Leis para homossexuais não homossexualizam ninguém, assim como crucifixos não convertem ninguém

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# nov/09 · Editado por: brunohardrocker
· votar


james_the_bronson
Seria melhor dizer o contrário: As porcentagens na Itália não decidirão pela corte. Mas também não faz muita diferença, tá tudo infestado de católicos. A melhor jogada política ainda é a favor dos católicos. Um péssimo exemplo de influência política da Igreja, hihi...

Infestados de católicos? Como tem tanta certeza?
Mesmo que fossem católicos, eles estão num continente onde as pessoas são muito mais informadas, a população não admite injustiças.

Logo,devem estar alheios a um lugar onde, no máximo, fala-se sobre política...
Parte disso eles justificam com religião. Boa parte até. Se o Estado se enche de gente que é inflexível, vai dar merda. Religiões são inflexíveis nas suas crenças. Ditaduras também...

Não estou dizendo que sejam necessariamente a mesma coisa. Só que, como você parece sugerir: Quanto "mais laico" melhor. Então a gente nem precisava de toda essa discussão, bastava essa linha para justificar a retirada de crucifixos de escolas...


Resumindo: repito todos os meus argumentos anteriores sobre esse assunto. Não estou vendo onde justifica a retirada.
Não que eu queira dizer que estou certo, apenas os argumentos não me convencem.

Ué como pode dizer "não mesmo" e citar que "além de matador foi comunista"? Sinal de que é possível ser comunista sem ser matador. Como eu disse, vai cair numa linha política/filosófica de outra pessoa menos hardcore :P ...

Ok, deixa pra lá. Tá muito fora esse assunto.

Oh não! Talvez mundo afora. O máximo que eu vejo aqui é dar banho e cortar cabelo de mendigo. Ou gastar rios de dinheiro mandando revistas da Canção Nova que minha mãe já pediu para cancelarem ( que aí já mandaram sem perguntar se queria )...

E ainda tem gente que acha que não é "panfletagem". Haha!!!


Veja como quiser, eu também tenho uma opinião contrária à dita "panfletagem", mas consigo reconhecer as campanhas. Assim como as campanhas dos protestantes e quaisquer outras.

Isso não tem lá muita relação com hospitais com nomes de santos...

Santos também têm seus significados.

Catolicismo conta com gente que não pratica para mostrar grandeza. Como acha que seja a "maior religião do Universo ( e eventuais Multiversos )"? Boa parte vem daqui do Brasil, aposto, e a gente vê como são os "fiéis" aqui...

Bom, eu já disse isso em outro tópico e pelo que vi você lembra bem. Não vou remoer o assunto.
Eu não me considero católico.

E sim, a Igreja não mata nem tortura oficialmente mais, mas nem de longe significa que aceite bem/acolha bem pessoas que se digam católicas mas fujam de alguns de seus dogmas...

A partir do Papa João Paulo II a coisa tomou outro rumo.

É comum ver assassino, ex-traficante, padre pedófilo, todos acolhidos pela Igreja. Foda é ver uma bicha louca assistindo à missa. Ou seja, a bichinha diz para o censo que se considera cristã. Mas o padre nem olha na cara dela...

Se é pela vontade deles, a igreja não deve impedir ninguém.

E você comeu uma das partes mais importantes do meu post :\ ...

Eu deixei de quotar um trecho mas respondi. Fica ruim demais para ler posts imensos com ítálico.

Machine Gun Man
Veterano
# nov/09
· votar


brunohardrocker
eles estão num continente muito mais avançado culturalmente,

Cuidado. hihihi

brunohardrocker
Veterano
# nov/09
· votar


shoyoninja

Achei que fosse um cara mais inteligente.

brunohardrocker
Veterano
# nov/09
· votar


Machine Gun Man
Cuidado. hihihi

É, sei. Vão me apedrejar me perguntando "o que é cultura pra você?" "cultura é relativo"... e desencadeia mais uma discussão, quando poderiam entender o que eu quis dizer com cultura.

-Toolbar-
Veterano
# nov/09
· votar


Esse tópico vai bombar.

Religião e opção sexual no mesmo tópico.

