Holanda: vigora lei antitabaco; maconha segue legal

Autor Mensagem
aFFF
Veterano
# jul/08


Entrou em vigou nesta terça-feira a lei antitabaco que proíbe o fumo em ambientes fechados na Holanda. A nova legislação proíbe o fumo em cafés, bares e restaurantes, e segue o exemplo de vários outros países europeus que já adotaram a proibição. O texto da nova lei não afeta os cigarros de maconha.
Na Holanda, a lei inclui também os locais onde a venda e o consumo de maconha é permitido. De acordo com a nova legislação, os cigarros de maconha ou haxixe misturados com tabaco só poderão ser consumidos em espaços internos reservados e isolados do restante do público.
De acordo com a BBC, os freqüentadores de bares que vendem maconha, entretanto, poderão fumar cigarros de maconha pura, sem a mistura com o tabaco. Cigarros comuns só podem ser fumados do lado de fora dos estabelecimentos comerciais.
A principal diferença da lei antitabaco holandesa em relação à de outros países da União Européia está exatamente na permissão para o uso dessas cabines internas. No país, cigarros de maconha e haxixe não podem ser consumidos na rua, por isso, a lei inclui a permissão para a construção de cabines isoladas.
A nova legislação da Holanda vai ao encontro da orientação da comissário de Saúde da União Européia, Markos Kyprianou, que faz campanha pela proibição total ao consumo de tabaco em locais públicos em toda a Europa.

Redação Terra

Grow
Veterano
# jul/08
· votar


hehe

maggie
Veterana
# jul/08
· votar


A nova legislação proíbe o fumo em cafés, bares e restaurantes, e segue o exemplo de vários outros países europeus que já adotaram a proibição.
Aprovo.

Jio-kun
Veterano
# jul/08
· votar


aheiuaohiuaeh

morrer não pode, mas pode ficar doidão...

hauoeahieuah

-Dan
Veterano
# jul/08
· votar


será q eles escutam muito reggae lá?

aFFF
Veterano
# jul/08
· votar


maggie

Idem. Porém parece que a maconha não é tão inocente assim:

Maconha causa mais câncer que cigarro, diz estudo
Plantão | Publicada em 29/01/2008 às 10h18m

Globo

Reuters/Brasil Online
HONG KONG (Reuters) - Fumar um cigarro de maconha equivale a um maço de cigarros de tabaco em termos de risco de câncer de pulmão, disseram cientistas da Nova Zelândia, alertando para uma "epidemia" de câncer de pulmão associada à maconha.

Estudos já haviam demonstrado que a maconha causa câncer, mas poucos estabeleceram um vínculo forte entre o uso da droga e o real incidência do câncer de pulmão.

Em artigo publicado na revista European Respiratory Journal, os cientistas disseram que a maconha lesa mais as vias aéreas porque sua fumaça contém o dobro de substâncias cancerígenas, como os hidrocarbonetos poliaromáticos, em relação aos cigarros de tabaco.

Também a forma de consumo aumenta o risco, já que os "baseados" são normalmente fumados sem um filtro adequado e até a ponta, o que aumenta a quantidade de fumaça inalada. O fumante de maconha traga mais longa e profundamente, o que facilita o depósito das substâncias cancerígenas nas vias aéreas.

"Os fumantes de maconha terminam com cinco vezes mais monóxido de carbono na corrente sanguínea [do que os tabagistas]", disse por telefone o coordenador do estudo, Richard Beasley, do Instituto de Pesquisa Médica da Nova Zelândia.

"Há concentrações mais altas de substâncias cancerígenas na fumaça de maconha. O que nos intriga é que haja tão pouco trabalho feito a respeito da maconha e tanto trabalho sobre o tabaco."

Os pesquisadores entrevistaram 79 pacientes de câncer de pulmão, na tentativa de identificar os principais fatores contribuintes, como tabagismo, histórico familiar e ocupação. Os pacientes responderam sobre o consumo de álcool e maconha.

Neste grupo de alta exposição, o risco de câncer de pulmão cresceu 5,7 vezes para pacientes que fumaram mais de um "baseado" por dia durante dez anos, ou dois "baseados" por dia durante 5 anos - isso já levando em conta outras variáveis, como o tabagismo.

"Embora nosso estudo abranja um grupo relativamente pequeno, mostra claramente que o consumo de maconha por longo prazo aumenta o risco de câncer de pulmão", escreveu Beaseley.

"O uso da maconha já pode ser responsável por um em cada 20 casos de câncer de pulmão diagnosticados na Nova Zelândia", acrescentou ele.

"No futuro próximo, podemos ver uma 'epidemia' de câncer de pulmão ligado a esta nova substancia cancerígena. E o risco futuro provavelmente se aplica a muitos outros países, onde o crescente uso da maconha entre os jovens adultos e adolescentes está se tornando um grave problema de saúde pública."

Chespirito
Veterano
# jul/08
· votar


aFFF Maria!!!

Grow
Veterano
# jul/08
· votar


aFFF
se eu fumo um cigarro de maconha por semana, eu fumo um maço de cigarros por semana... acho q é aceitável

aFFF
Veterano
# jul/08
· votar


Grow

Auehauehaueh. Bom, seu pulmão, faça o que quiser ;]

DrBrodsky
Veterano
# jul/08
· votar


Acho ridículas essas leis anti tabagistas. Quem deve decidir se fumam ou deixam de fumar nas suas propriedades são os donos.

