Tópico sobre Astronomia - Novidades, curiosidades, dúvidas, etc.

Autor Mensagem
r2s2
Veterano
# out/08
· votar


Burp após Duff
O vácuo é a definição de ausência de matéria.
E muita gente considera/acredita que entre os planetas e estrelas há esse "nada".
Há quem fale que a luz do sol se propaga no vácuo, mas esse que é o problema.

A luz é uma onda-eletromagnética.
Ondas precisam de um meio material para se propagarem.
Ondas não são partículas que são "arremessadas" é descrevem uma tragétória senoidal.

Não havia elaborado bem a questão...
Ainda acreditam que ondas se propagam no "vácuo"???
Ou será que há um meio material que envolve os astros???


A luz tem natureza dupla. Ora se porta como partícula, ora como onda.

Ondas eletromagnéticas se propagam no vácuo sim.

E o vácuo, mesmo perfeito, ainda apresenta "pulsação" energética. Inclusive há o efeito casimir para provar isso, que mostra flutuações no vácuo. São duas placas paralelas no vácuo e elas se amproximam pois há mais ondas fora do que dentro do espaço entre essas placas metálicas. É como uma implosão no fundo do mar tipo daquele submarino do Segredo do Abismo, mas sem envolver matéria.

r2s2
Veterano
# out/08
· votar


shoyoninja
Achei um site interessante com a história e as fórmulas usadas para descrever isso:

http://flipflop.no.sapo.pt/fisicaquantica1.htm


Muito legal, vou ver o site. Sempre li sobre isso, entendi o que eles querem dizer, mas nunca consegui entender a lógica disso.

Vou ver.

brunohardrocker
Veterano
# dez/08
· votar


Descoberto ambiente capaz de sustentar vida em Marte

A sonda espacial Mars Reconnaissance Orbiter, da Nasa, descobriu em Marte um ambiente capaz de sustentar algum tipo de vida, com depósitos de um mineral que comprovam esta possibilidade, segundo divulgaram cientistas em uma reunião da União Geofísica Americana, em San Francisco, Estados Unidos. As informações são da agência EFE.
» Descoberta água mais distante da Terra
» Um terço de Marte teve água
» Cientistas descobrem novas geleiras
» Detectado novo tipo de mineral

O carbonato se forma quando a água e o dióxido de carbono se misturam com cálcio, ferro ou magnésio. O jornal português Diário de Notícias informou que os carbonetos encontrados indicam que Marte teve águas neutras que passaram a alcalinas, quando os minerais se formaram há mais de 3,6 milhões de anos. Segundo o diário, como os carbonetos se dissolvem rapidamente nos ácidos, os cientistas acreditam que alguns ambientes se mantiveram imunes aos efeitos dessa substância.

O achado estava na base de uma cratera com 1.490 km de largura. "Isto é muito excitante. É um material branco, bulboso e quebradiço", afirmou John Mustard, da Universidade Brown, em Rhode Island. Para Bethany Ehlmann, estudante graduada da Universidade de Brown que liderou o estudo publicado na revista Science, "era um ambiente bastante brando, bom para uma vida marciana desde cedo".

Na Terra, os carbonatos como a pedra calcária e o cal, as vezes preservam material orgânico. No entanto, os pesquisadores não encontraram tal evidência em Marte.

Anteriormente, a sonda espacial Phoenix também detectou quantidades pequenas da substância em amostras de solo. Apesar disso, esta é a primeira vez que os cientistas encontram um local de formação. Os depósitos possuem o tamanho de campos de futebol americano e ficaram visíveis nas imagens captadas pela Mars Reconnaissance Orbiter.

Os filosilicatos, que se formam em baixas condições semelhantes às do carbonato - mas que não se dissolvem em ambientes acidificados -, são abundantes no planeta vermelho. "Existiam estes distintos ambientes de água na história antiga de Marte, aumentando as possibilidades de que tenha existido vida", analisou Richard Zurek, do Laboratório de Propulsão a Jato, da Nasa.

Redação Terra

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3404118-EI301,00-Des coberto+ambiente+capaz+de+sustentar+vida+em+Marte.html


Marte a vista!

