Autor |
Mensagem |
CheshireCat Veterano |
# abr/08
· votar
Devil Boy obrigada! =)
|
ZXC Veterano |
# abr/08
· votar
Tô corrigindo umas provas aqui, e noto que têm muitas dúvidas acerca de...."mais bom, mais mau, mais grande, mais pequeno". Então resolvi dar minha contribuição para o tópico.....
As formas analíticas mais bom, mais mau e mais grande correspondentes, respectivamente aos adjetivos bom, mau e grande, podem ser empregadas quando se confrontam qualidades do mesmo ser. Assim:
Pedro é bom e atencioso; mais bom do que atencioso.
Pode-se usar também mais pequeno, em lugar de menor, superlativo do adjetivo pequeno. Trata-se de uma forma que normalmente se evita empregar aqui no Brasil, mas que é usada comumente em Portugal.
Bom dia!
|
Koisa Veterano |
# ago/09
· votar
Up, vou fazer uma declaração, na qual vai constar que um funcionario trabalhou durante 2 anos sem férias, queria substituir esse: "2 anos sem férias", por outra palavra, tipo, trabalhou 2 anos interruptivamente, mas não sei se essa é palavra certa, resumindo, eu quero colocar que o funcionario trablalhou o periodo de 2 anos sem ter ferias, mas de uma maneira mais culta ou diferente..
|
The Rainmaker Veterano |
# ago/09
· votar
Koisa
Eu consideraria "2 anos ininterruptos".
|
Koisa Veterano |
# ago/09
· votar
The Rainmaker
2 anos de serviço interruptos?
|
The Rainmaker Veterano |
# ago/09
· votar
Koisa
ininterruptos, ou seja, que não houve interrupção. Por isso, tem outro "in-" na frente da palavra, indicando negação. ;)
2 anos de serviço ininterruptos, ou 2 anos ininterruptos de serviço.
/pasquale off
|
Koisa Veterano |
# ago/09
· votar
The Rainmaker
Vlw putinha, alguem mais??
|
The Rainmaker Veterano |
# ago/09
· votar
Koisa
d nada putinho ;)
|
Konrad Veterano |
# ago/09
· votar
Koisa (i.nin.ter.rup.to)
a. 1 Que não se interrompe (uso ininterrupto); CONSTANTE; CONTÍNUO.
[F.: in-2 + interrupto.]
Quanto à concordáncia, eu faria: dois anos ininterruptos de trabalho.
Abçs
|
ZXC Veterano |
# ago/09
· votar
Simples.... interrupto= adjetivo com significância de algo interrompido, suspenso. ininterrupto= adjetivo com significância de algo que não é interrompido, de algo contínuo, sucessivo, seguido.
|
kohler1000 Veterano |
# abr/10
· votar
UP!
Uma dúvida ai galera. Qual é a regra que torna essa frase correta na conjugação (ou não conjugação) do verbo em negrito?
"Amigos não deixam amigos assinar outra TV."
Resumindo, por que não é "assinarem" e sim "assinar"? Valeu!
|
kohler1000 Veterano |
# abr/10
· votar
Alguém?
|
Bassist_rsl Veterano |
# abr/10
· votar
É probido entrada. É proibida a entrada. Qual dos dois está correto?
|
highvoltage Veterano |
# abr/10
· votar
Bassist_rsl É proibido a entrada.
Se fosse 'É proibido entrada' ficaria sem nexo. Se fosse 'É probido entrar', aí sim. Deve ser questão de verbo, essas coisas...
|
highvoltage Veterano |
# abr/10
· votar
kohler1000 O seu eu não sei ...
Mas o certo é assinar. Haha.
|
Machine Gun Man Veterano |
# abr/10
· votar
highvoltage É proibido a entrada.
Doido!
É probido entrada. É proibida a entrada.
Os dois jeitos estão certos, só não pode seguir o conselho do highvoltage:
É proibido a entrada.
Se há artigo definido ("a"), então "proibido" concorda com "entrada": É proibida a entrada.
|
Bassist_rsl Veterano |
# abr/10 · Editado por: Bassist_rsl
· votar
Na verdade os dois estão certos, como o Machine Gun Man falou.
É proibido a entrada. Desde quando? Se meu professor vê isso ele te mata.
|
LeandroP Moderador |
# abr/10
· votar
Outro dia tive a necessidade de saber qual era a ortografia correta entre "exceção" e "excessão".
É um erro muito comum, pois ambas as palavras estão corretas, dependendo do contexto... curioso °.°
|
kohler1000 Veterano |
# abr/10
· votar
Caramba, ninguém sabe responder minha dúvida. HAuha
|
highvoltage Veterano |
# abr/10
· votar
Machine Gun Man Ah, é. Tá certo, eu digitei errado. Obrigado =)
|
highvoltage Veterano |
# abr/10
· votar
Qual a diferença de 'porque, por que, por quê e porquê'?
|
Bassist_rsl Veterano |
# abr/10
· votar
highvoltage Eu já estudei isso, mas é muito chato e já esqueci quase tudo. e o que eu sei tá errado. Mas do que adianta isso aqui no OT, se a gente usa o pq?? (até rimou)
|
highvoltage Veterano |
# abr/10
· votar
Bassist_rsl AHUAHUAHUAHUAHU
é... o problema é que eu não sei nada dos porque's... nunca prestei atenção nas aulas de português...
e precisava saber disso :/
|
_Dio Veterano |
# abr/10
· votar
highvoltage http://www.brasilescola.com/gramatica/por-que.htm
Por que
O por que tem dois empregos diferenciados:
Quando for a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinido que, possuirá o significado de "por qual razão" ou "por qual motivo":
Exemplos: Por que você não vai ao cinema? (por qual razão) Não sei por que não quero ir. (por qual motivo)
Quando for a junção da preposição por + pronome relativo que, possuirá o significado de "pelo qual" e poderá ter as flexões: pela qual, pelos quais, pelas quais.
Exemplo: Sei bem por que motivo permaneci neste lugar. (pelo qual)
Por quê
Quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamação, o por quê deverá vir acentuado e continuará com o significado de "por qual motivo", "por qual razão".
Exemplos: Vocês não comeram tudo? Por quê? Andar cinco quilômetros, por quê? Vamos de carro.
Porque
É conjunção causal ou explicativa, com valor aproximado de "pois", "uma vez que", "para que".
Exemplos: Não fui ao cinema porque tenho que estudar para a prova. (pois) Não vá fazer intrigas porque prejudicará você mesmo. (uma vez que)
Porquê
É substantivo e tem significado de "o motivo", "a razão". Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.
Exemplos: O porquê de não estar conversando é porque quero estar concentrada. (motivo) Diga-me um porquê para não fazer o que devo. (uma razão)
|
highvoltage Veterano |
# abr/10
· votar
_Dio Valeu, brother! :D
|
_Dio Veterano |
# abr/10
· votar
highvoltage nada, manolo õ/
|
Burning Aces Veterano |
# abr/10
· votar
kohler1000 "Amigos não deixam amigos assinar outra TV."
Eu ACHO que está errado, não? O correto não é "assinarem" mesmo?
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# nov/18
· votar
Esquartejada a alma amarga, amassa lata
é aliteração ou assonância?
|