Tópico sobre Astronomia - Novidades, curiosidades, dúvidas, etc.

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# out/08


Tópico pra quem curte o assunto, vamos usar este espaço para postar novidades, curiosidades, dúvidas e etc.

Vamos trocar idéias sobre esse assunto bastante interessante, tanto para profissionais da área, conhecedores profundos e/ou apenas amadores (meu caso).

---------------------------------------------------------------------- ----------

Eu já começo postando uma dúvida minha:

Alguém sabe como é possível para os cientistas controlarem daqui uma sonda que está lá em Marte? Como pode o sinal ser captado de tão longe?

brunohardrocker
Veterano
# out/08
· votar


Sonda luta contra o tempo para decifrar dúvidas sobre Marte


[...]os cientistas tentam encontrar matéria orgânica antes que as baterias da sonda parem de funcionar. Isso seria fundamental para descobrir se já houve vida em Marte.

Os pesquisadores também esperam ativar um microfone na sonda para gravar os sons do planeta, também pela primeira vez.[...]

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3271026-EI301,00-Son da+luta+contra+o+tempo+para+decifrar+duvidas+sobre+Marte.html

shoyoninja
Veterano
# out/08
· votar


brunohardrocker
Alguém sabe como é possível para os cientistas controlarem daqui uma sonda que está lá em Marte? Como pode o sinal ser captado de tão longe?

Essa eu sei :P. É via rádio.
Um sinal com energia suficiente chega sem problemas.

Grow
Veterano
# out/08
· votar


brunohardrocker
Alguém sabe como é possível para os cientistas controlarem daqui uma sonda que está lá em Marte? Como pode o sinal ser captado de tão longe?
é um fio de nylon... bróda!

Pseudonimum
Veterano
# out/08
· votar


Como pode o sinal ser captado de tão longe?

É via rádio


Isso aí. Onda de rádio é eletromagnética, e se propaga no vácuo.

Mas...

Um sinal com energia suficiente chega sem problemas.

Como assim? Uma onda eletromagnética que se propaga no espaço, como no caso das ondas de rádio, não deveria continuar indeterminadamente, desde não houve nenhum empecilho físico? Se sim, então não dá pra dizer que o fato de ela alcançar essa distância toda diz respeito à sua "energia".

marcio_zav
Veterano
# out/08
· votar


Órion \m/_

leandro rodrigues
Veterano
# out/08
· votar


brunohardrocker
Alguém sabe como é possível para os cientistas controlarem daqui uma sonda que está lá em Marte?

Vejamos: É controlado pelo Ovo Cósmico, gerenciado pela fórmula do Jabá Sintético

Boa noite!

Pseudonimum
Veterano
# out/08
· votar


Órion

A constelação de Órion aparece em um lado (pra nós, que observamos os astros da Terra), e então, mais tarde, do outro lado, surge a de Escorpião. E Órion se vai, com medo do animal.

Essas constelações não foram assim nomeadas à toa. Na mitologia grega, tem a história de Órion, que desafiou uma deusa, nem lembro qual. Daí ela ficou puta com a ousadia dele, e mandou um escorpião, que o mordeu na perna, e ele morreu.

james_the_bronson
Veterano
# out/08
· votar


Órion \m/_

_\m/ !!!

Órion, que desafiou uma deusa, nem lembro qual. Daí ela ficou puta com a ousadia dele

Heber \o\ !!!

Pseudonimum
Veterano
# out/08
· votar


Órion_MG

Pseudonimum
Veterano
# out/08 · Editado por: Pseudonimum
· votar


Podemos estabelecer um paralelo entre esta fabulosa história da mitologia de milênios atrás com um acontecimento tão recente e próximo a nós, que aconteceu com um usuário do fórum do Cifra Club, onde Órion representa o indivíduo Heber_MG, que fora punido por sua ousadia. E a deusa, toda toda, é representada pelo...

er, deixa pra lá.

marcio_zav
Veterano
# out/08
· votar


Em breve, Vênus e Júpiter vão colar \o\

Christina Amaral
Veterano
# out/08
· votar


a deusa, toda toda, é representada pelo...

er, deixa pra lá.



EHAUEheuaieHEUAheuaheHEUAIEheuaheHEUAheuaHEUAHEheuaheHEUAIEHAheuaiehHE UAIEHheuaieHEUAHE




PS.: Tópico trüüü!

leandro rodrigues
Veterano
# out/08 · Editado por: leandro rodrigues
· votar


Orion
a Ori: alpha Ori ou alpha Orionis
outro nome: Beteigeuze/Betelgeuse
b Ori: beta Ori ou beta Orionis
outro nome: Rigel ("A perna do gigante")
g Ori: gamma Ori ou gamma Orionis
outro nome: Bellatrix ("O conquistador")
d Ori: delta Ori ou delta Orionis
outro nome: Mintaka ("O cinto")
e Ori: epsilon Ori ou epsilon Orionis
outro nome: Alnilam ("A corrente de pérolas")
z Ori: zeta Ori ou zeta Orionis
outro nome: Alnitak ("O cinto")
h Ori: eta Ori ou eta Orionis
J 1 Ori: theta 1 Ori ou theta 1 Orionis
i Ori: iota Ori ou iota Orionis
k Ori: kappa Ori ou kappa Orionis
outro nome: Saiph ("A espada")
l Ori: lambda Ori ou lambda Orionis
outro nome: Heka
r Ori: rho Ori ou rho Orionis
s Ori: sigma Ori ou sigma Orionis

marcio_zav
Veterano
# out/08
· votar


Bons tempo saqueles, eu olhando o céu, e fotografando.