Pra apimentar um pouco mais é só falar que o Slash é o melhor guitarrista do mundo.

james_the_bronson
Veterano
# nov/09
· votar


Infestados de católicos? Como tem tanta certeza?
Mesmo que fossem católicos, eles estão num continente muito mais avançado culturalmente, a população não admite injustiças.


Ahhh, Portugal, Espanha, a própria Itália. O peso da quantidade de fiéis. É mais fácil votar a favor dos 93% ( ou sei lá quanto, preguiça de olhar lá ) do que contrariar...

Mas sendo uma "população que não admite injustiças", dá para esperar que votem contra a propaganda católica :] ...

Resumindo: repito todos os meus argumentos anteriores sobre esse assunto. Não estou vendo onde justifica a retirada.
Não que eu queira dizer que estou certo, apenas os argumentos não me convencem.


Não te convencem, tá. E olha que você mesmo falou para eu imaginar como dá merda no Oriente Médio por não serem estados laicos lá...

Justificativas para tirar: O Estado não está atrelado à religião. Não tem porque privilegiar uma só. Independente disso tudo: Escola é um lugar onde se discute ciência, política e filosofia. Para religião ( ainda mais uma específica ), igrejas...

Veja como quiser, eu também tenho uma opinião contrária à dita "panfletagem", mas consigo reconhecer as campanhas. Assim como as campanhas dos protestantes e quaisquer outras.

A Igreja católica tem muita ostentação e muito cri cri. Gastam muito tempo e dinheiro com essas coisas. E ajudam de menos...

Santos também têm seus significados.

Têm, e aí???

Bom, eu já disse isso em outro tópico e pelo que vi você lembra bem. Não vou remoer o assunto.
Eu não me considero católico.


Tá...

A partir do Papa João Paulo II a coisa tomou outro rumo.

Que medidas exatamente???

Se é pela vontade deles, a igreja não deve impedir ninguém.

Acha que funciona assim? Padre, bispo, cardeal, e este Papa atual são tudo mais mal encarados que o Capitão Nascimento...

Falando sério, sempre achei padre, freira intolerantes à beça. Estudei em escola católica durante um bom tempo. A cena mais bizarra que eu presenciei foi o padre tacando um pedaço de giz na testa do moleque mais arruaceiro da turma. Foi certeiro. Nego diz que ele tava bebaço, nem lembro mais. E não lembro se ele se demitiu ou foi demitido. Na real acho que se demitiu, porque tipo na semana seguinte ele tava todo revoltado dizendo que jamais imaginaria que alunos fossem falar dele "pelas costas" ( com a direção, ou o que o valha ). Depois sumiu...

Eu deixei de quotar um trecho mas respondi. Fica ruim demais para ler posts imensos com ítálico.

Tá beleza ^^ ...

brunohardrocker
Veterano
# nov/09
· votar


Ahhh, Portugal, Espanha, a própria Itália. O peso da quantidade de fiéis. É mais fácil votar a favor dos 93% ( ou sei lá quanto, preguiça de olhar lá ) do que contrariar...

Deve existir por um lá um populismo como aqui no Brasil, então.

Mas sendo uma "população que não admite injustiças", dá para esperar que votem contra a propaganda católica :] ...

hahahaha... =]

Não te convencem, tá. E olha que você mesmo falou para eu imaginar como dá merda no Oriente Médio por não serem estados laicos lá...

Mas comentei sobre a simples presença dos crucifixos não interferirem na laicidade do Estado.

Justificativas para tirar: O Estado não está atrelado à religião. Não tem porque privilegiar uma só.

E não está.

A Igreja católica tem muita ostentação e muito cri cri. Gastam muito tempo e dinheiro com essas coisas. E ajudam de menos...

...

Santos também têm seus significados.

Têm, e aí???


Significa que dar nome de santos a hospitais não é converter ninguém ao catolicismo, tanto como crucifixos em escolas não é converter ninguém ao cristianismo.

Que medidas exatamente???

Diálogos com líderes de religiões diferentes, oposições à guerras, acordos de paz. Mas foda-se, acho que para um ateu é mais aceitável o prêmio Nobel ao Obama por simplesmente, demonstrar intenção de cessar as guerras.

Acha que funciona assim? Padre, bispo, cardeal, e este Papa atual são tudo mais mal encarados que o Capitão Nascimento...

