Você concorda com o ensino religioso nas escolas?

Autor Mensagem
LeandroP
Moderador
# ago/07 · Editado por: LeandroP
· votar


Bog

Claro, por que não?

O que falta pro povo é leitura e conhecer as diferenças.

ZXC
Veterano
# ago/07
· votar


Villts
Qual o problema de ser Ateu ou Cético?
Eu mesmo sou cética....e não acho que tenha problema nenhum, do momento em que se tem idade suficiente para optar.
Digo ceticismo , descrença ou cinismo em relação ao modelo de visão que lhes é proporcionado, a despeito da conduta ambigüa.
Sou professora de filosofia, mas acho importante dialogar sobre tudo o que se passa na educação, pois as vezes acho que minha visão cética me camufla a sanidade religiosa.

197873
Se fossem ensinadas como instrumento histórico eu concordaria, mas não é esse o intuito. É com intuito de catequese.....
Aqui, no ensino médio esse diálogo já existe, até porque , se faz necessário para o entendimento da evolução histórica e política do mundo.
O livro habitualmente utilizado no ensino médio por aqui, História para Ensino Medio de Claudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo aborda as
reformas religiosas com minucias e a neutralidade devida . História da
religiodade na Antiguidade, Idade Média, Moderna, Contemporânea e do séc. XX e XXI. Uma boa leitura.....
:)

Bog
Veterano
# ago/07
· votar


conehc

Ah sim, estudar "religião" de forma geral é bom, mas de um ponto de vista histórico, antropológico, sociológico ou até filosófico. Mas a educação religiosa que eu já vi sendo colocada nas salas de aula de crianças não é desse tipo...


ZXC

Aliás, você como educadora não tem às vezes uma séria impressão de que está tudo errado? Eu tenho para mim que tem algo de errado com os currículos, com o sistema E com a forma de ensinar dos professores das escolas. Note que acredito que o ensino infantil, o ensino médio e o ensino superior devem ter abordagens radicalmente diferentes.

Por exemplo, a criançada aprende 'ciências' sem entender sequer os princípios básicos da ciência. Na minha época, também era comum aparecer numa prova de geografia perguntas do tipo "qual o principal produto de exportação da Jamaica?" (não pestaneei e respondi: "maconheiros!"). Ou que tal aprender regrinhas gramaticais sem que se saiba interpretar um bendito texto?

Eu notei que tudo podia ser diferente porque tive uma ótima professora de história na escola. Ela mudou toda a minha perspectiva sobre aquela matéria chata, linear, cheia de datas e nomes. Porque ela colocava o foco sobre interpretar os fatos, e não sobre memorizar os fatos em si. Era muito bacana!

197873
Veterano
# ago/07
· votar


Bog
regrinhas gramaticais sem que se saiba interpretar um bendito texto?
Cara, você não sabe o quanto me dói ensinar adjunto adverbial para crianças de onze anos! É um absurdo, mas somos obrigados a seguir esse conteúdo programático. Mas, sempre que possível, pulo fora disso e dou aulas mais interessantes (e mais úteis).

paranauê
Veterano
# ago/07
· votar


Ensino religioso é uma palhaçada! (2)

Bog
Veterano
# ago/07
· votar


197873

Exatamente! É fácil colocar toda a culpa nos professores, mas eu sempre senti que existe algo de errado com os currículos também. Mesmo os melhores professores podem ficar de mãos atadas.

ZXC
Veterano
# ago/07
· votar


Bog
Por que diabos iria ensinar religião na escola, especialmente levando-se em conta que certamente é um ensino tendencioso? Afinal de contas, o professor certamente puxaria a brasa para a sua sardinha, e ficaríamos especialmente presos no cristianismo. E aí, se eu for budista? Shintoísta? Muçulmano? Ateu? Por que meu filho teria que aprender a ser cristão na escola?
É exatamente sobre essa falta de neutralidade que existe que eu me oponho. Como falei anteriormente , é muito difícil manter essa postura laica...muitos não conseguiriam....
As escolas se tendenciam ao catolicismo, e hoje a educação religiosa familiar é uma miscelânea. É preciso respeitar a postura de cada família. Eu como sou cética , mas gostaria que meu filho fizesse um passeio histórico e decidisse seu próprio caminho, não ser condicionado a uma religião que nem eu mesma tenho.....
O ensino médio ministra a religião historicamente, como deveria ser, pois é impossível explicar a evolução política sem fazer menção a seu fundamento.
:)

LeandroP
Moderador
# ago/07
· votar


197873

Cara, você não sabe o quanto me dói ensinar adjunto adverbial para crianças de onze anos!

Imagino... e depois tu pega o mesmo aluno no supletivo e ele não sabe a diferença entre mas, más e mais. Como "agente" vê muito por aí.

