Ser otimo Aluno x bom aluno. mercado de trabalho

Autor Mensagem
Rizzo
Veterano
# abr/09 · Editado por: Rizzo


Bom hoje me surpreendi, com 2 amigos que estão um período acima do que o meu na faculdade.

Um deles era estudava/estuda muitoo, sempre, daqueles que só estuda, estuda, estuda,estuda praticamente vive estudando, como dizem bitolado;
e o outro não estudava tanto, apenas perto de provas e tals, ja pegou várias Dp´s e tal, mas é bom com as palavras, fala muito bem.
Daí os 2 foram fazer entrevista pra Vivo, e acabou que o que estudava muito menos ficou com a vaga lá. oO

Oras, será que é realmente necessário ficar horas e hroas estudando, ou se vc for um aluno relativamente "bom" mas que tenha atitudes, como falar bem, ser curioso já basta para arrumar um bom emprego?

Alguém aqui que tenha algum conhecimento empírico, sabe dizer melhor?

Ah sim, fazemos faculdade de engenharia ;

B.Frusciante
Veterano
# abr/09
· votar



Ah sim, fazemos faculdade de engenharia


Engenharia tipo... trabalhar num engenho?

Rizzo
Veterano
# abr/09
· votar


B.Frusciante
sim!
vamos ser os caras que colocará . vaquinhas como vc para puxar o engenho! =DD

Rapha_krust...
Veterano
# abr/09
· votar


Rizzo
vamos ser os caras que colocaremos nas vaquinhas


:0

ROTTA
Veterano
# abr/09
· votar


Rizzo
Oras, será que é realmente necessário ficar horas e hroas estudando, ou se vc for um aluno relativamente "bom" mas que tenha atitudes, como falar bem, ser curioso já basta para arrumar um bom emprego?

Letra B. Eu era um tanto CDF na escola e na faculdade, e só aprendi isto depois...

Como eu disse em outro tópico, tenho absoluta certeza de que as verdadeiras habilidades que lhe farão um profissional de sucesso serão aprendidas fora da escola.

Abraços.

Aced
Veterano
# abr/09
· votar


ROTTA

Eu diria um conjunto entre as Habilidades tanto fora como dentro da escola.

É necessário ter um equilíbrio entre as duas, um bom profissional possui um pouco de cada.

AFSVilela
Veterano
# abr/09
· votar


Rizzo

Depende muito de onde você quer trabalhar. Tipo, as empresas normalmente não procuram os caras mais estudiosos não. Elas procuram outras qualidades, além do conhecimento técnico.
Mas, para concursos, por exemplo, o cara estudioso tem muito mais chances de passar, afinal ele já criou um hábito.

ROTTA
Veterano
# abr/09
· votar


Aced
É necessário ter um equilíbrio entre as duas, um bom profissional possui um pouco de cada.

Concordo que ambas são importantes, mas aquelas mais críticas, que diferenciam e lhe colocam em cargos de liderança (por exemplo), geralmente são aprendidas fora da faculdade...

Abraços.

lula_molusco
Veterano
# abr/09
· votar


Daí os 2 foram fazer entrevista pra Vivo

Mas é um tanto óbvio que pra vender celular pouco importa o conhecimento técnico e sim a lábia do vendedor.
[/queburrroooodázeropraele]

Aced
Veterano
# abr/09
· votar


ROTTA
Concordo que ambas são importantes, mas aquelas mais críticas, que diferenciam e lhe colocam em cargos de liderança (por exemplo), geralmente são aprendidas fora da faculdade...

É certo que as ciências humanas são bem mais aplicativas no dia-dia mesmo, portanto, os conhecimentos e valores adquiridos terão um peso muito grande mesmo.

Carol_line
Veterano
# abr/09
· votar


Questão é que não basta ter inteligência, e sim saber como agir. Ter jogo de cintura, curiosidade e falar bem é tão importante quanto um bom currículo.

Eu diria que é bom vc estudar muito, mas prestar atenção tbm na parte social.

ROTTA
Veterano
# abr/09 · Editado por: ROTTA
· votar


Aced
É certo que as ciências humanas são bem mais aplicativas no dia-dia mesmo

Sim, mas não somente. Vou dar um exemplo de uma área que conheço, e que não se encaixa exatamente nas ciências humanas: desenvolvimento de software.

Um programador "pode" (mas na minha opinião, não deve) concentrar-se apenas nas hard skills (algoritmos, sintaxe, padrões de projeto, etc). Tecnicamente ele será muito bom, progredirá na carreira e provavelmente terá reconhecimento. Mas para deixar de ser programador, e tornar-se analista de sistemas (ou arquiteto de software) precisará desenvolver e demonstrar as chamadas soft skills, como comunicação, negociação, criatividade, etc.

Abraços.

Bog
Veterano
# abr/09
· votar


Rizzo

O conhecimento aprendido nas aulas pode ou não ser útil em diversas situações. Mas uma entrevista de emprego não costuma ser uma delas. Acho que, a não ser que você seja um PÉSSIMO aluno, não faz tanta diferença ter sido um aluno ótimo ou mediocre. São poucos os lugares que se preocupam com isso, e como já disseram, eles procuram outras coisas na pessoa também.

Que eu me lembre agora, a única situação onde o meu histórico da faculdade realmente teve algum peso foi quando eu tentei uma bolsa para vir estudar no Japão. Aí sim, fez toda a diferença. Fora isso, só o fato de que eu entrei nos dois lugares onde trabalhei por indicação de professores - um da faculdade e agora o meu ex-orientador do doutorado. Certamente, se fosse um aluno medíocre, não teria tido indicações assim, e teria ido pelo caminho normal da busca "por si só".

