.: Mesa Quadrada - Futebol e Debate XVI (Brasileirão 2008):.

Autor Mensagem
Soulface
Veterano
# jun/08
· votar


Ed_Vedder
Po... o zagueiro do Goiás tb fez a mesma coisa e o juíz deu penalti...
ahuehauehuaheuhaeuhuhaeuhaeuhauehuaea

Ed_Vedder
Veterano
# jun/08
· votar


Non-Toxic


Está sim.

PRA MIM, ficou claro que ele não quis dar sequencia a partida.. só olhar a velocidade que vinha a bola pra ele, podia muito bem ter encaixado e dado prosseguimento ao jogo... Se quisesse matar tempo, podia ter segurado, deixado passar os seis segundo e depois colocar a bola em jogo e dar um chutão.

Quis ser mais malandro que a malandragem e se ferrou.

Ed_Vedder
Veterano
# jun/08 · Editado por: Ed_Vedder
· votar


Soulface


ahuahaua... sorte dele que foi 5x0... imagina perder o jogo de 1x0 com um gol desses ahuahua

Aliás, imagine se o Goiás é rebaixado no saldo de gols, por um gol, no fim do campeonato ahuahua

Non-Toxic
Veterano
# jun/08
· votar


Ed_Vedder
mas e se o cara chuta de longe, o goleiro espalma, ninguem vem pra pega rebote e o goleiro fica enrolando pra pegar na bola?

TWT ICE
Veterano
# jun/08
· votar


nao entendo muito de regras, mas acho que o juiz errou, esse foi um caso em que o juiz quis aparecer...
talvez até esteja certo, mas é um lance que ngm ia reparar, nem os jogadores do cruizeiro iam reclamar...

Ed_Vedder
Veterano
# jun/08
· votar


Non-Toxic

Cara, se fosse lance de espalmar tudo bem... mas voce viu a velocidade que a bola veio?

É um saco essa expressão, mas o manezao do goleiro deu brecha para a tal "interpretação" do arbitro...

Soulface
Veterano
# jun/08
· votar


Ed_Vedder
aheuhauehauheuhaehuauhehuauehauhea!!!
OQ eu não entendo, é q mesmo q o jogo estivesse parado, pra q q o cara tinha q abaixar pra empurrar a bola com a mão?
Não era só dar um toquinho???
Burrice ao quadrado essa! huaehuhaeuhauheaea

Ed_Vedder
Veterano
# jun/08
· votar


TWT ICE


Eu acho que ele simplesmente aplicou a regra, coisa que a maioria não faz.

Ed_Vedder
Veterano
# jun/08
· votar


Soulface

Vicio né... outro exemplo classico é os caras que caem ja agarrando a bola, sem nem ouvir o apito do juiz, o Valdivia é mestre nessa arte.

Non-Toxic
Veterano
# jun/08
· votar


Ed_Vedder
é...o goleiro foi muito burro porque o juiz poderia marcar e marcou

makumbator
Moderador
# jun/08
· votar


Ed_Vedder

Mas essa história que a bola estava sob controle do goleiro é falsa, se fosse assim, como o Ronaldo fenômeno teria feito aquele gol no Bahia? Para quem não se lembra, o goleiro fez parecido, e ficou arrumando as luvas, o Ronaldo aproveitou e roubou a bola e fez o gol. Não sei para vcs, mas para mim a bola só está sob controle do goleiro quando ele a mantém presa com as mãos(ou uma mão apenas também). Inclusive nesse caso, se o jogador de linha tentar roubar a bola dele, será marcada falta(mesmo que só encoste com o pé ou cabeça na bola, sem tocar no corpo do goleiro), pois a mesma estará sob controle do goleiro.
Eu acho que a bola estava em jogo, assim como um jogador de linha pode ficar parado ao lado da mesma durante o tempo que quiser, e se o adversário não for lá tentar tirar a bola, o jogo continua normalmente, mesmo com a bola parada, mas em jogo.