Se eu acho? Minha mãe é católica, e pelo que conheço é assim.


Falando sério, sempre achei padre, freira intolerantes à beça. Estudei em escola católica durante um bom tempo. A cena mais bizarra que eu presenciei foi o padre tacando um pedaço de giz na testa do moleque mais arruaceiro da turma. Foi certeiro. Nego diz que ele tava bebaço, nem lembro mais. E não lembro se ele se demitiu ou foi demitido. Na real acho que se demitiu, porque tipo na semana seguinte ele tava todo revoltado dizendo que jamais imaginaria que alunos fossem falar dele "pelas costas" ( com a direção, ou o que o valha ). Depois sumiu...

Eu estudei até a quarta série, o negócio é rígido mesmo.
Mas existem padres e padres, escolas e escolas... Hoje estudo numa faculdade católica e não tem essa rigidez, as moças vão de vestido curto sem problemas =]

shoyoninja
Veterano
# nov/09
· votar


brunohardrocker
Obrigado, infelizmente não posso dizer o mesmo, mas o que isso tem a ver com o assunto?

brunohardrocker
Veterano
# nov/09
· votar


shoyoninja
Obrigado, infelizmente não posso dizer o mesmo, mas o que isso tem a ver com o assunto?

De nada!
Eu que te pergunto qual a utilidade do seu comentário na página anterior se não alimentar o ódio, ou então demonstrar o quanto é hipócrita.

james_the_bronson
Veterano
# nov/09 · Editado por: james_the_bronson
· votar


Mas comentei sobre a simples presença dos crucifixos não interferirem na laicidade do Estado.

E não está.

Significa que dar nome de santos a hospitais não é converter ninguém ao catolicismo, tanto como crucifixos em escolas não é converter ninguém ao cristianismo.

Propaganda, cara...

Fora que é como eu disse naqueles dois parágrafos que eu tinha dito que não comentou. Com religião as coisas funcionam exatamente nesses detalhes. Não é a cruz estar ali pura e simplesmente. É a criança crescer achando que aquilo é o certo, que é o default. Crescer acreditando que é católico sem nunca ter parado para escolher ( ou sem nem ao menos ter sido educado em casa para isso, o que já é suficientemente ruim )...

Diálogos com líderes de religiões diferentes, oposições à guerras, acordos de paz. Mas foda-se, acho que para um ateu é mais aceitável o prêmio Nobel ao Obama por simplesmente, demonstrar intenção de cessar as guerras.

Não vejo a relação disso que disse aí com o que eu vinha falando antes: E sim, a Igreja não mata nem tortura oficialmente mais, mas nem de longe significa que aceite bem/acolha bem pessoas que se digam católicas mas fujam de alguns de seus dogmas...

Estou falando de casos como um homossexual, ou alguém que queira abortar ¬¬ ...

Mas realmente, acho mais fácil um Papa apertar a mão de um representante do islamismo do que um padre fazer o mesmo com um guei. Embora, em termos de dogmas, o homossexual possa coincidir em quase tudo com o Papa...

Se eu acho? Minha mãe é católica, e pelo que conheço é assim.

Tá...

Eu estudei até a quarta série, o negócio é rígido mesmo.
Mas existem padres e padres, escolas e escolas... Hoje estudo numa faculdade católica e não tem essa rigidez, as moças vão de vestido curto sem problemas =]


Eu estudei da terceira até a oitava. Em duas diferentes. Nunca encheram o saco não. Nem ensinavam muito de religião mesmo. No final das contas, em Religião bastava responder tudo com "amor, carinho e respeito" e tava legal. Uma vez pediram para ler o Êxodo, nem li tudo, e não deu em nada. Mas não sentia a menor liberdade de questionar nada. Às vezes é mais fácil para o padre/freira repreender e encerrar o assunto do que aprender a explicação "oficial" da Igreja para determinado questionamento...

brunohardrocker
Veterano
# nov/09
· votar


james_the_bronson
Propaganda, cara...