:(

Pseudonimum
Veterano
# out/08
· votar


Mas falando sério, eu tenho um planisfério aqui, bem simplezinho, de papelão e plástico, que veio numa edição da revista Astronomia. Ele traz a posição das estrelas e constelações mais próximas, e você pode ajustá-lo de acordo com o mês, dia e hora. É essencialmente para o hemisfério sul, e é válido por umas duas ou três décadas.

Christina Amaral
Veterano
# out/08
· votar


Mas falando sério, eu tenho um planisfério aqui, bem simplezinho, de papelão e plástico, que veio numa edição da revista Astronomia. Ele traz a posição das estrelas e constelações mais próximas, e você pode ajustá-lo de acordo com o mês, dia e hora. É essencialmente para o hemisfério sul, e é válido por umas duas ou três décadas.



Eu tenho um desse tbm \o/

Do tempo que ainda tinha Astronomy Brasil =(

Pseudonimum
Veterano
# out/08
· votar


Christina Amaral
É essa mesma, confudi o nome.

brunohardrocker
Veterano
# out/08
· votar


shoyoninja
Pseudonimum
É via rádio

Isso aí. Onda de rádio é eletromagnética, e se propaga no vácuo.


Interessante. E pensar que muita internet via rádio aqui na terra é uma bela porcaria...

brunohardrocker
Veterano
# out/08
· votar


.Os pesquisadores também esperam ativar um microfone na sonda para gravar os sons do planeta, também pela primeira vez.

Não sei é só eu que sou meio lesado, mas eu fico muito curioso e esperando, por exemplo, o áudio vazar na net para matar a curiosidade.

Pseudonimum
Veterano
# out/08
· votar


brunohardrocker
Se você não entende, esses sons não têm muita graça... Mas tem coisas tipo "som do Sol" na internet.

brunohardrocker
Veterano
# out/08
· votar


Pseudonimum

Eu sei que não, mas eu gosto dessas coisas. De ver fotos que a sonda tira, de acompanhar as descobertas... é muito interessante.

Adrianodevil
Veterano
# out/08
· votar


Astronomia

Pegue o Ácido e vamos lá!

Pink Floyd - Astronomy Domine

Lime and limpid green, a second scene
A fight between the blue you once knew
Floating down, the sound resounds
Around the icy waters underground
Jupiter and Saturn, Oberon, Miranda and Titania
Neptune, Titan, stars can frighten

Blinding signs flap,
Flicker, flicker, flicker blam. Pow, bow.
Stairway scares Dan Dare who's there?
Lime and limpid green, the sound surrounds
The icy waters under
Lime and limpid green, the sound surrounds
The icy waters underground

apenha
Veterano
# out/08
· votar


sou mais gastronomia

alguem abre um topico ai pra falar sobre ovos fritos

Duvideiro
Veterano
# out/08
· votar


existe um software que eu utilizo.... muito bom..... e dá pra voce colocar as coordenadas padrão como se estivesse visualizando o mapa a partir da sua cidade.

procurem ai pelo Stellarium

shoyoninja
Veterano
# out/08 · Editado por: shoyoninja
· votar


Pseudonimum
O problema são as distorções no percurso, se não tiver energia suficiente, a distorção acaba por "destruir" o sinal.

Que tipo de distorção que ele tem entre a órbita da terra (supondo que emitido de um satélite) e a superfície de Marte, já não faço idéia. Mas um obstáculo seria a própria atmosfera do planeta ( mesmo sendo rarefeita), imagino que os campos magnéticos tanto da Terra quanto de Marte tmb. Radiações de fundo provenientes do Sol, pulsares, raios cósmicos já não sei o que podem fazer com o sinal, devem ter algum efeito, só não sei se nessa distância seriam relevantes.

E sim você está correto, no vácuo e sem interferências, não haveria problemas, um sinal de qualquer intensidade chegaria ao destino sem sofrer alterações.

Edit: Mais um detalhe:
O sinal de rádio, por mais focado que seja, não tem como seguir como um feixe concentrado para atingir um único ponto em Marte (mesmo porque mirar isso na sonda seria uma tarefa realmente divertida), então esse sinal perde a "concentração", ele se dispersa.

Em outras palavras o sinal não é um feixe, é um cone, com o ponto de convergência na antena transmissora, que se expande conforme a distância aumenta. Assim quanto mais longe da fonte, menor a intensidade do sinal que pode ser percebida em um único ponto.

shoyoninja
Veterano
# out/08
· votar


brunohardrocker
Isso aí. Onda de rádio é eletromagnética, e se propaga no vácuo.
Interessante. E pensar que muita internet via rádio aqui na terra é uma bela porcaria...


Remover a atmosfera poderia ajudar o.O

Clauber guns
Veterano
# out/08
· votar


shoyoninja

Pelo jeito estão realmente interessados em fazer isso!!! :\

brunohardrocker

Tópico Trú!!Curto bastante esses negocios!!!


Alguém alem de mim aki confunde AStronomia com astrologia??
Sempre confundo os nomes!!!
Uma vez me perguntaram "Q faculdade vc faria se ñ fosse Psicologia???
Eu respondi "AStrologia"
Fui mto zuado!!! :\

leandro rodrigues
Veterano
# out/08
· votar


Clauber guns
Uma vez me perguntaram "Q faculdade vc faria se ñ fosse Psicologia???
Eu respondi "AStrologia"
Fui mto zuado!!! :\


Foi zuado porque? Faculdade de ASTROLOGIA existe sim

E ainda falam em ter uma...

Facul

Burp após Duff
Veterano
# out/08
· votar


Aproveitando o tópico...
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=form ula-cosmica-derruba-teoria-da-formacao-das-galaxias&id=010130081029


Uma coisa que gera discussão também é esse suposto vácuo "existente".
Será mesmo que uma onda é capaz de se propagar no nada???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico sobre Astronomia - Novidades, curiosidades, dúvidas, etc.