Brasília, o fracasso da Utopia Modernista - Brasilienses concordam?

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# jul/09


Matéria que me chamou atenção, pois Brasília é uma das cidades em que pretendo conhecer num futuro próximo.

É interessante e bem ilustrada, com alguns trechos de Clarice Lispector e Carlos Moreira Teixeira, sobre a cidade.

O texto é bem escrito, mas isso não justifica a verdade, como diz alguém nos comentários. Enfim, como ainda não conheço, deixo pra quem mora na cidade comentar!

http://www.blogpaedia.com.br/2009/07/brasilia-o-fracasso-da-utopia.htm l

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/09
· votar


gol do obina

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# jul/09
· votar


Meu filho ouvirá Classic Rock

-2 e contando. Non-sensismo tem limite.

Pseudonimum
Veterano
# jul/09
· votar


Não li, mas...

O Niemeyer tinha (e ainda tem) vários projetos arquitetônicos bastante megalomaníacos. São lugares bonitos, mas meio esquisitos e ausentes de vida.

Sei lá, esse cara se acha no direito de gastar uma fortuna pra fazer uns trecos modernistas, em vez de direcionarem esse dinheiro pra coisas mais importantes no momento. Brasília é o playground do Oscar Niemeyer.

lula_molusco
Veterano
# jul/09
· votar


Na boa, não gosto da maioria das obras do Niemeyer.
A biblioteca do ITA, por exemplo, acho tosquíssima.
http://arqclaudia.files.wordpress.com/2007/12/800px-library-ita.jpg

GuitarHouse
Veterano
# jul/09
· votar


http://images.google.com.br/images?rlz=1C1GGLS_pt-BRBR300BR313&sourcei d=chrome&q=centro%20administrativo%20mg&um=1&ie=UTF-8&sa=N&hl=pt-BR&ta b=wi


O novo centro administrativo de MG é dele. Obra interessante, inclusive com um prédio "suspenso" em cabos.

Deve terminar ano que vem, creio.

TWT ICE
Veterano
# jul/09
· votar


rapaz, ja fui pra Brasília, achei lindíssima a cidade, as construções e tal...

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


Pseudonimum

Mas você concorda que Brasília é uma "Ilha da Fantasia dos Cartões Postais", "Cidade Vazia" e que o poder nunca deveria ter sido transportado para a "Terra do Nunca, corroída pelo cerrado"? =)

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jul/09 · Editado por: Meu filho ouvirá Classic Rock
· votar


GuitarHouse

Desculpe eo .-. cheguei aki agora, já devem ter postado várias vezes, mas eu naum tinha visto ... essa foi a segunda vez que eu postei .-. tá, parei =)

se me ban, eu volto com _MG dpois do meu nick :P

Pseudonimum
Veterano
# jul/09
· votar


brunohardrocker

Acho. o/

Aqui tem uns cartões postais magníficos. O que incomoda é que essa beleza é pura hipocrisia. Não chega nem perto da realidade da grande maioria da população do DF.

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


Pseudonimum

Mas acho que isso acontece em todo lugar. O Rio é todo cheio de belezas. São Paulo também. Mas os problemas sociais são muito maiores que em Brasília, não são?

Brasilia pode não ser tão globalizada como Rio e São Paulo, mas acho válido ser a capital e trazer progresso pra esses lados. E outra, a cidade é planejada e tem apenas 50 anos =)

LeandroP
Moderador
# jul/09
· votar


Brasília é legal, mas a Variante II é mais forte.

kiki
Moderador
# jul/09
· votar


só pra constar, Brasilia não é projeto do Niemeyer, é do Lucio Costa. O plano piloto, com o desenho da estrutura da cidade, ele fez num ocncurso.

Niemeyer fez todos os predios principais.

e sim, é um eximio exemplar da utopia modernista. mas não acho que seja um fracasso. ela funciona.

fracasso foi o pruit igoe, nos eua, que teve que ser implodido.

