MST derruba laranjeiras.

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# out/09
· votar


lovehatelove_fe
vou ter que passar por isso pra acreditar, se for verdade.

Aliás, olhando agora eu sinto que além de tudo, estou sendo chamado de mentiroso. Daqui a pouco também me acusam de ser parte da mídia sensacionalista, que estou defendendo os meus interesses de elite dominante...

Lucas Borlini
Veterano
# out/09
· votar


Vendo esse bando de filhas da puta fazendo o que fazem, exigindo mudança na porrada, me dá uma baita sensação de que estão cuspindo em tudo o que meus pais e avós precisaram passar.

Outro ponto importante.

A história da minha familia é semelhante a sua.
Meu pai morava num barraco numa cidade do interior chamada "João Neiva", e minha mãe morou a infancia toda numa cidade tbm de interior chamada Guarana (proxima a Aracruz), a vida da minha mãe foi melhor que a do meu pai, mas quando meu avô foi pra Guarana tudo que ele tinha era um trator (daquele pequenos, menor que uma caminhonete) e 7 filhos.

lovehatelove_fe
Veterano
# out/09
· votar


Bog
Cara, como eu disse... eu ainda nao acredito, porque eu nao vi. E acho que voce me entende perfeitamente, afinal porque eu acreditaria em alguem que nem conheco, se tenho fontes confiaveis alem dos meus olhos pra dizer que nao eh a meta deles fazer esse tipo de coisa, entrar em casa de familia trabalhadora, e ocupar terra produtiva. Desculpa, mas eu nao acredito mesmo.

E em relacao a trabalhar e ganhar com suas proprias pernas o que lhe merece, eu valorizo muito isso... eu me incluo em uma familia de classe media que nao mede esforcos pra ter seus proprios ganhos, se nao fosse assim eu nao estaria graduando em Engenharia Eletrica em Federal. Mas o caso eh muito maior do que esse, muita gente, mas muita gente mesmo em grupos como esse estao nessa situacao por nao terem oportunidade de educacao e trabalho e nao querem migrar pra cidades como sao paulo na esperanca de um mundo novo e virarem mendigos. E cara, sinceramente o que eu digo eh muito triste e as vezes parece apelativo (olha os coitados nao tem oportunidade), mas isso acontece no Brasil mais do que a gente pensa... as oportunidades NAO SAO pra todo mundo, mas nos da classe media vivemos em um mundo a par disso. Tem sim pessoas pobre no Brasil que nao medem esforcos pra pegar na inchada e mesmo assim morrem de fome, e sao MUITAS. Alem disso, nao eh so o MST que esta em jogo. Tem tbm grupos de indigenas que ha MUITO tempo foram desapropriados a forca (desde a colonizacao) e essa injustica segue ate hoje. E tambem quilombolas (antigos escravos refugiados). Voce deve saber muito bem que atte hoje existem muitos casos de escravidao em fazendor.
Em relacao a eles fazendo cara de bonzinhos, eu nao acredito, porque se fosse uma visita dde 1 semana, poderia ate acontecer deles deixarem suas atividades de lado para passarem de bons mocos pra estudantes, o quee ainda assim seria meio irracional, mas amigos meus ja passaram 28 dias em assentamentos e ACAMPAMENTOS, vivendo na pele o que esse povo passa todos os dias. Essas familias nao tem medo do trabalho nao.. sinceramente.
Eu passei so uma semana pra estudar o grupo e fazer um curta, que nao foi concluido, infelizmente.
Eu, definitivamente, acho a causa muito justa.

lovehatelove_fe
Veterano
# out/09 · Editado por: lovehatelove_fe
· votar


Bog
Nao estou te acusando de nada, cara... so nao sou orbigada a acreditar. Eu tbm nao defendo ferrenhamente as acoes do MST... mas, como eu disse, nesse caso eles tinham a razao sim de ter invadido as terras e cortado os pes de laranja. A terra vem ha 14 anos sendo ocupada por eles, chega uma empresa espertalhona, paga uns e outros, e acha que vai conseguir ficar ali, na terra que eles estao lutando ha muito tempo pra ocupar, tirando dinheiro ilicito, sendo que eles tem plenas condicoes de ter terras legalmente.

