Português - Esclarecendo dúvidas da língua

Autor Mensagem
Dogs2
Veterano
# mar/08 · Editado por: Dogs2
· votar


Private Pyle
Faz parte do misticismo da Bíblia sempre ter um ar mais arcaico.

Ora, você mesmo tá assumindo então que a linguagem da Bíblia é arcaica.


Se você quer um ensino personalizado, mude pros EUA e entre o sistema de home schooling.


Eu quero o que todo cidadão quer: um ensino laico, onde a linguagem retrógrada não seja justificada por um livro de uma religião que não é oficial. Prefiro acreditar que o Brasil mude para melhor do que me mudar daqui. Esse papo de "ame-o ou deixe-o" é coisa de ditadura.

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


Dogs2
Ora, você mesmo tá assumindo então que a linguagem da Bíblia é arcaica.

Eu falei qaue tem um ar arcaico, nõa que está completamente ininteligível pros dias de hoje.

Eu quero o que todo cidadão quer: um ensino laico


Eu sou ateu e tô pouco me fudendo pro conteúdo da Bíblia. Só que prefiro ter a capacidade de entender o que tem lá.

onde a linguagem retrógrada não seja justificada por um livro de uma religião que não é oficial. Prefiro acreditar que o Brasil mude para melhor do que me mudar daqui. Esse papo de "ame-o ou deixe-o" é coisa de ditadura.

A Bíblia foi apenas um exemplo. Existem diversas situações nas quais você vai deparar com essas formas não usadas convencionalmente, a maiora na literatura. Mas, se você acha a compreensão da literatura inútil, você é um belo candidato a peão.

Schiavon0
Veterano
# mar/08
· votar


Dogs2
oO

Dogs2
Veterano
# mar/08
· votar


Private Pyle
Eu sou ateu e tô pouco me fudendo pro conteúdo da Bíblia. Só que prefiro ter a capacidade de entender o que tem lá.

Por quê? Se você quiser entender o que tem lá, então faça um curso específico. Pra que diabos tem que ser obrigatório para todos os cidadãos o ensino dessa linguagem quase que totalmente desprovida de praticidade? Tem gente que precisa fazer curso específico pra ler um livro do Guimarães Rosa, por exemplo. E isso é algo muito bom, nada contra.

A Bíblia foi apenas um exemplo. Existem diversas situações nas quais você vai deparar com essas formas não usadas convencionalmente, a maiora na literatura.

Eu preciso de mais exemplos pra me sentir convencido. Eu não tô me fazendo de do-contra, nem tô te menosprezando, mas devo admitir que seus argumentos ATÉ AGORA não foram o suficiente pra mim.

Mas, se você acha a compreensão da literatura inútil, você é um belo candidato a peão.

Tudo tem sua utilidade.

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


Dogs2

Eu preciso de mais exemplos pra me sentir convencido.


São inúmeros. Praticamente toda a literatura de 1950 pra baixo.

Acabei de ir na estante e puxar um livro de Érico Veríssimo e abrir em uma página qualquer. Lá estava: vários exemplos de pretérito mais que perfeito não composto.

Dogs2
Veterano
# mar/08 · Editado por: Dogs2
· votar


Private Pyle
São inúmeros. Praticamente toda a literatura de 1950 pra baixo.


Eu entendo completamente o que vc tá falando.
Talvez o problema seja outro que a gente ainda não reparou:
As escolas do Brasil (em geral) NÃO estimulam o hábito da leitura. E é aí que mora o problema, porque a gente aprende várias ""linguagens"" que vão ter sua importância primordialmente na literatura. Entendeu a contradição? O foco do ensino acaba por ser algo que só é estimulado na teoria (pronomes, etc), não na prática (hábito da leitura).
Por isso tem caras reclamões como eu, mas o erro não é meu nem seu, é na contradição do ensino. Talvez vc tenha visto mais utilidade nesse bando de coisa porque vc tem mais paixão pela literatura do que eu, que só leio praticamente artigos científicos e gibi da Mônica.
Eu não sei se eu fui claro, se vc não entendeu pede pra eu repetir com outras palavras

heiwa
Veterano
# mar/08
· votar


Respondendo o que não foi perguntado e o que foi:

1 - O pretérito Imperfeito/Perfeito são ações passadas antes da ação atual.