Dogs2
Veterano
# jul/09 · Editado por: Dogs2
· votar


"A humanidade não prevista nas ruas planejadas se afoita no plano piloto e se imiscui nas superquadras."

No plano piloto só mora gente "chique", porque é composto (99%) apartamento e o resto é casa boa, a maioria é alugado ou comprado por muito preço. Exige-se um bom e estável salário pra morar lá. "A humanidade não prevista nas ruas planejadas" estão nas não-planejadas que são as cidades satélites, e essa segregação sim é algo de se desprezar na cidade.

"Eu visitei Brasília e me intoxiquei com seus ares de maquete. O futurismo das suas avenidas sem pedestres e das suas praças sem bancos não me cativou, assim como a frieza da sua amplidão. Tudo é artificial na paisagem trespassada de linha do horizonte, onde o cerrado acua lá fora, onde o Jalapão e o encontro das águas murmuram que o coração do Brasil tinha que ter sido deixado em paz."

É um parágrafo muito bem escrito, mas que não diz porra nenhuma tirando "tudo em Brasília é um saco porque eu tava acostumado com outra realidade". E essa parada do Jalapão é só uma força de expressão pra reforçar o desgosto. Eu poderia falar a mesma coisa do Rio de Janeiro: "ao olhar para as favelas sinto que a margem dos seus mares murmuram pelo oceano de maravilha que deveria ter sido deixado em paz".

"O brasileiro tem uma índole ufanista e prefere aguilhoar a corrupção dos seus políticos, a encarar a realidade da cidade vazia corroída pelo cerrado. Preferimos a Ilha da Fantasia dos cartões postais, a praça dos três poderes e os palácios marmóreos, ao invés da verdade nua e crua de que fracassamos ao transportar o poder para a Terra do Nunca."

Se começou com esse negócio de "O brasileiro..." vc já viu que vem merda. Quem redigiu o texto é brasileiro, logo se inclui no grupo e acaba fazendo chacota dele mesmo, o que não merece credibilidade. A não ser que se ache superior, o que seria uma arrogância. E nesse parágrafo, além de ficar rotulando a população brasileira como "todos iguais" (no meio de tanta diversidade cultural e de pensamento), ele também faz uma reflexão sobre os princípios mais elementares que regeram a construção da cidade, mas que nada tem a ver com a cidade em si. O sonho de construir Brasília como "Ilha da Fantasia" é uma coisa, a CIDADE é outra.
Eu nem vou ficar disscando parágrafo por parágrafo. Esse texto é de um ser humano que, como qualquer um, tem um ponto de vista peculiar, e teve peito pra não ter medo de ir contra a opinião da maioria. Só acho chato que se disfarce esse ponto de vista com mil e um argumentos pseudo-racionais e um texto bem redigido. É quase um poema, e acaba convencendo de certa forma.

Me apaixonei por Brasília desde a primeira vez que cheguei aqui, o clima seco e frio, o projeto urbanístico do Lúcio Costa, O CÉU MAIS LINDO DE DIA, o povo no geral é foda (exceto os muito interesseiros), é uma cidade bacana e eu nem vou ficar elogiando que já enchi o saco de escrever, nem acredito que perdi meu tempo me justificando nesse texto

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


Dogs2

É um parágrafo muito bem escrito, mas que não diz porra nenhuma tirando "tudo em Brasília é um saco porque eu tava acostumado com outra realidade". E essa parada do Jalapão é só uma força de expressão pra reforçar o desgosto. Eu poderia falar a mesma coisa do Rio de Janeiro: "ao olhar para as favelas sinto que a margem dos seus mares murmuram pelo oceano de maravilha que deveria ter sido deixado em paz".

haha Exatamente o que desconfio, e genial a ultima frase!

Só acho chato que se disfarce esse ponto de vista com mil e um argumentos pseudo-racionais e um texto bem redigido. É quase um poema, e acaba convencendo de certa forma.

=]

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


Brasília, o fracasso da Utopia Modernista

LeandroPanucci
Brasília é legal, mas a Variante II é mais forte.


