Terremoto no México mata um, derruba construções e destrói estrada

    Autor Mensagem
    Fenrisulfr
    Veterano
    # abr/10


    Atualizado às 23h31

    Um terremoto de 7,2 graus na escala Richter atingiu neste domingo (4) a Baixa Califórnia, no México, e foi sentido também no sul dos Estados Unidos. O governo mexicano informou que uma pessoa morreu em casa durante o terremoto no sudeste de Mexicali.

    A Secretaria de Governo do México disse ainda que há diversos danos por conta do terremoto e que até agora houve 20 tremores secundários na região que abrange do sul da Califórnia, nos EUA, até o Estado de Sonora, no oeste mexicano. O mais forte dos tremores secundários marcou 5,4 na escala Richter.

    Segundo relatos da imprensa local, há muitas pessoas que sofreram ferimentos leves. Também surgiram relatos de queda de postes de eletricidade e telefonia em Tijuana e Mexicali, além de prejuízos em lojas.

    De acordo com o site do jornal mexicano "El Universal", um pedaço da estrada Tijiana-Mexicali cedeu no km 80 e impede a passagem de veículos. Ali não há feridos. Em Mexicali, "pelo menos um edifício ruiu e outros edifícios públicos e privados tiveram alguns danos", explicou Alfredo Escobedo, diretor da Defesa Civil, à emissora norte-americana CNN em espanhol.

    Rachaduras também teriam sido encontradas em casas na Califórnia e no Arizona, segundo agências de notícias. O abalo foi sentido às 15h40 no horário local local (19h40, Brasília).

    De acordo com o serviço geológico norte-americano, o epicentro ficou 26 km ao sudoeste da cidade de Guadalupe Victoria, na Baixa Califórnia, a 32,3 quilômetros de profundidade. As estimativas iniciais apontavam um tremor de 6,9 graus.

    O terremoto foi sentido também em Los Angeles e San Diego, onde edifícios e casas tremeram por cerca de um minuto. Ainda não há informações sobre danos ou feridos nos Estados Unidos. Um câmara de TV captou imagens de um prédio onde algumas pessoas ficaram presas, em Anaheim.

    Perto da população
    Em Calexico, na Califórnia, perto da fronteira com o México, Carlton Hargrave, 64, disse que seu restaurante foi "quase completamente destruído". "As mesas estão viradas, pratos caíram no chão, o teto ruiu. Foi um dos grandes", disse ele ao jornal norte-americano "The New York Times".

    O chefe do Serviço Sismológico Nacional (SSN) mexicano, Carlos Valdez, disse à agência de notícias AFP que a magnitude do tremor é "importante, com potencial para gerar alguns danos porque não está muito longe da população". Segundo o SSN, a cidade fronteiriça de Mexicali, com 900 mil habitantes foi afetada.

    O SSN também perdeu o contato com seu sensor na cidade minutos depois do terremoto. A imprensa mexicana noticiou cenas de pânico e alguns desmaios em Tijuana, mas nada sobre feridos ou danos graves nas infraestruturas.

    A agência de notícias Efe afirmou que o terremoto causou 11 incêndios no México, o que ainda não foi confirmado pelas autoridades locais.

    Relatos de danos devem aumentar
    Escobedo, autoridade da Defesa Civil mexicana, alertou que o balanço de prejuízos e feridos certamente será maior. Ele afirmou que, por ser domingo, é possível que não tenha sido comprovado o estado de muitos imóveis que abrigam centros de trabalho ou escolas.

    "Temos alguns feridos, mas não graves. Não temos informações de pessoas que tenham perdido a vida até o momento", acrescentou.

    O diretor da Comissão Federal de Eletricidade do México, Alfredo Elías Ayub, disse pelo microblog Twitter que o governo está "avaliando danos e manterá a população informada".

    Segundo o canal de TV KABC, de Los Angeles, vários arranha-céus da cidade foram sacudidos com força e o corpo de bombeiros local respondia neste momento a vários chamados para tirar pessoas presas em elevadores.

    O tremor aconteceu na junção de duas placas tectônicas: a do Pacífico e a Norte-americana, que se apertam uma contra a outra na Baixa Califórnia e na Califórnia.

    Com agências internacionais


    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2010/04/04/t erremoto-no-mexico-mata-um-derruba-predio-e-destroi-estrada.jhtm


    Sério to começando a ficar com medo dessas paradas ai.... qualquer hora vai ser o Brasil

    izzystradlin
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    poisé, menos mal que morreu 1 pessoa e não foi mais trágico ainda...

    obs.: o Brasil nao estaria pronto pra um terremoto..ia cair muita coisa..

    brunohardrocker
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    7,2 graus na escala Richter

    Violento..

    kiki
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    é sério isso?
    mais um?!?!?!?!