Bog
Veterano
# out/09
· votar


Lucas Borlini
A história da minha familia é semelhante a sua.

A história de MUITAS familias é semelhante à da minha. Vá no interior do PR, num dos inúmeros sitiozinhos, e você vai encontrar dúzias de pessoas assim. Descendentes de imigrantes, que chegaram no Brasil tão ou mais pobres do que os avós desses sem-terra de hoje. O que menos faz sentido num lugar desses é esse papinho de que existe uma elite dominante que se perpetua no poder enquanto quem é pobre está fadado à miséria eterna.

Agora, o ponto central do que eu estou falando é: eu não baseei minha opinião sobre os sem-terra no que disse a Globo. Me baseei naquilo que eles fizeram com pessoas que eu conheci, pequenos proprietários de terra, descendentes de imigrantes, enfim, essa gente que existe aos montes no interior do PR, vivendo em sitiozinhos que estão longe de serem latifúndios improdutivos.

Lucas Borlini
Veterano
# out/09
· votar


se tenho fontes confiaveis alem dos meus olhos pra dizer que nao eh a meta deles fazer esse tipo de coisa, entrar em casa de familia trabalhadora, e ocupar terra produtiva. Desculpa, mas eu nao acredito mesmo.

Vc ta precisando é de um colirio, isso acontece e muito.

Ja ouviu aquela de "os fins justificam os meios"???

Passar por cima de qualquer um pra conseguir a reforma agraria.
Eu não sou contra a reforma, sou muito a favor pq isso vai descentralizar a grana da mão de poucos poderosos, mas não simpatizo com a causa do MST pq tem muita putaria e falsidade nesse movimento deles.

Lucas Borlini
Veterano
# out/09
· votar


Bog
Agora, o ponto central do que eu estou falando é: eu não baseei minha opinião sobre os sem-terra no que disse a Globo. Me baseei naquilo que eles fizeram com pessoas que eu conheci, pequenos proprietários de terra, descendentes de imigrantes, enfim, essa gente que existe aos montes no interior do PR, vivendo em sitiozinhos que estão longe de serem latifúndios improdutivos.

Eu não conheci ninguem assim, mas sei de varios acontecimentos semelhantes pois ja ouvi histórias e li textos citando tais acontecimentos.... e diga-se de passagem que não são poucos esses acontecimentos.

lovehatelove_fe
Veterano
# out/09
· votar


Lucas Borlini
Cara... nao foi isso o que eu vi. E sinceramente nao eh facil controlar um movimento tao grande como o MST. Nao podemos julgar um todo por um. O que eu vi eh que tem muita familia desabrigada vivendo em condicoes vergonhosas e eu nao concordo com isso, entao NESSE caso, eu apoio o ato sim... e nao acho ter sido um ato vandalo. Mas voces ja estao falando sobre historias que eu nem ouvi falar e nem pesquisei, nem ouvi opinioes sobre o causo.
Alias, voce esta falando ai.. mas acredita nisso baseado no que?

Konrad
Veterano
# out/09
· votar


Bog

Resumindo tudo o que você disse, aliás muito bem: São produto de uma esquerda que vai sempre querer mamar nas tetas do Estado.... uma ferramenta que foi útil, mas que há algum tempo saiu de controle. Quase um grupo para-militar.

Um movimento político maniqueísta que por toda sua certeza de acção não admite crítica.

Só para constar, meus avós forma vítimas desses sujeitos também, em cisrcunstáncias muito parecidas...

Bog
Veterano
# out/09
· votar


lovehatelove_fe
eu ainda nao acredito, porque eu nao vi.

Neste caso, não tenho muito o que acrescentar. Tudo o que eu tenho é o meu testemunho. Se ele não é confiável para você, nada do que eu disser vai lhe convencer de que eu não sou simplesmente um piá de prédio papagaiando o que viu na TV.