Fora que é como eu disse naqueles dois parágrafos que eu tinha dito que não comentou. Com religião as coisas funcionam exatamente nesses detalhes. Nâo éa cruz estar ali pura e simplesmente. É a criança crescer achando que aquilo é o certo, que é o default. Crescer acreditando que é católico sem nunca ter parado para escolher ( ou sem nem ao menos ter sido educado em casa para isso, o que já é suficientemente ruim )...

Por que tanto medo? Não são vocês que falam dos religiosos que estudam evolucionismo e um monte de coisa que supostamente descreditam as religiões, mas mesmo assim seguem a vida religiosa?

Como um filho de ateus vai se converter por causa de um crucifixo?

Enfim, as pessoas escolhem o que acham melhor, e acredito que você seja mais liberal que eu pra entender que isso é bom. Eu teria todas as chances de virar um ateu se eu achasse que as coisas que vi, descartam a existência de Deus.

Estou falando de casos como um homossexual, ou alguém que queira abortar ¬¬ ...

A igreja simplesmente não reconhece relacionamentos homossexuais, mas não impede, não mata ninguém, e a mudança dentro da igreja quanto a isso é possível. Quanto ao aborto, não é só a igreja que é contrária, qualquer um pode ser contrário independente de credo. E existem argumentos.

james_the_bronson
Veterano
# nov/09 · Editado por: james_the_bronson
· votar


brunohardrocker
Por que tanto medo? Não são vocês que falam dos religiosos que estudam evolucionismo e um monte de coisa que supostamente descreditam as religiões, mas mesmo assim seguem a vida religiosa?

Como um filho de ateus vai se converter por causa de um crucifixo?

Caramba, acabei de explicar ali em cima. E o medo é grande. Seria um retrocesso eu imaginar um filho crente...

Já foi dito que não é só por olhar para o crucifixo. Não vou ficar repetindo ;) ...

Mas se ele não tem significado algum não exerce influência alguma, por que está ali? Nesse caso está meio perdido ou deslocado. "Ah, é cultural", ué, mas se ele não está ali pelo significado, não tem razão de estar ali. Mais um motivo para não estar ( esse, segundo sua linha de raciocínio atual )...

Enfim, as pessoas escolhem o que acham melhor, e acredito que você seja mais liberal que eu pra entender que isso é bom. Eu teria todas as chances de virar um ateu se eu achasse que as coisas que vi, descartam a existência de Deus.

Eu cresci acreditando ser católico por default. Daí para ter me envolvido, também por default, com a Igreja e virar mais um dizimista ( ou um repetidor de posições retrógradas da Igreja ), era um passo. Por sorte era "agnóstico funcional"...

É como o caso daquele moleque, Kaspar Hauser, que cresceu longe do contato social, cresceu preso e tal. Ele simplesmente não sabia que podia ficar de pé. Nunca ninguém o obrigou a ficar rastejando, mas ele cresceu assim. Algo bem semelhante pode acontecer com uma criança que cresce num meio católico, ou acreditando que todo mundo é católico, só porque estão em um ambiente com uma cruz no alto. É tão óbvio para ela que nem existe a necessidade de perguntar sobre o que é aquilo...

A igreja simplesmente não reconhece relacionamentos homossexuais, mas não impede, não mata ninguém, e a mudança dentro da igreja quanto a isso é possível. Quanto ao aborto, não é só a igreja que é contrária, qualquer um pode ser contrário independente de credo. E existem argumentos.

A Igreja não reconhece as orações muçulmanas, e não reconhece um monte de coisas do islamismo, nem por isso os Papas deixam de atuar demagogicamente apertando as mãos de representantes do islamismo. Tô falando que às vezes um homossexual tem mais em comum com a Igreja do que outras religiões. E a Igreja ataca com muito mais vontade os homossexuais e abortistas...

brunohardrocker
Veterano
# nov/09
· votar


james_the_bronson
Caramba, acabei de explicar ali em cima. E o medo é grande. Seria um retrocesso eu imaginar um filho crente...

haha Isso equivale a eu imaginar que teria um 'desgosto' muito grande em ter um filho ateu!
O mundo não tem jeito mesmo...

Mas se ele não tem significado algum não exerce influência alguma, por que está ali? Nesse caso está meio perdido ou deslocado. "Ah, é cultural", ué, mas se ele não está ali pelo significado, não tem razão de estar ali. Mais um motivo para não estar ( esse, segundo sua linha de raciocínio atual )...

