Temporada 2008 de F1 e Automobilismo em geral - Box #1

Autor Mensagem
Fahrenheit
Veterano
# out/08
· votar


Equipes discutirão fim do reabastecimento:


Ai não vai ter graça mesmo!
Vai ficar menos competitivo.

Vai perder a magia.

POSITIVE
Veterano
# out/08
· votar


Eu não, senão perde toda a graça

Concordo.

maggie
Veterana
# out/08
· votar


Eu não, senão perde toda a graça da F-1 e vcs?
Não acho que perde toda a graça, e realmente é perigoso.
Mas essa "discussão" parece ser mais um lobby da Ferrari, que pelo que lembro foi a mais prejudicada por erros da equipe no aspecto reabastecimento.

Chespirito
Veterano
# out/08
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/183176/p36#5513796

lula_molusco
Veterano
# out/08
· votar


Eu sou extremamente e radicalmente a favor de liberação total de modificações na aerodinâmica (não eletrônica, ou seja, nada de asas auto-ajustaveis) e em contrapartida limitações de motor. Os carros iriam andar mais, com motores menores, a f1 fica bem na fita com o meio ambiente, atrai mais patrocinadores, aumenta o número de categorias e de etapas.

Fahrenheit
Veterano
# out/08
· votar


maggie
e realmente é perigoso.


Não vejo tanto perigo assim...
Faz anos que não acontece um acidente por conta do combustível.
O que acontece são falhas ao abastecer, e mesmo assim nada tão grave.

lula_molusco
Veterano
# out/08
· votar


Chespirito
maggie
POSITIVE
Fahrenheit
Não concordo que perca a graça. MotoGP por exemplo não tem reabastecimento nem troca de pneus, mas é a categoria mais emocionante de se assistir, desde as categorias de base (125cc/250cc) até a categoria principal (1000cc)

Fahrenheit
Veterano
# out/08
· votar


lula_molusco

A man, mas uma coisa é moto, outra é carro!!
Abastecimento e troca de pneus na F1 são essenciais pra se fazer uma estratégia pra ganhar a corrida...da mais chances para ultrapassagens e troca de posições que é isso que a gente quer ver numa corrida.

lula_molusco
Veterano
# out/08
· votar


Fahrenheit
ultrapassagem nos boxes pra mim é pedal.
quer ver estratégia? joga War, xadrez ou par ou ímpar.
acho que a competitividade da f1 aumentaria muito com as medidas que eu propus aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/183176/p37#5513971

Fahrenheit
Veterano
# out/08
· votar


lula_molusco
ultrapassagem nos boxes pra mim é pedal.


Não to falando nos boxes...uahuahuahua

To falando um cara recuperar sua posição depois que entrou nos boxes e voltou pra pista!
Entendeu? hehe


quer ver estratégia? joga War, xadrez ou par ou ímpar.


¬¬'

David Gilmour
Veterano
# out/08
· votar


Não sei se sou a favor ou não do reabastecimento... A F1 perde um pouco no quesito estratégia de pits, mas ganha em velocidade nos mesmos...

O reabastecimento voltou na F1 em 1994... Antes eram aqueles pit stops relâmpagos... A Ferrari geralmente era sempre a mais rápida nos pit stops dessa época...

E ainda tinha umas trapalhadas legais, como mecânicos esquecendo de "apertar" a roda, etc...

Sem contar as equipes pequenas q em determinadas pistas não tinham tanque suficiente pra chegar ao final... A Rial era campeã disso no final dos anos 80, mais precisamente 88, salvo engano...

Aqui tem uns vídeos com umas lambanças em pit stop:



QUARESMA
Veterano
# out/08
· votar


Equipes discutirão fim do reabastecimento:


Axo bem dificil de acontecer(o fim)...por que vão perder muito $_$

Ed_Vedder
Veterano
# out/08 · Editado por: Ed_Vedder
· votar


Concordo, é muito fdp esse Hamilton, bixo aquela da largada foi ridicula esse fdp ainda vai morrer ou vai se machucar muito sério na F-1 e vai ser por culpa dele...olha o que ele faz com o Raikkonen...ele deixa o carro de lado pra curva pra impedir que o Raikkonen prossiga...


Voce deve gostar do estilo "barrichelho" de guiar não é mesmo?

Concordo com o Gilmour, essas punições são cada vez mais ridiculas. Deixa os caras se matarem, esses duelos e esse tipo de manobra sempre fizeram parte da F1.

