Ano de Tcc (pcc?)

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# jun/07
· votar

Gan

Claro! Por que, é mais um dos 4328 computeiros do fórum?

Mega

É verdade, dependendo do curso e do orientador, uma monografia pode parecer uma versão grandona de um relatório de iniciação científica.

conehc
Veterano
# jun/07 · Editado por: conehc
· votar

Bog
eu tava olhando esse programa que vc indicou... serve pra tudo aquilo que vc disse? aquilo pareceu aramaico pra mim... se vc diz que é bom e que é melhor do que word pra textos grandes e estruturados eu ate acredito, mas pareceu muito complicado

Bog
Veterano
# jun/07
· votar

conehc

Leia a parte onde eu digo que num primeiro momento parece alienígena. Depois que você entender, vai fazer bem mais sentido. O problema é que a gente acaba se acostumando com programas como o Word, onde "o que você vê é o que você tem". No caso do LaTeX, você descreve a estrutura do texto, e ele "monta" a formatação. Também faz automaticamente referências cruzadas, números de seção e sumário.

Para trabalhos pequenos, não vale muito a pena. Quando o texto fica grande, a gente começa a se perder no Word, especialmente se você precisa mudar a ordem de alguma seção. Mas mesmo coisas pequenas deixam a gente louco no Word. Você às vezes precisa escrever uma frase a mais, mas essa frase vai fazer uma figura 8 páginas adiante ficar fora do lugar. É um pesadelo! Fora ter que refazer o sumário depois que o teu orientador manda você colocar um ou 2 parágrafos.

Ah, e para escrever artigos científicos para conferências ou periódicos, é zilhões de vezes melhor que o Word: muitas conferências disponibilizam os formatos para você baixar. Você não precisa mudar às vezes quase nada no teu texto, só diz para formatar de acordo com o arquivo baixado e o texto magicamente fica no formato da conferência. Utilíssimo!

maggie
Veterana
# jun/07
· votar

Leia a parte onde eu digo que num primeiro momento parece alienígena. Depois que você entender, vai fazer bem mais sentido. O problema é que a gente acaba se acostumando com programas como o Word, onde "o que você vê é o que você tem". No caso do LaTeX, você descreve a estrutura do texto, e ele "monta" a formatação. Também faz automaticamente referências cruzadas, números de seção e sumário.
Deve ser mais ou menos como usar uma calculadora normal e passar para uma HP-12c ou 48g
=|

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar

Laura Pausini a cantora
Sou orientadora de monografia, se precisar de ajuda para formatação, numeração e revisão...
Normalmente depende de cada Faculdade, algumas seguem regras da ABN, mas fazem as suas próprias.
Não é nenhum bicho de sete cabeças, é que o povo faz em cima da hora. Normalmente o projeto nunca confere com o produto final, pois o projeto é feito normalmente no começo do ciclo e a monografia no final, onde sua assimilação já deve ser integral.
O principal é lembrar que tem que ter o resumo com a essência da monografia com até 100 palavras,( cada faculdade faculta uma regra) a parte introdutória, trazendo uma sumula do total, e apenas se possível 3 a 5 capítulos. Contendo uma discussão, digamos assim, um contraponto, uma novidade, tendo dentro deles claro uma conclusão.
As pós-graduações que se fazem posterior, podem ser um alongamento desse trabalho. É lícito e correto.
Os referenciais bibliograficos são de suma importância, como também, as parafrases e citações, que dão veracidade ao trabalho, pois, você não fala nada , quem fala e cofere são os autores da sua bibliografia. Sua opinião só pode ser emitida na conclusão. Normalmente usamos a 1ª pessoa do plural ao nos referirmos ao texto.
Título - de ser claro e objetivo e explicar se possível visualmente o problema em que se investiga
Introdução - exposição do que se pesquisa, descrição do tema e problema da pesquisa. Ex: O objetivo desse trabalho é discutir o desenvolvimento sócio-econômico e a coservação de remanescentes florestais....
Justificativa - é tema fundamental, é quem dá relevância científica, justificando a validade de se aprofundar a sua investigação.
Objetivos - que podem ser gerais ou específico.
O resumo da capitulação com pequena súmula. Ex: No primeiro capítulo, analisaremos a brincadeira e os jogos em sua evolução, em diferentes momentos históricos.
As vezes colocamos também a metodologia usada e a forma (direta ou inditeta) do trabalho.

