Pessimismo é ou não é um problema?

Autor Mensagem
ZXC
Veterano
# set/08


As vezes me acho pessimista demais em relação ao mundo...mas lendo sobre alguns filósofos, não me sinto sozinha assim...
Schopenhauer e Buda por exemplo, achavam que somos escravos do nossos desejos...e que a existência é uma fonte de sofrimentos.
O filósofo alemão, contudo, vê na arte a possibilidade de transcendência, em especial na música, que nos retira do tempo, do espaço e até do nosso corpo, resgatando-nos por um momento do suplício da existência.
Schopenhauer era um pessimista e ateu como Buda, mas nunca nenhum outro filósofo exerceu maior influência como esse alemão...principalmente na música , na literatura e na poesia. Wagner disse ter escrito Tristão e Isolda como reação as leituras dele. Como também os russos Tolstoi, Tcheckov e Turguêniev, os franceses Zola, Maupassant e Proust, os ingleses Hardy, Conrad e Maugham, sem falar no argentino Jorge Luís Borges e no brasileiro Machado de Assis, os ecritores Rilke , T.S.Eliot, Bernard Shaw, Samuel Beckett e o italiano Luigi Pirandello..
Mas a influência de Schopenhauer não para por aí: Nietzsche disse ter se tornado filósofo devido à leitura de Schopenhauer, como também Wittgenstein e Freud , que reconheceu que a análise da repressão (um dos pilares da teoria psicanalítica), foi feita pioneiramente por Schopenhauer, que é com freqüência citado por Jung.

Bem ser um pessimista e ateu, afinal não é tão ruim assim ...acho mesmo que as pessoas, têm receio de se declararem pessimistas e serem vistas como "um diferente". Mas o pensamento pessimista vem normalmente, cheio de verdades que todos gostariam de falar e não têm coragem.

Mas depois de ler isso aí...responde aí tu se considera um pessimista e acha isso ruim?

Lìív
Veterano
# set/08 · Editado por: Lìív
· votar


Mas depois de ler isso aí...responde aí tu se considera um pessimista e acha isso ruim?

Eu sou pessimista e não acho ruim..Sendo pessimista eu sempre me surpreendo quando as coisas saem do jeito certo e quando as coisas não saem tão certas eu não me decepciono.

Dogs2
Veterano
# set/08 · Editado por: Dogs2
· votar


Eu nem sei se sou otimista ou pessimista ou realista, acho que sou tudo... mas tudo em excesso é problema, ser pessimista demais que o diga

Sniper
Veterano
# set/08
· votar


Perder as esperanças é a liberdade total

Chespirito
Veterano
# set/08
· votar


Pessimismo é ou não é um problema?

Pra mim não.

ZXC
Veterano
# set/08 · Editado por: ZXC
· votar


"O homem é propriamente falando, um animal que agride."
"Para milhões e milhões de seres humanos o verdadeiro inferno é a Terra."

(Arthur Schopenhauer)

apenha
Veterano
# set/08
· votar


o nosso presidente eh otimista entaum eu prefiro ser pessimista huaiaiaiaiaiai

KaTy
Miss Simpatia 2012
# set/08
· votar


Sou otimista...

Curly
Veterano
# set/08
· votar


ZXC

conhece a Alemanha ? não é difícil ser pessimista em lugar cinzento e frio como aquele... o pessimismo melhora com a idade... Não é uma questão de posicionamento filosófico, tem a ver mais com o nível de seratonina no cérebro !

tncv
Veterano
# set/08
· votar


às vezes sim, às vezes não, às vezes quem sabe, mas é certo que talvez.

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


Eu não acho que a postura que se tem para com o mundo, seja otimista ou pessimista, é algo de uma natureza lá muito racional, e por racional entenda opcional.

As experiências da vida acabam nos ensinando que postura ter para com ela.

O fato é que hoje em dia existe uma ideologia muito forte, quase ditatorial ao meu ver, de valorização das seguintes coisas: sociabilidade, alegria constante e pragmatismo. Quem não se encaixa nisso é esquisito, louco, emo, nerd, pirado. E pode não ser nenhuma doença, nenhum erro, nenhuma falha: apenas a forma natural de uma pessoa.

