Não existe pessimismo e otimismo.

Autor Mensagem
highvoltage
Veterano
# jun/10


Isso é tudo coisa psicológica.

Não adianta ter pessimismo ou otimismo sobre alguma coisa. Tudo é relativo, pode mudar de uma hora pra outra.

Aí vocês se perguntam: Então, o que existe?
Resposta: Realidade e ilusão.

PS: Fiz o tópico só porque vejo muito de pessimismo e otimismo e a discussão nunca dar em nada, que tal usar o conceito de realidade e ilusão?

Um exemplo disso é o Brasil na Copa. Todo mundo otimista e talz, Brasil perde a primeira e ficam pessimistas...
Por que não usar a realidade e ilusão?
Realidade é que o Brasil dificilmente vai passar da primeira fase. Se passar, não passa das Quartas de finais.
E a ilusão teoricamente teria algo a ver com o pessimismo e otimismo, talvez. Ilusão é achar que o Brasil pode ser campeão.
Logo, vocês pensaram que isso tudo foi contraditório, mas por que melhor palavra que 'ilusão' pra descrever o pessimismo e otimismo?

PS2: Não, o mano klyp e o professor não roubaram minha senha.

PS3: OTimismo. </tun dun psssh>

PS4: Posso ter 'viajado' nesse tópico, mas enfim.

Dissertem :*

Leucocieetus
Veterano
# jun/10
· votar


Não existe pessimismo ou otimismo, existe fraqueza ou força. Ficar se induzindo a achar que vai dar errado ou certo só mostra uma incapacidade em encarar a coisa de forma crua, lidando de cara com as perspectivas.

Mas sério, não consigo ver com bons olhos gente metida a "positiva" demais. Me lembra auto-ajuda, O Segredo e evangélicos. =/

Bidal
Veterano
# jun/10
· votar


Andou assistindo as aulas de filosofia heim man...

Leucocieetus
Veterano
# jun/10 · Editado por: Leucocieetus
· votar


rsrs

highvoltage
Veterano
# jun/10
· votar


Leucocieetus
O mundo é otimista/pessimista demais e esquece de viver.

Bidal
Nah,mas eu sei que tô filosofando. Porém, enfim, ainda não aprendi nada de filosofia sobre isso.

Bidal
Veterano
# jun/10
· votar


highvoltage
Pior que eu tava falando sério haha
Eu tive Filosofia aplicada ao curso de engenharia e tinha uns tópicos que citavam justamente isso

highvoltage
Veterano
# jun/10
· votar


Bidal
Hahaha :P

Putz, ainda tô no 1º do Ensino Médio <o>

TerraSkilll
Veterano
# jun/10
· votar


highvoltage
Estou pessimista em relação à este tópico. :-)

Falando sério: acho que você confundiu um tanto de coisas. Mal dá pra entender o que você quis dizer exatamente, mas vamos lá.

Eu entendo pessimismo e otimismo como dois modos de enxergar uma determinada situação:
- se uma pessoa acha que há mais chances de essa situação ter um resultado ruim, então ela é pessimista em relação à essa situação;
- se uma pessoa acha que há mais chances de essa situação ter um resultado bom, então ela é otimista em relação à essa situação;

Se, na maioria do tempo, a pessoa acha que as situações terão um resultado bom, então acho que se pode dizer que ela é otimista. Se, na maioria do tempo, a pessoa acha que as situações terão um resultado ruim, então acho que se pode dizer que ela é pessimista.

Ilusão é achar que o Brasil pode ser campeão.
Isso não é ilusão, é uma possibilidade. O fato de muitas pessoas acharem que o Brasil não vai ganhar mostra que elas estão pessimistas quanto ao desempenho da seleção.

Enfim...

Abraço.

Bizet
Veterano
# jun/10
· votar


Uparei esse tópico quando o Brasil se classificar pras semifinais...

mjcmello
Veterano
# jun/10
· votar


O pessimismo e o otimismo não existem no sentido "exotérico" ou "sobrenatural" como é moda hoje em dia lançada pelo filme/livro "O Segredo".

Mas com certeza o pessimista vai parar de tentar no primeiro obstáculo, uma vez que já acredita que o negócio não vai funcionar mesmo (então por que tentar?).

Já o otimista vai sempre procurar contornar os problemas e seguir em frente, porque acredita na possibilidade da vitória.

Então, o negócio não é tão "balela" assim. Tem fundamento.

DarkMakerX
Veterano
# jun/10
· votar


highvoltage
Não adianta, o Brasil vai ganhar a Copa, quer você goste do time ou não.

highvoltage
Veterano
# jun/10
· votar


TerraSkilll
É, eu sei que expliquei mal :'/

A sua forma de expressar o que é pessimismo e otimismo, é algo psicológico. Olhe: se uma pessoa acha.
E isso eu falei na primeira frase.


E o Brasil ganhar essa Copa é muito difícil, não chega a ser possibilidade, têm no mínimo, 4 seleções infinitamente mais fortes e melhores.
Achar que o Brasil passa por cima de todo mundo é ilusão.
"Torcer contra" seria o tal do Realismo. Realismo porque você sabe o que o Brasil tá passando, e qual o time, isso deu pra perceber nos amistosos.

