Livro ateu para crianças causa polêmica na Alemanha

    Autor Mensagem
    BokuWa
    Veterano
    # fev/08


    Um livro ateu para crianças gerou polêmica na Alemanha e seu autor, Michael Schmidt-Salomon, foi acusado de anti-semitismo. Segundo seus críticos, o escritor fez o retrato de um rabino de uma forma que lembrou as caricaturas de judeus nos anos 30.

    O governo alemão pediu à Central para Escritos Perigosos para a Juventude que estude a inclusão da obra numa lista que adverte para produtos inconvenientes para jovens.

    Schmidt-Salomon satirizou a acusação de anti-semitismo, ao lembrar que já foi acusado de "agente de Israel". "Faz pouco tempo a televisão iraniana me acusou de ser um agente de Israel, que com o Conselho Central dos Muçulmanos iniciei um ataque tipicamente judeu contra o Islã. Por isso, essa etiqueta de anti-semita veio bem para meu currículo. Não deve haver muitos agentes de Israel que sejam anti-semitas", afirmou o escritor, em seu site.

    O livro "Qual o caminho até Deus?, pergunta o porquinho" tem sido criticado também reduzir as três religiões monoteístas as suas variações fundamentalistas. Os personagens centrais são um porquinho e um ouriço, que conversam sobre Deus, além de um rabino ultra-ortodoxo, um imã muçulmano e um bispo.

    Schmidt-Salomon, presidente da Fundação Giordano Bruno, que tem como objetivo propagar o pensamento laico pela Alemanha, tem respondido a essas críticas sugerindo que a religiosidade autêntica é sempre fundamentalista.

    "Não devemos confundir a religião 'light' com a autêntica religião. O fato de que a maioria das pessoas neste país não padeçam de uma obsessão religiosa ou que somente a sofram em doses homeopáticas não quer dizer que não seja socialmente significativamente neste mundo", afirmou.

    Os defensores do livro de Schmidt-Salomon o chamam de "Dawkins para crianças", em um alusão a Richard Dawkins, por sua obra best-seller contra a religiosidade, e já iniciaram uma campanha contra a intenção do Ministério da Família.

    O Ministério está convencido de que a obra, com sua ridicularização das três religiões, incita o ódio e por isso, deve ser considerado perigosa para a juventude. Estima-se que a decisão de incluir a obra nessa lista seja anunciada no início de março.

    http://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u369438.shtml

    Ch4p0L1N
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    hauhu, maneirissimo

    Pianist
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Alemão é tudo doido...

    paranauê
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    True.
    Se o cara for tão bom quanto Dawkins, vale a pena ler (mesmo sendo pra criança).

    BokuWa
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Agora as crianças já tem o que ler... \o/

    james_the_bronson
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Schmidt-Salomon satirizou a acusação de anti-semitismo, ao lembrar que já foi acusado de "agente de Israel". "Faz pouco tempo a televisão iraniana me acusou de ser um agente de Israel, que com o Conselho Central dos Muçulmanos iniciei um ataque tipicamente judeu contra o Islã. Por isso, essa etiqueta de anti-semita veio bem para meu currículo. Não deve haver muitos agentes de Israel que sejam anti-semitas", afirmou o escritor, em seu site.

    hahahahahaha

    r2s2
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Não deve haver muitos agentes de Israel que sejam anti-semitas

    haheuhaeuhauehuaheuahe, boa

    Street Cat
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    pois é... hail tr00 black metal from hell o/

    uahuahauhuahuha

    falando serio, eu acho que algumas deveriam ser decididas pelas próprias crianças, como os conceitos religiosos em que elas queiram ou não acreditar, falando no caso de crianças um pouco maiores.

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Criticam a religião por convencer pessoas, mas cometem o mesmo "erro".

    BokuWa
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: BokuWa
    · votar


    brunohardrocker

    Cara, cada um joga a moeda pelo que acredita(ou não ^^), eu vejo esse livro como uma forma de as crianças conhecerem outro lado, um lado que os pais nunca iriam mostrar(Considerando religosos). Embora duvide que um pai catolico vá comprar esse livro para o filho.

    Christina Amaral
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Isso não tem lógica. Cada um segue o que acha melhor...
    Se permitem livros cristãos para crianças, deveriam permitir os não-cristãos também.
    Posso não concordar com o ateísmo, mas proibir crianças de conhecê-lo é muito non-sense...

    Street Cat
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    BokuWa
    Cara, cada um joga a moeda pelo que acredita, eu vejo esse livro como uma forma de as crianças conhecerem outro lado, um lado que os pais nunca iriam mostrar(Considerando religosos). Embora duvide que um pai catolico vá comprar esse livro para o filho.

    isso mesmo, eu acho que as pessoas muitas vezes não se preocupam em conhecer o outro lado das crenças que sejam diferentes das suas, tem gente que acha que wiccanos não acreditam em Jesus Cristo, apenas pelo fato de não ser uma religião cristã.