O Hamilton apronta as presepadas dele, porque sabe que a maioria dos pilotos atuais não tem culhão pra dividir curva e freada com ele. Porque o Haikonen não afundou as tangas dele? Porque é um cagão, se fosse qualquer outro piloto arrojado, teria freado mais em cima ainda, ou então teria amontoado o carro do Hamilton.

A manobra do Massa foi realmente imprudente e premeditada, e eu apoio incondicionalmente... ele está brigando por um titulo mundial porra! voces queriam o que? que ele oferecesse um pacote de trakinas e uma guaraná kuat para o hamilton ultrapassar ele?

Se eu fosse fiscal, não teria punido ninguem nessa ultima corrida.

jimmy vandrake
Veterano
# out/08
· votar


O Raikonen devia ter deixado sobrar o carro dele em cima do hamilton, assim hamilton ficaria de fora e estaria efetivamente ajudando massa. E claro, na hora de descer do carro ainda mandava o inglês tomar no C_zão com todas as letras.

Fahrenheit
Veterano
# out/08
· votar


Lewis Hamilton recua na comparação com Senna: 'Ele é o melhor da história'



http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL798645 -15011,00-LEWIS+HAMILTON+VOLTA+ATRAS+E+DIZ+QUE+AYRTON+SENNA+E+IMBATIVE L.html

Dogs2
Veterano
# out/08
· votar


Fahrenheit
Desprezível, esqueceu de pedir desculpas pela merda que tinha falado antes

David Gilmour
Veterano
# out/08
· votar


Ed_Vedder e TODOS

Sobre as punições, que na minha opinião estão ridículas...

Já pararam pra pensar que se fosse atualmente, talvez o Senna não tivesse conquistado o Campeonato de 1990 ???
Que fique claro, não estou criticando o Senna... o Prost fez isso com ele em 1989... Tinha mais é que retribuir mesmo...

O que defendo é minha posição de que a maioria das punições soam cada vez mais estúpidas e sem nexo...

Ou vocês acham que isso passaria batido atualmente ?



Nem a pau, Juvenal...

David Gilmour
Veterano
# out/08
· votar


Outra questão, não sei se acompanham o automobilismo nacional... a atual gestão da CBA é ridícula...

Caso não tenham notado, acabaram com as categorias de monopostos no Brasil praticamente, o que existe é ridículo... Antigamente tinha F3, F-Renault...

Nossa principal categoria é de turismo, que é a Stock Car, vendida enganosamente como "multimarcas"...
Porque, caso não saibam, as "marcas" nada mais fazem do que estampar seus símbolos nas bolhas... Não contribuem em ABSOLUTAMENTE NADA... e anunciam a categoria como se Peugeot, Mitsubishi e CIA Ltda. fossem cruciais nos carros....

Os carros possuem os mesmos chassis tubulares e motores... Que aliás, são preparados de forma RIDÍCULA pela família Giaffone... O próprio Giaffone já noticiou que é impossível os motores não saírem, alguns com cavalos a mais e vice-versa...

Mas gosto da Stock, tem uns pegas legais e uns pilotos retardados... Alguns não servem nem pra pilotar playstation, mas curto... Só acho a propaganda extremamente enganosa...

Finalmente a atual gestão que vem desde o início da década vai acabar...

Caso não percebam ou não saibam... A falta de categoria de monopostos no Brasil reflete lá fora...

Atualmente, salvo Bruno Senna e Di Grassi, não existe mais nenhum brasileiro com chances de entrar na F1... e, ainda assim, sequer venceram a categoria de acesso...

conandrade
Veterano
# out/08
· votar


Não tenho cacife pra falar da CBA então deixo pra vcs e aprendo com vcs mesmos.

Qnto ao reabastecimento...

Tenho minhas dúvidas. Particularmente acho condizente ter a parada nos boxes; gosto do uso de estratégias e acho que é mais uma variável interessante pra nós telespectadores. Aumenta a coletividade do esporte. Não acho que tirar a parada aumente o número de ultrapassagens e brigas dentro da pista... hj em dia é raro vc ver um carro perdendo rendimento de modo sensível a ponto de permitir outro chegar e passar. É muito díficil... então penso que com o fim dos boxes, seria apenas como um longo "stint" e ponto. Portanto nesse caso, creio que até prefira com as paradas e as estratégias (sair pesado, leve), e permitir que carros não tão rápidos superem-se.

Não gosto é do fato de ter que usar dois compostos diferentes por corrida. Ao meu ver é justamente pra cobrir essa falta de perda de performance. Posso estar enganado...

