Pessimismo é ou não é um problema?

Autor Mensagem
Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


ZXC
Isso que você disse me levou a pensar no Jung e no Freud, e no inconsciente. Se um indivíduo então atingisse o equilíbrio máximo, não haveria sequer motivo para que ele movesse um pé, dissesse uma palavra, piscasse um olho, nada. Se pensarmos em algo não tão impossível, onde tudo estivesse equilibrado, porém se vivesse para se manter a humanidade, então não haveria motivos para produção artística, para inovações, para nada.

Tem até um livro, vi sobre ele no orkut dia desses, que defende a tristeza e a melancolia. Como eu disse lá no início do tópico, hoje em dia todo mundo valoriza exacerbadamente a alegria. Você tem que estar feliz, e estar triste é coisa de fracos, de tanga-frouxa, de emo. Mas se não fosse esse mal estar, então muitos gênios não teriam produzido o que produziram. A produção artística não seria tão ousada, as descobertas científicas não fariam sentido, nada.

Por um lado, para quem vê de fora, a melancolia pode ser algo genial, bonito, que produz grandes obras, mas para quem sofre dela, não é nada bonito. Né? :\

ZXC
Veterano
# set/08
· votar


Nazareth Bach
Pessimismo é ou não é um problema?
cara, para de ser pessimista


Não sou um cara...sou uma mulherrrr!


Pseudonimum

hoje em dia todo mundo valoriza exacerbadamente a alegria
Eu concordo, e sinto também que o ser humano tem uma alegria forçada por esse dogma criado.

Sou a própria melancolia...talvez por isso busco na literatura alguma forma de melhorar desse mal.
Acho que leio mais do que deveria...ahahahaha

Freud por exemplo a respeito da melancolia...entendia que a melancolia não é um transtorno ou um distúrbio de humor, mas, sim, um luto contra a perda da libido.
E é esse luto que gera a melancolia, por perder o interesse pela vida e a capacidade de amar, surgindo a inibição da produtividade, auto-estima, auto-denegrimento, insônia, perda objetal retirada da consciência, enfim, todas essas caracterísitcas estavam relacionadas com a sensação de perda.

Já para Jung...o estado depressivo contribui no processo de individuação, pois proporciona um movimento de compensação inconsciente, desenvolvendo com isto a psique. Segundo ele, isso é muito positivo, o fato de se promover o desenvolvimento através do sofrimento e da depressão, passando assim por uma
postura mais criativa do inconsciente, para o processo consciente, ou seja, a corporificação do espírito/psique, a união do ego com o si mesmo.

Acho que sua postura ideológica, se enquadra mais nas teorias de Jung do que na bicha do Freud...ahahaha

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


ZXC

Acho que sua postura ideológica, se enquadra mais nas teorias de Jung do que na bicha do Freud...ahahaha

Sim, auahuah. Disse isso tendo em mente os tipos psicológicos do Jung.

Bom ver que não sou a única pessoa melancólica e pessimista nesse fórum.

ZXC
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum

Aqui é um antro de pessimistas e melancólicos camuflados...bem vindo...ahahahah

PS: Nunca te vi por aqui, mesmo tu sendo um veterano.

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


ZXC
Nunca te vi por aqui, mesmo tu sendo um veterano.

Sumo por três meses, apareço e fico um mês. Sumo novamente, por cinco meses, volto e fico uns dois.

Mas participava desse fórum bem antes, mas com outro nome. Antes de bastante veterano que tem por aí.

Curly
Veterano
# set/08
· votar


ZXC

rsrs, bom, talvez não tenha a ver mesmo com a idade, no meu caso acho que passei por tantas situações complicadas que só superando o pessimismo mesmo para dar conta...

a bem da verdade, deveríamos mesmo ser todos pessimistas, já que tudo acaba mesmo em velhice, doença e morte, e o que se segue ninguém sabe...

mas, olha, uns dias atrás vi uma entrevista com um 'griot' (contador de estórias tribal) africano, ele falou coisas interessantes, disse que a maior viagem que se faz na vida é aquela que começa aqui (apontando para a testa) e termina aqui (apontando para o coração), isso fez sentido para mim, não seria o pessimismo um sinal de que estamos querendo viajar na direção oposta ?