    BokuWa
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Street Cat

    Eu acho que cada um tem que conhecer as coisas e fazer as proprias escolhas, esse história de crença por inercia não é a melhor coisa, na verdade acho que isso é lavagem cerebral.

    brunohardrocker
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    BokuWa

    Sou totalmente de acordo que cada um forme sua própria opinião, sem nenhuma imposição. Mas meu comentário refere-se àqueles ateus que tanto repudiam a religiosidade para crianças, como se isso fosse manipulação, imposição. Também é uma forma de conhecimento, e as crianças devem ser livres para aceitar ou não. Aí reclamam quando acontece um caso como o do tópico.

    Street Cat
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    BokuWa
    Eu acho que cada um tem que conhecer as coisas e fazer as proprias escolhas, esse história de crença por inercia não é a melhor coisa, na verdade acho que isso é lavagem cerebral.

    pois é, meus pais são evangélicos e eu sou wicca =)

    BokuWa
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Street Cat

    Acho que a coisa mais importante é poder fazer as proprias escolhas. Mas sem essa de culpar os outros pelo que escolheu.

    QUARESMA
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    wicca
    ???Não sei o q é isso...(não estou ridicularizando é q eu não sei msm)...fikei sabendo q existe isso pelo forum mesmo mas não tenho a menor idea do que se trata...

    Street Cat
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    QUARESMA
    wicca
    ???Não sei o q é isso...(não estou ridicularizando é q eu não sei msm)...fikei sabendo q existe isso pelo forum mesmo mas não tenho a menor idea do que se trata...


    a cara entãp procure ler a respeito, se for do seu interesse, tem uns sites legais na net os meus favoritos são Circulo Sagrado e Old Religion.

    QUARESMA
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Street Cat
    Blz ...vou ler a respeito

    james_the_bronson
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    brunohardrocker
    Sou totalmente de acordo que cada um forme sua própria opinião, sem nenhuma imposição. Mas meu comentário refere-se àqueles ateus que tanto repudiam a religiosidade para crianças, como se isso fosse manipulação, imposição. Também é uma forma de conhecimento, e as crianças devem ser livres para aceitar ou não. Aí reclamam quando acontece um caso como o do tópico.

    Mas é o seguinte: A criança cresce com a religião sendo empurrada goela abaixo. Imagino que muita gente cersça sem nem nunca ter questionado nada...

    O que ele fez parece mais algo no sentido de nivelar isso. Não ficar pendendo só a favor das religiões...

    Mas o melhor seria deixar a criança amadurecer um pouco mais. Assim não vai crescer achando que religião/ateísmo é verdade...

    O problema é quando você quer comparar séculos de tradição religiosa no mundo todo com um livro desses. Quem começou errado, novamente, foram as religiões...

    Aliás é interessante tocar no assunto, você de cara já vê um bebê sendo batizado. Eles garantem logo a clientela...

    QUARESMA
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    james_the_bronson
    Falou tudo.
    Eu qndo era criança não podia questionar(não por não ter capacidade..eu queria só q eu era proibido d questionar...parece q ta na biblia essa parada de não poder questionar...é q eu não lembro direito)e sinceramente hoje eu não sei o q eu sou...só sei q as vezes acredito em Deus... e nunca acreditei na biblia...apesar de axar a mesma importantissima(c não fundamental) para o mundo.

    james_the_bronson
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    QUARESMA
    parece q ta na biblia essa parada de não poder questionar

    Nem sei huehuehuehue!!!

    Mas se não tem, o pessoal arruma fácil um jeito de colocar. Se você encontra algo como:

    "Deus falou que é legal tomar sorvete de chocolate."

    Vem logo um padre/pastor dizendo: "Viu, isso aí é uma metáfora para 'crianças não podem questionar a igreja'."...

    QUARESMA
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    james_the_bronson
    Olha isso...
    http://www.youtube.com/watch?v=KC0on_LpoMM

    sem comentarios.

    james_the_bronson
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    QUARESMA

    hshuahsuahsuahsuahsuas

    McBonalds
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Sinceramente, acho que esse tal de Schmidt-Salamão deve ter sido mais uma das milhares de crianças que sofreram frustrações logo na infância e se tornaram ateus como forma inconsciente de revolta.

    É indiscutível que é muito mais fácil criar um filho dentro de uma religião do que no 'vazio absoluto' do ateísmo. Até porque crianças, em geral, não têm maturidade para discutir assuntos como esse.

    Pra esse cara falta noção de Pedagogia e Psicologia infantil antes de escrever qualquer material desse tipo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Livro ateu para crianças causa polêmica na Alemanha