-Qnto às punições...

Bem... eu não reclamaria. Achei as punições (90% ao longo da temporada) justissimas. E acho que são necessárias... elas não surgiram à toa e coibem atitudes duvidáveis. Achei a punição ao Massa errada... aconteceu o mesmo em Singapura (Webber?) e não houve nada justamente pq são brigas normais na F1.

Achei errada pq mesmo na disputa (MAS x HAM), quem não cedeu o menor espaço foi o Lewis, mesmo estando com as 4 rodas na pista, lado-a-lado e em vantagem pra tracionar. Ao meu ver, Lewis que "se rodou": ele sabia que Massa estava ali. Achei errada essa punição sim. Mas a do Hamilton no começo foi absolutamente certa: depois de falar que o Kimi não tem "culhão" pra frear tarde, dessa vez, ele quem freou tarde demais, saiu de frente travando roda e não deixou ninguem fazer a curva. Onde ta o erro da punição aqui? Claramente prejudicou meio pelotão da frente!!! Em Spa o cara simplesmente cortou caminho... e não pode haver punição? Não entendo! Uma coisa é disputar posição... outra é cortar caminho e tirar proveito da situaçao, oras!

Dogs2
Tb achei muito desprezível essa entrevista do Hamilton à BBC. Ele desmente o que ele mesmo disse. Não pede desculpas e finge que não lembra de falar sobre o que falou do Kimi, etapas atrás. Ta tirando de coitadinho de novo. Parece o Rubinho...

Ed_Vedder
Nada pessoal, longe disso, por favor ok? Não quero ofender e se o fizer, me chama atenção depois, pq foi totalmente sem querer!!! Seu post foi meio polêmico pra mim... aí vai minha resposta.

Vc ta falando sério?

Cara... eu adoro o modo que Hamilton pilota. Mas uma coisa é vc ser arrojado e agressivo. Outra totalmente diferente é ser imprudente. E ele não sabe controlar o ímpeto... pelo menos até então. Pensa comigo... vc está num carro mais lento (Renault). Daí uma McLaren pega teu vácuo no comecinho da reta, pega velô, põe do lado, te passa (ainda faltando meia reta pra frear), de repente te dá uma fechada a 330km/h pra tomar a linha de dentro e frear na sua frente. Foi o que ele fez no Alonso em Monza. Cara... vc tem noção do que que isso podia causar?! Certamente poderia ser fatal pros 2!! O pior não é nem isso... o pior é que foi absolutamente desnecessário! Ele teria passado mesmo sem a fechada... isso é imbecilidade e, em Monza, ele fez pelo menos 3 vezes! Glock, Alonso e Webber.

Com Glock ele QUASE jogou pra fora da pista, não jogou pq o Glock é muito bom e se segurou com 2 rodas na grama! Nesse negócio que ele SEMPRE faz, que é não dar espaço. Está certo em fazer isso, só que ele não pode fazer isso qndo tem um carro literalmente lado-a-lado. É imprudência!!! Tem que saber fazer! Onde o Glock ia sair não tinha espaço pra frear, era na grama e o muro era tão perto qnto o muro que o Senna bateu e faleceu. Pq vc acha que Glock saiu tão emputecido do carro?! Dando entrevistas, dizendo que "se encontrar o Lewis no meu caminho, vou agir da mesma forma". Vc realmente acha que é pq ele não tem "culhão" pra frear tarde, ou coisa parecida??

Por mais que a F1 pareça joguinho de videogame hoje em dia, é um esporte radical realizado a mais de 200km/h em 90% da corrida. Mesmo que a segurança esteja em um nível nunca antes visto, continua sendo um esporte perigosamente fatal. Não é questão de "culhão" de frear tarde, é questão de vida ou morte, é questão de dinheiro, competitividade em vários níveis (tecnico, pessoal), é questão de esporte do mais alto risco e uma organização que não pode ser prejudicada por criancices.

Dizer que Raikkonen não tem culhão pra frear tarde é uma das coisas mais patéticas que já vi alguem falar no mundo de F1. O cara é campeão do mundo, em cima do próprio Hamilton, Alonso e Massa, num dos campeonatos mais díficeis em anos de F1. Nunca precisou jogar sujo (nem Alonso, diga-se de passagem) pra ganhar nada e já protagonizou ultrapassagens absurdas, por fora, por dentro, dando x e todo o resto de repertório possível. Sem contar que igualou o recorde de voltas mais rápidas do Schumacher em 2 anos seguidos. Em 2005 não foi campeão pq a Mclaren não se aguentava em corridas.

