Promessas do Lula (quem lembra?)

Autor Mensagem
ROTTA
Veterano
# mar/06 · Editado por: ROTTA


Lula elegeu-se com um programa de campanha que prometia mudar a vida da população brasileira. Crescimento econômico, investimentos, emprego, assentamentos, fome, educação, nada ficou de fora. A população acreditou nele e o elegeu com uma votação estrondosa, contra o candidato de Fernando Henrique. O governo está quase no fim e, não custa repassar aqui, as principais promessas de campanha do nosso atual presidente da república, e o que foi feito com elas:

CPMF - O programa de campanha do PT apontava na direção da redução da CPMF a um valor simbólico, que iria minguando até sua extinção total posterior. Que aconteceu depois que Lula assumiu o governo? Passando por cima da promessa de campanha, o texto da Reforma Tributária elaborada pelo governo Lula, mantém a CPMF até 2007. NÃO CUMPRIU.

CRESCIMENTO ECONÔMICO - O PT, em campanha, prometia um crescimento econômico de 5% a 7% ao ano. No primeiro ano de governo do PT, 2003, não houve crescimento. O segundo ano de governo, 2004, terminou sem a menor possibilidade de cumprir as metas propostas em campanha. O crescimento de 2005, todos sabem, foi ridículo. NÃO CUMPRIU.

EMPREGO - A meta, proposta em campanha, era criar dez milhões de empregos em quatro anos. Sem crescimento econômico nos dois primeiros anos de governo, não foi possível sequer reverter a situação do desemprego. Ao contrário. Desde que Lula assumiu o governo, o número de desempregados aumentou, segundo dados do próprio IBGE. Hoje, a taxa de desemprego, só em São Paulo, é a maior desde 1985. Da mesma forma, mesmo com as contratações temporárias de final de ano, o governo Lula fecha o ano de 2004 com uma taxa de desemprego acima de 11%, o que significa um número bastante elevado, tão grande ou maior que o do governo de Fernando Henrique. NÃO CUMPRIU.

PROGRAMA FOME ZERO - A meta fixada em campanha era atender dez milhões de famílias. O programa, porém, nos dois primeiros anos de governo Lula, sofreu uma série de problemas, sendo que, no primeiro ano sequer saiu do papel. A promessa então mudou, e passou a ser de atender 3,6 milhões de famílias até o final do mandato. Mas até agora o Programa Fome Zero produziu resultado Zero. NÃO CUMPRIU.

INVESTIMENTOS - No programa de governo que norteou a campanha eleitoral, o PT prometia investimentos anuais de R$ 39 bilhões em infra-estrutura. No orçamento de 2004, o governo Lula destinou para estes fins, apenas R$ 7 bilhões, ou seja, R$ 32 bilhões a menos, que o prometido em campanha para cada ano. NÃO CUMPRIU.

HABITAÇÃO - A promessa de campanha era liberar cerca de R$ 4,5 bilhões anuais do FGTS para construção de casas populares. Nos dois primeiros anos de governo, esse montante ficou em torno de R$ 700 milhões por ano. Muito longe do prometido. NÃO CUMPRIU.

REFORMA AGRÁRIA - A promessa de campanha era realizar um milhão de assentamentos até o final do mandato de quatro anos. Ou seja, 250 mil assentamentos por ano. Uma vez no governo, Lula refez esta meta, fixando em 60 mil o número de assentamentos para 2003 e 90 mil famílias assentadas em 2004. Nem mesmo estes números reduzidos se concretizaram. O governo diz que assentou 16 mil famílias em 2003. João Pedro Stédile do MST, diz que em 2003 só foram assentadas 2 mil famílias. Em 2004 o governo afirma que assentou 90 mil famílias. O MST contesta esses números e diz o governo Lula em 2004 assentou apenas 25 mil famílias. Mesmo que os números do governo estejam certos, 16 mil em 2003 somados a 90 mil em 2004, significam 106 mil famílias. Para cumprir a promessa de campanha seria preciso ainda assentar 894 mil famílias nos dois anos que ainda faltam para completar o governo. NÃO CUMPRIU.

EDUCAÇÃO - Em campanha, o PT acenava com o cumprimento das regras do FUNDEF, com a ampliação dos recursos repassados aos estados. O valor legal por aluno seria de R$ 786,16. Já no governo, nada disto vale mais. O valor legal por aluno, decretado para 2003 foi de R$ 446,00. Em 2004, este valor legal por aluno foi de R$ 537,71. Tudo muito longe do prometido. NÃO CUMPRIU. Isto sem falar das universidades federais, que vivem tempos de greve...

