Impedância de Saída do Tremendão 3

    Autor Mensagem
    vol_guitar
    Veterano
    # jun/05


    Pessoal,

    Pra quem conhece o vulcano G200 Meteoro 200W RMS sabe que ele
    diz lá 200W RMS 4ohms, e estão ligados em paralelo certo ? isso seria
    2 falantes 12" de 8ohms cada = 4ohms

    quero saber o que posso fazer pra ligar o tremendão pra tocar eles
    sem danificar nada, o T-3 tem saídas 8 e 16 certo ? tem 1 fio do trafo
    desligado qual cor é o de 8 e qual é de 16 ?

    oldmonkey
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    amarelo 16
    verde 8

    vol_guitar
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    não tem como trabalhar a 4ohms então ?

    vou ter que ligar os falantes em série?

    bulldog
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    oldmonkey
    Você tem certeza desses valores? Pórque eu acho que me indicaram coisa errada aqui no fórum então.

    bulldog
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    oldmonkey
    Me indicaram isso aqui como padrão:
    Preto - negativo
    Verde - 4 ohms
    Amarelo - 8 ohms
    Preto/Amarelo - 16 ohms

    baruch_kata
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Num tá mais fácil ligar com um resistor parrudo de carga e medir no multímetro?
    Ou sem ligar nada só medir as resistencias CC do enrolamento? (que devem ser no máximo 10% da impedância) serão proporcionais...

    b0fh
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    oldmonkey
    errado!!!

    verde = 4
    amarelo = 8
    preto+amarelo = 16

    como disse o bulldog

    vol_guitar
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    afinal qual é a impedância certa ????

    oldmonkey
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    que eu me lembre das caixas do tremendao eram 4 falantes serie/paralelo ligadas em 8 omhs, como eu era apenas um consertador de amplis e ja peguei todo tipo de gambiarra nao posso me basear pelo que ja passou pela minha mao, mas tambem fica dificil basear pelo catalago da wilkason pois existem o novo e o antigo onde justamente existe a confusao entre fio de uma cor so e fios de duas cores, e nao da pra precisar exatamente em que ano foi mudado o codigo da wilkason e de que ano pertence determindo ampli.
    o numero de espiras de um secundario (trafo de saida) nao eh exatamente proporcional ao valor da resitencia ohmica entao uma resistencia medida num enrolamento nao teria exatamente o dobro (tambem eh muito menor que a resistencia dos falantes), entao so daria pra saber que um fio eh um valor menor e o outro maior, ficando indefinido quem eh 4 , 8 ou 16 (se o trafo tiver apenas dois fios) ou seja nao da pra medir so com 'resistrometro'.
    se fizer uma ligacao de impedancia errada nao ira danificar nada, se ligar um valor de falantes mais alto que a saida do trafo ira reforcar os graves, se ligar a impedancia dos falantes mais baixa que a do trafo ira reforcar os agudos, neste caso a carga refletida no primario podera causar efeito indesejavel de envermelhar as placas das valvulas que devera ser compensado mudando o valor do bias negativo, mas eh raro isso acontecer pois esse descasamento nao eh tanto justamente pelo fato da nao proporcionalidade dos enrolamentos (se tiver 4 omhs, 8 omhs eh apenas algumas espiras e mais e nao o dobro de espiras). A mudanca de impedancia aqui nao afeta ter mais ou menos ganho como acontece nos amplis a transistor porem afeta a faixa de frequencia como nos transistores.

    baruch_kata
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    oldmonkey
    Perfeito, mas com o resistometro dá para saber qual é a maior e a menor, e chutar mais ou menor: ex.: se achar 0,4 , 0,57 e 0,8 Ohms, pode-se chutar que são 4, 8 e 16 Ohms, respectivamente...

    oldmonkey
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    ok mas se tiver tres fios saindo do trafo. os valores lidos geralmente sao baixos assim, trafo maior mais baixo ainda.

    baruch_kata
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    oldmonkey
    Outra idéia genial (hehehe), ligar o primário numa fonte 12 ou 24V (CA), ler na saída...

    oldmonkey
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    baruch_kata
    eh, parece que daria pra saber quem eh quem desse jeito no caso de ter tres fios, alguem fassa um teste e poe ai o resultado.