Se ele não jogou o carro em cima do Hamilton, é mais um motivo de se admirar. O cara consegue manter o padrão até nessas horas de mais nervosísmo, competitividade. Jogar limpo é pra piloto de verdade e é isso que o Hamilton precisa aprender antes de levar alguma taça. Raikkonen não jogou o carro em cima de Lewis, mesmo podendo, simplesmente porque não passou pela cabeça dele. Pode parecer díficil de entender... mas é o que difere um ser humano inteligente de um irresponsável.

Mas bem que ele podia... em se tratando do Hamilton, pelo que ele falou do Kimi nesse ano, e depois de ter dado aquela batida nos boxes no Canadá, bem que merecia muito mesmo...

Se o Senna fez isso, foi pq Prost fez antes e era uma questão absolutamente pessoal.

Ta aí meus pitacos!
abraços

Ed_Vedder
Veterano
# out/08 · Editado por: Ed_Vedder
· votar


conandrade

E ai cara blz??

Não vou escrever tanto quanto voce, porque sou preguiçoso hehehe

Eu entendo o seu ponto de vista, mas o que voce define como "irresponsabilidade" é justamente o componente que eu mais aprecio em qualquer desportista.

Eu acho lamentavel, em qualquer esporte, um desportista 100% correto, que apenas aguarda as decisões dos tribunais, e por vezes acaba escondendo-se atras de decisões não favoraveis para justificar seus insucessos (nao estou dizendo que é o caso do Haikonen)

Eu mantenho o que disse, eu acho que o Hamilton só continua guiando dessa forma, porque sabe que a imensa maioria dos pilotos atuais, não tem metade do arrojo dele(que voce classifica como irresponsabilidade). Cara, uma coisa é voce levar uma fechada daquelas na rua em que voce trabalha, aí eu concordaria que seria uma bela de uma pilantragem, mas velho, estamos falando da maior categoria do automobilismo mundial, em uma antepenultima etapa do campeonato mundial, e de um piloto que te tudo pra ser o proximo campeão mundial.

Veja bem. eu nem comentei outras punições, embora até tenha achado algumas outras injustas, eu falei especificamente sobre a ultima corrida. E pra mim, para o meu gosto, acho totalmente aceitavel esse tipo de "espalhada" e "chega pra lá".

Sobre o campeonato do Haikonen, beleza, parabens pra ele, mas se eu devo considera-lo um grande piloto, por isso, tb devo fazer o mesmo com o Mansel pé de chumbo, o Damon cordeirinho Hill e o Jacques El loco Villenueve.

Até que acabei escrevendo bastante hehehe

maggie
Veterana
# out/08
· votar


David Gilmour
É o poder econômico que comanda, companheiro!
:]

Sam
Moderador
# out/08 · Editado por: Sam
· votar


conandrade
Ed_Vedder
belos posts, obrigado pela leitura =)

concordo parcialmente com ambos. Eu acho é que tem que jogar o carro pra cima mesmo! Acho até q tinha que ter para-choque na F1 \m/

hehehe

David Gilmour
Veterano
# out/08 · Editado por: David Gilmour
· votar


Ah claro... como ousei comparar a MANOBRA (nunca o piloto) do Senna com a do Hamilton...

Esqueci que o Senna no Brasil podia tudo... Se ele arrancasse um revólver e metesse um tiro no narigão do Prost seria válido, afinal, é pessoal...

Negócio é assistir desfile dos carros da F1 mesmo... que nem 7 de Setembro... e quem fazer uma manobrinha um pouco mais arriscada é um menino feio e mau... merece um castigo... meninos bobos...

Quem é piloto e não quer correr riscos... Deveria procurar outro esporte... Futebol de botão por exemplo... Mas já aviso q seu dedo pode escapar da paleta e quebrar a unha... Mas tudo bem... é só punir a paleta feia e má...

David Gilmour
Veterano
# out/08 · Editado por: David Gilmour
· votar


Olhem só esses dois bobões... Que perigo, será q não sabiam que podiam se chocar um com o outro e morrer ?
Que coisa feia, batendo roda com roda a quase 300 km/h...



Ahhh o Villeneuve morreu em Zolder, 1982 né ? Também pudera... era tão louco, não pensava no risco e, principalmente, nunca imaginava que bater um carro desses poderia causar a morte...
Acho q se ele soubesse, teria ficado nas corridas de autorama... o legal é ver desfile, fila indiana...

