Atlas contra teoria da evolução causa polêmica na Turquia (Lições de Retrocesso )

Autor Mensagem
snowwhite
Veterano
# nov/06


Atlas contra teoria da evolução causa polêmica na Turquia

Publicada em 22/11/2006 às 14h05m
Reuters

ISTAMBUL - Um "Atlas da Criação" ilustrado está causando polêmica na Turquia, ao afirmar que a teoria da evolução de Charles Darwin é a verdadeira causa do terrorismo. O curioso é que o livro chega por correio, sem ser solicitado, a escolas e bibliotecas.

A edição tem 768 páginas com fotografias e um texto simples que tenta provar que Deus criou o mundo com todas as suas espécies. À primeira vista, parece ser obra de criacionistas americanos - cristãos fundamentalistas que acreditam que o mundo foi criado em seis dias como é narrado pela Bíblia.

Mas o nome do autor, Harun Yahya, revela a surpresa dentro do livro. Trata-se de criacionismo islâmico, um movimento baseado na Turquia predominantemente muçulmana, que tem uma influência com a qual os criacionistas americanos apenas poderiam sonhar.

O "Atlas da Criação" traz imagens que comparam fósseis com animais de hoje para argumentar que Alá criou toda a vida como ela é e que a evolução nunca aconteceu.

Há ainda um artigo que afirma que o darwinismo, ao ressaltar "a sobrevivência dos mais adaptados", inspirou o racismo, o nazismo, o comunismo e o terrorismo.

"A raiz do terrorismo que atormenta nosso planeta não é nenhuma das religiões divinas, mas o ateísmo, e a expressão do ateísmo em nossos tempos (é) o darwinismo e o materialismo", diz o texto.

Recentemente, uma escola de Istambul recebeu três cópias sem esperar.

- É muito bem feito, com fotos magníficas. Uma ferramenta estilosa da propaganda criacionista - opinou o diretor da instituição, que pediu para não ser identificado.

O pseudônimo Harun Yahya é provavelmente usado por um grupo de escritores e mais 200 livros já foram publicados sob esta identidade.

O criacionismo é tão amplamente aceito no país que a Turquia ficou em último lugar numa recente pesquisa realizada em 34 nações sobre a aceitação da evolução entre a população.

- O darwinismo está morto - afirmou Kerim Balci, do Fethullah Gulen, um movimento islâmico moderado sem ligação com os criacionistas que produziram o atlas.

Cientistas afirmam que muçulmanos fervorosos no governo estão tentando pressionar o sistema educacional turco, que tem tradicionalmente uma abordagem secular.

O professor de biologia Aykut Kence, da Universidade Técnica do Oriente Médio em Ancara, disse que neste ano foi eliminado da programação de aulas da oitava série o tempo para discutir a evolução.

- Os estudantes vão apenas aprender que existe uma teoria chamada evolução, defendida por Darwin no século XIX - contou ele. - No entanto, foram incluídas visões de pensadores islâmicos da Idade Média sobre evolução e criação.


Uma dose de religião

Como a Bíblia, o Alcorão afirma que Deus fez o mundo em seis dias e criou o primeiro homem, Adão, do pó. Alguns detalhes são diferentes, mas a idéia é essencialmente a mesma. Mas, ao contrário do que ocorreu no Ocidente, a teoria da evolução não enfraqueceu a tradicional história da criação para muitos muçulmanos.

- A ciência dificilmente é um assunto na Turquia, então a evolução praticamente não pôde ser um assunto - afirmou o professor de geologia Celal Sengor, da Universidade Técnica de Istambul.

Entretanto, o darwinismo se tornou uma questão durante uma crise política no país entre esquerda e direita em 1980, antes de um golpe militar. O trabalho de Darwin foi acusado de ser um complemento ao de Karl Marx.

- Parecia que Marx e Darwin estavam juntos, dois caras de barba longa espalhando idéias que faziam as pessoas perder sua fé - lembrou o jornalista Mustafa Akyol, de Instambul.

