3º Idioma, qual escolher?

Autor Mensagem
marcus c. f.
Veterano
# set/09
· votar


O Bog falou muito bem. Muitas pessoas preferem algo mais estabelecido. Outras preferem coisas mais exóticas, como finlandês, polonês, swahili, esperanto... E divulgação é sempre bom.

Eu acho que, se alguém se interessa por uma língua como o finlandês, que tecnicamente não é muito útil (mas é bem interessante!), essa pessoa pode muito bem se interessar pelo esperanto.

Quando o finlandês foi citado, não apareceu ninguém dizendo "finlandês não serve pra porra nenhuma". Acho que com o esperanto existe um preconceito subconsciente, que faz com que as pessoas reajam de maneira negativa à primeira vista. Mas, na sua categoria (categoria de línguas com poucos falantes) o esperanto é muito valioso e divertido de aprender. A formação de palavras, por exemplo, é muito interessante!

Como o autor do tópico vai aprender sua 4ª língua (3ª estrangeira), ele pode achar interessante estudar algo menos comum, por isso a sugestão do esperanto.

Obs.: Eu nunca diria algo do tipo "Não estude inglês, estude esperanto". Eu digo algo do tipo "Estude inglês e esperanto!"

Obs.2: Ninguém fala esperanto? Então temos 2 ninguéns aqui :-p

Julia.
Veterano
# set/09
· votar


McBonalds
Entendi. :)

Esperanto dá polêmica pra caramba. Haha.

Konrad
Veterano
# set/09 · Editado por: Konrad
· votar


Julia.
O Esperanto foi criado para que todas as pessoas de qualquer canto do mundo se comunicassem, mas ninguém sabe falar essa língua. Haha. Ela não cumpre o seu maior objetivo, o principal motivo de ter sido criada.
Acho muito difícil que as pessoas aprendam uma língua artificial. Além de tudo a língua é uma forma muito eficiente de se conservar a identidade de um povo. Falar português, islandês, tupi, distingue povos e culturas umas das outras.


Pois é. Além disso, uma língua criada não vingará, jamais. No máximo um grupo de pseudointelectualóides de esquerda vai defender seu uso, contrariando a realidade: O esperanto não vinga pois não tem uma carga cultural que o embase. Simples assim. Pessoas precisam de símbolos, referéncias e de certa forma herança. Mesmo para se comunicar em outra língua. Línguas são processos viventes e dinámicos, que se reciclam e reconstroem concomitantemente. Não é um processo horizontal, mas sim vertical. A razão de existirem congressos e estudiosos dela é a mesma de ainda existirem reuniões de cunho nazista ou de cunho jansenista: fé e um sentimento de se querer participar de uma casta, superior por deter o conhecimento que poucos detêm.

Em poucas palavras: esperanto é um Frankenstein linguístico. Criado com ótimas intenções... mas com resultados dúbios.

Essa retórica de que qualquer um que discorde é cego ou não vê adiante é velha.....

Edit: A última frase havia sido escrita de forma dúbia, editei para evitar interpretações erróneas..

Julia.
Veterano
# set/09
· votar


brunoliam
Em poucas palavras: esperanto é um Frankenstein linguístico. Criado com ótimas intenções... mas com resultados dúbios.
Falou tudo.

+1

marcus c. f.
Veterano
# set/09
· votar


Aí forçou a amizade, comparar esperantistas com nazistas!

Sua argumentação é baseada na agressividade, assim fica complicado conversar...

Julia.
Veterano
# set/09
· votar


marcus c. f.
Aí não, cara. Parece que é tabu escrever 'nazismo'. Ele não partiu pra esse lado não. Leia com mais atenção.

Ele não partiu pra agressividade. São argumentos baseados na Linguística.

McBonalds
Veterano
# set/09
· votar


brunoliam
Cara, desculpe mas quem está contrariando a realidade é você.
falar que uma língua que possui mais de 50 mil títulos de livros publicados (entre originais e traduções), centenas de filmes, centenas de discos, música e toda uma cultura por trás não vingou é não querer encarar o óbvio.

É fácil vir aqui falar abobrinha (pra variar) sobre uma coisa que não se conhece nem 1/3. Você é o tipo de pessoa que se satisfaz com a própria ignorância, mas enquanto esse tipo de falácia estiver sendo multiplicada, nós estaremos aqui para desmascará-los.