A redação deve ter clareza, precisão, coerência, objetividade e consistência de expressão gramatical, categoria e sequencia.

Recomendações gerais:
-3ªpessoa singular e vozz passiva.
- tempos verbais no passado e presente
- cuidado com uso de sinônimos
-evite expressões não acadêmicas, que não são fundamentadas
- evite linguagem pomposa, sentimental, hermética ou pretenciosas
- evite expressões taxativas(sempre, nunca)
-evite expressões valorizativas (melhor, pior)
-atenção à extensão dos paragráfos - períodos curots
- coloque as fontes referenciais- obra, ano
-evite cópias de autores. Parafraseie as ideías dos autores, analise e compare e confronte com as dos outros autores.

OBS: Tu nunca diz nada, nunca acha nada, quem acha e diz é segundo os autores bibliograficos.

Bem desculpe me meter, tomara que tenha ajudado em algo. Qualquer coisa me fale.
Boa sorte.

maggie
Veterana
# jun/07
· votar

ZXC
Sou orientadora de monografia, se precisar de ajuda para formatação, numeração e revisão...
Obaaaaaa

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar

Passei acima orientações primárias de revisão. Tu tá fazendo alguma?

maggie
Veterana
# jun/07
· votar

ZXC
Não, esse semestre estou preparando meu segundo artigo.
Muito mais fácil que monografia. O chato é que tem trocentos tipos de formatações e a facul ainda não se decidiu qual vai adotar.

gsprs
Veterano
# jun/07
· votar

Eu tb passei com 10 num curso de tecnologia que fiz \m/

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar

Cada faculdade adota sua norma, mas se for feita pela ABNT atualizada, eles não podem tirar pontos. É f.. né, tem uma norma e cada um faz do seu modo, não entendo essa coisa.
Os artigos são pequenos e não dão trabalho.
Já publicou algum artigo?

maggie
Veterana
# jun/07
· votar

ZXC
Já publicou algum artigo?
Tá em fase de publicação, não sei ainda se vão aprovar.

gsprs
Eu tb passei com 10 num curso de tecnologia que fiz \m/
Nhé

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar

maggie
Quando precisar de ajuda, tô aqui.

maggie
Veterana
# jun/07
· votar

ZXC
Quando precisar de ajuda, tô aqui.
Valeu mess!
=))

gsprs
Veterano
# jun/07
· votar

maggie
:P

E ainda tive que apresentar denovo pra uma turma de concluintes porque gostaram muito do meu trbalho... AUSHuhauSUhAUHSha

Que bosta.. eu achei barbada fazer aquilo.. \o/

Kensei
Veterano
# jun/07
· votar

ZXC
Que legal, uma orientadora por aqui!!!

conehc
Veterano
# jun/07
· votar

ZXC
essas dicas serao utilizadas extensamente no semestre que vem... vou salvar isso no meu e-mail pra consultar melhor quando precisar...

formatação nao é o problema, quando minha mae fez a monografia dela, ela me deu um monte de folhas rabiscadas e falou "faz essa porcaria pra mim porque eu to de saco cheio desse troço de monografia", ai ja deu pra pegar umas dicas, mas o conteudo em si ainda tenho de pensar...

mas assim, vc nao pode ter ideias nao? mesmo em se tratando de analises? meu curso é muito baseado em analises de acordo com oticas de diversos autores, se eu nao puder colocar o que penso acho que nem tem o que colocar heheh

conehc
Veterano
# jun/07
· votar

Bog
vou aprender a usar esse programa nas férias... da pra aprender tudo por aquele tutorial? outra, existe um programa que chama mesmo LaTeX ou aquele miktex que vc passou o link tambem serve?

