Tópico sobre Astronomia - Novidades, curiosidades, dúvidas, etc.

Autor Mensagem
shoyoninja
Veterano
# out/08
· votar


Burp após Duff

Uma coisa que gera discussão também é esse suposto vácuo "existente".
Será mesmo que uma onda é capaz de se propagar no nada???


Não entendi a pergunta.

Vc duvida que o vácuo seja realmente a ausência de matéria é isso?

Burp após Duff
Veterano
# out/08
· votar


O vácuo é a definição de ausência de matéria.
E muita gente considera/acredita que entre os planetas e estrelas há esse "nada".
Há quem fale que a luz do sol se propaga no vácuo, mas esse que é o problema.

A luz é uma onda-eletromagnética.
Ondas precisam de um meio material para se propagarem.
Ondas não são partículas que são "arremessadas" é descrevem uma tragétória senoidal.

Não havia elaborado bem a questão...
Ainda acreditam que ondas se propagam no "vácuo"???
Ou será que há um meio material que envolve os astros???

Burp após Duff
Veterano
# out/08
· votar


Esse é para leitura...

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=plan eta-gigante-desafia-as-definicoes-cientificas&id=010130081016

shoyoninja
Veterano
# out/08
· votar


Burp após Duff
Entendi.
Segundo os modelos atuais, as ondas eletromagnéticas se propagam pelo vácuo sim.

A onda eletromagnética não é como uma onda em um líquido, ou o no ar . A onda eletromagnética é ondulação de energia, que é mediada pelo fóton.

E apesar do fóton ser uma partícula, quando ele media energia ele deixa de se comportar como uma. Então, realmente, não são partículas ondulando.

Compreender isso completamente eu não sei se os modelos atuais permitem, e já foge do pouco que sei...


Só uma curiosidade, no vácuo há matéria comum sim, mas a densidade é tão baixa que pode ser ignorada.

Burp após Duff
Veterano
# out/08
· votar


shoyoninja


Então o "vácuo não é esse nada".
Até pq eu conversei há uns tempos atrás com um professor de física sobre isso.
Ele me disse que já conseguiram uma "pressão negativa" maior (em módulo) em relação a que os ônibus espaciais e satelites estão sujeitos no espaço.

Talvez seja esse algo com uma densidade muito baixa que transporte as ondas.

shoyoninja
Veterano
# out/08 · Editado por: shoyoninja
· votar


Burp após Duff

Talvez seja esse algo com uma densidade muito baixa que transporte as ondas.


Não cara, é aí que está a parte legal da coisa.

O "transporte" das ondas é feito pelo fóton. As ondas eletromagnéticas não são mediadas por matéria. O fóton não tem massa (tem e não tem na verdade), e é por isso que viaja sempre na velociadade da luz (velocidade da luz é melhor compreendida como o limite máximo de velocidade, não a velocidade dos raios luminosos em si).

Isso é uma das coisas que deu origem à teoria da relatividade. O fóton, por não possuir massa, está sempre se movimentando na velocidade limite do universo.

A luz, portanto, não é vibração de matéria, como o som por exemplo( que também é uma onda).

E olha só que legal:
Todas as ligações moleculares e transferências de movimento entre átomos e moléculas são feitas pela força eletromagnética, portanto vibrações físicas de materiais (como o som) são também mediadas pelo fóton, considerando-se cada átomo isoladamente.

DrBrodsky
Veterano
# out/08
· votar


Burp após Duff

Ainda acreditam que ondas se propagam no "vácuo"???
Ou será que há um meio material que envolve os astros???


A volta do éter? hahahahahahah


Burp após Duff

Então o "vácuo não é esse nada".


Acredita-se na existência da "espuma quântica", mas as ondas não viajam por ela.

shoyoninja
Veterano
# out/08
· votar


DrBrodsky

A volta do éter? hahahahahahah



Foi nisso que pensei tmb:P. Nunca li muito a respeito, chegou a existir alguma teoria pelo menos parcialmente funcional?

