Ensino de Esperanto nas escolas.

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# jan/09


Tramita no senado um projeto de lei para incluir o ensino de Esperanto nas escolas http://www.senado.gov.br/sf/atividade/materia/Consulta.asp?STR_TIPO=PL S&TXT_NUM=27&TXT_ANO=2008&Tipo_Cons=6&FlagTot=1 como disciplina facultativa, Esperanto, pra quem não sabe, é uma língua idealizada pra ser usada de forma internacional, uma língua fácil e culturalmente neutra, obviamente isso não vai acontecer tão cedo, talvez nunca aconteça, o Esperanto hoje é falado por alguns milhões de pessoas no mundo e língua oficial de algumas ongs. No entanto aprender esperanto tem alguns benefícios óbvios, ele é mais simples que o inglês e pode efetivamente ser ensinado na escola(ao contrário daquele inglês de escola pública que nunca sai do verbo to be no presente), e aprender um novo idioma melhora a compreensão da língua materna, além de a comunidade de esperanto estar aumentando, hoje em dia com a Wikipédia é muito fácil encontrar textos escritos no idioma. Aqui tem um curso gratuito pra ser baixado se alghuém ficar curioso http://www.cursodeesperanto.org/bazo/index.php?pt

O que pensam a respeito?

-Toolbar-
Veterano
# jan/09
· votar


Eu acho que o ensino já é uma bosta, querer adicionar uma lingua não irá melhorar em nada, só irá piorar.

QUARESMA
Veterano
# jan/09
· votar


Esperanto o pessoal criticar...

QUARESMA
Veterano
# jan/09
· votar


ele é mais simples que o inglês


http://www.cursodeesperanto.org/bazo/index.php?eo

¬¬

Sei não hein, ta o samba do criolo doido akilo ali, um mistura de sérvio, português e espanhol..

B.Frusciante
Veterano
# jan/09
· votar


interessantíssimo.



Mas isso só vale para a cultura ocidental? é o que parece

Tivertimailaif
Veterano
# jan/09
· votar


Mais esperanto num é uma lingua "Amaldiçoada"?

-Toolbar-
Veterano
# jan/09
· votar


Alemão é uma lingua amaldiçoada. Parece o capeta falando.

B.Frusciante
Veterano
# jan/09
· votar


-Toolbar-
Nem é cara, é uma língua muito bela...


Tivertimailaif
Seu nick é em esperanto?

QUARESMA
Veterano
# jan/09
· votar


-Toolbar-
Alemão é uma lingua amaldiçoada. Parece o capeta falando.

AUHSAUHhauhshauauhsuahshuahs

Tivertimailaif
Veterano
# jan/09
· votar


Tivertimailaif
Seu nick é em esperanto?


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, esse nick eu modifiquei dum apelido que iriam dar para o ladrão da central sat, só procurar no orkut que tem, é meio que parecido, eu curti, mais num é em esperanto, e sim, em bom e legivel portugueism, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/09
· votar


QUARESMA
Não cara, parece complicado, mas eu baixei e é super simples, os verbos não declinam em gênero nem número, é fácil declinar os substantivos e criar os antônimos, é uma língua fácil.

QUARESMA
Veterano
# jan/09
· votar


Black Fire
Entendi, é estranho esteticamente, mas é facil...

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/09
· votar


QUARESMA
Pois é, é bem feinho, mas é fácil.

Jio-kun
Veterano
# jan/09
· votar


Mal aprendem o português, ainda mais essa?