197873
Veterano
# ago/07
· votar


LeandroPanucci
É foda, meu amigo. Poderíamos usar o tempo para abordar os assuntos de forma mais interessante. Estudar um texto do Mário Quintana para procurar verbos, deixando a poesia de lado, machuca meu coração.

conehc
Veterano
# ago/07
· votar


197873
te mandei recado aqui pelo fcc ok?

BokuWa
Veterano
# ago/07
· votar


Tinha uma professora de geografia que era batista e durante uma aula sobre Índia disse: " A sociedade e dividida por castas... e acreditam que cada um veio de uma parte do deus, sacerdotes dos lábios, guerreiros dos braços..." e depois fez um bonito comentário " Nunca vi tanta ignorância!" ai perguntei a ela "E achar que o homem veio do barro e a mulher da costela não é ignorância??" resultado, ela não respondeu, mas também nunca mais fez comentários desse tipo.

LeandroP
Moderador
# ago/07
· votar


BokuWa

hehehehe

197873

É verdade... aprende e conhece poesia, quase sem querer.

Guto EADG
Veterano
# ago/07
· votar


sei lah, eu tiive aula de ensino religioso, durante todo o tempo no colegio, do ensino fundamental ao medio.... e era mais uma aula de filosofia, se debatiam temas, como aborto, etc... estudava algumas coisas historicas da biblia... nada demais.

conehc
Veterano
# ago/07
· votar


BokuWa
haha é o tipo de coisa que quase todo mundo tem vontade de falar quando ouve uma zuação a alguma religiao vinda de um religioso...

Nerd_Zeppelin
Veterano
# ago/07
· votar


Eu sou totalmente contra, pelo mesmo motivo que o seu :P

Eu sou a favor mesmo é da educação musical nas escolas \o/

Basser-Shelter
Veterano
# ago/07
· votar


Você concorda com o ensino religioso nas escolas?

não.

até pq aula de religião é sempre uma zona haha

Rato
Veterano
# ago/07
· votar


não

tem que ter:

Meio Ambiente
Cidadania
Educação Fiancneira

Laura Pausini a cantora
Veterano
# ago/07
· votar


deveria ter aula de TEOLOGIA... ensainar sobre religião, sobre todas, sem querer impor para os alunos o que eles devem seguir, mas sim, como fonte histórica, apresentar um panorama, das religiões e crenças, com isso eu concordo!

Índio_DT
Veterano
# ago/07
· votar


eu sou contra qualquer modelo de ensino.
Por isso nasci sabendo tudo.

brunohardrocker
Veterano
# ago/07
· votar


deveria ter aula de TEOLOGIA... ensainar sobre religião, sobre todas, sem querer impor para os alunos o que eles devem seguir, mas sim, como fonte histórica, apresentar um panorama, das religiões e crenças, com isso eu concordo!
(2)

Até porque, se for estudar filosofia, os grandes pensadores gregos e muitos outros tinham opiniões sobre Deus. Só o bigodudo arrogante do EmoNiXi que erroneamente colocam a altura de grandes filósofos como Platão e Aristóteles.

Laura Pausini a cantora
Veterano
# ago/07
· votar


brunohardrocker

O que enriquece as pessoas é saber sobre tudo, quanto mais cultura, quanto mais saber e quanto mais modos de ver o mundo você entra em contato, na minha opinião, mais completo e nutrido você fica!

O modelo de ensino brasileiro, deveria ser completamente reavaliado, depois que passamos a ter um modelo de ensino americano, as pessoas ficaram mais burras.

Eu tive uma aula de história da arte este dias na faculdade, onde meu professor disse que na ditadura implantaram este modelo de ensino de merda, para nós, a nação, não entendermos e nem termos voz e pensamento ativo. Você pode ver, que as pessoas de mais idade, que estudaram com modelo de ensino francês, tem muito mais cultura do que os jovens de hoje em dia.

Mas eu acredito que deveria-se criar um modelo de ensino BRASILEIRO que atingisse as nossas necessidade. O brasil, o brasileiro mais especificamente só funciona com festa, futebol e televisão, as pessoas deveriam de alguma forma, utilizar este meios para ensinar, usar o que temos de desprivilégio a nosso favor.

Eu acredito muito na cultura, e na imensidão de culturas que existe aqui dentro, e de como deveria-se valorizar tudo o que temos, e finalmente não sermos mais colônia do mundo, ter uma identidade cultural própria. As escolas só ensainam religião católica, quando o que realmente interessa, não é alienar as pessoas e faze-las pensar como nos convém, mas sim, mostrar todas as possíbilidade e incentivar seres humanos pensantes e donos de suas escolhas.

Na escola que eu estudei, nós não tinhamos escolha, teve uma vez que o professor de ensino religioso nos obrigou a rezar pai nosso, um menino da sala era ateu e se negou a rezar, o que aconteceu? LEVOU BRONCA E SUSPENSÃO..