Burp após Duff
Veterano
# out/08
· votar


http://pt.wikipedia.org/wiki/Mat%C3%A9ria_escura

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=cien tistas-criam-primeira--imagem--da-energia-escura&id=010130080526

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/imagem.php?artigo=via-l actea-perdeu-massa-equivalente-a-um-trilhao-de-sois&id=010805080616

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=lent es-gigantes-vao-vasculhar-universo-em-busca-da-energia-escura&id=01013 0080701

SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# out/08
· votar


"Coisa alguma é exata, mesmo o NADA."

será que as ondas viajam pela enegia escura?

shoyoninja
Veterano
# out/08
· votar


Burp após Duff
Não entendi, o que tem a matéria escura e a energia escura a ver com o eletromagnetismo?

SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# out/08
· votar


shoyoninja
ahh, ela faz parte da composição do universo...talvez possa interferir de alguma maneira...
mas sei lááááá

SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# out/08
· votar


eu acho interessante a teoria do "eter"

tipo...o que seria o "espaço-tempo" que as massas gravitacionais dobram?

se ele pode ser dobrado é pq é composto de algo maleável...tipo um éter gosmento msmo...HAUHAUAH

Burp após Duff
Veterano
# out/08
· votar


Ainda há muito pouco estudo em cima disso.

E ainda não vi um resultado conclusivo de como as ondas eletromagnéticas viajam pelo espaço.

Postei sobre a matéria e energia escura me referindo a questão da volta do éter.
É lecionado nas escolas que ondas eletromagnéticas viajam pelo vácuo.
Mas isso não foi concluido ainda e nem tem um modelo muito prático.

Pelo menos o que sei, é que concluiram assim:
- A luz do sol chega a nós (aehhhh!! parabéns pra mim!!!!!!!!!!!)
A partir daí, foi suposto que a luz atravessa o vácuo, por não ver nada e não ter aparelhagem que conseguisse determinar se algo estava lá.

- Após mandarem sondas, notaram que era possível estabelecer comunicação por rádio, então ondas de rádio também se propagam no vácuo.

Acho que as pessoas pelo menos deveriam ser informadas sobre a possibilidade desse suposto vácuo, não ser vácuo.

Burp após Duff
Veterano
# out/08
· votar


Também é estranho pensar que o Sol consiga nos fornecer calor sem que tenha um intermediário material que transmita a energia.

shoyoninja
Veterano
# out/08
· votar


SeEk AnD dEsTrOy
Tá mas o efeito da matéria e energia escura seria gravitacional, não a mediação das forças elementares.

Bom, o espaço-tempo não é dobrado por massa gravitacional. A gravidade é que é decorrente de uma deformação do espaço-tempo que é causada pela massa. Ou talvez o mais correto seja dizer que a massa é a deformação em si.

O espaço-tempo não é algo físico, é a própria estrutura da nossa existência. São as 4 dimensões em que existimos.

Imagine um cubo todo subdividido em cubos menores. Todas essas linhas que foram formadas pelos cubos menores representam coordenadas do espaço.

Imagine que um cubo lá no meio foi deformado, ele ficou menor, o que acontece com as linhas em volta?

Agora imagine que uma bola vem seguindo exatamente uma das linhas que foi alterada, o que vai acontecer com o seu percurso?

SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# out/08
· votar


eu sei que os microscopios eletronicos trabalham com feixes de fotons...e por onde esses passam é uma câmara de vácuo...
talvez eles se comportem de maneira mais estável no vácuo...

mas será que o vácuo gerado pelo motor do microscópio é o msmo vácuo do espaço?

shoyoninja
Veterano
# out/08
· votar


Burp após Duff
Ainda há muito pouco estudo em cima disso.

E ainda não vi um resultado conclusivo de como as ondas eletromagnéticas viajam pelo espaço.

Postei sobre a matéria e energia escura me referindo a questão da volta do éter.
É lecionado nas escolas que ondas eletromagnéticas viajam pelo vácuo.
Mas isso não foi concluido ainda e nem tem um modelo muito prático.