Moral da história: seja um ótimo aluno se quiser seguir carreira acadêmica OU em disciplinas de professores com contatos especiais, hehehe.

Dogs2
Veterano
# abr/09
· votar


Não sei como é na Engenharia, então nem falo nada

dressed to kill
Veterano
# abr/09
· votar


só sei que eu estudo estudo e estudo e so tiro nota ruim

Ch4p0L1N
Veterano
# abr/09
· votar


Rizzo
eu sempre fui uma merda na escola e to me dando bem na carreira profissional até agora

conheço um monte que era moh estudioso, esforçado e agora tá procurando qualquer coisa pra ganhar qualquer troco, alguns até viraram junkies

dressed to kill
Veterano
# abr/09
· votar


Ch4p0L1N
tomara que eu tenha a mesma sorte que voce... sou uma merda na escola...

Felipe Van Halen2
Veterano
# abr/09
· votar


o que vale nao eh a nota e sim o q tu sabe
eu, por exemplo rodei em 4 de 10 materias e nao to nem ai
esses nerd so sabe a teoria, mas na pratica eh outra coisa

Quase nada
Veterano
# abr/09
· votar


Eu acho que tem que saber tudo.
O importante não é só conseguir o emprego.. mas se sustentar nele, e crescer nele... um cara que domina a profissão, provavelmente terá mais sucesso nela.. (se trabalhar na área)

Num adianta o cara chegar a ser chefe de engenharia, e explodir a fábrica..

Quase nada
Veterano
# abr/09
· votar


e outra.. se vc tem condições de estudar.. pq não aproveitar?
Afinal, é a sua profissão agora..

LeandroP
Moderador
# abr/09 · Editado por: LeandroP
· votar


O nome desta matéria é "jogo-de-cintura".

Não adianta estudar pacas se não for bem nesta matéria. O mercado está cheio de gente metódica, mas que não sabe muito bem o que está fazendo.
O que eu recebo de e-mails de engenheiros e estagiários com erros grosseiros de português, por exemplo, não está no gibi... E na hora de conversar, então...

adnz
Veterano
# abr/09 · Editado por: adnz
· votar


Estudar+Sorte > não estudar
Estudar < não estudar
Não estudar = não estudar

Ótimo > Bom
Ótimo = Estudar+Sorte
Bom = não estudar

Estudar = Ruim
Estudar+Azar = Péssimo

Ruim > Péssimo
Estudar > Estudar+Azar
Estudar+Sorte >> Estudar+Azar

acadêmico != não acadêmico
acadêmico = Estudar
não acadêmico = Estudar ou não estudar
se não acadêmico = Estudar, acadêmico
senão, não acadêmico

The Blue Special Guitar
Veterano
# abr/09
· votar


É a mesma coisa da Tekpix vender mais que a Nikon porque faz mais propaganda.

Rizzo
Veterano
# abr/09
· votar


Bog

Me fale como é o sistema de ensino japonês,
ensino fundamental, médio e superior.
Aqui a gente ouve muitas estórias a respeito, falam que só estudam estudam e trabalham, é verdade?
Se possível faça um apego geral da situação , abraços!

thebassx
Veterano
# abr/09
· votar


eu passei a faculdade toda de engenharia pegando exames, passando com a nota minima... e algumas vezes reprovando. meus fim de semanas comecavam na quinta. isso que sou formado em engenharia eletrica o q eh com certeza o curso com mais nerds, bitolados, paus no cu por metro quadrado no mundo todo.
mas ao contrario dos meus colegas tinha um ingles muito bom e tamabem falava frances e sempre tive o habito de leitura.

hoje sou designer de circuitos integrados numa empresa no exterior. em melhor situacao que muitos, se nao a maioria deles.

nao digo que NAO TER ESTUDADO foi um fator, obvio que nao. é uma questao de personalidade. alias, eu me arrependo de nao ter estudado tanto quanto deveria pq as vezes passo perrengue no meu trabalho coisas como engenharia de controle que eu deveria saber e nao sei. dai tenho que aprender na hora. o lance é saber dosar. nao seja um porra loca. nao seja um nerd. seja meio termo.

Rizzo
Veterano
# abr/09
· votar


thebassx
vc deveria me passar uns progrmas pra projetar placas de circuitos impresso.

=DD

thebassx
Veterano
# abr/09
· votar


Rizzo

eu nao trabalho com isso, mas se me lembro bem vc pode fazer designs de PCB no ORCAD.

Rizzo
Veterano
# abr/09
· votar


thebassx
pois é..eu uso o PCB mesmo.
Mas queria algo mais sofisticado, como vc ta no exterior poderia me passar algo!!

thebassx
Veterano
# abr/09 · Editado por: thebassx
· votar


Rizzo

PCB = Printed Circuit Boards (placas de circuito impresso)

Vc ta falando que usa o design PCB do OrCAD pra fazer isso, certo?

"sofisticado" (?)
olha aqui na empresa muitos usam o EAGLE que eh um programa gratuito (ao contrario do orcad cuja licença eh uma facada).... e adoram.

TaylorBass
Veterano
# abr/09
· votar


é foda, cara..
tem q aliar as duas coisas, q nem a rapaziada disse aí...

Por exemplo, eu sou um aluno fraco e reconheço isso.. mas consigo falar na moral!

Consegui pegar uma bolsa lá na facul, disputando com um amigo meu q é estudioso pra kct e mil vezes melhor do q eu.. mas teve entrevista e ele se fudeu, pq é mto tímido..

Tem dessas mesmo..
abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ser otimo Aluno x bom aluno. mercado de trabalho