Após o golpe, o governo conservador imaginou que uma dose de religião poderia reforçar a luta contra a esquerda extremista.

Em 1985, um parágrafo sobre o criacionismo como uma alternativa à evolução foi acrescentado a textos científicos para o ensino médio e o livro americano "Criacionismo científico" foi traduzido para o turco.

No início da década de 90, líderes do movimento criacionista nos EUA foram à Turquia para realizar várias conferências contra a evolução.

Desde então, foram produzidos vários livros contra o darwinismo, seguindo uma linha desenvolvida no país, com uma clara mensagem política.


Fonte:
http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2006/11/22/286751218.asp

Party Boy
Veterano
# nov/06
· votar


Um "Atlas da Criação" ilustrado está causando polêmica na Turquia, ao afirmar que a teoria da evolução de Charles Darwin é a verdadeira causa do terrorismo. O curioso é que o livro chega por correio, sem ser solicitado, a escolas e bibliotecas.

Nessa parte eu pensei: "Agora os radicalóides criacionistas Turcos vão querer disputar espaço com os radicalóides criacionistas Americanos."

No início da década de 90, líderes do movimento criacionista nos EUA foram à Turquia para realizar várias conferências contra a evolução.

Mas nessa parte eu entendi do que se trata: Na verdade os radicalóides criacionistas estão se juntando...

=|

Phantom Of Death
Veterano
# nov/06
· votar


isso tudo me parece uma piada

snowwhite

Parabéns pelo tópico, rezemos (rs) pra q isso nunca chegue no Brasil.

brunohardrocker
Veterano
# nov/06
· votar


o mundo foi criado em seis dias como é narrado pela Bíblia.



Esse "dias" é muito polêmico. Muitos pensam que eram dias de 24 horas, como acontece naturalmente. Mas, se Deus tava criando o universo, como podem garantir que são "dias" de 24 horas?

Os "dias" aqui na terra, são contados pela volta que a terra dá em torno de si mesma. Portanto não faz sentido dizer que enquanto Deus estava criando o universo, já existia o dia e a noite e os dias da semana.

brunohardrocker
Veterano
# nov/06
· votar


Party Boy
Na verdade os radicalóides criacionistas estão se juntando...

Quem são os "radicalóides criacionistas" pra você?

Vick Vaporub
Veterano
# nov/06
· votar


O curioso é que o livro chega por correio, sem ser solicitado, a escolas e bibliotecas.

Ham ram... nem se imagina porquê.

A edição tem 768 páginas com fotografias e um texto simples que tenta provar que Deus criou o mundo com todas as suas espécies. À primeira vista, parece ser obra de criacionistas americanos - cristãos fundamentalistas que acreditam que o mundo foi criado em seis dias como é narrado pela Bíblia.

Engraçado que pra acreditar em "Deus", ou no Alcorão (ou na Bíblia tamém), não se precisa de provas, e os caras gastam mó grana pra produzir um livro, entregar, sem retorno algum, pra "tentar provar a fé"? o.o
Eles precisam ter mais fé :/

- É muito bem feito, com fotos magníficas. Uma ferramenta estilosa da propaganda criacionista - opinou o diretor da instituição, que pediu para não ser identificado.
Puro objeto de persuasão, a criança vê um livro tão bem feito, ilustrado que passa a acreditar naquilo, como em um conto de fadas que se torna real.

- O darwinismo está morto - afirmou Kerim Balci, do Fethullah Gulen, um movimento islâmico moderado sem ligação com os criacionistas que produziram o atlas.
HAHAHAHAHA, Fazer um trocadilho com "Deus está morto" de Nietzsche foi o fim da picada, Kerim Balci, seja lá quem for, nunca chegará aos pés de Nitchi \o/

Phantom Of Death
Veterano
# nov/06
· votar


Como se só os Ateus fossem materialistas, esses imbecis irracionais ignoram as igrejas monumentais banhadas em ouro. Fora aquelas porras de mesquitas e o caralho a quatro q contém em decoração grana o suficiente pra resolver parte do problema da fome no mundo.

