Tropa de Elite = Polêmica

Autor Mensagem
paranauê
Veterano
# out/07
· votar


Rato
o q é (sic), ?


Deve ser um soluço, pelo menos no gibi da Mônica é

has4
Veterano
# out/07
· votar


O importante, seja pirata ou não, é que, o filme retrata uma realidade de verdade. Corruptos x Não corruptos, uma luta sem fim. Talvez sem vitoriosos, o mundo do crime continua e continuará desde o início de tudo, conforme inclusive as histórias bíblicas.

Muito bem feito o filme com um roteiro e disposição de cenas muito bem elaboradas. Parabéns para Moura, elenco e direção (diretor José Padilha).
\º/\O/\o/\o/\0/

OBSERVAÇÃO: Não o assisti em nenhum vôo dentro de um avião, hein?!?! rsrsrsrs


E mesmo assim, os caras já festejam os resultados de bilheteria, com PIRATARIA OU NÃO:

Fonte do texto abaixo: http://cinema.uol.com.br/ultnot/2007/10/09/ult4332u465.jhtm

"Diretor e elenco de "Tropa de Elite" comemoram bom resultado de bilheteria; veja o vídeo

Da Redação
Antes da exibição especial de "Tropa de Elite" para convidados ontem à noite no Kinoplex Itaim, em São Paulo, a equipe e o elenco do filme deram entrevista ao UOL e demonstraram alívio e felicidade com a boa bilheteria do final de semana de estréia.

A grande preocupação da equipe de era o efeito da pirataria em DVD sobre o resultado de bilheteria no cinema. Mas, exibido apenas no Rio de Janeiro e São Paulo, "Tropa de Elite" conseguiu um público total de 178 mil espectadores - inferior apenas a "Carandiru" (2003), de Hector Babenco, no chamado período de retomada do cinema brasileiro. Nesta sexta-feira, o filme estreará no resto do Brasil.

"O público demonstrou o desejo de assistir ao filme na tela grande. Nós estamos bastante satisfeitos com o resultado, mas só poderemos ter uma avaliação melhor do efeito da pirataria com a estréia do filme em outras praças nesta semana", afirmou o diretor José Padilha."

A comemoração com os bons resultados de bilhteria foi compartilhada pelos atores Wagner Moura, André Ramiro e Caio Junqueira, presentes à exibição especial. Mas eles ainda se revelaram incomodados com algumas das críticas recebidas por "Tropa de Elite", em especial a acusação de que o filme seria "fascista" ou "de direita". "Achei essa história exagerada e despropositada, mas o debate sobre segurança pública que o filme levantou é importantíssimo", afirmou Moura.

has4
Veterano
# out/07 · Editado por: has4
· votar


imorrivel
Acho mto tosco nego ir assistir Tropa De Elite, ficar todo animado vendo vagabundo apanhar, achar isso correto, mas por outro lado acabou de comprar um filme pirata, logo deu $ para vagabundo..

imorrivel, nem tanto, né? Lula assistiu pirata de graça! rsrsrs

E esse DVD aí em cima da prateleira, hein?!?! rsrsrsrs Vai dizer que tu não tens um piratiha em casa? (brincadeira)

Facchini
Veterano
# out/07 · Editado por: Facchini
· votar


vendo vagabundo apanhar, achar isso correto

A questão é definir quem é vagabundo, o filme mostra uma visão, mas não afirma que é a correta. Mas tá certo, do mesmo modo que no filme mostra o "playboy" que vende drogas lá como um vilão e sustenta o tráfico, muitos também contribuem na pirataria, mas não só cidadãos, creio que marcas grandes que vendem o aparelho DVD se alegram com a pirataria, porque conseguem atingir um povo menos rico por causa dos DVD's piratas com seus aparelhos, um cidadão que ganha pouco não teria grana pra gasta com 50 reais a cada dvd que desejasse ter, mas por 3 reais, é bem mais acessível, então compra o aparelho (que ta caindo de preço rapidamente), e dá lucro à quem citei anteriormente. Bah, dane-se, vi o filme duas vezes já, uma no computador e outra no cinema, e pretendo ver dinovo pra fazer companhia a uns amigos que não viram, e gostei bastante do filme, ele conseguiu me deixar com raiva de mim mesmo... hehehe...

