Bolão: revolta de atlas e a revolução

    Autor Mensagem
    Fidel Castro
    Veterano
    # nov/16


    o trabalhador de classe média começou a perceber que tá jogando um jogo no qual a demissão está logo ali, que vendem um mundo que ele nunca vai comprar e que o banco imobiliário já tá num nível que ele com sua força de trabalho e baixa educação vai ficar tomando no cu a cada rolada de dado.

    os ânimos estão exaltados, as buzzwords de revolta atualmente são globalistas safados dat killed our jebs (é a vida num mundo com relativa livre circulação de capital), grande mídia comprada (o rly?), esquerdista pra todo lado (hillary aparentemente virou neta do Lenin) e todo tipo de loucura.

    dado isto, é evidente que o nível rampante de acumulação de capital tá atingindo um estado crítico e a galera tá puta mas não entende direito o que acontece, só que o mundo tá cada vez mais restrito e perspectivas de futuro estão piores. os atlas tão ficando cansados mas não têm educação o suficiente para fazer uma análise crítica um tanto mais aprofundada.

    E aí, pensando nisso abro o bolão de quando que vai explodir a treta e que rumo tomaremos esse século, pois do jeito que tá, vai ficar insustentável.

    Eu acho que o sonho liberal morreu antes de mais nada pois não resolve (e possivelmente agrave) a causa da revolta. Neo-socialismo? Podem comprar se a situação piorar sem perspectivas de melhora. Os conservadores protecionistas populistas e nacionalistas (pelo menos no mkt) estão tendo sua chance de curar as malades do povo, mas se falharem (e provavelmente vai), a insatisfação vai continuar subindo.

    Thinktank zerg do OT, place your bets.

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Eu aposto numa não explosão de coisa alguma.

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Já disse antes...

    2025 Jerusalém vira farelo radioativo e então a treta começa.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # nov/16
    · votar


    eu aposto no Lula preso amanhã.

    Edward Blake
    Membro Novato
    # nov/16 · Editado por: Edward Blake
    · votar


    O padrão de vida atual no Ocidente é superior a qualquer coisa que tenha se visto na história da humanidade. Quem acha que hoje as coisas estão piores do que há 100 anos está reclamando de barriga cheia.

    A desigualdade pode ter crescido, mas a qualidade de vida, em termos absolutos, também aumentou: qualquer trabalhador de classe média na França atual tem mais conforto do que Maria Antonieta tinha às vésperas da Revolução.

    E, se você tivesse feito o seu dever de casa, saberia também que mesmo essa desigualdade (que você atribui à acumulação de capital) é, na verdade, em grande parte, culpa do próprio Estado, que estrangula a renda do trabalhador com a inflação e os arrochos salariais (duas políticas que, combinadas, foram praticadas à exaustão no Brasil ao longo do século XX e ajudam a entender o porquê de esta merda ter uma das piores distribuições de renda do mundo, mesmo com uma acumulação de capital ínfima).

    Fidel Castro
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: Fidel Castro
    · votar


    Edward Blake

    eu concordo 100% com o aumento de qualidade de vida absoluto.

    mas isso não satisfaz. sua grama pode estar verde, mas a do vizinho tá um jardim de tulipas holandesas com uma piscina infinita e um heliponto. e é o seu vizinho que é exaltado, feito de modelo. é muito louco porque MUITA coisa é lançada, e com facebook malandro de Heliópolis vê o Tesla S sendo lançado como o suprassumo automobilístico. E por mais que ele hoje tenha uma condição melhor do que o avô dele, ele sabe que ele está correndo uma corrida cada vez mais inalcançável.

    aí você liga a TV, vê o mundo como se estivesse aberto mas você até hoje não achou a chave, é jorrado por bens de consumo que em última instância você não precisa, mas você quer porque é meio que isso que lhe resta de prazer após trabalhar pra caramba.

    isso sem falar na instabilidade empregatícea, eu francamente não sei como absorver em 10 anos essa cacetada de gente se formando em administração numa uniesquina do Prouni, que muito embora possa ser a primeira pessoa na família a fazer um superior, ela está fazendo numa era onde a oportunidade que ela achava que teria tendo superior (e seria uma máxima válida até os anos 90), tá indo pro cara com pós no King's College.

    em suma, tá rolando um brutal choque de expectativa às gerações nascidas em meados de 80 pra frente (fonte: meu ânus, metodologia da pesquisa: búzios)

    o estado não tá isento nisso, sem dúvidas, nunca falei que está. mas quanto à acumulação no século XX do Brasil, tá longe de ser mínima. e nem o Bacen tem total controle da inflação, é uma eterna luta pra eles de cobertor pequeno, cama grande.

    e qual o papel do estado senão ser o meio campo ali entre as expectativas da grande massa assalariada que elege e os poucos mecenas que financiam campanha e viabilizam (ou cagam, se quiserem) estratégias macroeconômicas? a galera liberal ainda não percebeu que a presença do estado que segura os ânimos, olha os EUA por exemplo. se o governo não tivesse comprado mais papel podre do que tem enterrado no aterro Bandeirantes lá no auge da crise, como seria em termos de revolta social?

    o problema é que agora, o jogo é irreversível com ou sem estado, pra mim já passou desde o meio da década passada do ponto sem retorno.