Enfim, a parte do Brasil no post-topic foi um exemplo.

Abração. :)

highvoltage
Veterano
# jun/10
· votar


Bizet
Então ele vai cair, muuuuuito :P

mjcmello
Pra isso que existe a parte psicológica do assunto, que você sempre acha que vai dar certo, ou acha que não vai.

DarkMakerX
Veremos... :P

wild.man
Veterano
# jun/10 · Editado por: wild.man
· votar


highvoltage
"Torcer contra" seria o tal do Realismo. Realismo porque você sabe o que o Brasil tá passando, e qual o time, isso deu pra perceber nos amistosos.


Acho que você misturou as coisas. Não acredito muito no time (não sou esperançoso), ainda sim não torço contra.

Edit: vi que foi um exemplo, só utilizei o exemplo pra evidenciar que talvez você esteja se confundindo.

highvoltage
Veterano
# jun/10
· votar


wild.man
Por isso que eu botei o Torcer contra entre aspas. É que não achei expressão melhor. :'/

TerraSkilll
Veterano
# jun/10
· votar


highvoltage
A sua forma de expressar o que é pessimismo e otimismo, é algo psicológico
É. Não consigo ver de outra forma.

O problema é que você ainda está misturando os conceitos. Para mim, o conceito de ilusão é tão psicológico quanto o de otimismo. E a ilusão que você tem pode ser a realidade para alguém. Como você mesmo disse, é relativo. Otimismo e pessimismo são formas de se avaliar algo ou alguma situação. Realidade e ilusão também.

Para você, é ilusão "torcer para o Brasil", e a realidade é "torcer contra". Acho que o Dunga discorda fortemente. E nenhum dos dois está necessariamente errado.

Abraço.

highvoltage
Veterano
# jun/10
· votar


TerraSkilll
É, tá certo.

Dunga é fail. Haha :P Igual meu tópico...

Guilherme 90
Veterano
# jun/10
· votar


highvoltage

Discordo totalmente de você. Otimismo pode ser piscologico sim, mas quando uma pessoa pensa positivo, ela se sente mais confiante e mais vontade de fazer tal coisa. Pesimismo além de ser totalmente ao contrário, sempre tem chances de tudo dar errado.

Então amigo, seja otimista, porque se você for pesimista, não será ninguém na vida. Quem cresce na vida são os Otimistas, que pensa no futuro e correm atraz e sempre pensando que vai conseguir.

=)

Agora se você quer ser umn fracassado, um zero a esquerda, continue pesimista!

Grow
Veterano
# jun/10
· votar


A esperança é a arte de chutar a escuridão e torcer pra que ela sangre luz.

mjcmello
Veterano
# jun/10
· votar


highvoltage

Por isso eu prefiro ser otimista. rsrs

cao fofo
Veterano
# jun/10
· votar


highvoltage

gostei disso ai

tudo nessa vida foi criado pelo homem, os anjos, os demonios, os deuses, os mitos, as lendas, o que e certo ou errado entre outras coisas!

highvoltage
Veterano
# jun/10
· votar


guilherme_90
Não existe isso também.

Se a situação é fácil, ela é fácil, sem mais.
Se ela é difícil, só acreditando em si mesmo. Mas o 'acreditando', tem que ser acreditando mesmo, não ficar sentado na cadeira falando que é otimista.

Abraços.

Dazoo
Veterano
# jun/10
· votar


Realidade é que o Brasil dificilmente vai passar da primeira fase. Se passar, não passa das Quartas de finais.
E a ilusão teoricamente teria algo a ver com o pessimismo e otimismo, talvez. Ilusão é achar que o Brasil pode ser campeão.


Não, isso não é realidade até acontecer :D É só uma suposição que TU criou.

Guilherme 90
Veterano
# jun/10
· votar


highvoltage

Obvio.

joaormrt
Veterano
# jun/10
· votar


Brasil será campeão.
Abraço

joaormrt
Veterano
# jun/10
· votar


e isso não é otimismo.

SuperGeo
Veterano
# jun/10
· votar


highvoltage
Realidade é que o Brasil dificilmente vai passar da primeira fase. Se passar, não passa das Quartas de finais.

Como vc pode dizer que uma coisa que não aconteceu ainda é REALIDADE?

Realidade são duas coisas:

1- Existem seleções com jogadores de mais nome que a nossa.
2- A seleção do Dunga vem ganhando tudo que disputa.

E a ilusão teoricamente teria algo a ver com o pessimismo e otimismo, talvez. Ilusão é achar que o Brasil pode ser campeão.

Ilusão é vc achar que suas previsões são fatos.

Prof. Grosélio
Veterano
# jun/10
· votar


highvoltage
Posso ter 'viajado' nesse tópico, mas enfim.

Essa é da boa. Voce tem um restinho ahí?

Clauber guns
Veterano
# jun/10
· votar


Pessimismo e Otimismo são dois ângulos diferentes que você pode enxergar uma mesma situação

Mas isso não altera o acontecimento, tua esperança seja positiva ou negativa não altera os fatos

Sedank
Veterano
# jun/10
· votar


Foi mal cara, mas o Brasil chega nas Quartas de Final facinho, acho que chega até na Semifinal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não existe pessimismo e otimismo.