Arte Moderna

Messiah King
Veterano
# jul/09
· votar


Cara, esse cara é um frustrado, Brasília não é um lugar ruim... só é um lugar caro, mas... comparado as grandes cidades, SP,RJ, etc... é bem mais organizada e bem mais segura. FATO.

Fenrisulfr
Veterano
# jul/09
· votar


Mas tá uma onda de pseudo-intelectualismo no FCC hein.. caraio

Quanto intelectualóide...

Kensei
Veterano
# jul/09
· votar


Messiah King
é bem mais organizada


É o mínimo que se esperava de uma cidade planejada, né? Mas pelo que escuto falar (nunca fui) o restante do DF não é lá grandes coisas no que diz respeito a segurança.

Mas eu acho Brasília muito legal, esse negócio de que falta vida não faz minha cabeça.

Kensei
Veterano
# jul/09
· votar


Fenrisulfr
Maluco, vc é muito chato...

NoAlarms
Veterano
# jul/09
· votar


Soube que a cocaína é muito requisitada em Brasília, e soube também que Aécio Neves vive em um rehab. Alguém sabe me dizer a veracidade disso ?

Fenrisulfr
Veterano
# jul/09
· votar


Kensei
Fenrisulfr
Maluco, vc é muito chato...



Nem sou =]

brunohardrocker
Veterano
# jul/09
· votar


Fenrisulfr

Se for sobre o tópico, o que há de pseudo-intelectual em buscar informações sobre uma cidade que tenho planos de conhecer?

Sniper
Veterano
# jul/09
· votar


eu acho Brasília muito legal (2)

Messiah King
Veterano
# jul/09
· votar


Kensei

Primeiro não falei do DF todo, e sim de Brasília... huehueuhe segundo, existem algumas poucas cidades que são tão ou até mais seguras que Brasília, vide Sobradinho,Sudoeste,Lagos Sul e Norte...

Kensei
Veterano
# jul/09
· votar


Messiah King
existem algumas poucas cidades que são tão ou até mais seguras que Brasília, vide Sobradinho,Sudoeste,Lagos Sul e Norte...

Vc mesmo foi o cara que veio falar das quebradas que vai passar aí em Brasília no seu tópico sobre o valor do seguro. Sudoeste, Lagos Sul e Norte são cidades?

Pseudonimum
Veterano
# jul/09
· votar


Ah, Lago Sul e Lago Norte são as coisas mais bonitas de se ver mesmo.

É de se esperar de um lugar que só tem casas de R$ 500 mil pra cima.

TASIVA
Veterano
# jul/09
· votar


No plano piloto só mora gente "chique", porque é composto (99%) apartamento e o resto é casa boa, a maioria é alugado ou comprado por muito preço. Exige-se um bom e estável salário pra morar lá. "A humanidade não prevista nas ruas planejadas" estão nas não-planejadas que são as cidades satélites, e essa segregação sim é algo de se desprezar na cidade.


Fora que o plano piloto não contava com a quantidade massiva de gente que viria a morar em Brasilia desde os primeiros anos (uma das grandes falhas do projeto).

O mais curioso: Esse projeto que foi elaborado em menos tempo (começou atrasado) dentro dos que estavam competindo, Lucio Costa não tinha a intenção de realmente participar/ser classificado (até por que a apresentação era muito simples e pouco elaborada e também não havia maquete como o restante), muito menos imaginou que ia ganhar...hahaha

Eu gosto da simplicidade do projeto, apesar de não gostar muito ao mesmo tempo dessa coisa de cidade da máquina (realmente falta muito a humanização), a qual segue o modelo modernista...

Messiah King
Veterano
# jul/09
· votar


Kensei
São...

Eu vou estudar em PLANALTINA, é uma cidade satelite, e uma das mais perigosas... ;)

Messiah King
Veterano
# jul/09
· votar


Kensei
e mesmo assim, não tem nem como comparar planaltina com Rio de Janeiro,Sp,BH,etc...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Brasília, o fracasso da Utopia Modernista - Brasilienses concordam?