    Snakepit
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Edward Blake
    Exato.

    Uma vez postei no Mesa Oval um link com um estudo de uma faculdade americana com estatísticas de pobreza, miséria, qualidade de vida e tudo mais desde a Idade Média.

    O mundo melhorou absurdamente nos últimos 100 anos, e sua população também. Nada fez tão bem à humanidade do que justamente, pasmem, o capitalismo e as políticas pós 2a guerra.

    Nunca na história recente da humanidade vivemos tão bem e com tanta qualidade de vida. Por incrível que pareça, a desigualdade também nunca foi tão baixa no contexto histórico. Vou procurar o link, deveria ter guardado.

    Fidel Castro
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: Fidel Castro
    · votar


    Hoje em dia qualquer país economicamente expressivo (menos ruído) que você pegar e aplicar a curva de Kuznets vai dar um resultado bem parecido dos EUA no final do século XIX/começo XX.

    Curva de Lorenz também, no caso do Brasil, minha última amostragem indicavam uma cauda longa até os 80%, subindo forte depois daí! e olha que Lorenz é mais piedoso graficamente falando pos é cumulativo

    Queria ter tempo para tentar tirar a evolução do índice de Hoover no Brasil pra desde a redemocratização pra cá (estatística na ditadura é arte, não ciência)

    A chave é que não é só qualidade de vida absoluta que faz diferença, a relativa também. Aliás, a riqueza relativa é MUITO mais importante politicamente, socialmente e antropológicamente falando do que a riqueza absoluta em países desenvolvidos. O 'outro' é a eterna régua de satisfação do ser. Quando todo mundo tá fodido passando fome junto, é um desastre econômico e social, mas as pessoas só saberão que estão na merda se tiver uma Antonieta comendo brioches. E estar na merda, na psique do humano moderno não é apenas uma ferida ao estômago, é uma ferida à existência dele, à dignidade dele. É bem pesado. Somos medidos pelo extrato.

    Em sociedades muito desiguais a galera começa a correr para atividades rent-seeking. brasil não é parâmetro pois aqui há realmente um aspecto cultural muito forte no rent-seeking, aqui é um país de rent-seekers.

    E esse tipo de atividade é muito legal de se observar o aumento, pois são famosos atalhos de malandro. Quando MUITA gente começa a correr pro atalho, significa que o caminho 'certo' para chegar onde ela quer tá realmente muito distante. É evidente que desde que a terra é terra tem malandro, mas quando isso sobe muito que é o que tem acontecido nos EUA, é porque o ethos do 'sonho americano' falhou.

    Fidel Castro
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: Fidel Castro
    · votar


    brunohardrocker

    eu acho que só não explode se vier uma revolução tecnológica muito forte que chacoalhe a ordem econômica de verdade e/ou expanda as fronteiras econômicas, tipo ir pra Marte ou algo que gere um ganho de produtividade tão brutal que renda mínima possa ser usada em alguns países mantendo o índice de produtividade líquido muito positivo.

    ou rolar uma puta guerra, que aí fode o mundo inteiro, mas pelo menos rebalanceia a ordem econômica e daí em diante no novo canvas pegamos de onde paramos o que estávamos fazendo e continuamos do mesmo jeito. não que seja algo bom, mas falando do ponto de vista de preservação do nosso capitalismo as is.

    Paul Young
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Inveja é uma merda mesmo.

    General Patton
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar


    Fidel Castro

    Cara, na boa, tira esse cabresto marxista da lente e vai estudar economia seriamente.

    sallqantay
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: sallqantay
    · votar


    Fidel Castro

    o liberalismo é uma doutrina de filosofia política, não é essa doutrina messiânica que tu tá buscando. Para essas suas questões tão grandes, é só jesus/buda na causa mesmo, pois essa sua mistura de Camus + THC é que é uma bomba prestes a explodir

    o seu erro é querer analisar muita coisa ao mesmo tempo, coisa que obviamente falha (e nem é por incapacidade, essa sua análise macro é grande demais para ser conclusiva, mas isso não te impede de tirar conclusões da cartola ou do rabo like a hurricane)

    resumo: seje menas

    Edward Blake
    Membro Novato
    # nov/16 · Editado por: Edward Blake
    · votar


    Fidel Castro
    mas isso não satisfaz. sua grama pode estar verde, mas a do vizinho tá um jardim de tulipas holandesas com uma piscina infinita e um heliponto.

    A riqueza do vizinho não é inacessível.

    Qualquer sujeito sem formação universitária, mas que tenha uma boa ideia e uma visão de escala, pode virar bilionário. Basta trocar de papel social e abrir sua própria empresa, em vez de ser empregado de outras pessoas.

