Você respeita a opinião e posição religiosa do outro ou é um intolerante religioso?

Autor Mensagem
ZXC
Veterano
# out/07


As guerra religiosas existem desde antes do séc I, depois do nascimento de Cristo. Essa menosprezo à crença do outro é chamado de intolerância religiosa, e pode ser caracterizada pela oposição, ou a forma de adoração , ou ao próprio Deus de outra religião, ou até ao ateu, agnóstico e cético.
Se o pluralismo das religiões fosse respeitado nos diferentes países do mundo, não teriamos assistido no séc XX a algumas das mais repulsivas atitudes de violência contra religiosos e cidadãos inocentes, cujo exemplo maior foi o holocausto.
Outros exemplos em menor escala mas igualmente grave é a grave divisão entre cristãos católicos e protestantes na Irlanda, a luta entre cristãos e mulçumanos no Libano, conflito árabe x mulçumano x judeu na região de Israel e Palestina. São exemplos ,q parecem ter origem não na experiência de Deus , mas no terror e no ódio.
É possível ler nos jornais que há mais guerras entre os que crêem em Deus , do que entre os que ignoram sua existência.
Ao longo da história, as relações entre grupos de diferentes religiões : católicos, protestantes , mulçumanos, ortodoxos, hindus , budistas , judeus ...estiveram marcados por conflitos violentos.
Pesquisas recentes vêm apontando,que a religiosidade e os misticismo estão em alta no mundo inteiro e tem sido responsável por inúmeras guerras.
No campo da religião a incapacidade de conviver com a crença do outro , leva diversas religiões a "disputar" a "verdadeira" palavra de Deus ou o ceticismo.
Para se viver bem, apesar das diferenças , é preciso ser tolerante com a religião ou posição do outro. Segundo John Locke, filósofo do séc. XVII, "ninguém pode sofrer qualquer violência por não concordar com os pensamentos de uma religião."

asda
Veterano
# out/07
· votar


Eu sou chata.

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


contanto q num diga q DEUS é um doido e q quem salvou a humanidade foi outro cara aí ou q a humanidade não precisou ou precisa ser salva, ou seja, acreditando no msm DEUS, eu acho tudo a msm coisa

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# out/07
· votar


sou intolerante

ghostbastard
Veterano
# out/07
· votar


acho que eu apenas não ligo.ignoro.

Rock Charles
Veterano
# out/07
· votar


Eu respeito todos esses evangélicos mother fuckers que dão dinheiro pra um outro mother fucker que promove doutrinas obviamente falsas.

BokuWa
Veterano
# out/07
· votar


Desde que não queira me obrigar a acreditar no mesmo que você, sim respeito.

Ed_Vedder
Veterano
# out/07
· votar


Alem de ser intolerante, saio na rua com meus shurryukens e espanco a todos os que julgo não serem merecedores de entrar no reino dos céus...

Ass: Glu Glu kan

Bob do recife
Veterano
# out/07
· votar


respeito..

inclusive nao gosto de discutir religião..

quase ninguem aceita a minha

(evangelico)

TWT ICE
Veterano
# out/07 · Editado por: TWT ICE
· votar


tem algumas q nao ligo.... mas tem uns crente q as vezes me acorda as 8h da manha no domingo pra fala de deus.... ai da vontade de mata

MANFREDINI
Veterano
# out/07
· votar


Desde que não queira me obrigar a acreditar no mesmo que você, sim respeito. (2)

ZXC
Veterano
# out/07
· votar


Ai gente....que será o grifo que não é meu e as letras verdes em algumas palavras? Alguém aí sabe? Tem algum modera de plantão ai?
Muito estranho....
:)

Ed_Vedder
Veterano
# out/07
· votar


ZXC


São links para anunciantes do fórum, tipo palavra-chave.

ZXC
Veterano
# out/07
· votar


Ed_Vedder

O comércio tá em tudo mesmo.....valeu amigo!
;)

ZXC
Veterano
# out/07
· votar


De verdade fiz esse tópico ,porque noto que as vezes os diálogos daqui ficam meu acalorados...pela divergência de opiniões religiosas.
Eu mesmo não sou praticante de religião nenhuma e as vezes me vejo em situações meia estranhas, em favor das divergências da minha opinião.

Ed_Vedder
O comércio tá em tudo mesmo....ehehehe. Valeu amigo!
;)

Percival
Veterano
# out/07
· votar


to nem ai....

jimmy vandrake
Veterano
# out/07
· votar


21 - Conflitos religiosos não ocorrem por conta das religiões. Cada qual com seus credos proporcionam as suas comunidades suas filosofias . O que as religiões pregam é a paz, não a guerra. O que ocorre são os diferentes pontos de vista. Por tanto não é a religião, mas sim os pontos de vista.

Christian Bove

paranauê
Veterano
# out/07
· votar


Desde que não queira me obrigar a acreditar no mesmo que você, sim respeito. (3)

Ch4p0L1N
Veterano
# out/07
· votar


foda eh aquelas pessoas q vem querer te convencer a aceitar a palavra, eu mando ir a merda

I.Nosferatu
Veterano
# out/07
· votar


ZXC

Na minha humilde opinião, o que causa esses conflitos todos não só na religião mais em tudo que necessita de palavras pra ser expresso é o detalhismo...