Pseudonimum
Veterano
# dez/08 · Editado por: Pseudonimum
· votar


bizarro é os estudos sobre física quântica...
não sei NADA disso, mas vi um videozinho tosco que diz que quando estudamos o mundo quântico, as particulas viajam em ondas, e isso faz com que elas possam estar em 2 lugares ou mais ao msmo tempo...
porém o simples fato de haver um observador ali olhando faz com que elas se movimentem em linhas retas...


Abaixo o "Quem somos nós?" !

Esse treco abre brecha pra um monte de pseudo-ciência tosca e papinho de auto-ajuda.

PS.: Esquece o que eu disse, ahiahiuah.

brunohardrocker
Veterano
# dez/08
· votar


O que aconteceria se um meteoro atingisse a Terra?

Em 2004 o asteróide Apophis foi descoberto e sua trajetória deixou meio mundo de cabelo em pé. Um grande debate teve início e diferentes conclusões são sustentadas até hoje. Com seus 350 metros de diâmetro a Nasa estima que o impacto dele com a Terra causaria uma explosão de 880 megatons. Para você ter uma idéia a bomba de Hiroshima tinha apenas 13 kilotons e a Tsar Bomba, a mais destrutiva já detonada em nosso planeta, tinha 50 megatons.

Ele passará duas vezes pela Terra. Em 2029 será próximo, mas sem muito risco. Já sua segunda passagem, em 2036, está sendo apontada como provável para um impacto com a Terra ou a Lua. As chances disso ocorrer são de 1 em 45 mil.

O resultado de um impacto do Apophis com a Terra seria catastrófico, mas não o suficiente para acabar com a vida em todo o planeta.

O vídeo abaixo é uma simulação feita pela Discovery Channel onde um meteoro de 500km bate no Oceano Pacífico. Neste caso a atmosfera da Terra ficaria em chamas e toda a superfície ficaria inabitável. Evidências sugerem que isso já aconteceu antes na Terra outras seis vezes. O vídeo é assustador e muito bonito.



http://pipocadebits.blogspot.com/2008/12/o-que-aconteceria-se-um-meteo ro.html

Dogs2
Veterano
# dez/08
· votar


brunohardrocker
O vídeo é assustador e muito bonito.

Um vídeo meu? :)

brunohardrocker
Veterano
# dez/08
· votar


Dogs2

Aí seria apenas assustador!

leandro rodrigues
Veterano
# dez/08 · Editado por: leandro rodrigues
· votar


brunohardrocker
Tópico pra quem curte o assunto, vamos usar este espaço para postar novidades, curiosidades, dúvidas e etc.

Epa!!!

É cumingo mermo!

O planeta Marte há muito é associado à Vida Extra Terrestre. Não é à toa que popularmente, freqüentemente "marciano" e "E.T." têm o mesmo significado. Mesmo os cientistas sempre se ocuparam (de formas diferentes) com a questão "Vida em Marte". Desde Christian Huygens(1629-1695), um dos primeiros a observar Marte, sistematicamente, por telescópio; passando por Percival Lowell (1855 - 1924) a quem um biógrafo definiu "... de todos os homens da história que propuseram questões e respostas sobre Marte, Lowell foi o mais influente e controverso."; até os dias de hoje, cientistas têm gasto muito tempo (e verbas) estudando "Vida em Marte".

Sobre as sondas, eu posso dizer que: Uma sonda construída por chineses será transportada por um foguete russo, que estará transportando também um satélite da Rússia, citando um chinês que está à frente do projeto.

A sonda chinesa, que recebeu o nome de "Yinghuo 1", levará "duas câmeras para tirar fotos de Marte e Phobos (Marte 1 )", disse citando Chen Changya, subchefe do projeto.

Os satélites dos dois países irão viajar juntos por 11 meses, com a sonda chinesa sendo abastecida com energia pela da Rússia, antes de se separarem ao entrarem na órbita de Marte, isso senão chover ou se a Mãe Diná não for no programa da Luciana Guimenez falar MERDA

Mas tirando isso...

leandro rodrigues
Veterano
# dez/08
· votar


O vídeo é assustador e muito bonito.

Pior que é mesmo

É assustadooooooooooooooooooooooor!!!



brunohardrocker
Veterano
# jan/09
· votar


Via Láctea pesa mais e gira mais rápido do que se pensava

Cientistas americanos descobriram que a Via Láctea pesa 50% a mais do que era estimado antes e gira em órbita a 965, 6 mil km/h, quase 161 mil km/h mais rápido do que se considerava anteriormente. A equipe, formada por pesquisadores do Observatório Nacional de Rádio e Astronomia dos EUA e do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, apresentou hoje os resultados de sua pesquisa em reunião da Sociedade Americana de Astronomia em Long Beach, na Califórnia.

