Uma perguntinha sobre astronomia (ou "questões randômicas que surgem em épocas de ócio mental&q

    Autor Mensagem
    Horcruxes
    Veterano
    # jan/10


    Aí, pessoal. Esses dias eu estava questionando o sentido da vida, do universo e de tudo mais, quando me deparei com uma pergunta (antes que vocês riam da minha cara, deixem-me dizer que eu sou completamente analfabeta em física e astronomia):

    O que aconteceria com as órbitas dos planetas se houvesse uma outra estrela, de mesmo tamanho do sol, do "outro lado" do sistema solar, e que a distância entre o último planeta (Plutão, como exemplo, acho que há outros depois, não é? ^^) e essa outra estrela fosse a mesma entre Mercúrio e o Sol?

    Adoraria uma explicação sobre isso! ^^

    Excelion
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: Excelion
    · votar


    Um grande boom!

    LeD_HaleN
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    se eu não me engano, a cyndy cursa astronomia.
    chama ela pra responder :D

    Dazoo
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    mudaria a órbita

    isso que aconteceria

    obg

    Jio-kun
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Capaz...

    Sephiro
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Certa vez assisti uma palestra de astrofísica em que o palestrante mostrava que teoricamente, um planeta ou estrela posicionada exatamente na metade da distância entre duas outras estrelas cujas massas são equivalentes e com campos gravitacionais próximos o suficiente, seria repelida em uma direção provavelmente perpendicular à reta imaginária que liga os centros das duas estrelas.

    Já para o caso de planetas que estão mais próximos de uma estrela do que de outra, o problema tem complexidade maior. Pois dependendo de quão próximo são os campos gravitacionais das estrelas e da massa dos planetas, eles podem assumir órbitas semi-estáveis em torno da estrela mais próxima, ou colidir com ela.

    adnz
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: adnz
    · votar


    Depende do ponto onde tu queres colocar o outro Sol de Plutão.
    Plutão tem uma órbita bem irregular, então faria muita diferença o lugar onde esse outro Sol estaria.

    Foto aqui.
    Plutão é o rosa. Se você escolher algum lugar eu coloco outro Sol nesse lugar e tiro foto com as órbitas novas... Ou você pode baixar o programa que eu usei aqui.

    Chutando, eu diria que as órbitas mudariam tanto que, ou os planetas iriam colidir ou seriam engolidos por um dos dois sóis. Dependendo da mudança, talvez a vida na terra deixe de existir em pouco tempo (1000 anos, por exemplo), ou menos, ou mais. Depende... Mas acho que seria difícil manter o sistema com vida inteligente por muito tempo.

    kiki
    Moderador
    # jan/10
    · votar


    Horcruxes

    piada 1

    piada 2

    pronto, agora falando sério.
    tambem nao sou da área, mas que eu me lembre da fisica, a gravidade era proporcional ao tamanho dos corpos.

    por exemplo, a terra é muito grande, exerce uma grande força sobre nós. nós somos pequenos, exercemos uma pequena força sobre a terra.

    dois corpos enormes como o sol aconteceria alguma coisa estranha nas gravidades todas, entre elas e entre os planetas. o que eu não sei.

    espero ter ajudado.
    /jamesthebronha

    MajorKong
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: MajorKong
    · votar


    Simplificando sua pergunta: se tivesse um planeta em órbita de uma estrela, e instantâneamente surgisse uma estrela de igual características eqüidistante a esse planeta...

    Acho que o o planeta ficaria fazendo um movimento retilíneo estilo pêndulo perpendicularmente ao eixo das estrelas.

    MajorKong
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: MajorKong
    · votar


    Ah... esqueci que as estrelas também iriam se atrair.

    Se elas tivessem paradas em relação a si, seria do jeito que eu disse, mas as estrelas se colidiriam. Se não, seria um padrão não cíclico, e provavelmente todos um dia se perderiam no espaço ou se colidiriam.