    =T

    LeD_HaleN
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    o proximo será em brasilia

    mais especificamente no planalto

    Fenrisulfr
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Imagens: http://noticias.uol.com.br/album/100404terremoto_album.jhtm?abrefoto=1

    Mais informações:

    Terremoto de 7,2 de magnitude na fronteira EUA-México é sentido até em Los Angeles
    Um forte terremoto de 7,2 graus de magnitude, com epicentro na Baixa Califórnia, no México, sacudiu, neste domingo a região da fronteira mexicano-americana e foi sentido em uma vasta área dos dois países, inclusive em Los Angeles, causando feridos leves e danos em alguns edifícios, segundo fontes oficiais.

    O Serviço Sismológico Nacional (SSN), do México, que inicialmente havia estabelecido a potência do tremor com magnitude 6,9, reviu a medição para 7,2.

    Segundo o SSN, o terremoto ocorreu às 15h40 locais (19h40 de Brasília) a 18 km ao sudeste da capital da Baixa Califórnia, Mexicali, um município fronteiriço com os Estados Unidos e que tem 900.000 habitantes.

    O instituto geofísico americano (USGS) localizou o epicentro do tremor a 26 km sul-sudoeste de Guadalupe Victoria, na Baixa Califórnia, e a 32,3 km de profundidade.

    Segundo o Departamento de Defesa Civil mexicano, o sismo causou danos em alguns edifícios e feridos leves, mas não foi informada nenhuma vítima fatal.

    Em Mexicali, epicentro do terremoto, "pelo menos um edifício ruiu e outros edifícios públicos e privados tiveram alguns danos", explicou Alfredo Escobedo, diretor da Defesa Civil, à emissora americana CNN em espanhol.

    No entanto, o funcionário advertiu que o balanço certamente será maior já que, por ser domingo, é possível que não tenha sido comprovado o estado de muitos imóveis que abrigam centros de trabalho ou escolas.

    "Temos alguns feridos, mas não graves. Não temos informações de pessoas que tenham perdido a vida até o momento", acrescentou Escobedo, que afirmou que pelo menos uma réplica, de magnitude 5,3, foi sentida.

    O funcionário também informou que o terremoto causou danos em um trecho da estrada que liga Tijuana a Mexicali e que por isso o trânsito foi interditado.

    Em Tijuana, "houve alguns danos menores, mas não há ninguém ferido", disse Escobedo.

    As linhas telefônicas e o serviço de abastecimento de água estão voltando a funcionar, depois de terem sido interrompidos pelo tremor, explicou.

    O terremoto também foi sentido em uma ampla área do território americano, nas cidades de San Diego e Los Angeles, na Califórnia; Phoenix, Arizona (300 km a nordeste do epicentro) e Las Vegas, Nevada (460 km ao norte).

    Nos Estados Unidos, o jornal Los Angeles Times noticiou, pouco depois do sismo, que o tremor sacudiu edifícios nas cidades de Los Angeles e San Diego, no sul da Califórnia, assim como outras localidades do estado vizinho do Arizona.

    Segundo o canal de TV KABC, de Los Angeles, vários arranha-céus da cidade foram sacudidos com força e o corpo de bombeiros local respondia neste momento a vários chamados para tirar pessoas presas em elevadores.

    As infraestruturas de transporte, os prédios residenciais e as linhas de transmissão elétrica subterrâneas ou aéreas foram examinados para garantir a segurança.

    No entanto, não houve informações sobre feridos, danos importantes ou cortes de energia.

    Segundo o Los Angeles Times, as atrações da Disneilândia em Anaheim foram fechadas provisoriamente.

    Os terremotos mais potentes dos últimos 20 anos na Califórnia remontam a 1992 e 2005. Ambos tiveram magnitude 7,2. No lado mexicano, a Baixa Califórnia sofre frequentes abalos sísmicos.


    http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2010/04/04/terremoto-d e-72-de-magnitude-na-fronteira-eua-mexico-e-sentido-ate-em-los-angeles .jhtm

    GuitarHome
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    qualquer hora vai ser o Brasil

    Graças a Deus o Brasil fica sob uma única placa (Sul Americana). Mas que da medo da.

    Mila Turunen
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    kiki
    quando eu ouvi a notícia, pensei em um novo post no seu blog :P ...

    kiki
    Moderador
    # abr/10
    · votar


    Mila Turunen
    pois é, eu tambem...

    james_the_bronson
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    São armas norte-americanas...

    Thiago Yoshiki
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    É o Haarp!

    maizena e o um
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Os homens incandescentes que vivem no centro da terra devem estar enfrentando alguma guerra civil.

    SeEk AnD dEsTrOy
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    tudo bem...eu não tenho muita vivência...tenho apenas 21 anos...nunca acompanhei o mundo muito...
    mas jamais vi uma sequencia tão grande de terremotos devastadores em um mesmo local...´
    só pode ser o HAARP msmo...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Terremoto no México mata um, derruba construções e destrói estrada