Phantom Of Death
Veterano
# nov/06
· votar


brunohardrocker

se for contestar tudo o q esta na biblia... seria preferivel acreditar no lamarckismo doque nela

snowwhite
Veterano
# nov/06
· votar


Phantom Of Death
isso tudo me parece uma piada


Não. É verdade.

Parabéns pelo tópico, rezemos (rs) pra q isso nunca chegue no Brasil.

Temos coisa parecida por aqui.
Esses doentes tentam de toda forma incutir essas coisas geração após geração.

Phantom Of Death
Veterano
# nov/06
· votar


snowwhite

Se um dos meus professores de biologia lesse essa matéria ele teria um infarto, ou mataria todos os religiosos fanaticos q passassem na rua, ele, apesar de cristão eh fã de Darwin... pena q não tenho o e-mail dele... =[

snowwhite
Veterano
# nov/06
· votar


Phantom Of Death
Se um dos meus professores de biologia lesse essa matéria ele teria um infarto, ou mataria todos os religiosos fanaticos q passassem na rua, ele, apesar de cristão eh fã de Darwin... pena q não tenho o e-mail dele... =[


Impossível não querer matar.

brunohardrocker
Veterano
# nov/06
· votar


Phantom Of Death

se for contestar tudo o q esta na biblia... seria preferivel acreditar no lamarckismo doque nela

Não estou contestando nada, apenas mostrando algo no qual eu tenho incertezas. E que as pessoas que acreditam em Deus, pensam que os "dias" eram de 24 horas (o que não faz sentido), e por outro lado, tem aqueles que NÃO acreditam, que também interpretam como se a Biblia tivesse falando em "dias" de 24 horas, aí é claro, a julgam incoerente.

Phantom Of Death
Veterano
# nov/06
· votar


bom tenho aula, vo durmi, depois dessa noticia posso dizer q ja li bastante por hj

cao fofo
Veterano
# nov/06
· votar


snowwhite
muito bom, vc acaba de fazer pra mim o meu trabalho de sociologia onde eu tinha q encontrar um artigo falando de evoluçao, sociedade e de karl marx uauhauhuauhauhau, eu nem ia fazer de tao dificil, mas como e um artigo jornalistico deu certinho pro meu trabalho :P
valeeeeeuuuuuuuuuuuuu

Phantom Of Death
Veterano
# nov/06
· votar


brunohardrocker

eh como falar em adão e eva com a existencia dos fósseis, se deus existe ou não, não foi nada parecido com o q está na biblia, até pq não teria ninguem pra escrever o primeiro livro na época, e muito menos, pra alguem guardar na cabeça por varias gerações o acontecido, ou sequer ver o acontecido... ateh a existencia da escrita...........

snowwhite
Veterano
# nov/06
· votar


cao fofo
muito bom, vc acaba de fazer pra mim o meu trabalho de sociologia onde eu tinha q encontrar um artigo falando de evoluçao, sociedade e de karl marx uauhauhuauhauhau, eu nem ia fazer de tao dificil, mas como e um artigo jornalistico deu certinho pro meu trabalho :P
valeeeeeuuuuuuuuuuuuu



Que bom!!! esse texto é ótimo...a notícia é péssima. Faça bom uso...seja crítico.

=***

snowwhite
Veterano
# nov/06
· votar


Phantom Of Death
bom tenho aula, vo durmi, depois dessa noticia posso dizer q ja li bastante por hj


Boa noite.

cao fofo
Veterano
# nov/06
· votar


tenho q encontrar mais artigos q mostrem ideias de karl marx e durkeinn, mas esse ja ajudou, agora so falta um, mas esse ta facil de comentar

brunohardrocker
Veterano
# nov/06
· votar


Phantom Of Death
eh como falar em adão e eva com a existencia dos fósseis, se deus existe ou não, não foi nada parecido com o q está na biblia, até pq não teria ninguem pra escrever o primeiro livro na época, e muito menos, pra alguem guardar na cabeça por varias gerações o acontecido, ou sequer ver o acontecido... ateh a existencia da escrita...........

