Ser otimo Aluno x bom aluno. mercado de trabalho

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# abr/09
· votar


Rizzo
Me fale como é o sistema de ensino japonês, ensino fundamental, médio e superior.

Er... pedido um pouco geral demais, não? =P Tem zilhões de detalhezinhos.

Aqui a gente ouve muitas estórias a respeito, falam que só estudam estudam e trabalham, é verdade?

Mais ou menos. O problema é que para entrar nas melhores universidades, pesa bastante ter estudado nas melhores escolas. E para entrar nas melhores escolas, só tendo estudado muito antes. É comum a gurizada sair da escola normal e ir de tarde para uma escola particular de reforço. É como fazer cursinho desde criança. É normal os caras entrarem na faculdade sabendo coisas que a gente só aprende em Cálculo II.

Aí, entram na universidade e despirocam, hahaha. O ensino em nível de bacharelado daqui é mais fraco que o do Brasil. O mestrado fica num meio-termo entre a nossa graduação e o nosso mestrado. O doutorado, por depender mais do próprio aluno, acaba sendo melhor, mas só porque você tem contato mais fácil com equipamentos caros e empresas poderosas.

Ah, e aqui ainda existe o hábito das empresas irem nas faculdades "catar" alunos. Ou seja, aqui FAZ diferença ser CDF, porque é isso que garante a cartinha mágica dos professores quando a Nintendo chega na faculdade perguntando por pessoas "capazes". Na verdade, as cartas de indicação aqui têm um peso enorme.

Quanto ao trabalho, basta dizer que eu chego às 9h e saio às 18h, enquanto muitos dos meus colegas ficam das 8~9h até as 20~21h. SEM RECEBER HORA EXTRA. Por trabalhar só o "certo", eu jamais seria promovido!!! Claro, eles não ficam só trabalhando, sempre fazem as pausas para o chazinho, batem papo, e outras coisas do tipo. Mas mesmo assim. Eu não passaria aqui a vida inteira...

Bagre_Ensaboado
Veterano
# abr/09
· votar


O resultado do equilíbrio entre fé e razão é o sucesso.

Bog
Veterano
# abr/09
· votar


Bagre_Ensaboado
O resultado do equilíbrio entre fé e razão é o sucesso.

E qual é o resultado de fé de menos?

(ehhehe, não necessariamente é "fracasso", já que isso não foi uma dupla implicação)

Aced
Veterano
# abr/09
· votar


Bog

Acho que ele não quis dizer fé no sentido religioso, mas sim fé nos objetivos que você quer alcançar, seja qual for a sua carreira.

( Sim, eu entendi o "fede menos", mah nem ri :] )

Rizzo
Veterano
# abr/09
· votar


Bog
o ensino em nível de bacharelado daqui é mais fraco que o do Brasil.

Ufa! não estamos perdidos.


Mas mesmo assim. Eu não passaria aqui a vida inteira...
Vc não deve mais aguentar ver japonêses emos, com cabelos de todas as cores e celulares mandando sms aí ahauhauha quando vc pretende voltar para o Brasil?

Bog
Veterano
# abr/09
· votar


Aced

Hehahah, o trocadilho foi não-intencional! =P

Bog
Veterano
# abr/09
· votar


Rizzo
Vc não deve mais aguentar ver japonêses emos, com cabelos de todas as cores e celulares mandando sms

Celular mandando SMS é o básico do básico. Emos com cabelos coloridos são bem mais incomuns do que a imprensa pode tentar fazer parecer.

Muitos estrangeiros, de vários países, associam o Brasil a carnaval, futebol, amazônia e só. Sabe por que? Porque é isso que aparece na imprensa. Pense nisso sempre coisas sobre algum outro país aparecerem na TV daí também. ;)

Aced
Veterano
# abr/09
· votar


Bog

Pois é, eu pensava que o Canadá só tinha Pinheiros

Que o Egito só era Deserto



E que o Iraque só era bomba...quer dizer...

Rizzo
Veterano
# abr/09
· votar


Bog
Celular mandando SMS é o básico do básico. Emos com cabelos coloridos são bem mais incomuns do que a imprensa pode tentar fazer parecer.

entendo!
Bog afinal, em que vc faz doutorado?

Aced

ahuahauhauha boa cara =D

Bog
Veterano
# abr/09
· votar


Rizzo
Bog afinal, em que vc faz doutorado?

Eu FIZ (terminei ano passado) em dependable computing. E agora trabalho com uma coisa que não tem nada a ver com dependable computing, ahahahah (visão computacional aplicada a TRENS!).

Rizzo
Veterano
# abr/09
· votar


Bog
e vc não pretende voltar para o Brasil?
Será que vale mais a pena ficar aí? Você sabe que com seu curriculum aqui no nosso país você seria muito disputado né?
Receberia muito bem e principalmente, teria acesso as mulheres mais gatas do mundo, não deve da mto tesão em comer japonesa né? ahauahuaha

Bog
Veterano
# abr/09
· votar


Rizzo

Eu pretendo voltar sim, para dar aulas em uma universidade. Mas no momento, estou bem aqui, adquirindo experiência num lugar bem legal, onde estou aprendendo bastante coisa. Não faço nada demais, sou bem "junior", mas aos poucos vamos aprendendo alguma coisinha aqui e ali.