Isto tudo repassado aqui significa que praticamente nenhuma das promessas de campanha do Partido dos Trabalhadores conseguiu ser cumprida por Lula. Se somarmos a essas promessas todas não cumpridas, os projetos e programas que não saíram do papel, o não aumento do funcionalismo, um salário mínimo que não condiz com tudo que dizia na oposição o Partido dos Trabalhadores, além dos juros absurdos protagonizados pela Banco Central, teremos um quadro bastante comprometedor do governo Lula.

Lula parece não lembrar que em 2006 vai disputar a reeleição.

Abraços.

ROTTA
Veterano
# mar/06 · Editado por: ROTTA
· votar


Se não vão ler o texto e comentar como gente, fiquem quietos.
Abraços.

Índio_DT
Veterano
# mar/06
· votar


mas o lula deu um plano economico pro Brasil...
apesar de nao ter cumprido as promessas, ele tah fazendo o q nenhum governo fez ate agora...
alem disso, ele tah pagando a divida do fmi e nao apenas o juros...
acho q ele errou em ter prometido muito sem saber qual a real situaçao do brasil

Rafael Walkabout
Veterano
# mar/06
· votar


Muita grana tomou rumos errados.Altas quantias de dinheiro doadas para outros paises, como quando ele doou grana pra Bolivia recuperar suas rodovias.E as nossas?Mas tens algum cidadao em mente para reorganizar a casa?E vale lembrar que a tendencia eh piorar.

Rafael Walkabout
Veterano
# mar/06
· votar


E claro, ele fez coisas positivas tambem.Eh importante que eu cite, mas enfim...

ROTTA
Veterano
# mar/06
· votar


Isto que nem comentei da corrupção, que não poderia jamais ter atingido os "senhores da ética".
Abraços.

Philipius
Veterano
# mar/06
· votar


Marco Alan Rotta
Evidentemente as propostas nas propagandas eleitorais, tão faladas nos programas partidários (que nada valem na nossa realidade), são idealizadas somente para conseguir votos, e não para serem cumpridas.

Poderiamos fazer uma análise mais profunda desses pontos e mesmo assim a avaliação final não seria nem perto de positiva.

Mas é importante lembrar que governar é difícil, especialmente num país em que o Legislativo não colabora sem receber em troca, com um Judiciário atrelado ao jogo político e cujo Executivo é refém de indicações.
Acho que devemos levantar os pontos positivos, perceber os pontos negativos e, acima disso, encontrar os nós que o governo não consegue desatar por culpa do cruel sistema político que domina Brasília.
Somente após essa visualização podemos avaliar de forma mais centrada a atuação do governo.

Alguém pode me dizer que um governo ainda mais próximo do Centro, do PSDB, teria agido mais porque já possui uma bancada forte, vinculada com PMDB e PFL, melhorando sua relação com o Legislativo. O Executivo também poderia se beneficiar porque o aparato já estava montado há 8 anos.
Mas quem sabe como foram montados esses aparatos e essas alianças concorda que qualquer mudança é mais saudável ao país, e à democracia, do que a manutenção daquele grupo formalmente no poder. Informalmente ninguém conseguiu os retirar de lá, desde o Império (sim, em perspectiva é praticamente o mesmo grupo que vem desde muito tempo).

cao fofo
Veterano
# mar/06
· votar


Marco Alan Rotta
quais as fontes disso?

ROTTA
Veterano
# mar/06
· votar


cao fofo
quais as fontes disso?

Encontrei na internet há alguns tempos. Acho que foi no site de um partido (não foi dos grandes).
Abraços.

Claudio Natureza
Veterano
# mar/06
· votar


que eu saiba não provaram nada contra o Lula.

e político é tudo mentiroso e ladrão.

exceto o Gabeira, que é viciado e gay.

ROTTA
Veterano
# mar/06
· votar


Philipius
Mas é importante lembrar que governar é difícil, especialmente num país em que o Legislativo não colabora sem receber em troca, com um Judiciário atrelado ao jogo político e cujo Executivo é refém de indicações.

O PT parecia discordar totalmente deste ponto de vista quando era oposição, não?
Abraços.

teuabreu
Veterano
# mar/06
· votar


É facil quando tamos do lado de fora o PT fez o milagre da agua á transformou em esgoto, Lula so provou de sua incompetencia em governar o país, o seu discurso foi moldado aos poucos, ate descobrir realmente o que o povo quer ouvir, pessoas esclarecidas ao invés de tentar dar um basta são condizentes com a incompetencia e a corrupção.

