Ano de Tcc (pcc?)

Autor Mensagem
Gan
Veterano
# jun/07
· votar


Bog
unicamp não tem não \o/. Pode fazer estágio ou iniciação científica no lugar

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar


Bog
Para esse tipo de trabalho é preciso expeficiar a metolodologia usada. Não se trata de pesquisa bibliografica, e sim metodologia de forma direta, onde podemos resultar os processos encontrados.
Os trabalhos de pesquisa bibliografica, é feito de forma indireta, ou seja, tu não tá dentro, só lê. De forma direta, são os que usamos questionários, estágios, debates, entrevistas, enfim onde existem pessoas comuns envolvidas dando veracidade ou depoimentos.
Pelo menos eu uso dessa forma....ehehe

conehc
Isso, só que tu nesse caso está copiando o que o autor disse, não parafraseando, isto é, dizendo a mesma coisa com suas palavras. Nesses dois casos é preciso colocar o referencial bibliografico. Se até 3 linhas, de forma direta ,pode ficar dentro do paragrafo entre aspas , referenciado com autor, ano, pág. Se for maior que 3 linhas, torna-se citação, que fica a 4cm da borda, menor 1 ponto na formatação e com paragrafo simples, sem aspas, referenciado com autor, ano, pg.
Se parafraseado é preciso referenciar somente com autor e ano, sem página.
Tudo que se lê e separa para a sua monografia, não pode esquecer de colocar o referencial bibliografico dele: Ano, autor, nome obra, editora, estado, e página. Sem esses dados, tu não vai poder usar esse material no seu trabalho.

conehc
Veterano
# jun/07 · Editado por: conehc
· votar


ZXC
interessante, no caso eu parafraseei entao... na verdade eles nao escrevem exatamente essas frases, essa é de certa forma a idéia principal de alguns capítulos dos livros deles... quando se parafraseia coloca-se o nome do autor antes como eu fiz?

vc citou, so vale fazer citação se for de livros? ou sites de internet e artigos podem entrar tambem? tipo, eu acho um artigo publicado em uma revista digital, é so colocar o autor, o site, acessado em xxxxx?


ah, ultima pergunta (essa muito importante): essas dicas todas sobre utilizar o pensamento dos outros, formatação, valem pra artigos tambem? Eu tenho de fazer um artigo 3-5 pg com uma analise de algum tema do ambiente internacional... escolhi um determinado autor e vou fazer projeçoes para futuras relações entre a venezuela e o resto do mundo. Dá pra fazer um artigo assim nesses moldes? (é importante ficar bom porque o melhor vai ser publicado). Eu tenho que apresentar os conceitos que vou usar no trabalho ou posso só citar?

nossa, editando, porque cada hora aparece uma duvida: o autor escreveu em ingles, nao existe o livro traduzido para o portugues ou entao eu nao achei, oque faço? traduzo ou deixo em ingles? ate hoje eu traduzia, mas eu nao sou tradutor oficial ou certificado, entao isso pode dar probmemas certo?

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


conehc

Bem-vindo ao mundo do peer review. Funciona assim: se você não diz coisas novas, teu trabalho é uma porcaria, porque é redundância sem propósito. Se você diz coisas novas, teu trabalho é uma porcaria, porque não existem referências na literatura e você é um completo desconhecido; quem você pensa que é para ficar com essas idéias pós-modernas? Hahhaha. Várias vezes, vão dizer também que teu trabalho é uma porcaria sem entender o que você estava dizendo, porque estão viciados por algum modelo já existente. E se o que você diz é muito radicalmente diferente do que tem por aí, vão colocar o teu nome na lista negra, de onde você nunca vai conseguir sair.

Em compensação, depois que você for renomado, você pode fazer uma pesquisa sobre a nova estrutura molecular do peido das populações urbanas modernas, e como isso influencia no aquecimento global. E vai publicar num periódico conceituado.

conehc
Veterano
# jun/07
· votar


Bog
hahah concordo com vc viu... ja discutimos isso na sala enquanto falavamos de construtivismo... tem gente que tem mais legitimidade do que outros pra falar... o legal é que as vezes um cara renomado tirou a ideia da cabeça dele e como ele é renomado todo mundo aplica e se dá mau... aconteceu com o porter na adm,,, ele inventou uma ideia maluca de reengenharia e lançou o livro... muita gente aplicou de imediato... muita gente faliu... ai depois pra contornar a situação ele deu um jeito de publicar um livro com desculpas e falando o modo certo de se aplicar a reengenharia....