    Scrutinizer
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Depende de tanta coisa... Primeiro, como seria a movimentação dessa estrela? Estaria orbitando o sol com os outros planetas? Estaria num ponto fixo com relação ao sol? E qual seria a posição dos planetas na hora em que ela surgisse? Ela seria exatamente igual ao sol?

    Acho que só um simulador tipo o do adnz para responder isso, hein. Aí você poderia experimentar cada possibilidade.

    brunohardrocker
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    A órbita dos planetas seria em forma de "8"

    King of Terror
    Veterano
    # jan/10 · Editado por: King of Terror
    · votar


    Depende muito da distância dos planetas até esse novo sol. A órbita é uma coisa que está em equilíbrio dinâmico e é bem instável, depende de diversos fatores combinados que são quase uma coincidência para uma órbita perfeita, se for um pouco diferente daquilo o corpo já sai da trajetória esperada.

    Vide lançamento de satélites, que é tão delicado, tem que ser na altitude precisa para que não saia de órbita e nem seja tão atraído a ponto de cair na Terra. E ainda sim, sua trajetória é alterada até cair após sua vida útil.

    Então se fosse instantaneamente colocado outro corpo da mesma magnitude do Sol, os planetas teriam uma componente de força no sentido radial contrário ao que sofrem, levando eles para fora da órbita / equilíbrio dinâmico. Assim, eu acho que alguns acabariam saindo da órbita do sistema solar (saindo pela tangente, literalmente) e outros colidiriam com esse sol, dependendo da posição que estivesse no momento em que surgiu.

    GuitarDrummer
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Horcruxes
    questionando o sentido da vida, do universo e de tudo mais

    42

    Sério, digite no Google "answer to life, the universe and everything" sem as aspas e veja o que acontece...

    LucasGuitarMaster
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    puta merda..


    GuitarDrummer
    aqui

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Considerando que você queira um sistema estável, precisamos imaginar primeiro as duas estrelas em equilíbrio. Seria algo assim:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Problema_dos_dois_corpos

    Depois disso, os planetas também precisariam ter uma órbita estável, poderiam estabelecer uma órbita em torno de apenas uma das estrelas, sofrendo mudanças periodicamente por conta da atração gravitacional da outra, ou estabelecer uma órbita em torno das duas estrelas.

    Mais detalhes:

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Estrela_bin%C3%A1ria

    MajorKong
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    shoyoninja
    Mas não dá pra botar um corpo com velociade no meio desses dois. Iria destrambelhar tudo. Talvez dois planetas.

    LucasGuitarMaster
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    shoyoninja
    exato.

    GuitarHouse
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    Há uma teoria que o sistema solar é binário, com uma pequena estrela em volta do Sol...chamada de Nêmesis...

    mas é só teoria..

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    MajorKong
    É... "botar", nesses termos:

    - E, de repente, apareceu uma anã branca a 2 quilômetros de Júpiter e começou a tragar o sistema solar!

    Não dá muito certo.

    Temos que imaginar que o sistema já nasceu com essas estrelas, afinal, estrelas não aparecem do nada.

    Os efeitos de uma "aparição repentina" de um corpo com massa similar a do Sol em cada planeta dependeria da posição que cada um estivesse dentro da sua própria órbita no momento do evento.

    Não sei fazer as contas, mas provavelmente não sobraria nada... As órbitas são situações de equilíbrio que se originaram durante a própria formação do sistema. Uma mudança dessa escala teria um impacto muito grande.

    Imagine um planeta que estivesse exatamente no meio do caminho e estivesse se afastando do novo Sol no exato momento em que ele aparacesse. Imediatamente a aceleração que ele deveria sofrer naquele período de sua órbita seria anulada, a velocidade final não seria suficiente para passar pelo periélio, resultado: churrasco.

    LucasGuitarMaster
    Veterano
    # jan/10
    · votar


    kiki
    a terra é muito grande, exerce uma grande força sobre nós. nós somos pequenos, exercemos uma pequena força sobre a terra.

    na verdade atraímos a Terra com a mesma intensidade com a qual ela nos atrai - terceira lei de Newton

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uma perguntinha sobre astronomia (ou "questões randômicas que surgem em épocas de ócio mental&q