2 - O Pretérito Mais Que Perfeito é uma ação anterior à situação passada.

Ficando assim: "Ele finalmente dormira, mas teve de levantar pouco tempo depois", ou seja, o "dormira" é uma ação passada feita antes do "acordar", que já é passado. É um passado "mais velho".

3 - O Eu/Tu/Ele/Nós/Vós/Eles são as pessoas comuns do Português. É necessário saber trabalhar com todos para poder falar. Por quê? Porque a lígua portuguesa é complexa e cheia de minúcias, então é preciso conhecer TODAS as pessoas. Mesmo que você não use o Vós e o Tu, eles são utilizados em algumas regiões do país, em Portugal, nos países de língua portuguesa na áfrica... É como se você tivesse um canivete suíço: pode ser que você nunca use todas as ferramentas, mas é necessário conhecê-las. Mesmo que só para as evitar.

4 - A Bíblia e os outros livros que pretendem passar um "visual mais antigo, respeitoso" utiliza a LÍNGUA CULTA PORTUGUÊSA, não o que vocês chamam de "arcaico". Devem-se lembrar que arcaico seria:

É mister que vosmecê utilize este aparato mui delicadamente. Aquele guapo senhorio talvez ajudá-lo-á.

Isso pode ser interpretado como Lingua Portuguêsa arcaica.

Atualizando:

É importante que você utilize esta ferramenta muito delicadamente. Aquele bonito senhor talvez vá ajudá-lo.

"Arcaico" é tudo aquele que ainda tem fortes raízes na lingua-mãe. Quando mais afastado da língua de origem, mais "atualizada" é a lingua, pois recebe influências diversas.

Já utilizar: Tu deves utilizar esta ferramenta muito delicadamente, com cuidado para não te machucar-te.

É apenas uma forma culta da língua. Saber esta forma é fundamental para poder redigir documentos oficiais, falar com autoridades ou escrever cartas ou memorandos para pessoas de posição mais elevada. Nenhum chefe de Estado quer ser chamado de "mano". Por mais "pepa" que ele seja ^^

5 - A língua portuguêsa culta DEVE sim ser ensinada nas escolas e instituições de ensino. É preciso entender a própria lingua e saber utilizá-la corretamente, para poder se comunicar com mais do que seus amigos e parentes. Também é preciso APRENDER as formas cultas da língua e todos os seus recursos para poder se comunicar, interagir, escrever, ler e saber interpretar o que está se ouvindo, lendo ou escrevendo. Isso não é nacionalismo ou anti-americanismo, apenas é necessário saber a língua mãe adequadamente, e não só o essencial.

6 - Literatura nacional é importante também. Não só Machado de Assis, Guimarães Rosa e José de Alencar. Também é importante conhecer escritores e poetas portugueses e de outros países de lingua-mãe portuguesa. Não é pra gostar, mas é preciso conhecer. Cada um deles teve uma forma de escrever que atendeu à sua época, e isso é muito importante. Diferentes estilos do passado criam nosso estilo atual.


Espero ter ajudado ^^

heiwa
Veterano
# mar/08
· votar


Dogs2

O correto não seria nem estimular a leitura, e sim o brasileiro ler por conta própria. Sei que é quase impossível o brasileiro comum querer ler um livro, mas se houvesse menos "cultura inútil" no país, haveria mais leitores. Mesmo que não assíduos, pelo menos praticantes.

P.S. Eu ODEIO gramática Ò_Ó

Private Pyle
Veterano
# mar/08
· votar


heiwa
Tu escreveu tudo isso agora? Valeu.

B4cK5p4c3
Veterano
# mar/08 · Editado por: B4cK5p4c3
· votar


heiwa
Vós e o Tu, eles são utilizados em algumas regiões do país
O vós pode até ser usado, mas uma pessoa que usa "vós ides" nunca ouviu falar o pronome "você"? Se ouviu, o vós é inútil.