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


ZXC

Sim sim, claro, explicar a metodologia é fundamental. Se você faz experimento (ou entrevista, ou questionário, etc), precisa deifnir exatamente o que fez.

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


conehc

Herheheh, eu lembro desse caso da reengenharia. É bem por aí mesmo. O pior é que se você quiser bater de frente com ele, vão pensar que o maluco é você. Eu falo isso porque sofro um pouco com as minhas idéias, que já foram classificadas como "pós-modernas". No mestrado, eu misturei formigas com redes de computadores, ahahahahha

conehc
Veterano
# jun/07
· votar


Bog
hahaha serio? qual era sua ideia disso? certa vez vi em uma revista um lance de que equipamentos eletronicos atraem formigas e por isso é bom deixar um saco de silica gel (pra humidade) e uns 3 cravos-da-india (pras formigas) dentro da cpu...

acho que o unico jeito de acreditarem de cara em vc é vc tendo muito muita influencia na midia e em algumas academias... mas isso envolde $$$ tambem, o que deixa tudo mais dificil

Kensei
Veterano
# jun/07
· votar


Bog
Bem-vindo ao mundo do peer review. Funciona assim: se você não diz coisas novas, teu trabalho é uma porcaria, porque é redundância sem propósito. Se você diz coisas novas, teu trabalho é uma porcaria, porque não existem referências na literatura e você é um completo desconhecido; quem você pensa que é para ficar com essas idéias pós-modernas? Hahhaha. Várias vezes, vão dizer também que teu trabalho é uma porcaria sem entender o que você estava dizendo, porque estão viciados por algum modelo já existente. E se o que você diz é muito radicalmente diferente do que tem por aí, vão colocar o teu nome na lista negra, de onde você nunca vai conseguir sair.

Em compensação, depois que você for renomado, você pode fazer uma pesquisa sobre a nova estrutura molecular do peido das populações urbanas modernas, e como isso influencia no aquecimento global. E vai publicar num periódico conceituado.



Muito boa essa hein drugui.

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar


conehc
Sim, Segundo fulano...sem aspas...no final do período, depois do ponto claro, (ano, data)
Se for citações direta, isto é, igual ao que o autor disse, trata-se de citação.
Citações feitas da internet...conforme ABNT NBR 10520, é tratada da mesma forma, só que a maneira de citá-la na bibliografia final é diferente.

Obras consultadas on-line = São essenciais informações sobre o endereço eletrônico, a data de acesso e opcionalmente os dados referentes a hora, minuto e segundo do acesso assim:
ALVES, Castro. Navio Negreiros. S.P: Virtual Books, 2000. Disponível em <http//www.terra.com.br/virtualbooks> Acesso em 10jan, 2002,16:30:30.
Se não tiver algum dado, não se preocupe, tudo ´tem solução na ABNT.

Partes de revistas, boletins etc = é preciso indicar fascículo, número, suplemento se houver, título, local da publicação, editora, numeração do ano ou volume, autor do texto, e autor ou editor da revista ou boletin.
Ex: GURGEL, A.M. Reforma do Estado e segurança pública. Política e Administração. Revista Latinoamericana de Filosofia. S.P:Abril, v.24, nº2, p.45, fev.2002.
Parece difícil, mas depois que se aprende é rápido. Não pode esquecer que é importante todos os dados que puder em relação ao texto que se escolhe.
Espero que tenha ajudado.

conehc
Veterano
# jun/07
· votar


ZXC
nossa, ajudou e muito... vou fazer o artigo.... quando tiver pronto eu posto por aqui e vc da uma olhada do resultado das suas dicas... de qqr modo o professor nem pode cobrar muito porque no meu curso vemos metodologia no 6º periodo (junto com o começo do projeto de monografia).

ah, vc nao citou, vou ter que usar citações de autores que escrevem em ingles, deixo em ingles mesmo?

