmo.

    TerraSkilll
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Black Fire
    Como para modelagem de arquietura existem softwares fortes (CAD e companhia) com os quais seria complicado disputar, acho que um foco interessante seriam softwares para gerência de projetos (análise de custos, viabilidade, retorno e etc).

    ZakkWyldeEMG

    Talvez uma ferramenta de automação para projetos, incluindo especificação, síntese lógica, física, modelagem matemática... (se é que já não existe..)
    Parece uma boa pedida também, mas tem que avaliar a complexidade disso, caso seja um projeto "solo".

    Quanto à linguagem, eu não diria que Java e Ruby são inovação, já que tem um bom tempo de mercado. Tem que avaliar em qual você se sente mais confortável para trabalhar. Recomendaria a dupla C++/Java, caso se foque em desktops, ou PHP, caso parta pra web.

    Abraço.

    Adrianodevil
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Adrianodevil
    · votar


    Black Fire

    Que tipo de curso/especialização eu devo fazer durante e depois da graduação

    Sua pergunta fica muito vaga diante a gama de caminhos que a Engenharia pode oferecer. Hoje em dia, com o número gigantesco de oportunidades e maneiras de se afunilar a formação em Engenharia, fica realmente muito difícil dizer o caminho a seguir.

    Pra início, acho que você deveria primeiro estipular: Qual área dentro da Engenharia Civil pretendo seguir?

    Eu também faço Civil e construi um pequeno plano de carreira. Inicialmente, a minha idéia era a de trabalhar na área de projetos com cálculo estrutural. Iniciei um curso de AutoCAD (ainda em andamento) e a idéia era prosseguir com cursos de MS Project, Autodesk Revit, Eberick, CypeCAD e outros programas da área. Entretanto, comecei a me apegar e caminhar pra área comercial e de gestão (arrumei estágio na área) e com certeza mudarei o foco dos meus treinamentos e cursos.

    O que posso deixar como dica geral, é entender bastante de MS Project. Ultimamente isso anda fazendo alguma diferença na seleção de candidatos em variadas áreas.

    Se você quer seguir mais a área de programação, infelizmente não tenho conhecimento para opinar.

    Como acréscimo, invista sempre em idiomas. Inglês e Espanhol são essenciais, visto que as grandes empresas de Engenharia Civil andam ampliando suas empreitadas pela América do Sul.

    Acho que é isso que a minha pouca experiência tem como ajudar...

    Abraço!

    thebassx
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    síntese lógica

    o que seria síntese lógica em engenharia civil ?

    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    thebassx

    Seria a especificação de um subsistema, de um módulo.... eu não sei como funciona exatamente para a Eng. Civil, mas imaginei que seria assim, citando um exemplo:

    - Projeto de um edifício - especificação do módulo "elevador" -> daí aqui vc especificaria as características da estrutura para abrigar o sistema, etc etc ... partindo de um nível alto de abstração e ir descendo... =)

    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    softwares para gerência de projetos (análise de custos, viabilidade, retorno e etc).

    Imagino que seria interessante um TCC com foco no desenvolvimento de um software para fazer isso.

    thebassx
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    ZakkWyldeEMG

    tipo "linguagem de descrição de estrutura" ?

    hauahuah

    thebassx
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    if (soma dos momentos != 0) then predio cai

    else if predio em pé

    ZakkWyldeEMG
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    thebassx

    É, foi isso que imaginei..... mas como desconheço as metodologias de projeto nas diversas áreas da Eng. Civil, não me arrisco a opinar se seria útil ou não. Tomei como base projetos em algumas áreas da Eng. Elétrica mesmo. =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Informática aplicada à engenharia civil.