Dogs2
Veterano
# mar/08 · Editado por: Dogs2
· votar


heiwa
O correto não seria nem estimular a leitura, e sim o brasileiro ler por conta própria.

Cara, não tem essa. Brasil não é Japão. Isso que você tá falando do brasileiro ler por conta própria PODE (possibilidade) chegar a ser uma realidade, mas por enquanto é utópico. A medida que deve ser adotada é sim o estímulo a leitura, porque é a que mais se encaixa nos parâmetros atuais do Brasil.

Mas foi MUITO esclarecedor o seu post.
Valeuzão velhinho

Mas eu tenho mais umas questões a fazer. Agora eu tô morrendo de sono, acordei cedo demais, tenho que aproveitar o feriado amanhã hauhauahua
Se eu aparecer amanhã, não desaparece viu?

TiCk_NoRrIs
Veterano
# mar/08
· votar


Mim num ter probrema com a lingua prortugreza. =]

Ngm
Veterano
# mar/08
· votar


Talvez isso não tenha muito a ver com o tópico, mas eu resolvi aproveitar a oportunidade pra deixar uns textos aqui pra quem tiver interessado.

Existe muito preconceito em relação a línguas em geral. Essa idéia de erro e de uma única forma correta de se falar vem de uma visão ultrapassada da língua, que não tem nenhum embasamento científico. De acordo com a lingüística, que é uma ciência, não existe nenhuma forma da língua que seja naturalmente mais correta que a outra. As noções de certo e errado, como tidas pela maioria das pessoas, são fruto de pura discriminação social (inconsciente, na maioria das vezes).

Bom, não vou entrar muito mais em detalhes agora. Talvez eu explique melhor a minha visão se alguém se interessar.

Esses são os textos que eu prometi:
http://www.marcosbagno.com.br/art_nada-na-lingua-e-poracaso.htm
http://www.marcosbagno.com.br/art_preconceito_linguistas.htm

Chespirito
Veterano
# mar/08
· votar


O correto é dizer: Eu a convidoei ou Eu a convidei? Como se escreve?

_FrEd_
Veterano
# mar/08
· votar


Chespirito

Chaves?

Cara, nunca vi esse verbo "convidoei" na minha vida... Mas o legal eh o uso correto da próclise, que a maioria dos brasileiros n usam e falam errado... Ou vai me dizer que vc n escuta "Eu convidei ela" ao invés de "Eu a convidei"?

heiwa
Veterano
# mar/08
· votar


Private Pyle

Escrevi sim, soy rapido ^^'

B4cK5p4c3
Na verdade, o Vós só fica inútil quando se ouve "Vocês", pois é plural de tu. Mas tem gente que não gosta. E é feio usar "tu" e depois vir com "vocês". Fica muito mal feito.

Dogs2

Sei que é utópico, mas vale a pena sonhar ^^'

E pode deixar que eu não desapareço, precisando de ajuda com Português/Redação é só falar.
"Eu também queria desaparecer no feriadão, mas sem money pra fazer nada além de ir na missa ¬¬'"


_FrEd_

É mais fácil ouvir logo "Eu convidei a mina"

heiwa
Veterano
# mar/08
· votar


Alguns exemplos de materiais que requerem "lingua culta" além da Bíblia:

- Livros de Direito
- Livros de Medicina
- Memorandos e formulários para pessoas de posição mais elevada
- Cartas oficiais
- Anúncios oficiais
- Documentos de Contabilidade, Jurisdição ou enviados para Cartório
- Contratos (tanto para redigir quanto para ler)
- Redações de Vestibular/ Faculdade
- Artigos Científicos ou determinados à uma profissão (redigir e ler)
- Trabalhos escolares/ da faculdade
- Jornalismo
- Intercâmbios/ Vagas como tradutores / Vagas como Diplomatas ou Embaixadores exigem a norma culta da língua portuguesa.
- Teses de Mestrado, Doutorado... Exigem a língua.


Entre inúmeros outros exemplos de situações que EXIGEM saber a língua completa, mostrando que não saber falar e escrever corretamente quando exigido é o caminho mais rápido pra roça.

kohler1000
Veterano
# abr/08
· votar


Pergunta do dia: "De mais" ou "demais"?

kohler1000
Veterano
# abr/08
· votar


??????????????