(ta cheio de erros de português, perdoem-me)

LouieLeFay
Veterano
# out/07
· votar


vendo vagabundo apanhar, achar isso correto, mas por outro lado acabou de comprar um filme pirata, logo deu $ para vagabundo..

Tá certo, não deixa de ser errado.
Porém, tem mta diferença de um pra outro aí...

Grow
Veterano
# out/07
· votar


Acabei de voltar do cinema. Fiz minha parte.

Mickey Mouse IV
Veterano
# out/07
· votar


Sabe, todo mundo falando, falando do filme, quero ver qq eu vou achar quando ver. To achando que tão fazendo estardalhaço demais por causa disso.

r2s2
Veterano
# out/07
· votar


Facchini
mas não só cidadãos, creio que marcas grandes que vendem o aparelho DVD se alegram com a pirataria, porque conseguem atingir um povo menos rico por causa dos DVD's piratas com seus aparelhos, um cidadão que ganha pouco não teria grana pra gasta com 50 reais a cada dvd que desejasse ter, mas por 3 reais, é bem mais acessível, então compra o aparelho (que ta caindo de preço rapidamente), e dá lucro à quem citei anteriormente.

Muito legal, nunca havia pensado nisso antes. Concordo contigo.

maggie
Veterana
# out/07
· votar


maggie
"Baseado na vida das forças especiais que operam na capital do Brasil (sic),

Rato
o q é (sic), ?

Significa que o autor do texto cometeu um erro, que foi notado por quem cita mas não foi alterado.
:)

Rio de Janeiro = Capital do Brasil

r2s2
Veterano
# out/07
· votar


maggie
Significa que o autor do texto cometeu um erro, que foi notado por quem cita mas não foi alterado.
:)

Rio de Janeiro = Capital do Brasil


Um professor meu de faculdade dizia que esse termo significava "Segundo Informou o Coitado", pq é um termo muito utilizado para preenchimento das fichas de anamnese.

Claro que ele estava brincando, e que num tinha graça, mas depois dessa ninguém mais esquecia.

Rato
Veterano
# out/07
· votar


maggie
Significa que o autor do texto cometeu um erro, que foi notado por quem cita mas não foi alterado.
:)


hummm =/

mas p q SIC ?

haha
melhor do q soluço

maggie
Veterana
# out/07
· votar


Rato
mas p q SIC ?

(Sic) "O que significa a expressão (sic) presente em diversos artigos de jornais e revistas?"

O termo sic – advérbio latino que quer dizer "assim" – é usado entre parênteses depois de qualquer palavra ou frase que contenha um erro gramatical ou um dito absurdo que o redator quer deixar claro que não é dele, mas da pessoa que falou ou escreveu aquilo. Em resumo: ao colocar o (sic), você mostra ao leitor que é assim mesmo que estava no original, por mais errado ou estranho que pareça.

Mas veja bem, não se deve usar (sic) a torto e a direito. Ao transcrever um trecho que contenha grafia antiga ou evidentes lapsos de datilografia ou digitação, é melhor consertá-los. A propósito, e para deixar bem claro: somente erros de ortografia podem ser alterados para conserto. Porém, se o autor cometeu muitos erros de outra natureza, é preferível não citá-lo!

\o/

Facchini
Veterano
# out/07
· votar


r2s2
Muito legal, nunca havia pensado nisso antes. Concordo contigo.