Volto no assunto dos monumentos de políticos.

Eu cresci acreditando ser católico por default. ...
É como o caso daquele moleque, Kaspar Hauser, que cresceu longe do contato social,...

E quanto ao filho do casal ateu, do tópico? Ele simplesmente é ateu, e se sente "mal" com o crucifixo lá. Se seus pais lhe apresentassem o significado de tolerância, e porque as outras pessoas pensam diferente ele não se incomodasse. Assim como não me incomodo com simbolos maçônicos em trevos de cidades, árvores de natal...

A Igreja não reconhece as orações muçulmanas, e não reconhece um monte de coisas do islamismo, nem por isso os Papas deixam de atuar demagogicamente apertando as mãos de representantes do islamismo.

Apertar a mão é demagogia, meter o pal pra depois criar guerras é errado. Não sei o que se deve fazer então...

Tô falando que às vezes um homossexual tem mais em comum com a Igreja do que outras religiões. E a Igreja ataca com muito mais vontade os homossexuais e abortistas...

Quanto a isso devo reconhecer, em especial aos homossexuais.

james_the_bronson
Veterano
# nov/09 · Editado por: james_the_bronson
· votar


brunohardrocker
Volto no assunto dos monumentos de políticos.

Eita, mas o caso de políticos já foi respondido. A escola não tem orientação religiosa. Algum símbolo político, não é religioso...

Por exemplo: Joana D'Arc. O peso histórico dela é infinitamente maior que o religioso ( que devem ter atribuído meia dúzia de milagres para sugar o sucesso histórico dela para a Igreja ). O que ela fez é bem documentado e tal. E virou santa. Se tiver uma estátua dela, qual o problema???

Não funciona como conversão. Nem como difusora de idéias monarquistas, ou sei lá o quê...

E quanto ao filho do casal ateu, do tópico? Ele simplesmente é ateu, e se sente "mal" com o crucifixo lá. Se seus pais lhe apresentassem o significado de tolerância, e porque as outras pessoas pensam diferente ele não se incomodasse. Assim como não me incomodo com simbolos maçônicos em trevos de cidades, árvores de natal...

Ué, isso pode estar acontecendo. Ele não querer o crucifixo lá não significa que seja intolerante ou que não eduque seu filho...

Significa que antes de tudo é injusto com outras crenças/descrenças e mesmo que não aconteça com o filho dele, pode estar acontecendo com o dos outros...

O filho do cara pode ser o Wolverine, nem por isso ele vai deixar de querer que a cidade dele seja mais segura...

Apertar a mão é demagogia, meter o pal pra depois criar guerras é errado. Não sei o que se deve fazer então...

Ué, tratar bem aqueles com quem têm muitas diferenças ( muçulmanos ) e aqueles com quem têm menos diferenças ( um homossexual dizimista com projetos sociais que reza o Pai Nosso todo dia )...

Konrad
Veterano
# nov/09 · Editado por: Konrad
· votar


Estado laico é Estado laico, portanto nada de símbolos religiosos em instituições públicas. Ou símbolos de todas as religiões, ou de nenhuma.

Infelizmente, a questão é simples assim. O resto é tentar justificar a própria crença.

shoyoninja
Veterano
# nov/09
· votar


brunohardrocker
Hipócrita por qual motivo?

O objetivo do que falei é demonstrar que a alegação de que um crucifixo é um símbolo histórico e não um símbolo religioso é absurda pois ela representaria as atrocidades cometidas pela igreja em sua longa, marcante e inesquecível atuação.

Sobre queimar e destruir cruzes, foi apenas uma alegoria para deixar mais claro o que eu quis dizer: Considerando apenas sua participação na história, a cruz deveria ser repudiada.

Contudo ela NÃO É um símbolo histórico.

Lucas Borlini
Veterano
# nov/09
· votar


Segue a resposta de uma amiga minha, que é assistente social, sobre o assunto em questão:

Nota, o texto que a minha amiga respondeu foi o do seguinte tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/220793/0#6391487

"Amado Lucas,

Li o esse texto e fiz um destaque aos páragrafos que mais achei cheio de preconceitos e contradições. Primeiramente, confesso que não acredito nesses políticos envolvidos nessa ação, uma vez que percebo que os mesmo fazem politicagem como forma de se perpetuarem na política.