Minow
Veterano
# abr/08 · Editado por: Minow
· votar


kohler1000
Depende do sentido que você quer dar...
Exemplifique.

kohler1000
Veterano
# abr/08
· votar


Minow

ahh, "vc é linda x"

x = de mais ou demais...

por exemplo...

Minow
Veterano
# abr/08 · Editado por: Minow
· votar


kohler1000
Demais.

Basta lembrar da música:

"Você é linda
Mais que demais
Vocé é linda sim
Onda do mar do amor
Que bateu em mim
"

:P

kohler1000
Veterano
# abr/08
· votar


Minow

Vlw pela ajuda, mas minha duvida é quando usar cada um, sacou? =)

Freakthing
Veterano
# abr/08 · Editado por: Freakthing
· votar


Exemplo com ''Demais'' : Ela falou demais...

Exemplo com ''De mais'' : Não tem nada de mais ir a festa.

ComerickiFromBackTi - FreakBat
Veterano
# abr/08 · Editado por: ComerickiFromBackTi - FreakBat
· votar


Private Pyle
Em "Ontem, quando você foi me ver, eu já tinha acordado/acordara" não fica bem trocar por "acordei".


Bom, eu vou usar essa frase pra tentar explicar um pouco, achei a frase legal para ser comentada.

"Ontem, quando você foi me ver, eu já acordara."

Tem o mesmo entendimento que:

"Ontem, quando você foi me ver, eu já tinha acordado."

Que seria a mesma coisa que:

"Ontem, quando você foi me ver, eu já estava acordado."

Ou seja, o "acordara" diz que vc já estava acordado quando a pessoa foi te ver.

Mas, reparem no uso do "acordei".

"Ontem, quando você foi me ver, eu [já] acordei."

A frase inica que vc acordou no momento em que a pessoa foi te ver.

Lógico que o pretérito mais-que-perfeito está em desuso, mas é a nossa língua, uma bela língua que deve ser conservada. Não precisamos falar tudo certinho, mas precisamos de um vocabulário mais amplo e inteligente.

Se "acordara" tem o mesmo significado que "tinha acordado", era pra "acordara" ser mais usado que "tinha acordado", pois contém menos palavras. =]

Mas com tanta regra, o pessoal fala de qualquer jeito. Eu também falo, muitas vezes nem ligo, mas contará ponto se vc tiver que escrever alguma redação pro vestibular, ou pra algum cargo de trabalho.

Edit: Esqueci de comentar uma coisa, o pretérito mais-que-perfeito é usado como "passado do passado", vc está falando de uma ação passada, ao fato também passado que vc está falando. =]

Se perceber é simples.

ComerickiFromBackTi - FreakBat
Veterano
# abr/08
· votar


Dogs2

E você não acha, SINCERAMENTE, que a Bíblia tá precisando de uma ótima atualização?

-Iaê Mano Deus! Cumé que vão as coisa?

-Iaê Abraão! Tuo firmão, se tá ligado que eu tenho umas parada pra vc fazer sacas?


=S

ComerickiFromBackTi - FreakBat
Veterano
# abr/08
· votar


Dogs2
Tem gente que precisa fazer curso específico pra ler um livro do Guimarães Rosa, por exemplo. E isso é algo muito bom, nada contra.

Se não ensinarem o básico no colégio, não tem como alguém ensinar isso em um futuro próximo. Infelizmente.

heiwa
Veterano
# abr/08
· votar


ComerickiFromBackTi - FreakBat

Mas pra isso tinham que melhorar MUITO o Ensino no País...

E por enquanto tá difícil...

CheshireCat
Veterano
# abr/08
· votar


"pegadas na areia" tem 5 sílabas métricas?
o "a" do "areia" liga no "na"?

estou escrevendo haikais =)

Devil Boy
Veterano
# abr/08
· votar


"pegadas na areia" tem 5 sílabas métricas?
o "a" do "areia" liga no "na"?


Sim.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Português - Esclarecendo dúvidas da língua