(:

Atum Bluesman
Veterano
# out/07
· votar


maggie
O sic pode fincionar como uma risadinha =p(sic)

Dogs2
Veterano
# out/07
· votar


Atum Bluesman
só tem a gente no fórum

old steel
Veterano
# out/07
· votar


O filme é ótimo.Cara de uma sociedade patética onde o sistema não funciona e a burguesia alimenta o narcotráfico.Problema quase insolúvel.Cada cheirada de um playboy na zona sul,é um pivete aliciado ao tráfico.

marcelo2711
Veterano
# out/07
· votar


acredito que deixaram vazar o filme de propóstio.Vocês acham que sem essa polêmica o filme iria fazer sucesso?!
Mesmo pq mtu brasileiro tem preconceito com filme nacional logo a melhor saída pra anunciar o filme seria vender os "falsetas".

Digmatus Ferreira
Veterano
# out/07
· votar


agora a culpa pelo tráfico vai ser só dos playba

Laura Pausini a cantora
Veterano
# out/07
· votar


filme fantástico, vi ontem quero comprar o dvd legítimo, virou um dos meus filmes favoritos, a narração é foda, não curti muito a fotografia, acho que eles poderiam ter ousado mais, porém, o roteiro é fantástico, os atores são muito bons (tirando a mulher do comandante da tropa, que atriz mais canastra), e enfim, adorei, amei!

Laura Pausini a cantora
Veterano
# out/07
· votar


filme fantástico, vi ontem quero comprar o dvd legítimo, virou um dos meus filmes favoritos, a narração é foda, não curti muito a fotografia, acho que eles poderiam ter ousado mais, porém, o roteiro é fantástico, os atores são muito bons (tirando a mulher do comandante da tropa, que atriz mais canastra), e enfim, adorei, amei!

Laura Pausini a cantora
Veterano
# out/07
· votar


Sabe o que estou mais gotando???

este filme faz a sociiedade discutir!
e isso é raro no brazil, país onde só se discute, carro, cerveja, mulher e futebol!

Ronin
Veterano
# out/07
· votar


Laura Pausini a cantora
este filme faz a sociiedade discutir!

Está? Engraçado.

Adorei o filme... assisti no cinema neste domingo e fiquei impressionado, desde a produção e atuações até o roteiro. Curti a enfiada de dedo na ferida que ele dá com a classe média e usuários de drogas. Mas também achei que ao mesmo tempo que o filme humaniza os integrantes de BOPE, ele desumaniza o traficante e os viciados... os "vilões" do filme viraram criaturas superficiais como os nazistas dos filmes do Indiana Jones.

Mas o que mais me impressiona é a reação do público ao filme. Não sei se é por ter amigos pobres, amigos viciados em drogas e coisas do tipo, a maior parte do tempo o filme me incomodava... e era exatamente nas cenas que me incomodavam que o público explodia na gargalhada.

Alguns momentos fiquei com a sensação de que só eu não entendia o filme. O que me parecia um drama soava aos outros como uma comédia americana, um filme de ação com o Will Smith e o Martin Laurence no enredo e às pessoas gritando "Cavêra" no fim do filme. "Põe o saco na cabeça dele", risadas... neguinho pobre torturado por um tênis... risadas mil... cara cremado em pnêus... "há há, se f*deu!!!"...

O drama do policial que torturava e matava para chegar em seu objetivo, sacrificava sua família, se torna ao público uma lenda heróica mítica semelhante ao Rei Leônica de 300 ("This is cavêêêra!!).

De verdade... ví pouca discussão sobre o filme.

O que ví foi "Capitão Nascimento Facts".

O que ví foi "Capitão Nascimento técnico do Coríntians".

O que ví foi as frases do filme virarem bordões como, pouco tempo atrás, as pessoas gritavam "Tô doido, tô doido, tô doido".

O filme é incrível... mas para o público, e principalmente para a boa parte da classe média que prefere fingir que não é com eles, é só um filme.

maggie
Veterana
# out/07
· votar


Ronin
Alguns momentos fiquei com a sensação de que só eu não entendia o filme. O que me parecia um drama soava aos outros como uma comédia americana, um filme de ação com o Will Smith e o Martin Laurence no enredo e às pessoas gritando "Cavêra" no fim do filme. "Põe o saco na cabeça dele", risadas... neguinho pobre torturado por um tênis... risadas mil... cara cremado em pnêus... "há há, se f*deu!!!"...
Como já falei em outro tópico sobre o assunto... quem idolatra o Cap. Nascimento não entendeu o filme.
O próprio Rodrigo Pimentel, que escreveu Elite da Tropa, falou sobre isso.
:)

Ronin
Veterano
# out/07
· votar


maggie
Como já falei em outro tópico sobre o assunto... quem idolatra o Cap. Nascimento não entendeu o filme.
O próprio Rodrigo Pimentel, que escreveu Elite da Tropa, falou sobre isso.