Um diz o sapato é vermelho, o outro diz é vermelho e branco, um outro diz outra coisa, no final ninguém se entende e todos querem ter razão, e o que é pior, estão falando da mesma coisa!

conehc
Veterano
# out/07
· votar


ZXC
respeito a religião dos outros. apesar de nao seguir nenhum é chato quando se ve alguem ofendendo a religiao dos outros. de vez enquando eu ouço umas piadinhas criticando religioes ou cultos do outro - algumas bem descaradas como um professor falando que os jovens maçons sao "viadinhos".

ps: apesar de alguns conflitos serem religiosos, a maioria esmagadora usa religiao apenas como forma de se transformar o oponente em inimigo.

RafaelValeira
Veterano
# out/07
· votar


ZXC
não teriamos assistido no séc XX a algumas das mais repulsivas atitudes de violência contra religiosos e cidadãos inocentes, cujo exemplo maior foi o holocausto.
Não concordo. O holocausto não foi provocado pela não aceitação da religião judaica! A guerra foi por motivos econômicos...

conflito árabe x mulçumano x judeu na região de Israel e Palestina
Esse conflito tb não é inteiramente religioso. É, principalmente, territorial.


Meu ponto de vista: Quase a totalidade das guerras NÃO são causadas pela religião, mas muitas vezes para tentar dar uma outra razão ao conflito, acabam culpando a diferença religiosa.

ghostbastard
Veterano
# out/07
· votar


O holocausto não foi provocado pela não aceitação da religião judaica! A guerra foi por motivos econômicos...

não pela não aceitação da religião, mas por intelerância racial.

adnz
Veterano
# out/07
· votar


Sim

conehc
Veterano
# out/07
· votar


RafaelValeira
na verdade a primeira guerra foi por motivos economicos, a seguinda foi por puro ressentimento - o isolacionismo imposto à alemanha, a humilhação imposta pelos franceses, as pesadas multas, situação interna ruim contibuiram para o surgimento de um ultra nacionalismo e em conjunto com a capacidade de organização alema em 20 anos eles se tornaram uma potencia muito foda. O caso do holocausto é um modo de criar o sentimento contra um inimigo comum dos alemaes: os judeus eram vistos como os culpados pela situação ruim - recomendo a todos assistirem um filme que chama Arquitetura da destruição. (tem muito mais coisa, mas o topico nao é sobre guerra ne?)

ghostbastard
Veterano
# out/07
· votar


Arquitetura da destruição. (tem muito mais coisa, mas o topico nao é sobre guerra ne?)



filme foda. vi isso no primeiro ano da facul.

quanto ao nacionalismo, ódio aos judeus e tal, e lembro que tinha tambem o motivo dos judeus serem cosmopolitas, sem lugar fixo para chamarem de lar e aceitarem qualquer lugar como seu lar. A filosofia alemã dominante da época não aceitava isso.

RafaelValeira
Veterano
# out/07
· votar


ghostbastard
não pela não aceitação da religião, mas por intelerância racial.

Na verdade, o que eu quis dizer, é que o Holocausto foi causado pela guerra. Duh! Óbvio - vc vai dizer! Mas espera um pouco...
A guerra foi originada por motivos econômicos (judeus ficando cada vez mais ricos na Alemanha). O Holocausto foi a resposta alemã aos seus opressores e aos seus opositores.
Por isso que eu digo que, indiretamente, o Holocausto tem maior cunho econômico do que religioso/racial. Pra mim, uma tática "terrorista" em tempo de guerra, e para validar essas ações, colocaram no meio o anti-semitismo e racismo.

Atenção! Ódio contra os Judeus é diferente do ódio à religião judaica!

conehc
Veterano
# out/07
· votar


ghostbastard
exatamente... na visao da propaganda anti-semita nazista eles eram a praga que se espalha por todos os cantos do mundo e corroem as instituições apoderando-se dos bancos e espalhando a fome e a miséria.

Por outro lado os judeus tbm nao sao la aqueles santos que alguns pensam... se acham perseguidos até hoje mas tem uma força politica desgraçada nos estados unidos (atraves do lobby) e veja israel: era de um tamanho, entraram em guerra, ocuparam a palestina quase toda e agora constroem um muro que nao respeita as linhas de divisao: ele contorna nas terras ferteis e nacentes colocando essas do lado dos israelenses.

RafaelValeira
Veterano
# out/07
· votar


conehc
Verdade cara...
Também pode colocar nisso tudo, a Alemanha tentando se reerguer economicamente.

RafaelValeira
Veterano
# out/07
· votar


Mas então, concluindo e voltando ao tema, não creio que o Holocausto seja um ódio à religião judaica, e sim aos judeus.
Também não diria que é intolerância racial, afinal "judeu" não é uma "raça". (muitas aspas no quesito raça tb....)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você respeita a opinião e posição religiosa do outro ou é um intolerante religioso?