Ser nordestino pode ser um entrave à entrada no mercado de trabalho no Sudeste

    Autor Mensagem
    Jota Plat
    Membro Novato
    # jan/14 · Editado por: Jota Plat


    Sou nordestino, mas tenho alguns parente morando em São Paulo e no Rio de Janeiro. Este mês meu tio me convidou para morar com ele em São Paulo, e disse que seria fácil de conseguir emprego por lá. O problema é que uma de minhas tias do Rio me disse exatamente o oposto, que os empregadores preterem os nordestinos, e que é significantemente mais difícil para um nordestino conseguir um emprego qualificado. E aí, glr, alguém sabe dizer se procede mesmo esse preconceito?

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Eu não ouso ponderar aqui, afinal estamos falando de preconceito, e todo mundo que sofre preconceito é superprotegido.

    Mas sem negar a existencia do preconceito, creio existir tambem uma explicação no que diz respeito exatamente a qualificação da mão de obra.

    Durante anos estive a par de contratações de pessoas para empresas, e o que eu pude notar é que muita gente, a absoluta maioria dos cargos mais baixos, de mão de obra braçal, eram preenchidos por pessoas que vieram de estados como o Maranhão.
    Preconceito? Para lá. Não, realmente é um estado com um nível baixissimo de importancia dada a educação comparado ao Brasil, que já não é lá aquelas coisas.

    Contratei gente qualificada não importando a origem, do nordeste inclusive, assim como contratei gente não qualificada. Triste saber que a maioria dessas vinham do nordeste em busca de uma vida melhor. Ou seja, é lógico que se saem de lá é porque não está facil e vêm atras de algo melhor.

    Reafirmando a minha posição, não nego que exista o preconceito, mas gente qualificada é gente qualificada, não importando de onde vem.

    Snakepit
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: Snakepit
    · votar


    brunohardrocker
    Reafirmando a minha posição, não nego que exista o preconceito, mas gente qualificada é gente qualificada, não importando de onde vem.

    Exatamente. Cabe a cada um lutar e tentar, não adianta simplesmente ter medo do primeiro obstaculo, no caso o suposto preconceito, e parar por causa disso.

    O caminho nao é igual para todos... algumas pessoas tem um caminho mais facil a percorrer, outros um mais dificil. Porém se não tiver força de vontade e competencia ninguem vai conseguir o que quer.

    Manda bala cara, passa por cima e mostra o que tu quer da vida. Se vc não tentar nunca vai saber.

    sallqantay
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    tudo que eu sei sobre isso é que aqui em sampa tá cheio de pernambucanos cults que trampam com paradas ditas criativas

    _Excelion
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    nos trampos mais conservadores (famoso 'empresário/executivo'), o preconceito é forte.

    não vejo ninguém contratado com traços ou sotaque nordestino, poucas mulheres também e negro então...

    tipo, duvido que não tenham nordestinos qualificados, mas na hora de atender um cliente de alto perfil, seja no caixa ou para tratar de investimentos nas paradas mais exclusivas, nenhuma empresa quer um cara falando arretado, pois o próprio cliente perde a confiança na empresa.

    sad but true

    landlord
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    nos trampos mais conservadores (famoso 'empresário/executivo'), o preconceito é forte

    Não é não... só depende do currículo do cara... eu conheço um monte de nordestinos trabalhando em SP.
    Obviamente eles vieram para aqui na faculdade ou logo depois de ter terminado.

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    nenhuma empresa quer um cara falando arretado, pois o próprio cliente

    Uma coisa leva a outra, a empresa sempre tem que dançar conforme a musica.

    Pedro_Borges
    Veterano
    # fev/14 · Editado por: Pedro_Borges
    · votar


    brunohardrocker
    Reafirmando a minha posição, não nego que exista o preconceito, mas gente qualificada é gente qualificada, não importando de onde vem.


    Isso é o que de fato prevalece, sobretudo neste país que está carente de mão de obra qualificada.

    Não concordo com o que o _Excelion disse, pois quando se encontra um nordestino qualificado e estudioso, esses caras são muito valorizados, visto que são também muito criativos. Também tem um outro fator que os ajuda que é o fato de serem desapegados e humildes e com isso ter mais facilidade de vencer obstáculos.

    kiki
    Moderador
    # fev/14
    · votar


    brunohardrocker
    e todo mundo que sofre preconceito é superprotegido.
    ah, peralá né bruninho?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ser nordestino pode ser um entrave à entrada no mercado de trabalho no Sudeste