Quanto ao resto do post... Eu sei bem o quanto o Brasil é desigual. Digo para qualquer um que uma das coisas mais legais do Japão é que aqui a desigualdade é visivelmente menor, é perfeitamente normal um doutor almoçar no mesmo restaurante que um pedreiro, até porque o meu salário não é muito melhor do que o de um operário (na verdade, como não faço hora extra, eu ganho MENOS que alguns operários). Alguns colegas brincam, dizendo que o Japão é o único país onde o comunismo funcionou.

Agora, existe muita discussão sobre a forma que essa igualdade pode ser atingida no Brasil, e aí o tópico vai explodir, porque o tema se ramifica - vamos cair no assunto das cotas, das políticas compensatórias, das leis trabalhistas, da obrigatoriedade do voto, e daí para o infinito. Mas posso resumir o meu pensamento assim: eu acredito que a educação e o desenvolvimento tecnológico e industrial são os melhores mecanismos para mudança, e estou ansioso para tomar o meu lugar nessa história, não como agitador, não como reclamão, mas como professor.

Bog
Veterano
# out/09 · Editado por: Bog
· votar


brunoliam
Só para constar, meus avós forma vítimas desses sujeitos também, em cisrcunstáncias muito parecidas...

Não cara, não acredito nisso, você só está falando isso porque quer defender os interesses das elites dominantes, eu conheço gente que passou 1 mês inteiro num acampamento deles, e por isso tenho certeza de que foi só um caso isolado...

[/pensamento dogmático*]


Me auto-parafraseando:
Pensamento crítico: quando as evidências contradizem a hipótese, descarte a hipótese.
Pensamento dogmático: quando as evidências contradizem a hipótese, descarte as evidências.

lovehatelove_fe
Veterano
# out/09
· votar


e diga-se de passagem que não são poucos esses acontecimentos.

Entao me mostre relatos. Nao vale colocar esses da globo do tipo BANDO DE DESABRIGADOS VANDALOS ATACAM FAZENDA E AMEACAO/MATAM TRABALHADORES, na maioria deles os trabalhadores sao capangas que ficam ali vigiando a terra por saberem que o MST pretende ocupar e as vezes morrem sim, mas com certeza morrem com uma 12 na mao (por estarem ali esperando matar gente do MST). Alem disso, NO ACAMPAMENTO QUE EU FUI, era de terra improdutiva, e os pais de familia tinham que ficar se revezando pra figiar se nao vinha alguem de noite botar fogo em suas cabanas.

Lucas Borlini
Existem 2 lados da moeda, e eh muito facil acreditar so nos que favorecem a sua opiniao.
Voce acredita ou desacredita baseado em que?

estudante que mora na cidade mas é simpatizante do movimento", a cara que irão mostrar não vai ser a mais feia. Vai ser a do "olha como sofremos, olha como precisamos de igualdade".

Opa, ponto muito interessante.

+1


E muita ingenuidade pensar que os caras mudariam suas atividades por 1 mes pra agradar estudantes. Eles estao conspirandoo, buuu. Sao os malvados da novela e os estudantes os bobalhoes que nao sabem de nada.. ahh, comecou a virar novela essas crencas de vcs.

Bog
Veterano
# out/09
· votar


lovehatelove_fe
E muita ingenuidade pensar que os caras mudariam suas atividades por 1 mes pra agradar estudantes.

Não foi isso que eu insinuei. Eu disse que, possivelmente, são duas faces da mesma moeda. Quer dizer que as duas faces podem ser verdadeiras, sem serem mutuamente excludentes. O ponto é quando e para quem cada uma das faces aparece...

Gollum, gollum!

Lucas Borlini
Veterano
# out/09
· votar


lovehatelove_fe
e nao acho ter sido um ato vandalo.

Ôrra!!!
Vc acha q isso foi o q então, o chá da tarde???