Soulface
Veterano
# jun/08
· votar


Non-Toxic
o goleiro foi muito burro porque o juiz poderia marcar e marcou
Em geral, jogador não entende tanto assim de regra. Sabe o básico só mesmo.
Nesses lances mais "inusitados", quando o juíz resolve marcar, os burrões não entendem nada e ficam revoltadinhos ainda.

Ed_Vedder
Por mim, chutavam a bola o Valdívia, e oq mais rolar ou rastejar pelo chão toda hr!

Ed_Vedder
Veterano
# jun/08
· votar


Non-Toxic


É obvio que se fosse contra o meu time, eu estaria puto hehehe, mas não adianta, os juizes ja tão errando pra caramba, e os caras ainda dão essas brechas.

Mesmo caso foi o mané do gremio hoje que de palhaçada com o Dodo na area, sendo que tava na cara que o juizão tava louco pra dar uma compensada pro Flu. (Isso que o Dodo tava londe pra caralho da goleira)

O bom é que esse tipo de lance, vai deixar a goleirada mais esperta agora, infelizmente pro vaxxxco, serviram de cobaia.

Ed_Vedder
Veterano
# jun/08 · Editado por: Ed_Vedder
· votar


makumbator
Mas essa história que a bola estava sob controle do goleiro é falsa, se fosse assim, como o Ronaldo fenômeno teria feito aquele gol no Bahia?


Posso estar enganado, mas creio que houve alteração na regra, desde aquele época... Uma que tenho certeza é que não havia o limite dos 6 segundos.

Não sei para vcs, mas para mim a bola só está sob controle do goleiro quando ele a mantém presa com as mãos(ou uma mão apenas também). Inclusive nesse caso, se o jogador de linha tentar roubar a bola dele, será marcada falta(mesmo que só encoste com o pé ou cabeça na bola, sem tocar no corpo do goleiro), pois a mesma estará sob controle do goleiro.


Isso é questionavel cara... fosse assim, o goleiro podia deitar-se no chão (depois da defesa) e ficar tocando a bola de uma mão para a outra, sem que fosse contado os 6 segundo, concorda?

Eu acho que a bola estava em jogo

Sim, nisso todos concordamos, e foi justamente por isso que o juiz assinalou a irregularidade, por entender que ele voltou a pegar a bola com a mão, deposi que a mesma foi colocada em jogo...

makumbator
Moderador
# jun/08
· votar


Ed_Vedder
Posso estar enganado, mas creio que houve alteração na regra, desde aquele época... Uma que tenho certeza é que não havia o limite dos 6 segundos.

Está certo, não havia a questão dos 6 segundos na época, apesar que a questão nem é essa, é sobre a definição do controle de bola pelo goleiro.

Isso é questionavel cara... fosse assim, o goleiro podia deitar-se no chão (depois da defesa) e ficar tocando a bola de uma mão para a outra, sem que fosse contado os 6 segundo, concorda?

Mas se ele fizesse isso, no momento em que a bola estivesse fora do contato das mãos(ou seja, no movimento de troca de mãos), um adversário poderia chutar ou roubar a bola e fazer o gol? Mas é claro aí entramos na esfera das hipóteses sobre situações muito específicas(e também pequenos furos das regras, que não conseguem prever todas as situações possíveis).
Mas sinceramente não acho que o goleiro nesse caso tenha feito algo nem de longe parecido. E o estranho, é que o juiz logo após o jogo falou ao Sportv que tinha marcado os 6 segundos, e depois, no caminho para o vestiário, o quarto árbitro mudou a versão, e falou para o mesmo repórter que o juiz havia dito que foi marcado o segundo toque do goleiro. Em suma, ele não sabe o que marcou!!!!