Bem, a começar de um comentário seu, "que os pais não podem bater nos filhos", de acordo com minha trajetória acadêmica de pesquisa e minha experiencia de trabalho, com certeza os pais não poderiam e tb não deveriam NUNCA bater nos seus filhos, se vc quiser vc pode pesquisar e perceberá que o ato de bater influencia diretamente o desenvolvimento das habilidade e da personalidade da criança. VIOLÊNCIA só gera VIOLÊNCIA. Será que não temos instrumentos melhores para a educação dos nosso filhos que não seja bater?

O ato de bater torna a criança mais agressiva, retraida e ao invès de gerar confiança nos pais, gera o medo.

Bem quero fazer mais uma pontuação, como cristã, mas também com militante de direitos humanos que sou e que aqui busco a todo momento conciliar a fé e a Razão. Esse projeto de lei para a criminalizaçao da homofobia deve ser lido, compreendido e devemos falar sobre ele com argumentos de pessoas que estão cientes e sabem do que está realmente ocorrendo e buscar a todo momento questionar o que se escreve pela mídia.

Esse projeto virá garantir o direito aos homo, idosos e deficientes de serem respeitados por toda a sociedade, isso pq historicamente essas categorias foram relegadas pela sociedade e assim por elas discriminadas. Em vista disso, o projeto não virá negar o meu, o seu e o direitos dos cristãos de livre expressão, mas é lógico que se esse direito queremos usar para denigrir e ferir a imagem do outro de forma exludente, com certeza ele deve ser revisto.

Em relação a essa frase, "Isso fere todo sacerdote, todo padre, todo pastor; fere todo pai, todo cidadão que queira ensinar ao filho que o homossexualismo é pecado. Não pode mais porque passa a ser crime - disse".
Com certeza não mudará a educação em relação a ensinar ou não sobre o pecado, mas sim sobre o próprio respeito em relação aos homo, idosos e deficientes.
A igreja não condena o homossexual, mas sim o homossexualismo, o convidando a viver uma vida na castidade. Assim como convida a nós jovens solteiros a levar uma vida santa na nossa sexulidade.

Jesus naõ condenou Maria Madalena mas a fez se sentir o verdadeiro amor e assim ela mudou de vida.

Criminalizar a homofobia é criminalizar as pessoas que tratam com desrespeito os homossexuais, assim como ocorre com os negros ou qualquer minoria discriminalizada, o respeito não deveria ter que ser imposto em virtude de uma lei, mas sim deveríamos tê-lo e cultivá-lo nos nosso laços diários.

Nós cristãos temos que ser diferentes, não é pq sou a favor de uma lei que criminaliza a homofobia é que sou a favor do homossexualimso, mas devo tratar a todos como pessoas humanas, e sendo cristã como filhos muito amados de Deus, no qual Deus tem um infinito amor, independente de sua condição.

Gostaria de destacar ainda, que toda lei é aprovada por causa de um contexto anterior, e hoje infelizmente muitos homo e transsexuais são mortos pelo simples fato de estarem nessa condição e isso acorre sem visibilidade nenhuma, em 2008 muitos homossexuais foram assassinados em Vila Velha por causa da homofobia e por isso que se luta hoje para a aprovação dessa lei.

Por fim, com certeza a lei não pode ser aprovada debaixo dos panos, mas não foi isso que percebi no texto, percebo o texto completamtente preconceituso e oportunista, toda a lei precede um debate e espero que seja isso que ocorra, mas um debate crítico e comprometido realmente com a pessoa humana e não somente por questões que possam garantir mais oito anos no poder.


Desculpe-me por me alongar, mas tenho muito medo de criarmos em nós, espaços de perpetuação de práticas preconceituosas e extremistas.

Abraços!"

shoyoninja
Veterano
# nov/09
· votar


Lucas Borlini
Muito bom.

Principalmente no ponto sobre a importância do contexto que levou a criação da lei.

brunohardrocker
Veterano
# nov/09
· votar


shoyoninja
Hipócrita por qual motivo?