QUARESMA
Veterano
# jan/09 · Editado por: QUARESMA
· votar


Jio-kun
Ah, negativei, a ideia em si é interessante...até porque vamos falar as claras, com o português tu chega em Portugal e em alguns paises doidos la da africa, e só...aí vai lá o muleque "aprender" Ingles,bota o muleque em cursinho, porque com Ingles de escola se passa fome, aí é mais um dinheiro que os pais gastam, o muleque faz uns 2, 3 anos, acha chato pra caralho e sai não tendo aprendido bulhufas...

não flanger q eu chorus
Veterano
# jan/09
· votar


QUARESMA

porque com Ingles de escola se passa fome


Ah, negativei,[2]

Depende da escola e do aluno, onde estudei tinha inglês, tem gente que não aprendeu porra nenhuma por não levar a sério, em compensação tem gente que nem precisou fazer cursinho fora depois.

Fenrisulfr
Veterano
# jan/09
· votar


não flanger q eu chorus

Escola particular?

McBonalds
Veterano
# jan/09
· votar


Black Fire
Interessante mesmo.

Em várias universidades (como a UFSC aqui do lado) já oferecem cursos extra-curriculares de Esperanto, e existe um município em Goiás, se eu não me engano, onde ele já é ensinado como língua obrigatória nas escolas municipais...

Por coincidência eu estava agora mesmo lendo um artigo sobre uma petição no change.org (site do novo governo dos EUA) para se ensinar Esperanto nas escolas dos Estados Unidos. Pelo que vi, até agora essa proposta atingiu o segundo lugar mais votado...

-Toolbar-
Na verdade, o Esperanto tem determinadas vantagens propedêuticas...Segundo algumas pesquisas, é mais fácil aprender uma lingua nacional depois de aprender Esperanto.

McBonalds
Veterano
# jan/09
· votar


QUARESMA
Black Fire
é bem feinho, mas é fácil

Nem é tão feio. Se vocês ouvirem a língua falada, vão achar parecido com uma língua latina, como italiano, latim ou espanhol.

São só os "J"s e os acentos em cima das letras que deixa ele com cara de língua eslava...

Quando eu chegar em casa, posto uma música em Esperanto aqui...

maggie
Veterana
# jan/09
· votar


O que pensam a respeito?
Sou a favor de ensinar Música.
Esperanto é um idioma que "não colou". Inglês é o idioma internacional, por enquanto.. talvez o chinês seja popular, um dia.

shoyoninja
Veterano
# jan/09
· votar


Jio-kun
Mal aprendem o português, ainda mais essa?
Concordo.

Guitar_RdS
Veterano
# jan/09
· votar


maggie
talvez o chinês seja popular, um dia.
Eu acho q a China não vai "virar".

som
Veterano
# jan/09
· votar


sou a favor, vejam o motivo:

"ho! estis tre malvarma tiu tago"

tradução:

putz! estava mó frio aquele dia

brunohardrocker
Veterano
# jan/09
· votar


talvez o chinês seja popular, um dia.

Deus queira que não.

não flanger q eu chorus
Veterano
# jan/09
· votar


Fenrisulfr

Não, pública.

não flanger q eu chorus
Veterano
# jan/09
· votar


talvez o chinês seja popular, um dia.

NUNCA!

SeEk AnD dEsTrOy
Veterano
# jan/09
· votar


acho exelente...

seria bom padronizar uma lingua para o mundo, assim ninguem precisaria se importar em aprender um monte de outras linguas apenas por curriculo...

Atomic
Veterano
# jan/09
· votar


na boa? acho a ideia de uma lingua internacional muito boa mas esperanto eh horrivel..

que seja o ingles mesmo (ou de preferencia uma versao modificada pra ter uma pronuncia/escrita mais regular, com menos excessoes)

ou se quiserem algo neutro latim seria doido (algum dia eu ainda pego pra aprender)

brunohardrocker
Veterano
# jan/09
· votar


diViA xXeR u MiGuXxÊis A lInGuA oFixXiAu !!!!!!!111!!!!kkkkk~~~~

lula_molusco
Veterano
# jan/09
· votar


não flanger q eu chorus
brunohardrocker
Chinês é mó popular...mais de um bilhão de pessoas falam.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ensino de Esperanto nas escolas.