Se fosse nos dias atuais, Gilles já teria sido suspenso ou até banido da F1...

Aliás, dia 02 de novembro vou levar na arquibancada de Interlagos um cartaz: "Não ultrapassem seus imbecis... Desfilem... No máximo uma ultrapassagem no Box... Pago o olho da cara pra ver vcs passarem só"...

Sobre as punições da última corrida...Continuo com minha opinião:

Massa X Hamilton... correto punir o Massa...
Hamilton na largada ? discutível, porém plausível...
Massa X Bourdais ? ridícula...

Se os comissários daquela época fossem tão chatos (isso já não é ser rigoroso)... não teríamos presenciado pegas válidos como esses...

maggie

Quer casar cmg ?

toty
Veterano
# out/08
· votar


porra! voces queriam o que? que ele oferecesse um pacote de trakinas e uma guaraná kuat para o hamilton ultrapassar ele?



hauhauuahuahuahuahuahau

QUARESMA
Veterano
# out/08
· votar


David Gilmour
Olhem só esses dois bobões... Que perigo, será q não sabiam que podiam se chocar um com o outro e morrer ?


Pois é...

Que coisa feia, batendo roda com roda a quase 300 km/h...
...Se fosse nos dias atuais, Gilles já teria sido suspenso ou até banido da F1...


Dicordo...eles estavam batendo roda com roda? Sim mas e dai, estavam "jogando limpo", cada um buscando seu espaço sem mau caratismo ou nada do tipo e foi um pega muito bonito...e para de exagerar que nem punido ele seria...uma coisa é vc disputar a posição roda a roda um do lado do outro, agora outra coisa e vc ficar de lado pra curva não deixando ngm fazer (a curva) "pedindo" pra alguem bater com tudo em vc ...

conandrade
Veterano
# out/08
· votar


Boa discussão! :)

Ed_Vedder não se preocupe com o tamanho do texto, huahuau eu leria independente da qntidade de palavras. O que importa é o conteúdo! Mas se prepara pq veio bíblia... hehe

Gilmour
Vc achou correto punir o Massa por que? Só por curiosidade mesmo!
A do Bourdais compartilho da mesma opinião... achei absolutamente rídiculo. Os dois se embolaram de bobeira e acabou por aí, na minha opinião. Mas acho que a FIA quis botar mais lenha na fogueira... a famosa "Forza política" da Ferrari...

O episódio (melhor episódio da história da F1 na minha opinião) que vc mostrou, sobre Gilles e Reneé, é TOTALMENTE exceção e vc sabe disso. Ano passado tivemos um parecido com Massa x Kubica, nos dias atuais, roda com roda e sem imprudência! Ambos disputando até "estacionamento de paddock". Embora a Globo tenha mostrado os instantes finais da corrida, na internet vc acha as 2 voltas de puro pega dos 2. Absurdo e na chuva.

Mesmo assim, ao contrário do que vc disse, eles (Gilles e Renee) não estavam nem de perto a 300 por hora. Dijon-Prenoir é uma pista toda cheia de curvas e só tem uma reta, nem tão grande por sinal. Não tem NADA a ver com o caso Lewis x Alonso. Aquilo foi uma fechada, não foi um pega. Uma fechada a 300 por hora. Foi irresponsável SIM. Pq foi desnecessário. Até pq vimos o próprio Alonso desviando de Lewis. Desviar é sinônimo de emergência nesse caso. Não houve contra-ataque.

Ed_Vedder

Como assim, "lamentável um desportista 100% correto"!?? Isso era pra ser o básico, é princípio e exemplo. Não tem nada a ver com a qualidade de um pega. É comparar Kaká com Júnior Baiano!

O Hamilton guia desta forma simplesmente pq é um pilotasso-asso-asso e ponto. É bom pra cacete, mega-talentoso mas não é nem de longe, perfeito! Sabe se posicionar pra ultrapassar e sabe fazê-lo com excelência. Não faz com maestria por falta de experiência e excesso de otimismo, ao contrário de Schumacher, Senna, Prost, Raikkonen, Alonso, entre muitos outros... que passavam melhor ainda e não é por frear tarde ou evitar uma manobra, que esses que citei são "culhões"! Pelo contrário... são até MELHORES. São melhores pq sabiam qndo arriscar. É questão de disciplina, de responsabilidade e de talento, experiência... e as demais coisas.