Não acho que vou ser tão disputado assim no Brasil, mas sei que:

a. As mulheres mais gatas do mundo não ligam se você tem um PhD ou se trabalha no lugar onde inventaram o trem-bala. Nunca assistiu The Big Bang Theory? =P

b. Mesmo se as mulheres mais gatas do mundo dessem bola para mim, ficariam na delas, porque que eu já estou muito bem servido nesse aspecto. ;)

Enfim, reforçando o assunto do tópico, eu só sei que não teria conseguido vir se tivesse sido um aluno ruim. O histórico da faculdade teve peso na seleção da bolsa. Só consegui contato com um ótimo professor aqui porque tive uma "ajudinha" do meu orientador do mestrado. E só consegui o trabalho porque tive uma "ajudinha" do orientador do doutorado.

Mas acho que de todo o pessoal que estudava comigo, eu sou um dos poucos para quem fez alguma diferença ter conseguido se formar sem pegar dependências. A imensa maioria está bem de vida, com muitos ganhando bem mais que eu (eu não ganho muito bem), botando para funcionar coisas como "tino para os negócios" e "empreendedorismo", que não se aprendem em curso algum.

Rizzo
Veterano
# abr/09
· votar


Bog
entendo!
você vai vir aqui pra trabalhar no projeto do trem que começara lá em Campinas e ligará até o Rio, passando por Sp.

\0/

Carlos Henrique 2
Veterano
# abr/09
· votar


Isso me fez lembrar desse vídeo do consultor de empresas Max Gehringer, sobre os perfis com maiores chances de sucesso no mercado de trabalho.

http://www.youtube.com/watch?v=oHg5SJYRHA0&

Ch4p0L1N
Veterano
# abr/09
· votar


dressed to kill
tomara que eu tenha a mesma sorte que voce... sou uma merda na escola...

a escola é só uma parte, tem mto mais coisa envolvida... o importante é fazer o q gosta e nunca esquecer que precisa evoluir todo dia

Carlos Henrique 2
Veterano
# abr/09
· votar


Acrescentando ao que já foi dito, espero que vocês não usem disso de "estudioso não será necessariamente um bom profissional" como justificativa para o fracasso nos estudos ou pretexto para vagabundear e não levar a sério os estudos.

E outra coisa que noto em discussõs sobre o mesmo tema (ou similares) é que sempre comparam casos extremos ou caricatos. Por exemplo, é um tanto óbvio que o "CDF bitolado" tende a não ir muito longe, mas o que dizer do "CDF normal"? (vamos assim dizer)

Há gente, por exemplo, que tira notas altas porque tem auto-disciplina, ou porque é dedicado e organizado naquilo que faz, ou porque é sabe administrar bem o seu tempo e não deixa as coisas para a famosa última hora, ou porque tem facilidade em absorver aquilo que lhe é passado, etc. Estes tendem a ser bem sucedidos em qualquer lugar, ou alguém aqui discorda disso?

The Blue Special Guitar
Veterano
# abr/09
· votar


Carlos Henrique 2

ACho que vc mandou o link para o vídeo errado hehehe

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# abr/09 · Editado por: Ibanez GSA 270dx
· votar


Ser otimo Aluno x bom aluno. mercado de trabalho

numa triagem por curriculos ou numa entrevista, ninguem olha suas notas
na minha sala (de uns 55 acho), deve estar la pra trigesimo + ou -, mas de boa, estou entre os 5 em termos de preparaçao pro mercado de trabalho

Su Sukita
Veterano
# abr/09 · Editado por: Su Sukita
· votar


Carlos Henrique 2
Concordo.

E vale ressaltar - acredito que alguém já tenha dito isso - que não adianta ter lábia se na hora de mostrar trabalho você empaca feito uma mula. Não adianta vender um peixe, e entregar outro.

Por isso, é importante sim estudar e saber ao menos o necessário para realizar o trabalho a que você se propõe, com dignidade. E principalmente, depois que estiver com a vaga em mãos, se dedicar ao máximo pra conseguir 'aparecer' por mérito e assim, quem sabe, desenvolver uma boa carreira.

Ou seja, de uma maneira ou de outra o estudo é importante, sempre. Quer na sala de aula, quer na sala da tua casa, depois de empregado.

Carlos Henrique 2
Veterano
# abr/09 · Editado por: Carlos Henrique 2
· votar


Dogs2
Não sei como é na Engenharia, então nem falo nada

É muito relativo, bicho.

Tem áreas na engenharia que o que você usa e precisa saber é basicamente aquelas informações/habilidades que você aprende/desenvolve fora da escola, na prática e experiência profissional.

Há, entretanto, áreas que embora a prática e experiência também sejam fundamentais, o conhecimento adquirido na escola é requisito para um bom profissional.