Completa:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3428195-EI301,00-Via +Lactea+pesa+mais+e+gira+mais+rapido+do+que+se+pensava.html

Christina Amaral
Veterano
# jan/09
· votar


http://www.astronomia2009.org.br/

2009, Ano Internacional da Astronomia.

Burp após Duff
Veterano
# jan/09
· votar


A Terra está perdendo atmosfera!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/imagem.php?artigo=atmos fera-perdida-no-espaco-anualmente&id=010805090103&ebol=sim

brunohardrocker
Veterano
# jan/09
· votar


Burp após Duff

As medições detectaram a presença do vento, levando as partículas de hélio, hidrogênio e oxigênio, numa altitude quase 10 vezes maior do que o diâmetro da Terra.


Caramba...

Burp após Duff
Veterano
# jan/09
· votar


Gás metano detectado em Marte pode indicar sinais de vida


A NASA anunciou a descoberta de metano em Marte, emanando de pontos específicos do solo, mas com uma larga distribuição ao longo da superfície do planeta.

A presença do gás pode implicar a existência de atividades geológicas e até biológicas em Marte. Na Terra, cerca de 90% do metano é produzido por organismos.

Em alguns locais, a quantidade de metano encontrado em Marte chega a ser comparável à encontrada na atmosfera da Terra.

Origens do metano marciano

Os cientistas não sabem ainda com certeza qual é a fonte do metano marciano, mas a imagem ao lado tenta dar uma idéia de uma das possibilidades. A água no subsolo, o dióxido de carbono e o calor interno do planeta combinam-se para liberar o gás.

Embora não haja qualquer evidência da existência atual de vulcões no planeta, o metano pode ter ficado aprisionado em "cavernas" de gelo por bilhões de anos, e agora estar sendo liberado. Mas, segundo os cientistas, mais estudos serão necessários para determinar com certeza a origem do metano marciano.

Marte, um planeta vivo

O metano, cuja molécula é formada por quatro átomos de hidrogênio ligados a um átomo de carbono, é de grande interesse dos astrobiólogos (cientistas que buscam vida fora da Terra) porque os organismos vivos liberam grandes quantidades de metano quando digerem nutrientes.

Contudo, processos puramente geológicos também podem liberar o gás, como é o caso da oxidação do ferro.

Ainda que o metano não se origine de organismos vivos, o achado significa que o planeta é vivo em termos geológicos, com atividades de sub-superfície que ainda deverão ser estudadas e conhecidas.

"Neste momento, nós não temos informações suficientes para dizer se a biologia ou a geologia, ou ambos, estão produzindo o metano em Marte. Mas ele nos diz que o planeta continua vivo, ao menos em sentido geológico," explica Michael Mumma, cientista da NASA.

Se organismos marcianos estiverem realmente produzindo o metano, eles provavelmente residem muito abaixo da superfície, onde é quente o suficiente para que a água permaneça em estado líquido. A água em estado líquido, assim como uma fonte de energia e um suprimento adequado de carbono, são necessários para manter todas as formas de vida conhecidas pelo homem.

Comparável ao metano da Terra

A detecção foi feita com espectrômetros de infravermelho de alta dispersão a partir de três telescópios diferentes, que monitoraram cerca de 90% da superfície do planeta durante três anos marcianos - o equivalente a sete anos terrestres. Os dados foram comparados com outros informações coletadas pela sonda Mars Express, que se encontra em órbita de Marte.

Em um momento durante o período analisado, a coluna de gás primária emanando do solo continha cerca de 19 mil toneladas de metano, o que é comparável com a quantidade de metano liberada por uma bacia petrolífera na Califórnia. As emissões de metano foram observadas em 2003, mas só agora os cientistas concluíram a análise de todos os dados coletados.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=gas- metano-detectado-em-marte-sinais-de-vida&id=020130090116&ebol=sim

brunohardrocker
Veterano
# fev/09
· votar


Existe vida inteligente em 38 mil planetas, estima cientista

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3495028-EI301,00.htm l

SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# fev/09
· votar


estou ancioso pelas missões para Europa...mas acho que vai demorar um bom tempo

SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# fev/09
· votar


mas nesse assunto o que mais me briza é pensar em viagens para outras estrelas...