Mas voces ja estao falando sobre historias que eu nem ouvi falar e nem pesquisei, nem ouvi opinioes sobre o causo.

Mas é isso que estamos tentando te mostrar, vc e seus amigos foram no acampamento e, como era de se esperar, os caras só mostraram a face bonitinha deles e se fizeram de vitimas, estamos tentando te mostrar que tem muita sujeira por tras desses caras.


Alias, voce esta falando ai.. mas acredita nisso baseado no que?

Assim como vc, eu pesquisei, fui ver (minha familia é do interior, tenho contato com fazendas) e li/ouvi de fontes confiaveis (amigos, parentes).
Pra vc ter uma ideia, dois tios meus tem fazendas produtivas na Bahia, um deles (que é o que viaja com maior frequencia pra la) me contou casos terriveis com vizinhos de fazenda.
Em um desses casos invadiram a fazenda do meu tio mesmo, sorte que ele não tava la, mas ameaçaram o caseiro dele e a familia do caseiro, invadiram a casa do meu tio e reviraram tudo. A fazenda estava meio vazia, foi logo no começo (um tempo depois que ele comprou), mas o vinzinho dele não teve essa sorte.

lovehatelove_fe
Veterano
# out/09
· votar


Bog
não como agitador, não como reclamão, mas como professor.
eu nao sou militante de movimento social, apesar de achar muito bela a causa de algumas pessoas inteligentissimas que conheco que o sao. Eu acho que a barra eh muito pesada pra mim, e, alem disso, vou focar minhas energias em outras coisas que passam pela minha cabeca. Mas como disse, respeito muito quem o faz, quem vai pro campo e ajuda as pessoas de la a levantarem para lutar contra as injusticas da vida, assim como amigos meus que estao la em floripa ajudando a galera a se recuperar das enchentes e uma amiga minha que esta com o MTD lutando por melhoria de condicoes de trabalho. Acho que assim como ideias empreendedoras e sofisticadas, o pais precisa de pessoas que nao deixem seus direitos passarem baatidos.

Lucas Borlini
Veterano
# out/09
· votar


lovehatelove_fe
Existem 2 lados da moeda, e eh muito facil acreditar so nos que favorecem a sua opiniao.
Voce acredita ou desacredita baseado em que?
(2)

Isso serve pra vc tambem.



E muita ingenuidade pensar que os caras mudariam suas atividades por 1 mes pra agradar estudantes. Eles estao conspirandoo, buuu. Sao os malvados da novela e os estudantes os bobalhoes que nao sabem de nada.. ahh, comecou a virar novela essas crencas de vcs.

Não, não é ingenuidade. Isso acontece.
Pra mim ingenuidade é uma pessoa que defender o MST como vc defende e ainda por cima ignorando as evidencias alheias, isso te lembra algo:

Existem 2 lados da moeda, e eh muito facil acreditar so nos que favorecem a sua opiniao.
Voce acredita ou desacredita baseado em que?


??


Alem disso, NO ACAMPAMENTO QUE EU FUI, era de terra improdutiva, e os pais de familia tinham que ficar se revezando pra figiar se nao vinha alguem de noite botar fogo em suas cabanas.

Vc insiste em citar um unico caso que vc viveu, quando isso não basta vc cita os dos seus amigos (que nós tbm não conhecemos e se seguirmos seu pensamento, "se não vimos, não acreditamos") e quando isso não basta vc fala que nós montamos nossa opinião baseada na midia e que a midia nos manipula e blablabla.

lovehatelove_fe
Veterano
# out/09
· votar


Bog
Enfim, voce disse historias que eu realmente desconheco, e nao posso opinar sobre o assunto.
A unica coisa que eu estou discutindo mesmo nesse topico foi a questao das laranjas.

e nao acho ter sido um ato vandalo.