Eu sou pessimista pra caramba, eu sou agnóstico - apesar de me achar meio ateu, na verdade. Quanto a qualquer crença de ordem religiosa, acho que pode até ser uma coisa opcional, você escolhe qual norma de conduta seguir, no que acreditar. Mas, reitero, as coisas pelas quais passamos acabam nos tornando pessimistas ou otimistas. Ou indiferentes.

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


Olha, não sei se o Jung era ateu. Ele era meio doidão.

[/preconceito pedante]

brunohardrocker
Veterano
# set/08
· votar


Pra mim, pessimismo em excesso é doença e otimismo em excesso é ignorância. Ambos podem trazer sérios prejuízos. Como por exemplo a depressão pelo pessimismo e a frustração pelo otimismo.

O correto pra mim, é o realismo.

ZXC
Veterano
# set/08
· votar


Curly

Não acredito que um país modifique o homem...sou carioca e aqui é a terra da alegria e nem por isso eu me sinto assim...

o pessimismo melhora com a idade...
Querido, não sou nenhuma menininha...já passei dos 30...e pioro a cada dia.

Não é uma questão de posicionamento filosófico !
De verdade a questão filófica não é um posicionamento...a filosofia é sempre a busca do desconhecido...de alguma verdade já pesquisada por algum louco. E faz parte da minha formação acadêmica.

tem a ver mais com o nível de seratonina no cérebro !
Nem com toda serotonina sedativa e calmante, eu modifico. Não é essa "substância mágica", como chamam, nem a dopamina ou noradrenalina que modificam minha depressão, energia e depressão....

Minha alimentação vem sempre carregada de fontes de aminoácidos triptofanos e carboidratos e mesmo assim....minha natureza é assim...fazer o que? Além de que, acho que isso é uma doença mesmo da modernidade....Se eu fosse Schopenhauer ninguém acharia estranho...ahahahhah

tncv
Veterano
# set/08
· votar


ele se matava.

The Mente
Veterano
# set/08
· votar


Pessimistas são mais alegres que otimistas pois tem mais resistências aos problemas diários, e quando não acontecem de fato se sentem aliviados,felizes, smiles...enquanto que os otimistas tem a expectativa de o melhor acontecer, se decepcionando às vezes.

Pseudonimum
Veterano
# set/08 · Editado por: Pseudonimum
· votar


Curly
ZXC

conhece a Alemanha ? não é difícil ser pessimista em lugar cinzento e frio como aquele...

sou carioca e aqui é a terra da alegria e nem por isso eu me sinto assim...

Isso aí, ZXC. Nada a ver. Já vi na TV uns esquimós totalmente felizes e sorridentes...

tem a ver mais com o nível de seratonina no cérebro !

Olha, se você se sente bem por estar com uma pessoa que gosta, tem a ver com a serotonina. Se você está triste porque morreu alguém, tem a ver com a serotonina. O que quero dizer é que esse teu posicionamento é meio inocente, porque mente e corpo são uma coisa só. Se você recebe um soco na cara, lógico que além da dor tátil, vai sentir um forte descontentamento psíquico, e isso também tem a ver com níveis de estímulo de determinados neurotransmissores.

O que me incomoda mesmo é quando desqualificam o que uma pessoa sente por aquilo se enquadrar numa situação de transtorno mental. Como recentemente postei numa comunidade sobre um livro, não é porque o que se sente por alguém é obsessivo que não pode ser amor, que não pode ser verdadeiro, sincero, real e são. Aquela é só a forma da pessoa de sentir. Então você vai e diz pra ela que ela não ama, que é louca, que não sabe sentir, quando aquela é a única forma que ela tem de sentir?! Ora, o diagnóstico não passa de uma ferramenta pro profissional ajudar a pessoa a sofrer menos, não indica o que é uma pessoa. Longe disso.

The Mente
Veterano
# set/08 · Editado por: The Mente
· votar


brincadeirinha prevista:

The Mente

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


Pessimistas são mais alegres que otimistas

Não.

ass.: pessimista.

ZXC
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum
Olha, não sei se o Jung era ateu. Ele era meio doidão.