O pior é a falta de argumento dos que insistem em apoia-lo, se é pela esquerda votem no Psol ja que o PT como muita boa vontade, encontra-se situado politicamente hoje como centro-direitista, a ideologia do ópio fala-se bem e faz pouco!

snowwhite
Veterano
# mar/06
· votar


Philipius
Mas é importante lembrar que governar é difícil


Mas ele dizia que sabia e podia tudo...ele prometeu que ia mudar a história do País...ele era um metalúrgico analfabeto e sofrido pela repressão e sabia das dores do povo...


Que coisa, hein? Mandou fazer um avião de milhões de dólares só prá passear pelo mundo...não era ele que criticava as viagens do FHC????

Philipius
Veterano
# mar/06
· votar


Índio_DT
o lula deu um plano economico pro Brasil...
A política econômica brasileira felizmente está se tornando Política de Estado, não de Governo. Ela é a mesma do governo FHC, somente com alterações de rumo. Lula pegou a bola rolando, só deu uns chutes a mais.

ele tah fazendo o q nenhum governo fez ate agora...
Muita coisa o governo mudou por dar nova cara ao Brasil. As mudanças chacoalharam grande parte da Administração Pública Federal, mas nem tudo foi positivo.

ele tah pagando a divida do fmi e nao apenas o juros...
Isso é fato. A do FMI já foi paga.
Não sei por qual razão o governo anterior não o fez, acho que por falta de recursos ou por medo de pressão.

acho q ele errou em ter prometido muito sem saber qual a real situaçao do brasil
Sabia sim, apesar de não ter experiência. Mas é jogada de Marketing Político.

Marco Alan Rotta
Isto que nem comentei da corrupção, que não poderia jamais ter atingido os "senhores da ética".
É uma vergonha o que aconteceu com o Partido.
Mas pelo menos agora os escândalos aparecem (mas são abafados quando chegam perto da oposição. Que engraçado, né?). Se por "incompetência" do governo em esconder as pilantragens ou por melhoria nas instituições de controle eu não sei, mas isso é bom.

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Marco Alan Rotta
Se não vão ler o texto e comentar como gente, fiquem quietos.
=(

desanimei

snowwhite
Veterano
# mar/06
· votar


Claudio Natureza
que eu saiba não provaram nada contra o Lula.

Nesse país corrupto onde documentos somem e pegam fogo por obra do espírito santo, provas contra o Lula jamais aparecerão....

ROTTA
Veterano
# mar/06
· votar


maggie
desanimei

Eu comentei isto porque duas antas entraram antes e postaram mensagens sem sentido, quase ao mesmo tempo em que postei o tópico (ou seja, nem leram o texto). Deletei-as.
Abraços.

Claudio Natureza
Veterano
# mar/06
· votar


a verdade é que o ser humano é uma merda mesmo...

seja ele de esquerda, de direita, sempre prometem, mentem, roubam, favorecem, se locupletam, são nepotistas, descarados e corruptos.

ai de quem acreditar em um político.

Bramires
Veterano
# mar/06
· votar


Lamentável que o povo não tenha o discernimento necessário pra processar esse tipo de promessas, levar em conta a realidade e perceber que eram IMPOSSÍVEIS de serem cumpridas.

Ainda mais com as mãos leves da aliança Petista, que desviou muita grana.

Infelizmente o "Lulinha paz-e-amor" tá com grandes chances de se reeleger, afundando de vez o Brasil. Teremos por mais quatro anos um presidente corrupto e acima de tudo incompetente nos liderando, jogando nosso dinheiro fora em gastos incríveis no seu gabinete, comprando avião, e toda a putaria possível em Brasília, com as Mary Corner da vida.

Sem falar nas relações internacionais, que estão indo pro buraco de vez, ainda mais com as gafes do "lingua preffa".

O pior ainda é ouvir dos petistas que a economia é um aspecto positivo do governo Lula. Ora, a parte econômica foi totalmente MANTIDA do governo FHC pro atual, além de estar uma merda.


ê meu Brasil brasileiro, povo fudido. É tão ignorante, tão alienado, que vai deixar essa corja de novo no poder, pra não variar.

Mais uma vez.

Philipius
Veterano
# mar/06
· votar


Claudio Natureza
que eu saiba não provaram nada contra o Lula.
Fato.
Ele tem a imagem limpa, é político experiente.

Marco Alan Rotta
O PT parecia discordar totalmente deste ponto de vista quando era oposição, não?
O PT deve ter pensado que seria fácil mudar aquela situação, por isso abria a boca para falar mal de tudo e de todos. A questão é que o tanto que eles atrapalhavam o processo Legislativo foi utilizado em dobro para atrapalhar as propostas deles, visto que eles não possuem tanta articulação quanto os antigos donos do poder.

snowwhite
ele prometeu que ia mudar a história do País...ele era um metalúrgico analfabeto e sofrido pela repressão e sabia das dores do povo...
Pelo menos houve a ascenção de um Presidente da oposição. Isso foi novidade.
Na época da eleição dele eu fiz uma tese: "deixaram" ele entrar no poder para depois derrubar totalmente o PT e acabar com as chances reais de qualquer oposição tomar o poder.
Ainda está de pé, não?