Lembrei-me do filme 'a excêntrica família de antônia', nele o pessimismo é parte importante da vida de alguns personagens, até schopenhauer está representado !

leandro rodrigues
Veterano
# set/08
· votar


ZXC
Não sou um cara...sou uma mulherrrr!

Ahahahahahaha...

Beijão mô!

ZXC
Veterano
# set/08
· votar


Curly
isso fez sentido para mim, não seria o pessimismo um sinal de que estamos querendo viajar na direção oposta ?

Acho que o pessimismo e a melancolia não é um ato voluntário não...
Eu gostaria mesmo de voltar ao tempo das cavernas...tudo era mais puro, mais simples, as pessoas ainda não estavam pervertidas como na modernidade.

Os índios ainda trazem certa pureza...mas aqueles peitos pendurados das índias, podia me deixar mais deprimidaaaaa..ahahah

Curly
Veterano
# set/08
· votar


ZXC

Eu gostaria mesmo de voltar ao tempo das cavernas...tudo era mais puro, mais simples, as pessoas ainda não estavam pervertidas como na modernidade.


e as mulheres eram arrastadas pelos cabelos, rs...

Os índios ainda trazem certa pureza...

que o diga o paulinho paiakan...

mas aqueles peitos pendurados das índias, podia me deixar mais deprimidaaaaa..ahahah

aí eu concordo, hehe !

leandro rodrigues
Veterano
# set/08
· votar


que o diga o paulinho paiakan e o pajé mitiradeça

Ahahahaha...

ZXC
Veterano
# set/08
· votar


Curly
e as mulheres eram arrastadas pelos cabelos, rs...

Essa parte não é legal? Um pouco de amor físico mais forte, faz bem para a pele..peeling rústico....ahahahah

Curly
Veterano
# set/08
· votar


ZXC

je suis tout a fait d'accord, rs...

tem uma comunidade no orkut que gera uns debates bem interessantes:

http://www.orkut.com.br/Community.aspx?cmm=2195607

é sobre um jornalista extremamente pessimista mas que tem visão bem interessante sobre o mundo, não dá para concordar com ele sempre mas vale a pena dar uma olhada, tem o blog dele também:

http://cristaldo.blogspot.com/

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


ZXC
Sou a própria melancolia...talvez por isso busco na literatura alguma forma de melhorar desse mal.

O quão melancólica você é?

Leia Álvaro de Campos! Leia Os Sofrimentos do Jovem Werther! Leia Byron!

*3 semanas depois*

"Moça se suicida no RJ. Ela atendia pelo nome de ZXC. Os parentes afirmam que ela, antes da morte, ficara obcecada por alguns livros."

leandro rodrigues
Veterano
# set/08 · Editado por: leandro rodrigues
· votar


Pseudonimum

Ahahahahahaha...

Ahahahahahahahahahaha... kkkkkkk...

Depois dessa, não tem o porquê desse tópico ficar aberto,

ZXC
Veterano
# set/08
· votar


Curly
je suis tout a fait d'accord

ahahah..suas palavras me lembram de uma frase que as vezes falo...Pourquoi contredire une femme? Il est tellement plus simple d'attendre qu'elle change d'avis! ahahaha

Pseudonimum
Leia Álvaro de Campos!
http://www.jornaldepoesia.jor.br/pessoa.html já dei esse presente aqui esses dias, nem me lembro para quem...se gosta dele tu vai gostar.

As pessoas precisam de tempo para se conhecerem e se odiarem...ahahah
Vivo da literatura...é meu trabalho...leio muitooooo porque além de gostar eu precisoooo. Sou uma melancólica enlouquecida pela literatura.
" E falta sempre uma coisa, um copo, uma brisa, uma frase,e a vida dói quanto mais se goza e quanto mais se inventa"
(Álvaro de Campos)

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


ZXC
já dei esse presente aqui esses dias, nem me lembro para quem

Foi pra mim. =P

Vivo da literatura...é meu trabalho.

Trabalha com o quê, se me permite a intromissão?

"eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído,

(...)