será que é realmente possivel achar buracos de minhoca e passar naves por eles???

e se o mais proximo de nós estiver a milhões de parsecs...será que nunca viajaremos para outros sistemas planetários e outras galáxias???

nha =(

leandro rodrigues
Veterano
# fev/09 · Editado por: leandro rodrigues
· votar


Esse tá louco, ou nós que somos XAROPES


http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u499287.shtml

SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# fev/09 · Editado por: SeEk AnD dEsTrOy
· votar


'É um processo para quantificar nossa ignorância'

leandro rodrigues
Veterano
# fev/09
· votar


'É um processo para quantificar nossa ignorância?'

Sim! Não seria quantificar nossa inguinorância, mas sim uma lavagem cerebral na nossa moringa, menos na minha, é claro!!!

Eita!!!

Headstock invertido
Veterano
# fev/09
· votar


brunohardrocker
Alguém sabe como é possível para os cientistas controlarem daqui uma sonda que está lá em Marte? Como pode o sinal ser captado de tão longe?
Acredito que a sonda já seja programada na terra para fazer o que os cars querem lá em Marte...

Carpano-Jr.
Veterano
# fev/09
· votar




SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# fev/09
· votar


Alguém sabe como é possível para os cientistas controlarem daqui uma sonda que está lá em Marte? Como pode o sinal ser captado de tão longe?

as ondas são direcionadas à sonda...
e viajam na velocidade da luz, ou seja...em poucos minutos estão lá...nem é tão dificil assim

leandro rodrigues
Veterano
# fev/09
· votar


brunohardrocker
Existe vida inteligente em 38 mil planetas?

Sim! Só que esqueceram de dar vida inteligente aos habitantes do planeta terra

Mas hein?

Thiago Yoshiki
Veterano
# fev/09
· votar


velocidade da luz é melhor compreendida como o limite máximo de velocidade, não a velocidade dos raios luminosos em si
Mas e se fosse é Dó? zoa XD

Você acabou de me esclarecer uma coisa, ontem mesmo eu estava falando com meu irmão sobre como conseguiram frear a luz (Luz Congelada, capa de uma Scientific American).

brunohardrocker
Veterano
# dez/10
· votar


Up da morte!

Por R$ 555 mi, Brasil passa a fazer parte do observatório ESO o/

O ESO é um dos principais observatórios astronômicos do planeta

O Ministério da Ciência e Tecnologia assinou um acordo para pesquisa astronômica no hemisfério sul com o ESO - Observatório Europeu do Sul -, na quinta-feira, dia 29, em Brasília. O convênio, que custará cerca de R$ 555 milhões em 11 anos, permite que o País participe da construção do futuro superobservatório E-ELT de 42 m de altura, que deve ser inaugurado em 2021, no Chile.

Na cerimônia de assinatura, o ministro Sergio Rezende afirmou que o acesso a ferramentas mais modernas será benéfico para a evolução das pesquisas brasileiras. "A ESO é uma organização multilateral que até agora só tinha como membros os países europeus. A entidade é proprietária das melhores instalações de astronomia do mundo", falou.

De acordo com o site do Ministério da Ciência e Tecnologia, além da construção do E-ELT - European Extremely Large Telescope - , o Brasil deve participar dos outros dois principais projetos do ESO: Giant Magellan Telescope - GMT; Thirty Meter Telescope.

O Brasil é o primeiro país não-europeu a participar do ESO, que conta com 14 países da Europa e tem orçamento anual de 135 milhões de euros. Embora as instalações para a construção do telescópio estejam no Chile, o país serve apenas de abrigo devido às melhores condições climáticas e geográficas para o estudo da astronomia.

Fonte:
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4866296-EI301,00-Po r+R+mi+Brasil+passa+a+fazer+parte+do+observatorio+ESO.html

brunohardrocker
Veterano
# dez/10
· votar


Nasa divulga vídeo do pôr do sol em Marte:

http://terratv.terra.com.br/especiais/noticias/4416-338949/nasa-divulg a-video-do-por-do-sol-em-marte.htm

Roy.Mustang
Veterano
# mar/12
· votar


que pótico munitinho

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico sobre Astronomia - Novidades, curiosidades, dúvidas, etc.