Pra completar, a gente pode até não levar em consideração mas, jogar uma corrida fora por uma manobra frustrada significa perda de pontos nos dois campeonatos, credibilidade até certo ponto e muuuito dinheiro. Ainda mais se perder o carro. E aí, pergunta pra Renault, Honda e cia, se é legal ficar arriscando... existe cobrança. No caso do Hamilton, por incrivel que pareça, não existe tanta. Primeiro pq ele está em uma escuderia absolutamente rica e segundo, pq é apadrinhado do dono da Mclaren, e terceiro que dificilmente ele sai de lá... pq ele é muuuito fera e torce pra Mclaren.

Esse saudosismo da "época áurea da F1" tem que acabar pq as coisas não são mais assim faz pelo menos 15 anos. Tipo... pode parecer que não mas... evoluiu muito todos os aspectos técnicos envolvidos na F1. Desde o avanço na tecnologia até os cargos nas escuderias. Por isso muito mudou. Pode ter piorado algumas coisas mas foram necessárias e agora, estamos chegando em um bom denominador. Hoje é outra F1, a diferença entre um carro e outro é absolutamente rídicula. A F1 atual é 10x mais competitiva que antigamente. Os próprios pilotos são mais competitivos, mais preparados que antigamente e não são apenas pilotos, se tornaram quase que engenheiros. E são imensamente mais cobrados.

Essa fila indiana é resultante de uma série de fatores. Não é pq os pilotos não tem "culhões" de frear tarde ou coisa parecida! É rídiculo ler isso... estamos falando de gente que nasceu correndo de carro e já está na categoria top, oras.

Hoje em dia, ao contrário de antigamente, os carros não geram apenas o vácuo. Não é simplesmente colar na bunda de alguem, ganhar velocidade e passar. É praticamente incompreensível pra um telespectador notar isso. Ainda mais quem viu a F1 antiga.

Antigamente os carros geravam um vácuo enorme (+ de 0.5s). Hoje, antes do vácuo, os pilotos pegam turbulência. Essa turbulência na maioria das pistas, é o suficiente pra eliminar uma vantagem de um carro que está 1 segundo por volta mais rápido, em uma ultrapassagem ocasional. O carro perde aderência e pressão aerodinâmica e com isso, o rendimento... e vc se mata pra chegar no vácuo! Se antes vc estava rodando 1 segundo mais rápido por volta que o cara a sua frente, agora que vc chegou nele (1s de disvantagem), seu 1 segundo/volta de vantagem se torna nulo e vc tem que tirar essa diferença de 1s (que a turbulência causa) no braço pra chegar no vácuo (0.5s)! Agora quero ver colar no vácuo (sem pressão aero.) do cara na tua frente, fazer as curvas colado, e sair no slipstream pra pegar o vácuo no início da reta. Hoje, essa manobra é muito mais complicada que antigamente. (E nisso, Hamilton/Mclaren é bom demais.)

Antigamente o vácuo era vantagem. Hoje são "dois tipos de vácuo"... a turbulência e o vácuo. A turbulência é a grande causa da fila indiana. E ironicamente é uma enorme evolução aerodinâmica. Evolução encontrada pelos projetistas. Uma delas.

Mesmo assim concordo que Jim Clark, Hill, Stewart... esses caras que corriam sem aerofólio, com capacete de couro, sem sinto de segurança... naquelas baratinhas calçadas com pneus de lona trançada, duras como pedra, eram verdadeiros heróis. Esses eram mesmo.

Hoje podemos dizer isso. Mas naquela época era normal, embora pra poucos. Eles faziam idéia do perigo mas tudo estava começando ainda e simplesmente fazia parte, pq era o melhor que dava pra arrumar na época, basicamente. Estava em franca evolução. E muitos morreram até chegarmos onde estamos...

...com Kubica batendo a 240km/h e torcendo apenas o pé. Além de pilotos com 21, 22, 23 anos de idade, extremamente preparados. Não existe comparação. É como música.

Amanhã tamos de volta!
Abraços!

Chespirito
Veterano
# out/08 · Editado por: Chespirito
· votar


GP da França deixará calendário da F-1 em 2009:

mais detalhes

POSITIVE
Veterano
# out/08
· votar


Chespirito

Putz....

conandrade
Veterano
# out/08
· votar


Po... detesto Magny-Cours! To achando ótimo...

...mas a corrida desse ano foi bem legal.

Que venha Eurodisney hehe

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Temporada 2008 de F1 e Automobilismo em geral - Box #1