É foda...


escrevi uma "bíblia" rsrsr

james_the_bronson
Veterano
# ago/07
· votar


Acho que deviam usar tablaturas como método de notação musical...

imorrivel
Veterano
# ago/07
· votar


Logico que sim, qd eu estudava em escola catolica aula de religião nao estava entre as principais, mas ela entrava no lugar de alguma aula de forma aleatoria, e geralmente era na de matematica, entao um viva pra a aula de religião x)

Agora falando serio, eu acho errado, se for para ensinar sobre religoes e o que elas afetam o nosso cotidiano ai tudo bem, mas mesmo aula de teologia eu sou contra...

=)

ZXC
Veterano
# ago/07
· votar


Bog
a criançada aprende 'ciências' sem entender sequer os princípios básicos da ciência
Venho me atormentando por muito por causa disso....
Acho que é imprescindível ensinar a ser crítico, especialmente em relação as literaturas bancárias , que são meros pontos de vista de quem as escreve. Ser crítico abrange saber distinguir o que é bibliograficamente comprovado, daquilo que é somente ponto de vista ou conceito particular. as pessoas acham que ser crítico é só polemizar , discutir, se opor, mas do ponto de vista educacional não....
Quem não é crítico e lê laicamente nunca será bom em nada. É importante formar a sua concepção, o seu próprio ppnto de vista. saber argumentar , evidentemente, se firmando em bases bibliográficas comprovadas.
Há uma preguiça hoje de pensar , as pessoas gostam de tudo pronto.
O ensino no passado era enciclopédico, hoje isso se tornou retrógrado e ultrapassado, mas infelizmente tem professores que ainda se firmam nesse método. Hoje o educador é um orientador e mediador do conhecimento como também sujeito dele.
Eu me considero uma co-construtivista, porque gosto de autores que valorizam a interação , o espaço da emoção, o desenvolvimento não cognitivo, que educa o sujeito por inteiro, com seu modo próprio de ver o mundo.
Sou a favor do sujeito em interação com o mundo, mudando esse mundo, com mediadores sociais... e não se modificando e se desenvolvendo como se o mundo estivesse estático como no construtivismo simples.
E educação é uma prática social na minha opinião, e por isso deve ser sempre repensada e modificada. Pena que a educação brasileira é tão lenta.....com currículos tão fechados....educadores tão mal informados e atualizados, parados no tempo e nas leituras estáticas e ultrapassadas.
:)

Cabeça De Balde
Veterano
# ago/07
· votar


Eu não sou contra igrejas ou religiões, mas acho que a maioria delas enganam a humanidade.

E um dia, essa "igreja de mentiras" tem que acabar.

CheshireCat
Veterano
# ago/07
· votar


Não concordo.
O professor ficava falando que bruxaria é coisa do demônio e mais um monte de outras coisas nada a ver(em minha opinião)... como eu não concordava com uma palavra do que ele disse, nem fiz o trabalho sobre o tema... outros trabalhos eu fiz né, porque pegar rec em religião é triste...¬¬

Dogs2
Veterano
# ago/07
· votar


Concordo com a criadora do tópico: a escola tem que ser neutra para as crianças no que tange a religião.
Se por um lado ensinar religião para as crianças é deixá-las na imaturidade, falar que religião é bobagem causa conflito de idéias da escola com os pais (que ensinam religião), e a criança pode ter complicações com isso.
Sou a favor que não ensinem religião e que não avacalhem com religião, mas que desenvolvam o pensamento reflexivo nas crianças e cada uma escolhe por si. Pena que isso só funciona na teoria...

Luiz Rhoads
Veterano
# ago/07
· votar


Você concorda com o ensino religioso nas escolas?

Definitivamente Não.

Cabeça De Balde:
Eu não sou contra igrejas ou religiões, mas acho que a maioria delas enganam a humanidade.

Concordo com voce cara, eu não tenho religiao (mas acredito em Deus), e acho que as religioes usam o nome de Deus para se dar bem, umas monetariamente e outras para arrastar o maior numero de fieis para seu lado.

Quem já viu aquele programa do Missionario R. R. Soares? Quer coisa pior que aquilo? O cara vira p/ pessoas e diz : "So queremos a contribuição de quem ouviu o chamado de Deus." Aí a galera toda enfia dinheiro no cara, porque quem não contribuir não foi chamado por Deus, e a maioria são pessoas simples e humildes. Aí é foda.


Obs.: o bom das aulas de ensino religioso é que eu tirava altos roncos nelas.

fernando tecladista
Veterano
# ago/07
· votar


ensino religioso com cara de catesismo não

mas estudar a influencia da religião (positiva ou negativa) no contexto historico sim

Atum Bluesman
Veterano
# ago/07
· votar


Eu sou a favor de ter culto da Universal em todas as escolas de periferia, antes crente do que bandido.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você concorda com o ensino religioso nas escolas?