Ôrra!!!
Vc acha q isso foi o q então, o chá da tarde???


nao, eles estavam lutando pelos seus direitos.. e os invasores ali, eram as laranjas.
Parece piada, mas eh que eu ja cansei de repetir que as terras NAO ERAM da empresa, e que as terras estavam passando por um processo de ocupacao ha 14 anos pelo MST, e eles nao tinham direito nenhum de ter plantado ali... uma vez que as terras estavam sendo repassadas para o MST. Dai, a empresa espertalhona chega la e diz.. ja que o governo esta dando as terras pro MST eu quero tbm... e isso eh muita folga, uma vez que a empresa tem condicoes plenas de obte-las de forma legal.

Konrad
Veterano
# out/09
· votar


Bog

Tomei um susto ao começar a ler sua réplica ao que eu disse. Depois passou. heheh

lovehatelove_fe
Veterano
# out/09
· votar


Lucas Borlini
Cara, se eu tenho um unico vc tem qual
Fazenda de cafe meu pai ja teve tbm... mas nem por isso eu sabia nada do MST. Voce ta acreditando no que te favorece.
E eu nao to falando quem eh o malzao e quem e o bomzao da historia. Estou dando a minha opiniao SOBRE O CASO DAS LARANJAS.

Mes que vem, dia 13 eu vou pra la pro assentamento novamente... se eu voltar viva de la eu te aviso... porque pela imagem que vc tem, eles devem ser uns monstros folgados. Mas a unica coisa que vi foram familias.. que como ja disse, nao tem medo de pegar na inchada.

Lucas Borlini
Veterano
# out/09
· votar


lovehatelove_fe
Parece piada, mas eh que eu ja cansei de repetir que as terras NAO ERAM da empresa, e que as terras estavam passando por um processo de ocupacao ha 14 anos pelo MST, e eles nao tinham direito nenhum de ter plantado ali... uma vez que as terras estavam sendo repassadas para o MST


O MST alega que a fazenda está em solo do estado e por isso pode invadir. Ora, essa fazenda já foi invadida outras vezes e a Cutrale sempre obteve na Justiça reintegração de posse.

Não vou entra no merito, nem defender a cutrale. Mas eu ainda acho que isso tudo ta muito mal contado.

São produto de uma esquerda que vai sempre querer mamar nas tetas do Estado.... uma ferramenta que foi útil, mas que há algum tempo saiu de controle. Quase um grupo para-militar.

É isso que vejo no MST. Ta descontrolado, poucos la realmente querem a reforma agraria, mas a maioria é cachorro da esquerda.

lovehatelove_fe
Veterano
# out/09
· votar


Lucas Borlini
É isso que vejo no MST. Ta descontrolado, poucos la realmente querem a reforma agraria, mas a maioria é cachorro da esquerda.
Sao mais de 100 mil familias assentadas em todo o Brasil. E a maioria sao cachorros de esquerda?

Lucas Borlini
Veterano
# out/09
· votar


lovehatelove_fe
Voce ta acreditando no que te favorece.

Eu acredito no que eu sei, no que eu vi.

porque pela imagem que vc tem, eles devem ser uns monstros folgados.

Minha opinião sobre eles esta logo acima:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/219775/p7#6366035

Lucas Borlini
Veterano
# out/09
· votar


lovehatelove_fe
Sao mais de 100 mil familias assentadas em todo o Brasil. E a maioria sao cachorros de esquerda?

Cara, percebe que isso não vai acabar?
O motivo do MST não é reforma agraria, isso ja passou, eles vivem por politica, tem peixe grande movimentando esses caras, o MST é controlado por gente rica que se beneficia com isso. Ou pelo menos eram pq eu acho que eles ja sairam do controle.

lovehatelove_fe
Veterano
# out/09
· votar


Lucas Borlini
Ta cara... nao posso fazer nada em relacao a sua opiniao. Se o que eu vi e minoria, fico muito triste por ter acreditado naquelas familias que estavam fazendo teatro pra mim, mas a unica coisa que realmente queriam era uma derrubada ao sistema capitalista vigente...

lovehatelove_fe
Veterano
# out/09
· votar


Lucas Borlini
Voce eh a favor da reforma agraria?
Se sim, vc acredita que ela vai se dar de forma pacifica e sem ocupacoes?