Não tem problema discordar do que dizemos, desde que discorde com fatos embasando a sua opinião. Senão, não passa de puro preconceito.

Konrad
Veterano
# set/09
· votar


marcus c. f.
Aí forçou a amizade, comparar esperantistas com nazistas!


Fiz isso não. Não comparei com nazismo não. O ponto comum é o culto a algo que não seu certo.... entende? Tanto é que falei dos jansenistas também.... =)

McBonalds
É fácil vir aqui falar abobrinha (pra variar) sobre uma coisa que não se conhece nem 1/3.

Pffff. Rapaz, não adiante me chamar de burro porque não concordo com você. Isso não muda minha opinião ou faz você certo.

Não tem problema discordar do que dizemos, desde que discorde com fatos embasando a sua opinião. Senão, não passa de puro preconceito.


Mas eu citei um fato. A faléncia do esperanto é um fato. Há mais falante e livros em eslovaco do que em esperanto. O que mais você quer que eu faça?

mas enquanto esse tipo de falácia estiver sendo multiplicada, nós estaremos aqui para desmascará-los.

Tudo bem. Não há falácia em meus posts. Há opiniões que divergem das suas e que são embasadas em experiências pessoas e fatos de domínio público.

Se há alguém usando mão de falácias é você: ao dizer que eu uso de falácias só porque discordo de você.

Julia.
Veterano
# set/09
· votar


É uma falácia falar que eu estou falando falácia ao falar falácia, mas a falácia... Blá blá blá.

Eu ri. UHeuhUehe.

Konrad
Veterano
# set/09
· votar


Julia.
É uma falácia falar que eu estou falando falácia ao falar falácia, mas a falácia... Blá blá blá.

Eu ri. UHeuhUehe.


O português me mata, ainda... =)

Julia.
Veterano
# set/09
· votar


brunoliam
Todos nós. :)

Pox Ling
Veterano
# set/09
· votar


Alemão...

marcus c. f.
Veterano
# set/09
· votar


Comparação do esperanto com Frankenstein. Essa história é velha. Apela para o lado emocional do leitor em vez de buscar os fatos.

Página 145 de O desafio das línguas

Konrad
Veterano
# set/09 · Editado por: Konrad
· votar


Julia.
brunoliam
Todos nós. :)


Aprendamos um língua franca então......

Opções pseudointelectualóides de esquerda:

a) romeno clássico
b) eslovaco nortista
c) portugués do Ceará
d) russo medieval
e) esperanto

Hum.... até que agora ele é uma opção....

Konrad
Veterano
# set/09 · Editado por: Konrad
· votar


marcus c. f.
Comparação do esperanto com Frankenstein. Essa história é velha. Apela para o lado emocional do leitor em vez de buscar os fatos.

Não apelo a lado emocional nenhum, rapaz.... foi só uma comparação!!!!!!!

Várias partes..... enxertadas.... com um intenção inicial boa... mas com resultados que não dão certo.... capice?

Você já leu o livro ou associa Frankenstein ao Tropeço da família Adams?

Julia.
Veterano
# set/09
· votar


brunoliam
Nah. Aí é palha chamar quem aprende Esperanto de pseudointelectualóides de esquerda.
Eu não acredito que o Esperanto dê certo como propõem. Como o pessoal aqui acha o contrário.
Nem por isso vou chamá-los de pseudowhatever
E nem por isso é certo que eles chamem de burros ou pouco conhecedores de línguas quem discorda dessa visão sobre o Esperanto.

Pronto, falei. Desculpa a sinceridade.

Konrad
Veterano
# set/09 · Editado por: Konrad
· votar


Julia.

Entendo você... mas o pseudointelectualismo está na posição que se toma... não no conteúdo, entende? Esse ar de... "ele é importante mas a grande mídia nega isso... coisa e tal.... você não aceita pois não entende...."... isso é pseudointelectual... até porque para mim valor humano vem antes de valor intelectual....

O cara fala que eu comparei a língua ao nazismo.....!!!!!!!! Com um sujeito que escreve isso consegue aprender outra língua? Não sabe nem interpretar na própria.... ou usa de falácias...

PS: Essa expressão "é palha" é nova para mim.. ehehhehe

McBonalds
Veterano
# set/09
· votar


brunoliam

Estou sem dicionário aqui comigo agora, mas a Wikipédia quebra um galho:

Uma falácia é um argumento logicamente inconsistente, sem fundamento, inválido ou falho na capacidade de provar eficazmente o que alega., logo, falácia = aquilo que você postou. Sem embasamento científico apoiado apenas na sua própria opinião pessoal.