Na própria Biblia tem algumas partes que dizem que o são simbolismos, o Gênesis por exemplo. E a maioria interpreta como se fosse literalmente como tá escrito.

snowwhite
Veterano
# nov/06
· votar


brunohardrocker
Na própria Biblia tem algumas partes que dizem que o são simbolismos, o Gênesis por exemplo. E a maioria interpreta como se fosse literalmente como tá escrito.


Se fosse simples não daria margem à interpretações tão variadas.

Para mim o que está escrito está escrito.

brunohardrocker
Veterano
# nov/06
· votar


snowwhite
Se fosse simples não daria margem à interpretações tão variadas.


Mas não é simples mesmo, eu também acho.

Para mim o que está escrito está escrito.

"A Vaca foi pro brégio"

Só tem o significado literal, ou serve pra outras situações também?

Senhor Marine
Veterano
# nov/06
· votar


brunohardrocker

Percebo que você questiona muito a Bíblia apesar de ser católico. Você a segue ou não?

brunohardrocker
Veterano
# nov/06
· votar


Senhor Marine

e aí! blz?

Percebo que você questiona muito a Bíblia apesar de ser católico. Você a segue ou não?

Sou humano, se Deus existe ele entende isso. Sou racional(também) e imperfeito, não posso simplesmente aceitar tudo aquilo que me apresentam como absoluta verdade. Não costumo ler a Biblia, conheço ela apenas escencialmente. Tenho minhas diferenças com outros católicos, ou outros de qualquer outra religião. Apenas escolhi ser católico porque vi que é a única que me faz bem, e me deixa mais livre pra pensar no que bem entender.

Senhor Marine
Veterano
# nov/06
· votar


brunohardrocker

e aí! blz?

Sim e você?

Sobre a sua opção religiosa, acho que você é um agnóstico enrustido.

brunohardrocker
Veterano
# nov/06
· votar


snowwhite
Senhor Marine

Vou ter que ir, tenho que acordar cedo. Até mais :)
boa noite

Senhor Marine
Veterano
# nov/06
· votar


brunohardrocker

Boa noite.

brunohardrocker
Veterano
# nov/06
· votar


Senhor Marine
Sobre a sua opção religiosa, acho que você é um agnóstico enrustido.

Agnósticos costumam ser "mais ateus" do que teístas.

Muitos não querem ser ateus, pq tem um certo "medinho".

Eu não. Eu acredito em Deus, sabendo que sou imperfeito e posso muito bem estar errado (não acha isso justo?).

Senhor Marine
Veterano
# nov/06
· votar


brunohardrocker

Agnósticos costumam ser "mais ateus" do que teístas.

Muitos não querem ser ateus, pq tem um certo "medinho".

Eu não. Eu acredito em Deus, sabendo que sou imperfeito e posso muito bem estar errado (não acha isso justo?).


O agnóstico é aquele que acreditando ou não em deus(es) não se posiciona firmemente em uma posição. Você é um, cheio de dúvidas.

snowwhite
Veterano
# nov/06
· votar


brunohardrocker
Mas não é simples mesmo, eu também acho.


Mas devia. Quem complica quer complicar dizia meu avô.


"A Vaca foi pro brégio"

Só tem o significado literal, ou serve pra outras situações também?



Desnescessária . Deviam dizer que algo está errado.

snowwhite
Veterano
# nov/06 · Editado por: snowwhite
· votar


brunohardrocker
Vou ter que ir, tenho que acordar cedo. Até mais :)
boa noite



Boa noite!

O agnóstico é aquele que acreditando ou não em deus(es) não se posiciona firmemente em uma posição. Você é um, cheio de dúvidas.


(2)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Atlas contra teoria da evolução causa polêmica na Turquia (Lições de Retrocesso )