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


lovehatelove_fe

Olha, meus posts nesse tópico, desde o início não generalizam o MST.

Deixa eu te contar duas historinhas: 1 -Meu pai já quebrou o fusca dele em frente a um acampamento sem-terra. O pessoal do acampamento veio ajudá-lo! Gente simples! Mas estavam numa terra produtiva, isso nos anos 80. Ele agradeceu a ajuda, porém a invasão deles não deixou ilegal.

2 - Já estudei com 2 alunos filhos de sem terra, em escola estadual, 5º e 6º séries. Olha só, eles tinham possibilidades de ir até a escola, tinham ônibus do estado que buscava alunos do interior e pegava-os no acampamento. Outra curiosidade, no mesmo ônibus de alunos filhos de fazendeiros! E por que a maioria das crianças do acampamento, não eram mandadas para a escola? Que tipo de futuro seus pais queriam?


Eu só quero dizer que acho exagero seu, achar que todos os que tem outra opinião, são manipulados pela mídia. Eu estou expressando uma opinião centrista aqui, desaprovo a grilagem de terras, assim como desaprovo essas atitudes do MST.
De repente a maioria dos militantes do MST são pessoas que realmente lutam por igualdade, mas o joio tá estragando o trigo. Pra mim é sujeira x sujeira.

É engraçado um movimento como este receber dinheiro de quem está no poder, e não receber terras. Quem é que está por trás, tirando proveito dos movimentos desse pessoal?

lovehatelove_fe
Veterano
# out/09
· votar


brunohardrocker
Olha, eu tbm nao generalizei. So disse que apoio o CASO DAS LARANJAS, e repito CASO DAS LARANJAS, desde o inicio a discussao era essa. Quando passou pra outras eu sempre usei a palavra ACHO baseada na minha experiencia. Eu acredito sim que tem muita fruta podre no MST, e muita politicagem, mas que por dados ja citados acima, muitas familias sao ajudadas nessas ocupacoes e nessas terras arrecadadas.
So isso.

lovehatelove_fe
Veterano
# out/09
· votar


brunohardrocker
E quando eu falei relacionando a midia, foi me referindo a esse caso espedifico, de que a midia realmente mudou o foco... ou me relacionando a pessoas como o Headstock, que nao addicionou em nada ao topico, nenhuma argumentacao sequer, o que mostra, na cara, que pessoas assim nao tem opiniao propria.
Nao invalidei a sua opiniao.

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


lovehatelove_fe

Eu também reparei que existem pessoas aqui que postaram coisas absurdas, pessoais e que não acrescentam em nada. É o típico jogador de truco, grita e espera o outro pedir 6 pra chamar no 9!

Mas só uma coisinha, não quero entrar na discussão da 'mídia manipuladora' e tal, mas o que eu vi, pelo menos na globo, eles mostraram o que o MST fez, isso tinha que ser mostrado, não há porque esconder que eles quebraram tratores e derrubaram pés de laranja, tudo isso sem fazer nenhum comentário tendencioso, apenas mostraram. E no final da reportagem, entrevistaram o Lula, o presidente e um dos históricos defensores do MST, e ELE mesmo classificou o ato como vandalismo e a invasão como ilegal.

O que eu reconheço que não vi na mídia, é alguma notícia sobre o caso de suposta grilagem da Cutrale.

Tem muito rabo preso por aí...

lovehatelove_fe
Veterano
# out/09
· votar


brunohardrocker
Tem muito rabo preso por aí...


ahaaa!
exato... e o que eu venho tentando dizer...
tbm nao quero entrar nessa questao novamente, mas eh isso o que eles fazem, omitem fatos... por isso as pessoas ao inves de verem que o MST estava tentando denunciar a CUTRALE, so falam em badernagem do MST.. isso tira a atencao da galera.. ESSE E O PONTO.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a MST derruba laranjeiras.