Hipócrita porque certamente enche a boca pra falar de guerras santas, de "atrocidades da igreja", de diferenças religiosas e etc., mas ao mesmo tempo faz um comentário extremamente preconceituoso, que não tem outro objetivo se não despertar o ódio.

O objetivo do que falei é demonstrar que a alegação de que um crucifixo é um símbolo histórico e não um símbolo religioso é absurda pois ela representaria as atrocidades cometidas pela igreja em sua longa, marcante e inesquecível atuação.

Não mesmo. A cruz é simbolo do cristianismo, ideais cristãos, que não correspondem a queimar bruxas.

Sobre queimar e destruir cruzes, foi apenas uma alegoria para deixar mais claro o que eu quis dizer: Considerando apenas sua participação na história, a cruz deveria ser repudiada.

É uma declaração que lhe convém, porque vc não faz parte da religião, não sabe o que ela significa para as pessoas e alega uma coisa que não corresponde aos ideais cristãos.

Contudo ela NÃO É um símbolo histórico.

É, há mais de 2 mil anos.

É um simbolo que não representa apenas religiosidade, representa ideais, assim como de tantas outras pessoas influentes.

Crazy Batera
Veterano
# nov/09 · Editado por: Crazy Batera
· votar


Nossa, quanto conteúdo! _hmm


edit: não estou sendo irônico! Mas falta comprovar. ^^

shoyoninja
Veterano
# nov/09
· votar


brunohardrocker

É uma declaração que lhe convém, porque vc não faz parte da religião, não sabe o que ela significa para as pessoas e alega uma coisa que não corresponde aos ideais cristãos.


Exatamente: para mim, é apenas um símbolo que representa a igreja e sua história.

Contudo eu sei que significa muito para quem a considera como símbolo religioso, exatamente por isso a idéia de destruir crucifixos perturba tanto. Mas fique tranquilo porque não saio por aí ateando fogo em cruzes.

No entando, queimar uma cruz é bem diferente de queimar pessoas, tirando a falta de respeito sem sentido ninguém se machuca no processo.

Sobre isso:
É, há mais de 2 mil anos.

É um simbolo que não representa apenas religiosidade, representa ideais, assim como de tantas outras pessoas influentes.


Todas as suas participações relevantes na história mostram exatamente o oposto do que esses ideais seriam.

Historicamente, a cruz representa medo, poder e sangue. Você pode contestar isso da forma que quiser, mas isso não muda o passado e nem o que foi feito utilizando-a como escudo. E não me refiro apenas a queima de bruxas.

Pensando apenas no simbolismo religioso, concordo, tem muitos ideais atrelados, mas não se resume a isso.

No mais, dizer que a cruz não é um símbolo religioso já é contraditório o suficiente, não deveria nem ser necessário explicar isso. E não pode ser um símbolo histórico se a história for simplesmente ignorada.

james_the_bronson
Veterano
# nov/09 · Editado por: james_the_bronson
· votar


Pensando apenas no simbolismo religioso, concordo, tem muitos ideais atrelados, mas não se resume a isso.

Pensando na Itália então... Um outro significado cultural, conforme disse antes, é o da cruz como sendo instrumento de tortura/pena de morte ( Jesus, se existiu, só foi mais um crucificado )...

Então usar a cruz pelo significado "histórico" é, necessariamente, recordar isso. Já que a história da cruz não se resume apenas à religião ( justamente o que os crentes estão defendendo )...

Lucas Borlini
Veterano
# nov/09
· votar


shoyoninja
Historicamente, a cruz representa medo, poder e sangue. Você pode contestar isso da forma que quiser, mas isso não muda o passado e nem o que foi feito utilizando-a como escudo. E não me refiro apenas a queima de bruxas.


Cara, a igreja como instituição não fez isso.
A sede de sangue e poder é natural do ser humano, a doutrina cristã é completamente diferente, tente pesquisar o outro lado, as coisas boas que a igreja fez/faz.
Vc esta sendo preconceituoso.

shoyoninja
Veterano
# nov/09
· votar


james_the_bronson
Não faz sentido. O que quero dizer é que o significado religioso engloba os ideais e muitas outras coisas, como deus, seu filho, ressurreição, vida eterna, etc. E não que o significado religioso é apenas mais um.