Pelo menos o que sei, é que concluiram assim:
- A luz do sol chega a nós (aehhhh!! parabéns pra mim!!!!!!!!!!!)
A partir daí, foi suposto que a luz atravessa o vácuo, por não ver nada e não ter aparelhagem que conseguisse determinar se algo estava lá.

- Após mandarem sondas, notaram que era possível estabelecer comunicação por rádio, então ondas de rádio também se propagam no vácuo.

Acho que as pessoas pelo menos deveriam ser informadas sobre a possibilidade desse suposto vácuo, não ser vácuo.


Foi concluído sim e foi provado experimentalmente que o modelo é funcional.

Alterar a definição de vácuo, que é a ausência de matéria (não incluindo uma suposta matéria escura e nem energia escura), não é lógico. Assumir que essa matéria e energia escura poderiam ter um papel na ondulação eletromagnética é um chute sem fundamento algum.

A base da mecânica quântica moderna foi exatamente o efeito fotoelétrico descrito por Einstein e Plank, que chegaram a conclusão de que a luz é quantizada (há unidades de luz). Esses quantas foram chamados de fótons.

A existência do fóton foi comprovada, bem como de outros bósons (glúons e bósons W e Z).

Isso que você falou sobre informar de outras possibilidades é o mesmo absurdo proposto nos EUA pelos fanáticos religiosos de apresentar "teorias alternativas" nas escolas em oposição à teoria evolucionista de Darwin. É muito válido realmente se discutir sobre teorias REAIS.

E o vácuo não é a ausência de tudo, é ausência de matéria. A estrutura espaço-tempo está lá.

Burp após Duff
Veterano
# out/08 · Editado por: Burp após Duff
· votar


A gravidade é que é decorrente de uma deformação do espaço-tempo que é causada pela massa. Ou talvez o mais correto seja dizer que a massa é a deformação em si.

Não entendi muito bem.
A massa causa a ela mesma.
Minha cabeça não ta funfando, vou pra casa almoçar.

Para curiosidade

Estão falando de quinta dimensão.
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=0101 30060526&id=010130060526

água em marte

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=opal as-em-marte-relevam-que-planeta-teve-agua-por-muito-tempo&id=010130081 030

shoyoninja
Veterano
# out/08
· votar


Burp após Duff
Essas teorias de branas, p-branas, cordas e supersimetria são coisas que ainda não consegui entender, por mais que eu leia :(...

espaço-tempo ainda dá para formar um modelo na cabeça...

Burp após Duff
Veterano
# out/08
· votar


Foi concluído sim e foi provado experimentalmente que o modelo é funcional.

Foi mal, talvez eu tenha pulado essa página.
Mas realmente não vi artigo que me explicasse bem.
Poderia me passar um link???

Alterar a definição de vácuo, que é a ausência de matéria (não incluindo uma suposta matéria escura e nem energia escura), não é lógico.

Não. Minha intenção não era mudar a definição do vácuo.

Essas teorias de branas, p-branas, cordas e supersimetria são coisas que ainda não consegui entender, por mais que eu leia :(...

Realmente. Eu também não.

shoyoninja
Veterano
# out/08 · Editado por: shoyoninja
· votar


Burp após Duff
Procurei um pouco e encontrei esse aqui que fala sobre as equações de maxwell e o cálculo de c (que é a base da teoria da relatividade):

http://www.unb.br/iq/kleber/CursosVirtuais/QQ/apendice-1/apendice-1.ht ml

O resultado depende da constante eletrostática do vácuo, que é obtida experimentalmente. Ainda que seu resultado não seja totalmente preciso (creio que já foi até calculada), o fato é que a matéria "atrapalha" as ondas eletromagnéticas, reduzindo sua velocidade.