TWT ICE
Veterano
# jun/08
· votar


Ed_Vedder

Eu acho que ele simplesmente aplicou a regra, coisa que a maioria não faz.


cara, concordo, mas so acho o seguinte, se ele deixa o jogo correr ngm estaria falando, o vasco nao estaria reclamando (nem o cruzeiro) ou seja, é um lance que qndo acontece nenhum juiz marca (sabendo ou nao da regra)

Ed_Vedder
Veterano
# jun/08
· votar


Mas se ele fizesse isso, no momento em que a bola estivesse fora do contato das mãos(ou seja, no movimento de troca de mãos), um adversário poderia chutar ou roubar a bola e fazer o gol?


Claro, poderia sim. O que quis dizer é que segundo a sua tese, os goleiros poderiam utilizar-se deste recurso caso não estivesse ninguem por perto, sem com isso, "gastar" os 6 segundos...

E o estranho, é que o juiz logo após o jogo falou ao Sportv que tinha marcado os 6 segundos, e depois, no caminho para o vestiário, o quarto árbitro mudou a versão, e falou para o mesmo repórter que o juiz havia dito que foi marcado o segundo toque do goleiro. Em suma, ele não sabe o que marcou!!!!

Bom, a informação que eu tinha é que quem tinha dado a entrevista teria sido o QUARTO ARBITRO. Se realmente foi o arbitro, é passivel de punição, e das grandes.

Ed_Vedder
Veterano
# jun/08
· votar


TWT ICE
cara, concordo, mas so acho o seguinte, se ele deixa o jogo correr ngm estaria falando, o vasco nao estaria reclamando (nem o cruzeiro) ou seja, é um lance que qndo acontece nenhum juiz marca (sabendo ou nao da regra)


Tambem acho, mas nenhum juiz pode (pelo menos não deveria) apitar pensando desta forma, lembre-se que eles tem frações de segundo pra decidir entre "apitar" e não "apitar".

Se ele fez a leitura do lance, da maneira que eu fiz, e na SUA INTERPRETAÇÃO julgou que o goleiro cometeu a infração, devia ter apitado sem pensar no que a maioria ia achar.

Agora se o que o makumbator postou, for verdade (de ele não ter convicção sobre qual infração apontou), ai sou de acordo de que ele tenha que ser afastado sim.

makumbator
Moderador
# jun/08
· votar


Ed_Vedder
Claro, poderia sim. O que quis dizer é que segundo a sua tese, os goleiros poderiam utilizar-se deste recurso caso não estivesse ninguem por perto, sem com isso, "gastar" os 6 segundos...

Ah sim! Isso não pode mesmo, e acho que todos os juízes marcariam algo nessa linha. Mas o problema é justamente a subjetividade do termo "ter controle da bola" e também a diferenciação nem sempre simples de uma defesa de dois tempos feita por necessidade, e uma por cera.

Bom, a informação que eu tinha é que quem tinha dado a entrevista teria sido o QUARTO ARBITRO. Se realmente foi o arbitro, é passivel de punição, e das grandes

A segunda versão foi do quarto árbitro, mas a primeira foi do próprio juiz, na saída do campo, em suma: eles podiam ao menos combinar melhor essa história!!ashhsasah

Ed_Vedder
Veterano
# jun/08
· votar


makumbator
A segunda versão foi do quarto árbitro, mas a primeira foi do próprio juiz, na saída do campo, em suma: eles podiam ao menos combinar melhor essa história!!ashhsasah


Bom, aí eu acho que fica caracterizada uma grande lambança, mas mesmo assim, ainda acho que ele acertou "sem querer querendo" hehehe

TWT ICE
Veterano
# jun/08
· votar


Ed_Vedder

Tambem acho, mas nenhum juiz pode (pelo menos não deveria) apitar pensando desta forma


sim, mas infelizmente nao é oq acontece, assim como todo carrinho o jogador deve ser punido, muitos vezes nao acontece

Ed_Vedder
Veterano
# jun/08
· votar


TWT ICE
sim, mas infelizmente nao é oq acontece, assim como todo carrinho o jogador deve ser punido, muitos vezes nao acontece


Essa é uma das maiores baboseiras que eu vejo esses "orientadores de arbitragem" fazer... imagine só, se o carrinho fosse abolido, teriam de invalidar metade dos gols do Viola hehehe

TWT ICE
Veterano
# jun/08
· votar


Ed_Vedder
ahuhaueheuheu
e se toda simulaçao fosse punida valdivia nao completaria 1 jogo

Ed_Vedder
Veterano
# jun/08
· votar


Ainda sobre Cruzeiro e Vasco...

O presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Sérgio Corrêa, afirmou que Wilson de Souza Mendonça estava certo ao marcar a infração do goleiro Tiago, do Vasco, que originou o gol do Cruzeiro, neste domingo, no Mineirão. Para defender o juiz, ele citou a regra 12, que diz que o arqueiro não pode colocar as mãos na bola depois de já tê-la posto em jogo e sem que outro jogador a tenha tocado. As informações são do site GloboEsporte.com.

– No momento que o Tiago coloca a mão na bola novamente, ele infringe a regra. O árbitro acertou – afirma em entrevista ao SporTV.


Fonte: http://www.clicrbs.com.br/clicesportes/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&ta b=00003&newsID=a1954484.htm&subTab=66&section=noticias

izzystradlin
Veterano
# jun/08
· votar


o lance não foi interpretativo, aliás essa "regra" inventada é ridícula...se o cara quis "espalmar" propositalmente a bola o azar é dele.....inclusive ele fez isso usando a regra que permite que o goleiro espalme e saia jogando, incluindo pegar a bola de volta...

só tenho uma coisa a dizer....

o futebol brasileiro tá ficando RIDÍCULO de se ver com essa nova era de árbitros...todos os jogos têm muitas faltas, a bola não corre, cai cai dos "valdivias" da vida, cartões onde não precisava e consequência disso tudo..MUITA RECLAMAÇÃO dentro e fora de campo...

parece que o bom senso não existe mais...

QUARESMA
Veterano
# jun/08
· votar


Ed_Vedder
Axo que eu ja vi o Felipe fazendo isso tb...

Ngm reparou mas o Tiago ajeita a bola com o pé e dps agarra...repara só aos 10 segundos(de 9 pra 10 seg) do video vai passar um jogador do Vasco na frente da tela e atras o Tiago toca a bola com pé ajeitando a bola e ela volta um pouquinho a trajetoria e para...dps ele pega com a mão.

makumbator
Moderador
# jun/08 · Editado por: makumbator
· votar


Ed_Vedder

Um outro ponto nessa questão da interpretação, seriam aqueles quiques que os goleiros às vezes dão na bola antes de repor com os pés a mesma. Se levarmos ao extremo, seriam também 2 toques, afinal, o goleiro tem a bola sob controle total nas mãos, e ao fazer um ou mais quiques no chão, ele a solta, voltando a pegar novamente com as mãos. Agora fazem menos, pois antes tinham que fazer isso para evitar o sobrepasso ao se moverem com a bola na mão, e a regra foi alterada para que eles possam se mover livremente com a bola sob controle(desde que dentro dos 6 segundos). No entanto, ainda seriam 2 toques(independente de ser feito dentro dos 6 segundos de limite ou não).

TWT ICE
Veterano
# jun/08
· votar


makumbator
ah nao, ai o we esta errado <o>

Ed_Vedder
Veterano
# jun/08
· votar


makumbator


Verdade, tens razão.

Ed_Vedder
Veterano
# jun/08
· votar


izzystradlin


Ah velho, vai dormir, todo mundo discutindo o tema com argumentos certinhos e vc chega chutando o balde...

O arbitro interpretou que o goleiro colocou a bola em jogo (no que eu estou de acordo), essa foi A INTERPRETAÇÃO.

O pessoal aqui pensa diferente, acha que ele espalmou a bola e depois pegou-a com a mão. Essa é a unica questçao que merece ser discutida, a rega existe a um tempão, não foi inventada hj.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a .: Mesa Quadrada - Futebol e Debate XVI (Brasileirão 2008):.