Também não estou alegando que a cruz representa para todos matança e destruição. E não vem ao caso todos os outros muitos significados que nossa imaginação pode encontrar. Posso dizer que é o simbolo da soma (+) e que deveria estar nas aulas de matemática, mas não faz muito sentido...

Ela representa religião DIRETAMENTE. É a primeira idéia a qual ela remete para a grande maioria das pessoas. No meu ponto de vista, uma pena, mas fazer o que?

shoyoninja
Veterano
# nov/09 · Editado por: shoyoninja
· votar


Lucas Borlini
Não estou sendo preconceituoso, estou interpretando da forma que foi proposta: Como símbolo histórico. E para tal é preciso considerar toda a participação da cruz na história, principalmente no caso de países europeus.

Não adianta tentar pensar na história e ignorar o passado. Como poderia?

E você tem toda a razão, a igreja não faz nada, pessoas fazem.

Lucas Borlini
Veterano
# nov/09
· votar


shoyoninja
E para tal é preciso considerar toda a participação da cruz na história

É isso ai cara, mas tipo, eu só falei aquilo ali em cima pq geralmente a galera fica tirando conclusões olhando só o lado ruim da coisa.

Nós cristão sabemos do passado e tbm não nos orgulhamos dele.

shoyoninja
Veterano
# nov/09
· votar


Lucas Borlini
É isso que quero dizer... Só que o passado É a história.

Como símbolo religioso é perfeitamente compreensível o motivo de tanto respeito, admiração e devoção. Contudo, em um estado laico, não deve estar presente em entidades do governo.

E assim deve ser justamente porque a história mostra o que pode acontecer.

Denovo, é o caso do contexto, a liberdade é restrita para evitar que erros continuem ou se repitam.

james_the_bronson
Veterano
# nov/09 · Editado por: james_the_bronson
· votar


shoyoninja
Não faz sentido. O que quero dizer é que o significado religioso engloba os ideais e muitas outras coisas, como deus, seu filho, ressurreição, vida eterna, etc. E não que o significado religioso é apenas mais um.

Também não estou alegando que a cruz representa para todos matança e destruição. E não vem ao caso todos os outros muitos significados que nossa imaginação pode encontrar. Posso dizer que é o simbolo da soma (+) e que deveria estar nas aulas de matemática, mas não faz muito sentido...

Ela representa religião DIRETAMENTE. É a primeira idéia a qual ela remete para a grande maioria das pessoas. No meu ponto de vista, uma pena, mas fazer o que?


Claro que faz. Ainda mais lá na Itália. A "cruz da tortura" mão é a principal referência histórica. Mas pensando na história de lá, ela tem esse outro significado importante sim. Se o que tão querendo lá é lembrar a história, não tem como fugir disso...

+ é pracabá né?!?!

Cruz de anão???

Morgenstern
Veterano
# nov/09
· votar


Lucas Borlini
Nós cristão sabemos do passado e tbm não nos orgulhamos dele.

Me desculpe , mais a "sã" doutrina e o verdadeiro cristianismo não tem a ver com o putrefo passado catolico !
O catolicismo é cheio de "tradicionalismo" e doutrinas extra-biblicas (Cruz como amuleto, purgatorio , natal , adoração a santos e etc)
Me polpe ...

Sobre o topico , acho que escola não é lugar para influencia religiosa , portanto acho que isso não é nenhum problema ...
Sempre aprendi em biologia sobre a Teoria da Evolução
Mas mesmo assim não aceito como explicação da origem da vida...
Do mesmo jeito que uma cruz (que não é ensino , que é apenas uma representação) não pode causar nenhuma influencia sobre o ateismo ensinado pelo seus pais.

É a insegurança daquilo que os pais acreditam que esta causando medo.

Lucas Borlini
Veterano
# nov/09
· votar


Morgenstern
O catolicismo é cheio de "tradicionalismo" e doutrinas extra-biblicas (Cruz como amuleto, purgatorio , natal , adoração a santos e etc)

Adoração a santos???

Não adianta nem discutir, ja vi que vc não sabe nada da doutrina catolica.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Leis para homossexuais não homossexualizam ninguém, assim como crucifixos não convertem ninguém