Sobre o transporte das ondas eletromagnéticas (fóton):
http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3ton

Veja bem que o fóton na verdade não "transporta" a onda, ele É a onda e media a FORÇA eletromagnética. No momento que ele faz essa mediação (atinge uma partícula como elétron, próton, etc) ele age como uma partícula.

brunohardrocker
Veterano
# out/08
· votar


Uma vez li um estudo sobre como seria possível preparar Marte para colonização de humanos... Muito interessante!

Se encontrar o link posto aqui.

leandro rodrigues
Veterano
# out/08
· votar


brunohardrocker
Se encontrar o link posta aqui.




Ok!

shoyoninja
Veterano
# out/08
· votar


Burp após Duff

Não entendi muito bem.
A massa causa a ela mesma.
Minha cabeça não ta funfando, vou pra casa almoçar.


Aquilo é um talvez mesmo, não sei se é válido assumir que a massa e a deformação espaço-tempo sejam a mesma coisa...

Christina Amaral
Veterano
# out/08
· votar


Calendário Lunar

SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# out/08
· votar


realmente, viajei na minha colocação...

mas como que algo não físico pode ser deformado?

SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# out/08
· votar


bizarro é os estudos sobre física quântica...
não sei NADA disso, mas vi um videozinho tosco que diz que quando estudamos o mundo quântico, as particulas viajam em ondas, e isso faz com que elas possam estar em 2 lugares ou mais ao msmo tempo...
porém o simples fato de haver um observador ali olhando faz com que elas se movimentem em linhas retas...

??????????????????????????????

alguem que saiba isso melhor pode clarear minha mente?

shoyoninja
Veterano
# out/08
· votar


SeEk AnD dEsTrOy

mas como que algo não físico pode ser deformado?


Algo "não físico" não foi uma boa expressão. Não é a matéria, é isso que quero dizer... Seria a estrutura onde tanto a matéria e a energia existem.

Uma folha de papel, pode ser considerada um espaço 2D. Nesse epaço você pode desenhar pontos colocados em relação às coordenadas x e y. O que acontece se você deforma a folha de papel?

Foram os pontos que mudaram de posição ou foi o próprio papel que mudou sua forma?

shoyoninja
Veterano
# out/08
· votar


SeEk AnD dEsTrOy

bizarro é os estudos sobre física quântica...
não sei NADA disso, mas vi um videozinho tosco que diz que quando estudamos o mundo quântico, as particulas viajam em ondas, e isso faz com que elas possam estar em 2 lugares ou mais ao msmo tempo...
porém o simples fato de haver um observador ali olhando faz com que elas se movimentem em linhas retas...

??????????????????????????????

alguem que saiba isso melhor pode clarear minha mente?


Não é bem assim.
O comportamento onda/partícula é complementar, não simultâneo.

Quando o elétron se comporta como onda, ele não tem comportamento de partícula, e vice-versa.

No experimento da dupla fenda, quando é feita a tentativa de medir a posição do elétron, a PROPRIEDADE de posição que se torna conhecida é característica de partículas, e portanto, ele age como tal.

Tentar medir sua velocidade angular e fase (onda) ao mesmo tempo que se determina sua posição e momento (partícula) é impossível, pois uma medição precisa de uma tornaria a outra imprecisa.

Isso porque temos que lembrar que experimentos mentais que presumem modelos perfeitos e experimentos livres de interferências não correspondem à realidade.

Não há meio de determinar a posição de um elétron sem causar uma interferência nele. Não há como observá-lo seja com relação às características de partículas, seja com relação às características ondulatórias sem "perturbá-lo". Pois os meios que temos para fazer essas medições envolvem exatamente as partículas que tentamos observar (fótons, prótons, elétrons, neutrôns).

Seria como tentar descobrir a posição de uma bola de futebol em movimento arremessando uma outra bola de futebol contra ela.

Achei um site interessante com a história e as fórmulas usadas para descrever isso:

http://flipflop.no.sapo.pt/fisicaquantica1.htm

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico sobre Astronomia - Novidades, curiosidades, dúvidas, etc.