Eu lí uma entrevista com o Wagner Moura ontem no Diário Catarinense (a entrevista, na real, saiu na edição de domingo), e ele também falou algo parecido. Dizendo que até assustava a forma como as pessoas idolatravam o personagem.

Grow
Veterano
# out/07
· votar


Ronin
me lembrou alguém

Simonetti
Veterano
# out/07
· votar


maggie
idolatra o Cap. Nascimento não entendeu o filme

Depende, maggie. É uma questão de ponto de vista.

Para muitos o Cap. Nascimento é um crápula, para outros - e eu me insiro aí - é o herói que todos precisamos. O herói humano, com medos e reações humanas, mas que sabe o que é necessário ser feito e faz.

Si vis pacem, para bellum.

Ronin
Veterano
# out/07 · Editado por: Ronin
· votar


Grow
me lembrou alguém

Eu lí a coluna dele também. Postei em outro tópico inclusive.
A diferença é que no domingo eu senti na pele.

Simonetti
Para muitos o Cap. Nascimento é um crápula, para outros - e eu me insiro aí - é o herói que todos precisamos. O herói humano, com medos e reações humanas, mas que sabe o que é necessário ser feito e faz.

Ele se torna o herói do filme pq o diretor humaniza-o e aproxima-o de nós, e ao mesmo tempo afasta os "vilões" do filme de nossa realidade e os torna vilões de desenho animado. O traficante é apenas isto, um traficante... o estudante maconheiro é um arquétipo bastante superficial. Ninguém mostra a família da loirinha morta chorando a morte do filha... ninguém mostra como é a família do boyzinho que trafica, ele é filho de chocadeira... ninguém se aprofunda no filho do traficante, que ele tem de criar sem ter como colocá-lo na escola, ter um emprego decente e etc.

Não estou defendendo o traficante, nem o boyzinho, muito menos o Cap. Nascimento. Mas todo mundo tem sua história... e o filme conta apenas uma.


Meu único receio é que, apesar de nunca ter me incomodado com eles, já ouvi falar que o povo do BOPE aqui da minha região é meio egocêntrico e se acham o máximo. Temo que um filme assim, e tal apoio da população, possa explodir em um novo nível de violência contra os desprovidos de direito de voz.


Já passou pela cabeça de alguém a possibilidade do cara que apanhou por causa do tênis no armário... que foi torturado e foi quase trespassado por uma vassoura... poder ser apenas um cara que ganhou um tênis, como o pequeno havia ganho um óculos?

O fim justifica os meios? O fim justifica o sacrifício de possíveis inocentes?

Devemos conferir ao Bope, aos Capitães Nascimentos de todo o Brasil o direito Juiz Dreed de ser promotor, juiz e executor?

Grow
Veterano
# out/07
· votar


Ronin
q houve domingo?


Ele se torna o herói do filme pq o diretor humaniza-o e aproxima-o de nós

ele fez o mesmo no documentário "ônibus 174", q aliás é genial

Ronin
Veterano
# out/07
· votar


Grow
q houve domingo?

O que eu descrevi ali em cima.

As pessoas gargalhavam (e por gargalhavam... entenda aquela risada alta, que te impede de ouvir a próxima frase do filme, batendo com a mão no braço da cadeira do cinema) nos momentos mais fortes do filme. Se você não olhasse para a tela para ver que filme passava, ia chutar que as pessoas estavam assistindo uma comédia.

Grow
Veterano
# out/07
· votar


Ronin
tb aconteceu comigo isso, parecia filme de comédia

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tropa de Elite = Polêmica