Que coisa, hein? Mandou fazer um avião de milhões de dólares só prá passear pelo mundo...não era ele que criticava as viagens do FHC????
Nesse ponto não me interessa se ele reclamava ou não.
O avião antigo, o Sucatão, era vergonhoso. Ele tinha mais é que comprar um novo sim.

ROTTA
Veterano
# mar/06
· votar


Bramires
Ora, a parte econômica foi totalmente MANTIDA do governo FHC pro atual

Exceto pela parte dos juros, que foram aumentados em grandes proporções.
Abraços.

ROTTA
Veterano
# mar/06
· votar


Philipius
O PT deve ter pensado que seria fácil mudar aquela situação, por isso abria a boca para falar mal de tudo e de todos.

Como eu sempre digo: falar é fácil.

A questão é que o tanto que eles atrapalhavam o processo Legislativo foi utilizado em dobro para

Desculpe-me pela franqueza, mas a conclusão que eu tiro de sua afirmação acima é que nem para oposição este partido servia. =)
Abraços.

Bramires
Veterano
# mar/06
· votar


Philipius
mas isso é bom.

Bom seria se não roubassem! hahah

Philipius
Veterano
# mar/06
· votar


Bramires
Lamentável que o povo não tenha o discernimento necessário pra processar esse tipo de promessas, levar em conta a realidade e perceber que eram IMPOSSÍVEIS de serem cumpridas
Os grandes cabeças do Marketing Político sabem bem isso. hehehe

Sem falar nas relações internacionais, que estão indo pro buraco de vez, ainda mais com as gafes do "lingua preffa".
Discordo parcialmente.
O Itamaraty faz Política de Estado, não é um governo que vai mudar totalmente sua linha. O Brasil está uma posição ótima.
Mas as "gafes" são tristes. hehehe

snowwhite
Veterano
# mar/06
· votar


Lula é um visionário utópico e maníaco. Os espertos aproveitaram essas características doentes da personalidade dele, aliados à ignorância e ingenuidade(?????????????????????) e montaram o maior esquema de corrupção já instaurado nesse país por um partido de esquerda.
Lula não tem condições mentais nem intelectuais nem quaisquer outras de administrar um país como o Brasil. Quem administra não é ele.
Ele serve muito bem às demandas de corrupção que sempre assolaram a classe política desse País.
E, além de saber sim DE TUDO QUE SE PASSA, não consegue admitir que o que ele sabe não é o suficiente prá sair dessa furada em que ele deixou o país se enfiar.

Bramires
Veterano
# mar/06
· votar


Marco Alan Rotta
Exceto pela parte dos juros, que foram aumentados em grandes proporções.
Abraços.


Sim. Pra piorar ainda mais, ficamos com a maior taxa de juros do planeta.

Isso ajuda uma enormidade com os investimentos externos. =P

snowwhite
Veterano
# mar/06
· votar


Philipius
Ele tem a imagem limpa, é político experiente.

Não li isso.

Eder ST80
Veterano
# mar/06
· votar


Marco Alan Rotta
Exceto pela parte dos juros, que foram aumentados em grandes proporções.
Abraços.


Isso não é receita própria dele não .. a dupla malan e fraga, por um grande tempo, mas grande mesmo, manteve o i acima dos 42 pucentu

Philipius
Veterano
# mar/06
· votar


Marco Alan Rotta
Desculpe-me pela franqueza, mas a conclusão que eu tiro de sua afirmação acima é que nem para oposição este partido servia. =)
O PT tem uma ótima fama no Congresso por travar pautas.
E no governo Lula nenhuma das reformas conseguiu ser votada, isso é culpa da oposição "azul", que sabe manobrar muito "melhor" o processo legislativo.

Prefiro a oposição do PT, que ainda deixa algo fluir.
Mas isso significa colocar os mesmos caras pálidas de 500 anos no poder, o que me dá calafrios. hehehe

Não sou petista, parem de me olhar assim.
Sou Cientista Político, não quero impor meus valores, seja lá quais forem, só quero fazer uma análise mais centrada.

Philipius
Veterano
# mar/06
· votar


snowwhite
Não li isso.
Vai dizer que o Lula não é político experiente?
Como ele chegou à Presidência?
Aí você não está discutindo fatos.

Eder ST80
Isso não é receita própria dele não ..
Fato.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Promessas do Lula (quem lembra?)