Citando exemplo, ninguém aprende a calcular e dimensionar uma estrutura no trabalho. Você precisa de toda uma base conceitual que só se aprende na escola e fora dela com a bunda sentada na cadeira e um (ou mais) livro(s) nas mãos. Sem isso, o profissional que se aventura nessa área será um mero "operador de software" que não saberá direito o que está fazendo.

SuperGeo
Veterano
# abr/09
· votar


Atualmente um curso de oratória e marketing pessoal pode significar um sucesso profissional muito maior do que 50 cursos técnicos juntos.

O que importa é parecer ser.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# abr/09 · Editado por: Bagre_Ensaboado
· votar


Bog
E qual é o resultado de fé de menos?

(ehhehe, não necessariamente é "fracasso", já que isso não foi uma dupla implicação


Desculpe-me a demora,
O trabalho apurou,
O patrão ta na cola,
ah que saudades do tempo,
em que era apenas um aluno de escola.

Mas enfim, ao que interessa.

Necessariamente não fracasso, porém implica em limitação potencial, ora por vezes o pleno desenvolvimento fica comprometido, devido a focar-se apenas no que se detém em termos de conhecimento padrão, munindo-se de linhas de raciocínio usuais já experimentadas à exaustão, não se ousando a elevar o poder do pensamento além das barreiras do formalismo lógico.

Talvez ficasse mais interessante, se você manifestasse tua postura em relação ao fracasso, vejo boa probabilidade de ser divergente da minha.

Na minha concepção, fracasso não consiste nas falhas de determinadas ações, mas sim na aniquilação de toda e qualquer nova tentativa promissora, na outra face, o sucesso não se resume à obtenção de status ou méritos, mas sim em se apaixonar por colecionar resultados constantemente.

erico.ascencao
Veterano
# abr/09
· votar


Rizzo
O "nerd" aparenta não fazer um bom marketing pessoal. O outro sabe fazê-lo. Mas também não vai largar a faculdade pra fazer só marketing pessoal, pois você tem que aprender alguma coisa nesta merda de curso.

Eu já passei por desilusões acadêmicas. Queria passar pela faculdade ileso (sem DPs), mas a realidade agora é tentar se formar em 5 anos. Já fiz umas entrevistas e vi que você é valorizado pelo o que você é, e não necessariamente pelas notas que você tira. Muitas vezes o 5 bola que você tirou naquela prova de Termodinâmica constituiu uma experiência pessoal muito mais intensa do que o notão que o nerd tirou.

brunohardrocker
Veterano
# abr/09
· votar


É mais fácil e mais barato ensinar uma pessoa bastante comunicativa e sociável a ser um vendedor do que ensinar um vendedor cara fechada a ser comunicativo e sociavel.

Dogs2
Veterano
# abr/09
· votar


adnz
Não estudar = não estudar

não me diiiigaa

Bog
Veterano
# abr/09
· votar


Carlos Henrique 2
Su Sukita

Concordo plenamenta com vocês! Não adianta também o cara ser um "garganta" super competente e chegar lá sem saber o que fazer. Destaque para a parte do estudo é importante, sempre. Quer na sala de aula, quer na sala da tua casa, depois de empregado.

Quer dizer, ninguém precisa ser o nerd autista da sala para se dar bem. Mas não há carisma que salve alguém com cérebro a manivela.

LeandroP
Moderador
# abr/09
· votar


Bog

Como eu disse, tem que ter jogo de cintura. Saber lidar com coisas imprevisíveis, que não estavam nos livros e apostilas.

Headstock invertido
Veterano
# abr/09
· votar


Pra tudo, eu disse tudo na vida, tem que haver equilibrio. Nesse caso, estudar além do que deve atrapalha, e estudar menos do que deve atrapalha também, óbvio.

Bog
Veterano
# abr/09
· votar


Bagre_Ensaboado
o pleno desenvolvimento fica comprometido, devido a focar-se apenas no que se detém em termos de conhecimento padrão, munindo-se de linhas de raciocínio usuais já experimentadas à exaustão, não se ousando a elevar o poder do pensamento além das barreiras do formalismo lógico.

Gerador de lero-lero? =P

Achei estranho que, aparentemente, você pensa que "razão" é o mesmo que "não inovar". Não existe qualquer relação entre as duas coisas. Muitos cientistas e pesquisadores ultra-nerds e racionais pensam "out of the box".

Além disso, nunca vi o sucesso de alguém depender da pessoa chutando o formalismo lógico. Quer dizer, se eu começar fingir que implicações simples são duplas implicações eu serei mais bem-sucedido? Se eu fingir que A AND B é diferente de NOT (NOT (A) OR NOT (B)), irei mais longe? O.o Exemplifique, por favor. =P

tua postura em relação ao fracasso

Minha postura é a de que o fracasso é algo que, felizmente, não aconteceu comigo até hoje. Apesar de eu ser um cara essencialmente racional...

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# abr/09
· votar


Eu nunca fui desses caras que se matam de estudar, mas sempre tiro notas ruins.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ser otimo Aluno x bom aluno. mercado de trabalho