    Eu, por exemplo, não tenho vocação para ser empreendedor. A ideia de passar o meu dia em um cargo de gestão, apenas articulando pessoas, sem colocar a mão na massa, só fazendo contatos, olhando planilhas e fiscalizando o que os subordinados estão fazendo, não me agrada nem um pouco.

    Sou um advogado. Só tem duas coisas que sinto prazer em fazer na vida: estudar e bater boca. E tenho plena consciência de que esses dois ofícios rendem menos financeiramente do que administrar uma multinacional. Ou seja, por melhor profissional que possa me tornar, nunca vou ganhar tanto quanto um CEO. E já aceitei isso.

    Estou triste ou frustrado por causa disso? Sinto inveja do Zuckerberg ou do Flavio Augusto? Não, de maneira alguma. Cada macaco no seu galho. Se eu quisesse ser rico como eles, seguiria o mesmo caminho que eles.

    mas quanto à acumulação no século XX do Brasil, tá longe de ser mínima.

    Comparada com a de países do primeiro mundo, é, sim.

    e nem o Bacen tem total controle da inflação, é uma eterna luta pra eles de cobertor pequeno, cama grande.

    Inflação inercial também é culpa do Estado (ainda que por políticas passadas).

    a galera liberal ainda não percebeu que a presença do estado que segura os ânimos,

    E é o discurso invejoso da esqueda que acirra os ânimos em primeiro lugar.

    Partidos como o PT vivem disso: criam sua própria demanda incitando as massas contra quem está em melhor situação do que elas e, depois, quando estão no poder, posam de heróis distribuindo migalhas que não resolvem nada (como você mesmo percebeu, o Prouniesquina é uma farsa).

    -Dan
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    (fonte: meu ânus, metodologia da pesquisa: búzios)


    Poupando a galera de ler o tópico

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: brunohardrocker
    · votar


    Sinto que os cabeças estão tramando o parlamentarismo em silêncio.
    E isso é pra 10 anos.

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # nov/16
    · votar


    Acho que concordo com o Excel nessa, a discussão nem é sobre o que funciona ou não. Até porque isso é ponto pacífico, é uma questão de estatística, como já citado no tópico, a qualidade de vida melhorou de forma dramática, a geração de renda em dois séculos de capitalismo talvez se compare com o montante de todos os outros da humanidade.
    Mas o problema é que para um sistema social se sustentar ele tem que ser como a mulher de César: não basta ser bom, tem que parecer bom também.
    Quem dá sustentação a ele é o grosso da população, que não entende nem porque o governo simplesmente não imprime dinheiro pra pagar as dívidas, imagina entender de todas as variáveis envolvidas em um sistema econômico, e o grosso das pessoas, penso eu, está em um crescente descontentamento com o modelo atual de sociedade, acho que os crescimento dos políticos que propõe algum tipo de ruptura com o sistema atual de coisas é um indício disso.
    Vamos aguardar o desenrolar da coisa toda.

    sallqantay
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Vamos aguardar o desenrolar da coisa toda.

    post mais sensato, pode fechar antes da shitstorm

    CindyFerrari
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    mas vão anistiar o caixa 2 ou não vão?

    sallqantay
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    CindyFerrari
    caixa 2

    dinheiro informal, olha o palavreado ae meninna

    dr. Rey
    Membro Novato
    # nov/16
    · votar




    st.efferding
    Membro
    # nov/16
    · votar


    dr. Rey

    troco positivo por receita C5

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Ficar na ponta dos pés tem forte valor de verdade

    brunohardrocker
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Comunistas do djabo!

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    o seu erro é querer analisar muita coisa ao mesmo tempo

    estilo marxista, se não for assim não é crítico o suficiente.

    Tem um professor em nosso dpto que foi interpelado por um aluno que desejava sua orientação para escrever monografia de conclusão de curso cujo tema era sobre a independência do Banco Central.

    O professor, marxista empedernido, respondeu:
    meu filho, há uma floresta imensa, e você quer escrever sobre uma árvore? Vá pedir ajuda para o professor fulano..

    Esse é o nível.

    sallqantay
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    One More Red Nightmare

    a velha treta dialéticos vs analíticos

    choose your guns

    One More Red Nightmare
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    sallqantay
    indeed

    sallqantay
    Veterano
    # nov/16 · Editado por: sallqantay
    · votar


    One More Red Nightmare

    o problema é querer jogar um monte de moleque de 20 anos na floresta da dialética, não dá para achar que vai sair algo bom dessa merda, vai ser um massacre

    dialética é coisa de tiozão

    Fidel Castro
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    sallqantay
    One More Red Nightmare

    dá pra fazer os dois, você desenvolve o abstract na dialética, vai dando o tema, intro e td

    aí pega hard data para falar é tois tio

    sallqantay
    Veterano
    # nov/16
    · votar


    Fidel Castro

    essa é a receita do gerador de lero lero acadêmico.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bolão: revolta de atlas e a revolução