Kensei
Veterano
# jun/07
· votar

conehc
Procure um autor q pense como vc e ache uma mandeira de demonstrar q esse pensamento é o certo.

maggie
Veterana
# jun/07
· votar

Kensei
Que legal, uma orientadora por aqui!!!
Eu vi primeiroooo!

conehc
meu curso é muito baseado em analises de acordo com oticas de diversos autores, se eu nao puder colocar o que penso acho que nem tem o que colocar heheh
Claro que sim, só que de preferência utilizando a bibliografia pra apoiar isso...
Fora que tem o momento certo de jogar tuas idéias.

thiaguinhu
Veterano
# jun/07
· votar

Bog
man ! como eu não conhecia esse latex!

conehc
Veterano
# jun/07
· votar

Kensei
é, vai ser o jeito... o problema é que eu quero fazer uma monografia (pelo menos ate agora) sobre ambiente internacional, mas todo autor que eu leio eu acho algum defeito... mas vale pegar dois autores e concordar com um pouco de cada um? (90% dos textos "novos" de autores que podem se dar ao luxo de "pensar" em relações internacionais sao feitos assim)

maggie
Veterana
# jun/07
· votar

conehc
mas vale pegar dois autores e concordar com um pouco de cada um?
é o que todo mundo faz... usa citações das partes que tu concorda!! haha

thiaguinhu
man ! como eu não conhecia esse latex!
:-S

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar

conehc
Lembe-se tu não pensa nada, quem pensa são os autores, e monografia boa é aquela com no mínimo 8 autores, confirmando uma tese (mesmo que seja imbecil, ehehehe)
Toda monografia é baseada em análise de vários autores, você só emite sua opinião na conclusão e assim mesmo pouco, e evidente baseado no confronto dos autores.
Pegue dois autores que tem ideías diferentes e faça um confronto. Taí o enredo. A titularidade é o que você acha que deve ser observado.
Ex:O objetivo dessa pesquisa é propor, por meio de uma pesquisa bibliográfica, uma discussão entre a perspectiva teórica Tradicional e a Construtivista, que vem embasando o trabalho cotidiano das instituições de Educação Infantil.
Essa pesquisa , analisa e reflete as teorias com a intenção de contribuir para o direcionamento de um novo olhar para a educação infantil, uma melhor compreensão do presente e uma busca mais sedimentada de alternativas futuras.
OU
O trabalho se preocupa com a importância do brincar na educação da criança e em como essa prática se modificou ao longo do tempo, e tem como objetivo apresentar uma discussão entre aspectos das teorias de J. Piaget e L.S.Vygostsky, que nos ajudam a compreender e apontar a brincadeira como fonte de desenvolvimento infantil, pois se para a criança basta brincar, ao adulto cabe construir, um elo de ligação entre o brincar e o mundo que a rodeia, e o que se pretende desenvolver nela.

Deu para entender o espírito?

A ABNT é longa mas posso te passar algumas dicas principais para tu gravar. Quer?

Bog
Veterano
# jun/07
· votar

conehc

Bom, vou dar pitaco: eu sou de uma área técnica, científica, e nesse caso você precisa procurar se manter isento, neutro, sem qualquer opinião pessoal. Um trabalho "normal" na minha área precisa ter toda uma parte de conceitos fundamentais, no qual você simplesmente descreve trabalhos já feitos e como eles se relacionam com o teu. Só depois de estabelecer esses conceitos é que você vai acrescentar a tua contribuição. Nessa hora, você ainda deve se manter isento. Se fizer alguma afirmação forte, precisa provar, ou referenciar. Não é comum opinar, e quando isso ocorre (por exemplo, se as tuas evidências nào forem fortes o suficiente para formar uma prova), você precisa deixar explícito que é uma opinião, uma possibilidade. É bom não fazer afirmações categóricas sem ter evidências realmente fortes.