Ninguém é obrigado a freqüentar bares.

Canto
Veterano
# jul/08
· votar


aFFF

Fumaça de fumo é insuportável, deveriam proibir de uma vez.

Bruno Fernandes
Veterano
# jul/08
· votar


aFFF


velho olha a fonte "globo" tudo materia comprada, nao fumo maconha mas eh mto bom saber separar as coisas. uahauhauahu conheço tanto velho de 50 anos que fuma maconha des dos 12 anos de idade e mto frequentemente, se fosse assim nem pulmão teriam, agora nao se ve o mesmo com cigarro. e tem gente que come melhor ainda nao há nem a possibilidade do cancer pulmonar

aFFF
Veterano
# jul/08
· votar


Bruno Fernandes

Minha vó morreu aos 77 anos, fumava desde os 16. Meu vô perto dos 90, fumou dos 14 até os 60~70. Quer dizer que, baseado nisto, cigarro não faz mal!? Exemplo isolado não que dizer nada meu velho. Quanto a fonte, não foi a globo que fez a pesquisa, ela só está noticiando =P. Dá uma pesquisada em artigos a respeito disto, pra ver o que tu acha.

maggie
Veterana
# jul/08
· votar


LEMBRETE: não é permitido fazer apologia à maconha no fórum.

Dito isso, lembro que a maconha faz "menos mal" do que o cigarro porque geralmente é consumida em quantidade muito menor.

Se os estudos começam a comprovar que é tão ou mais nociva, continuará proibida por aqui com certeza.

brunohardrocker
Veterano
# jul/08
· votar


Entrou com vigor nesta terça-feira

É, na Holanda é assim mesmo...

The Splinters
Veterano
# jul/08
· votar


Dito isso, lembro que a maconha me faz "menos mal" do que o cigarro porque geralmente consumo em quantidade muito menor.
:O

QUARESMA
Veterano
# jul/08
· votar


Bruno Fernandes
conheço tanto velho de 50 anos que fuma maconha des dos 12 anos de idade
aFFF
Minha vó morreu aos 77 anos, fumava desde os 16. Meu vô perto dos 90, fumou dos 14 até os 60~70.


Porra virou competição isso aqui??E esses veio hein quem diria...

The Splinters
Veterano
# jul/08
· votar


des dos
Uataporra?

QUARESMA
Veterano
# jul/08
· votar


The Splinters
São os "des dos" da mão...

Atum Bluesman
Veterano
# jul/08
· votar


maggie
Dito isso, lembro que a maconha me faz "menos mal" do que o cigarro porque geralmente consumo em quantidade muito menor.

Ou não, depende do nivel do noia.

Abigobaldo
Veterano
# jul/08
· votar


Minha avó fumou na placenta e tá viva com 666 anos, ganhei

B.Frusciante
Veterano
# jul/08
· votar


vigou
vigou
vigou
vigou
vigou
vigou
vigou
vigou
vigou
vigou

BokuWa
Veterano
# jul/08
· votar


Como eu disse se querem fumar que fumem, restaurante, bar... Tem que ter area de fumantes e não fumantes.

Guto EADG
Veterano
# jul/08
· votar


e o mundo anda cada vez mais careta. *medo*

kohler1000
Veterano
# jul/08
· votar


Minha avó fumou na placenta

Dentro da placenta?? Sua avó é um tipo de alienígena então porque nenhum bebê fica em momento algum dentro da placenta...

P.S.: "Na" significa "Dentro da", não importando que desculpa você dê, falando que não foi isso que você quis dizer. Eu sei que foi isso que você quis dizer sim, e a verdade é que você pensa que os bebês ficam dentro da placenta =]
P.P.S.: Sim, eu sou chato mesmo.

DrBrodsky
Veterano
# jul/08
· votar


kohler1000
Na" significa "Dentro da", não importando que desculpa você dê

Estou sentado na cadeira.
Estou dentro da cadeira?

kohler1000
Veterano
# jul/08
· votar


DrBrodsky

Pode significar "em cima da" também. No entanto, não em todos os casos.

TheChaosSpirit
Veterano
# jul/08
· votar


maconha so causa cancer se fumada


posso ensinar receitas otimas de bolo de maca e como fazer chá

QUARESMA
Veterano
# jul/08
· votar


TheChaosSpirit
posso ensinar receitas otimas de bolo de maca e como fazer chá


Assim?

Soulface
Veterano
# jul/08
· votar


A coisa tá começando a ficar boa.
No Japão, se vc é pego fumando na rua (andando na calçada), é multa de 20 dólares.
Só pode fumar em local reservedo para fumantes mesmo.
E olha q no Japão, 80% (chutando baixo) dos adultos fumam.

Agora, essa ladainha de q "conheço gente q fuma há 9384579834754 anos e não morreu" é a mais pura idiotice! Ignorância cega mesmo!!!
Já vi gente q cria tigre em casa tb.
E daí? Tu vai lá colocar o braço na boca do bicho?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Holanda: vigora lei antitabaco; maconha segue legal