Eu, que venho sido vil, literalmente vil,
Vil no sentido mesquinho e infame da vileza."

(Álvaro de Campos)

leandro rodrigues
Veterano
# set/08
· votar


Leia Álvaro de Campos! Leia Os Sofrimentos do Jovem Werther! Leia Byron! O doce veneno do escorpião

Até da Surfista? Ex biscate!

ZXC
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum
Foi pra mim

Desculpeeeeee...
Sou orientadora monográfica e curiosa, muito curiosa, mas como fala A. Campos...

"Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo..."
(Álvaro de Campos)

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


ZXC
Se é orientadora monográfica, então não é nada. É alguém. Mas é curioso ver que se sente assim mesmo ante isso.

ZXC
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum
Mas é curioso ver que se sente assim mesmo ante isso.

Muita cultura literária não não te isenta de p@rra nenhuma....continuo achando a vida uma merda e o ser humano cada dia mais hipócrita. A única vantagem mesmo, é conseguir mandar alguém tomar no c@ de forma mais acadêmica...ahahah
tipo mudando o c@ para epicentro anal...de resto fica tudo na mesma m@rda!
Um dia desses me senti mesmo um Et...li que uma pessoa normal lê 4 livros por ano...ahahaha

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


ZXC
Muita cultura literária pode te deixar pior, se você já era, antes, melancólica, ou se tiver um passado... ah, enfim, essas coisas.

Mas me refiro à sua profissão quando digo que você é alguém. É algo que qualquer pessoa interessada no meio acadêmico gostaria de fazer.

Curly
Veterano
# set/08
· votar


ZXC

Pourquoi contredire une femme? Il est tellement plus simple d'attendre qu'elle change d'avis! ahahaha

parce qu'il faut attendre beaucoup de temps !

ZXC
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum
É algo que qualquer pessoa interessada no meio acadêmico gostaria de fazer.

É próprio do ser humano mesmo...não dar valor a nada que tem.
Preferia ser mais feliz e viver nas cavernas sem nenhum livro, do que ser tão letrada e tão melancólica assim..Isso não me vale de nada mesmo...ahahaha

ZXC
Veterano
# set/08
· votar


Curly
parce qu'il faut attendre beaucoup de temps !

hahahaha homem não têm paciência mesmo, mas esquecem que as mulheres mudam de opinião com muita rapidezzzz..ahahah

Facchini
Veterano
# set/08
· votar


Acredito que o equilíbrio é a chave.
Nem otimista demais, nem pessimista demais.

MoOn White
Veterano
# set/08
· votar


Deve ser,a partir do momento em que você não adota uma atitude positiva para mudar as coisas,você acaba se 'entregando' e se conformando...aprendendo a somente reclamar sem sequer mexer os pauzinhos para mudar algo.

ZXC
Veterano
# set/08
· votar


MoOn White
Deve ser,a partir do momento em que você não adota uma atitude positiva para mudar as coisas,você acaba se 'entregando' e se conformando...aprendendo a somente reclamar sem sequer mexer os pauzinhos para mudar algo.

Não necessariamente, um pessimista não é aquele imbecil estático...é aquele que não tem fé no progresso moral e material, nem na melhoria das consições sociais, nem na evolução das coisas para o ótimo... é aquele que vê o mundo sem fantasias e sem máscara.

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


é aquele que vê o mundo sem fantasias e sem máscara.

Ou talvez com a máscara neurótica, sem conseguir ver além.

TASIVA
Veterano
# set/08
· votar


sou pesimista dependendo da situação só, mas to quase sempre rindo pra não chorar

ZXC
Veterano
# set/08 · Editado por: ZXC
· votar


Pseudonimum
Ou talvez com a máscara neurótica, sem conseguir ver além.

O mundo é caótico, as pessoas são caóticas e tudo é relativo....melhorou muito não? A clareza leva a esse caos, por isso prefiro as vezes, ou quase sempre, viver no mundo da Lua mesmo...fechar os olhos e não enxergar p@rra nenhuma mesmo..ahahah

PS: Já fui chamada de neurótica outras vezes...rsrsrsr

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pessimismo é ou não é um problema?