Não...Freud era ateu...Jung não. Tem inclusive uma frase dele em uma entrevista de âmbito nacional nos EUA, nas tvs fechadas, que ficou bem conhecida...
O entrevistador pergunta a ele:
"Acredita em Deus?" Depois de reflectir cuidadosamente a sua resposta, disse: "Não, eu não acredito em Deus (uma pausa)... eu conheço Deus!".


Ele era meio doidão.
Ele e Freud, que aliás era seu companheiro por tempos, tomaram a si mesmo como matéria prima de suas descobertas. Isso é, duas bichas se auto-analisando não é mole não...ahahah

Vick Vaporub
Veterano
# set/08
· votar


Eu sou um pessimista doentio.

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


ZXC
duas bichas se auto-analisando

Duas bichas se auto-analisando que deram origem à Psicanálise, à Psicologia Analítica e a qualquer noção que se tenha hoje em dia de Psicologia, influenciando no método de tratamento até as vertentes que discordam deles; propiciando ajuda a inúmeras pessoas que passam por sofrimentos psíquicos.

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


Não é mole, não.

vampirinha
Veterano
# set/08
· votar


eu não chamo de pessimismo eu chamo de realismo....para mim pessimismo nada mais é que experiência de vida.....

Vc se encontra em uma situação em que o resultado sempre foi o mesmo....aí vc já se prepara na próxima situação para que o mesmo aconteça....isso é pessimismo?
Não é experiência....e se o resultado uma vez sai diferente, ótimo, então vcjá saiu ganhando.....

ZXC
Veterano
# set/08 · Editado por: ZXC
· votar


Pseudonimum

Não conjecturo a Psicologia, e sim a proposta de Freud, que se apropriava de teorias alheias como suas e baseava todos os seus estudos em sua auto-avaliação...e convenhamos que sua cabeça era uma merda!!!

Compôs sua teoria a partir das descobertas do médico austríaco Josef Breuer, da doutrina platônica e do pensamento filosófico de Schopenhauer, consolidando, através de longa prática clínica, os postulados da teoria que chamou Psicanálise....

A catarsis declarada por ele como sua, era de verdade de autoria de Joseph Breuer...levava o paciente a lembrar pela hipnose um trauma psicologico sofrido. O livro - Estudos sobre a histeria - por Breuer e com último capítulo de Freud é que foi o marco inicial da psicanálise.
Por causa da crítica, Freud trocou a hipnose pelo divã...onde induzia o paciente a uma associação louca, dentro da sua convectura sempre sexual. Onde achava que todo comportamento humano tem um fundamento no desejo sexual.

Anotava seus próprios sonhos e em seguida ele já praticava a auto-análise. Dai sua teoria dos complexos de Édipo e Electra...desejos contidos dentro do seu próprio subconsciente.

Lembro que li em algum dos livros dele, que acordava como verdade que todo homem que coleciona selos, tem o desejo inconsciente de dar o c@....e ele mesmo era um colecionador....ahahahahah

Olha que frase sensacional dele: "As veses um pepino, é somente um pepino", podia ser um tomate ou um abacate, mas para ele tudo se resumia mesmo num "pepino"....Taí, Freud explica....ahahahaha

BokuWa
Veterano
# set/08
· votar


Realismo! Pessimismo não.

ZXC
Veterano
# set/08
· votar


Porque esse cara foi me lembrar da Alemanha...m@rda...fiquei pior do meu pessimismo. rsrsrsrsrsrs

Júnior Moreira
Veterano
# set/08
· votar


Sou otimista: o Cruzeiro vai ser campeão! E mentiroso...

_FrEd_
Veterano
# set/08 · Editado por: _FrEd_
· votar


ZXC

Olha que frase sensacional dele: "As veses um pepino, é somente um pepino"

As VESES eh, as VESES não...

Ps: n admiro mt a psicologia/filosofia

ZXC
Veterano
# set/08
· votar


_FrEd_
n admiro mt a psicologia/filosofia
As VESES eh, as VESES não...

Gosto é gosto...eu acho legal ler sobre isso, nem que seja para não escrever "veses" com "S"....ahahahaha

Veja bem...Freud olharia para esse símbolo embaixo do seu nome como um objeto sexual e não um microfone...ahahahah

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pessimismo é ou não é um problema?