Se o caso é fazer análises e comparações, é só deixar isso explícito. Algo como "Fulano define em [ref1] xxxx. Esta é uma definição diferente daquela apresentada por yyyyy em [ref2]. Neste trabalho, será usada uma defnição que procura unir as características de ambas" (... aí você explica como une as características e o que ficou de fora)

Kensei
Veterano
# jun/07
· votar

conehc
Me lembro do 4º...5º encontro com meu meu orientador.. foi TRASH, levei pancada de todo o lado por achar eu eu PENSAVA alguma coisa, que eram teorias minhas, somente depois de um tempo que peguei o espírito da coisa.

Porra, eu adorei fazer monografia, foi a melhor coisa da faculdade.

Bog
Veterano
# jun/07
· votar

conehc

Eu aprendi em 1 semana. Quem já programou tem mais facilidade em aprender. LaTeX é o nome da linguagem, Miktex é uma "encarnação" dela para Windows.

ZXC

Opa, eu acho que esse negócio de ter idéias próprias depende do tipo de trabalho. Na minha graduação, por exemplo, eu peguei algumas soluções para um problema (transmissão robusta de voz sobre IP), e implementei com (pequenas) mudanças. Aí, realizei experimentos que mostravam como as minhas pequenas mudanças se comportavam. É um tipo diferente de trabalho, porque não é questão de opinião sobre o que os outros dizem: eu realmente estava querendo produzir conhecimento, mesmo que fosse muito pouco e de pouca utilidade.

maggie
Veterana
# jun/07
· votar

Kensei
Porra, eu adorei fazer monografia, foi a melhor coisa da faculdade.
Nerd
:)

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar

Bog
O espírito é esse mesmo. No confronto, usamos o diálogo duplo...segundo fulano ...segundo ciclano. Eu usaria um teórico em cada capítulo e o confronto no penúltimo, permeando os capítulos com outros teoricos. Fica ótimo e fácil.
As vezes fica mais fácil, emitirmos nossa opinião parafraseando os autores e procurando citações que dêm veracidade a parafrase.
Como disse acima, é preciso tomar cuidado para não usar expressões taxativas ou valorizativas (sempre, nunca, melhor, pior) , pois isso sempre demonstra uma certeza.

conehc
Veterano
# jun/07 · Editado por: conehc
· votar

ZXC
opa, valeu, deu pra pegar o espirito sim... engraçado como quando se tem essas dicas da pra pensar melhor em como delimitar o tema e o que colocar na monografia... Mas assim, uma coisa que eu nao entendi direito ainda: por exemplo, supondo que vou fazer uma monografia do comportamento do estado no ambiente internacional (o estado da arte é bom, tem muitos autores sobre o tema), definidos os autores eu vou expor o que eu considero válido pro ambiente internacional citando o que esses autores escreveram?

exemplo: "segundo mearsheimer o sistema é multi-polar desequilibrado com a impossibilidade de um estado adquirir a hegemonia global, [...] assim os estados objetivam ser a unica hegemonia regional, adquirindo cada vez mais poder às custas dos outros estados para atingir este fim. Isto tem um grande impacto no comportamento dos estados, pois morgentaw afirma em sua obra [...] que os interesses dos estados sao definidos em termos de poder."

seria algo do tipo?

Kensei
eh, na verdade eu to pensando aqui, tudo o que vc aprendeu ate hoje tecnicamente foram ideias dos outros, as vezes o que parece uma idéia sua é uma junção das ideias de outros pensadores...

Bog
fiz uma mini-monografia outro dia, a professora gostou, so que nao tinha fonte me tirou uns belos 3 pontos porque eu usei "não adianta" em uma parte de conceituação e nao provei porque nao adianta. ela tambem enxeu o saco porque eu nao coloquei fontes de algumas coisas que eu ja sabia de cabeça e só escrevi...

conehc
Veterano
# jun/07
· votar

to salvando tudo nesse topico, vou ter de dar um jeito pra nao ser pego em monografia, tenho bolsa de estudos e pau = perda de bolsa... as 2 materias de monografia estao mandando uma media de 70% do povo pro exame especial e uns 40% estao tomando pau.... mas em partes é culpa do curso: te ensinam a pensar por conta propria o curso inteiro, pedem analises pessoais sobre varias coisas e no fim pedem uma monografia que vc nao pode expressar ideias.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Ano de Tcc (pcc?)