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar


conehc
Procure o livro traduzido, deve haver. Se não houver modo, coloque assim mesmo. Mas na banca juldadora, se o teu trabalho tiver banca, alguns conselheiros não vão perder tempo com traduções, tu às vezes sai perdendo.
Já fiz parte de algumas bancas e vi de perto isso acontecer.
Seu trabalho é técnico? E não existe referencial em português suficiente?Bog
Toda idéia nova, que não estão dentro dos moldes , que tenha paradigma definido como incerto, que trás alguma novidade a princípio é considerada sempre louca. Mas acho que a gente tem que seguir em frente, acreditar no nosso pensamento e bater de frente mesmo.

Sabe, descobri que uma das papas da alfabetização, que é brilhante para referenciais bibliográficos, só esteve com 4 crianças em sala de aula. Fiquei louca...ela tem milhões de livros publicados, é considerada a maioral atualmente e não tem esperiência nenhuma. Isso não é horrível?
Autores antigos, que escreveram à 100 anos atrás, se vivessem hoje não teriam mudado, ou mesmo evoluido seu pensamento? Isso eu já usei como argumento em vários trabalhos. Podemos usá-los como referencial primário, mas não como principal como querem as bancas examinadoras.
Minha opinião.

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


conehc

Não não, são formigas simuladas como agentes móveis, que migram por uma rede usando feromônios virtuais para fugirem umas das outras e se espalhar. Hahahhahaha, o problema da minha área é que as pessoas normalmente não entendem para que serve. Para a maior parte das pessoas, computadores funcionam por meio de feitiçaria, hahahah

ZXC

Sim, eu sei... Afinal, eu continuei com as minhas idéias pós-modernas, mesmo levando pedradas. Levei 2 anos para conseguir publicar minha dissertação de mestrado em uma conferência internacional. A cada submissão, uma rejeição, e a cada rejeição, eu reforçava minha argumentação, tentando cercar as críticas que eu já tinha recebido. O pior é que os resultados são idênticos, a idéia é idêntica...

Você conhece o PHD Comics? (www.phdcomics.com) Para quem vive no meio acadêmico é incrivelmente engraçado.

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar


Bog
Sua publicação tem acesso público? Tu tem sumula do trabalho, gostaria de ver. Sou uma curiosa nata, talvez pelo meu trabalho, tenho que estar sempre me atualizando.

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


ZXC

Hahhah, a publicação em inglês só sai em Outubro. Tem aqui em português:

http://www.hal.rcast.u-tokyo.ac.jp/~bogdan/publications/sbrc2006_nassu _duarte.pdf

É sobre as tais formigas... Mas quase não falo delas. Malditos papers, com seu espaço ínfimo!

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


ZXC

Aliás, feito em LaTeX!

conehc
Veterano
# jun/07
· votar


ZXC
sem chance de achar referencia em portugues... acho que os unicos livros de relações internacionais de autores coneituados (que juntaram ou criaram alguma ideia nova) em portugues sao os que foram lançados ate a decada de 50-60... os demais livros em portugues sao apenas grandes "manuais" que falam muito superficialmente de tudo... o bom é que normalmente as bancas da minha facul sao compostas de professores do curso, e todos falam ingles fluente (ou pelo menos deveriam), tenho uma amiga americana que faz provas e trabalhos em ingles porque nao sabe escrever muito bem em portugues e os professores aceitam tranquilamente...

ah, vc falou da mulher da alfabetização que nao tinha experiencia... é legal ver que no brasil e mesmo no mundo, muitas vezes que um economista famoso vai colocar em pratica o que ele escreveu da errado, enquanto "politicos" como o defim neto conseguiu fazer tudo o que quis quando foi ministro de estado.

Bog
vou dormir um pouco e quando acordar leio seu trabalho!

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


conehc

Hahahhahha, se ler depois de acordar, vai voltar a dormir rapidinho. Paper == remédio para insônia.

maggie
Veterana
# jun/07
· votar


Bog
Lendo (por cima)

maggie
Veterana
# jun/07
· votar


Resultados experimentais mostram que a estratégia produz descrições bastante similares à topologia real.
Nessa parte a galera já surtou.

os agentes são simples e possuem um componente estocástico em seu comportamento.
:|

Achei a idéia genial, mas não captei o "pulo do gato".