Mas eu citei um fato. A faléncia do esperanto é um fato.

E de onde você tirou a afirmação de que o Esperanto faliu? O Esperanto é hoje a mais falada das línguas planejadas, e uma das 100 línguas mais faladas no mundo. Desde que foi criado, em 1887, muitas pessoas disseram exatamente a mesma coisa que você e outros têm repetido, no entanto o Esperanto só tem crescido desde então.


Há mais falante e livros em eslovaco do que em esperanto.

O Eslovaco é uma língua natural, que tem mais de mil anos de história. O Esperanto conseguiu o que conseguiu em pouco mais de um século. Você quer mais que isso? Acredita em mudanças do dia para a noite?


Opções pseudointelectualódes de esquerda:

Essa sua postagem só reforça ainda mais o seu preconceito sobre a língua. Se tivesse um mínimo de conhecimento do que fala, saberia que o Esperanto é utilizado por pessoas das mais diversas visões políticas, desde Fidel Castro até o Papa João Paulo II, passando por Einstein e George Soros.

McBonalds
Veterano
# set/09 · Editado por: McBonalds
· votar


Post Duplo

marcus c. f.
Veterano
# set/09
· votar


Eu entendo perfeitamente que a sua comparação com nazistas não foi direta e se referia somente no quesito "participar de um grupo". Mas mesmo assim eu acho errado fazer uma comparação destas pois evoca o lado sentimental das pessoas em vez de ser uma comparação neutra.

MajorKong
Veterano
# set/09
· votar


brunoliam
O esperanto não vinga pois não tem uma carga cultural que o embase. Simples assim.

Foi o que eu disse no outro tópico. Não vou discutir de novo.
Esperanto é uma aberração. Uma língua é mais que um código. É um fenômeno cultural. Se for aprender algo do g^nero, prefiro aprender código Morse, que é mais útil.

Konrad
Veterano
# set/09
· votar


marcus c. f.
Eu entendo perfeitamente que a sua comparação com nazistas não foi direta e se referia somente no quesito "participar de um grupo". Mas mesmo assim eu acho errado fazer uma comparação destas pois evoca o lado sentimental das pessoas em vez de ser uma comparação neutra.


Entendo seu ponto de vista.... mas eu também comparei-o aos jansenistas.... E acredite, não fiz isso com intenção de evocar lado sentimental. Além disso, não há comparação neutra... Não vale nem à pena continuar com ela.

Vou começar a estudar esperanto. ehheheheh

Abçs

McBonalds

Bom, qualquer um com bom senso vê que eu não pus nada falacioso acima... enfim. Nossas mundivisões são diferentes e que cada qual dá importáncia maior àquilo que pesa para seu lado.

Konrad
Veterano
# set/09
· votar


MajorKong

Foi o que eu disse no outro tópico. Não vou discutir de novo.
Esperanto é uma aberração. Uma língua é mais que um código. É um fenômeno cultural. Se for aprender algo do g^nero, prefiro aprender código Morse, que é mais útil.


Hheheheh.

MajorKong
Veterano
# set/09
· votar


E, mais uma vez, a Lei de Godwin se prova como verdade científica.

Konrad
Veterano
# set/09
· votar


MajorKong
E, mais uma vez, a Lei de Godwin se prova como verdade científica.

=)

Genial.

Fastturtle
Veterano
# set/09
· votar


alemao

McBonalds
Veterano
# set/09
· votar


MajorKong

Não consigo entender onde entraria Hamlet, As Spice Girls e The Beatles em uma negociação sobre petróleo.

Mas, já que você quer cultura, seria bom ler os meus posts anteriores sobre a cultura por trás do esperanto. Esperanto tem cultura própria sim, e é uma língua viva como qualquer outra. Não entendo a dificuldade de se aceitar isso.

Não vou discutir de novo.
Isso é típico.

brunoliam
Então acho que você não entendeu o que é falácia, mas enfim.

Mila Turunen
Veterano
# set/09
· votar


tupi \m/

russobass
Veterano
# set/09
· votar


Bunduri.
Linguá dos protetores espirituais da religião Umbanda.

Konrad
Veterano
# set/09
· votar


McBonalds
brunoliam
Então acho que você não entendeu o que é falácia, mas enfim.


Ok, Aurélio.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 3º Idioma, qual escolher?