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar


conehc
Ficaria + OU - assim, NÃO TENHO O TEXTO:
Segundo Mearsheimer (ANO), o sistema é multi-polar ,desequilibrado com a impossibilidade de um estado adquirir a hegemonia global, OBJETIVANDO ser a unica hegemonia regional E adquirindo cada vez mais poder às custas dos outros estados, para atingir este fim, COMO TAMBÉM, SENDO ELE, O CAUSADOR DE um grande impacto no comportamento dos estados.
PARA O AUTOR os interesses dos estados sao definidos em termos de poder......

Bog
Gravei para ler com calma, não me pareceu loucura.

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar


Bog
Como tenho ignorância no assunto, tenho que pegar as bibliografias primárias para me familiarizar com o assunto ordinário, para depois entender a sua proposta. Qual desses livros na bibliografia pode me exclarecer o sistema primário desse trabalho? Tu pode me indicar?

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


maggie

Hahhahahaha, o problema é que o negócio é bem específico, né. Eu ali já assumo que o cara sabe o que é um "agente".

ZXC

Hahhaha, tem gente louca mesmo para ler o que eu fiz. :-P Na dissertação, eu explico bem mais detalhadamente o que existe "por baixo":

http://www.hal.rcast.u-tokyo.ac.jp/~bogdan/publications/dissertacao_na ssu.pdf

Tem algumas coisas que foram mudadas depois, alguns errinhos que eu só fui perceber bem depois, mas felizmente a idéia e as conclusões permaneceram iguais.

Na verdade, a idéia de inteligência coletiva não é da computação, ela é da biologia. Tem um livrinho bem divertido sobre isso: "Bert Holldobler e Edward O. Wilson. The Ants. Belknap Press, 1990." Esse dá para ler sem ter conhecimento técnico, foi escrito para leigos mesmo - ainda bem, porque eu sei de biologia tanto quanto sei de física nuclear.

Credo, tá aí uma coisa que eu jamais pensei que ia discutir no FCC!!!! HAHHAHAHAHHAHAHA, dooooooooooooooido.

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar


Bog
Bem, a dissertação é auto-explictiva, e claríssima até para leigos. É uma idéia futurística na minha opinião, pois considerando o aspecto Confiança das informações achei meio perigoso...
Quanto a idéia Utópica - por que o mundo não vê isso como normalidade- de melhora de aprendizado baseado nas experiências anteriores, é maravilhoso, é como deveria ser mesmo. Achei perigoso o ambiente do agente, autonomia e flexibilidade perfeitos.

Besteirol::::Isso me lembra um filme que vi um dia desses do Vandame, onde o computador toma o espaço onde se situa e constrola tudo. Sua Autonomia , sua capacidade de aprendizado, seu ambiente e sua flexibilidade eram tão grandes que se tornou uma inteligencia insuperavel. ehehehhe Ele era o "ambiente dos agentes", como você classificou.

A estigmergia é mesmo a forma de comunicação indireta das formigas reais?

Adorei a idéia de multiagentes, móveis. Talvez isso resolvesse a sobrecarga das redes.

E achei meio problemático e confuso a comunicação direta.

É uma loucura, possível e futurística. Não distante, um futuro bem próximo. Vamos ter que resolver o problema de sobrecarga muito em breve.
A idéia de juntar inteligência coletiva com rede foi o máximo.

Qualquer pessoa entenderá seu estudo através da dissertação.

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


ZXC

Hehehehehe, incrível que alguém leu aquilo! :P A idéia era mesmo ser bem didático, porque eu estava misturando coisas de áreas diferentes. Quanto ao perigo - sim, é um pouco arriscado, e além disso é bem complicado de modelar matematicamente (eu não conseguiria). Mas a idéia geral da inteligência artificial é: "quando a solução ótima (perfeita) não existe, podemos nos contentar com a solução boa." Claro que em algumas situações o troço simplesmente não funciona. Os iraquianos que tiveram suas casas destruídas por mísseis "inteligentes" dos americanos que o digam.

A comunicação das formigas é realmente através de feromônios, mas o termo "estigmergia" não é aceito universalmente. É uma tradução livre para um negócio bem antigo, acho que era um paper de um francês lá dos anos 50, heheheh. É só um nome para se referir a "comunicação indireta através de marcas deixadas no ambiente".

O pior é que eu realmente acho no futuro esse tipo de coisa vai estar mais presente. As pessoas pensam que Inteligência Artificial é coisa de filme, mas tem muita coisa desse tipo em uso atualmente. Desde o filtro anti-spam do teu e-mail até o Maglev (aquele trem que "voa" sem encostar nos trilhos), desde sistemas que reconhecem impressões digitais até carrinhos que ficam passeando por Marte. Aqui no Japão, tem até um aspirador de pó que aprende a andar na tua casa e limpa tudo sozinho! Hehhehe, mas as pessoas imaginam que IA é fazer robozinhos com inteligência humana. Estamos muito, mas MUITO longe de qualquer coisa do tipo, porque ninguém sabe como as idéias se formam na mente humana. Se é que um dia alguém saberá...

Infelizmente, agora eu estou fazendo doutorado numa área bem diferente, por "pressão financeira". A Matsushita (Panasonic) meio que decidiu o meu projeto por mim. Pelo menos eu não estou nos EUA, fazendo projeto para o depto. de defesa deles (o maior financiador de pesquisas!).

ZXC
Veterano
# jun/07 · Editado por: ZXC
· votar


Bog
Espero ver seu nome um dia publicada em alguma revista como o louco do ano.eheheh
Brincadeira... mas tu acha mesmo que existe condições matemáticas para esse projeto hoje?

OBS: Aqui no OT tem muito maluco racional.ahahahah Mas me parece que aí no Japão também.

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


ZXC

Heheheh, bom, eu acho que a minha idéia só vai fazer sentido se vingar essa idéia de computação ubíqua (computadores que se comunicam por todos os lados). Um ambiente caótico, imprevisível, e no qual fazer uma solução "bonitinha" não é possível. O meu problema é que eu tenho preocupações éticas com a tal da computação ubíqua, por causa do lixo que esse cenário geraria. Além de achar uma idéia incrivelmente besta ter uma geladeira que conversa com o microondas, hahaah. Mas, até 2a. ordem, o projeto está parado e fica registrado "para a posteridade".

O que me atrai mesmo é a idéia de tentar se basear na biologia para resolver problemas onde a matemática pura e simples não se sai bem. Eu acho fascinante pensar que as formigas, com o cérebro do tamanho de um grão de sal, conseguem encontrar o caminho mais curto até o alimento. Outro dia, eu vi um patinho perneta (hahaha), e fiquei com 2 amigos uns 20 minutos só vendo como ele fazia para conseguir comida e interagir com os outros patos do bando. Na hora, pensei: "é um pato tolerante a falhas!" hahahahhahha, depois eu pensei melhor e vi que é muito esquisito 3 pessoas ficarem paradas olhando para o pato perneta e tentando entender como ele fazia para continuar funcionando apesar do defeito. Cientistas são mesmo pessoas meio estranhas. :P

Acho que o que tem aqui é muito nerd! Que tipo de gente fica discutindo agentes inteligentes e patos pernetas num Domingo!?

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar


Bog
Que tipo de gente fica discutindo agentes inteligentes e patos pernetas Nós....
A vida animal é mais simples, por isso nosso interesse. Eles não complicam e trabalham em grupo. O mundo tá muito egoísta para trabalhar no coletivo. Pensamos muito e fazemos o que há de mais complicado...
Quem não ficou horas vendo formigas cortadeiras trabalhnado, que jogue a primeira pedra...(Bem , pato perneta é mais complicado de achar.ahah)
Acho que seu projeto tem que ser reavaliado, na medida que passa o tempo...atualizar. Toda vez que tu pegar ele, vai mudar alguma coisa.

Nerd, eu?Tu se sente assim?

maggie
Veterana
# jun/07
· votar


Bog
Um ambiente caótico, imprevisível
Já estamos quase lá no mundo REAL, falta só passar pro virtual.. haha

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar


maggie
Tu também acha nerd discutir agentes inteligentes e patos pernetas?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original