    Tarugas
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Olá a todos! Abri meu tremendão III e tomei um susto, daquela placa de fenolite, sai apenas um fio, que vai até o jack, se conectando ao seu vizinho... O massa, nesse caso é o próprio chassi, no entanto, não conseguí identificar o fio preto respectvo a esse aterramento, isso deve ser "gambiarra" mesmo, portanto, nem me fiarei na cor do mesmo(verde), outra coisa estranha, há um fio vermelho da mesma placa, porém, cortado dela(também não experimentarei reconectá-lo). O mais estranho de tudo é que o ampli funciona! Mas minha cabreiragem é quanto a impedância de saída, pelos posts lidos, só poderia ser 8 ou 16 Omhs. Caso alguém saiba que tipo de alteração foi feita (se houve alguma) e qual a impedância resultante dessa, me ajude. Valeu!

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Tarugas
    Buenas!No T3, o fio verde é 8 e o vermelho, desligado é 16 ohms.O preto tá por debaixo da placa, ligado direto ao chassis.A ponte entre os jacks é normal, existe em todos Tremendões, e realmente só um fio sai da placa para os jacks.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Tarugas
    Bom dia!Outra coisa, vc está com a configuração realmente original do T3, em outros que postaram por aí, estão com trafos de T2 ou T1, mas o original do T3 é fio verde e vermelho mesmo, 8/16.

    Tarugas
    Veterano
    # jun/06 · Editado por: Tarugas
    · votar


    Bom dia Carlos! Amigo, muitíssimo obrigado pela atenção, estava a ponto de não ligar o bichão mais, pelo menos enquanto não tivesse uma certeza quanto a integridade da configuração, agora que tenho, beleza, posso curtir na boa! Se por ventura precisar de alguma coisa daqui de Curitiba, conte comigo brother! Valeu mesmo. Até!
    rickebacker@yahoo.com.br

    boleterodectba
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Olha, sei que falam um monte de coisa por ai... mas eu uso uma caixa com 2 falantes de 12 novik gerando no total 4 ohms no meu tremendão III e nunca tive problemas em anos de uso, além do que ja vi outras pessoas usarem caixas de 4 ohms em tremendão III sem problema nenhum, principalmente relatos do pessoal de antigamente fazia muito isso. O correto seria usar 8 ohms mas usar 4 isso não vai queimar nem estragar seu amplificador e o som fica ótimo.
    Mas isso é somente minha experiência pratica, já fiz tanta coisa no tremendão do tipo tocar no maximo e se até agora não deu pau acho que não dá mais.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    boleterodectba
    Buenas1Com efeito, vc tem razão!O pessoal da antiga me disse uma vez que os trafos de saída dos tremendões tinham uma impedância intermediária e que identificavam como 4 ou 8 ohms.Isso era feito dentro de uma margem de tolerância de 20 %.Fazendo as contas 20% de 8 são 1,6, correto ? 8 - 1,6 = 6,4 ohms.Agora 4 + 1,6 = 5,6 Ohms( se vc fizer
    o arredondamento +/- 6 ohms).Na prática, se vc colocar qualquer caixa entre 4 e 8, não deve acontecer nada demais desde que vc [/b]não
    altere[b]
    o circuito, que está dosado para permitir esta tolerância.Uma pequena mudança de timbre pode acontecer.O que não se deve fazer é colocar duas válvulas de power, caixas com 16 ohms e coisas do "Gênero".Um abraço!

    boleterodectba
    Veterano
    # jun/06
    · votar


    Exatamente Carlos, meu técnico falou mesma coisa sobre o trafo e como uso direto o aparelho sem problemas, vi que procedia a informação, vale resaltar que uso o tremendão em 220, logo não é forçado um pouco mais como os usados em 110 que na verdade são 127 que saem da tomada.
    Sobre o som, já liguei 4X12, 8 ohms e 2x12, 4 ohms e o som com 2x12 é um pouco mais encorpado, particularmente prefiro em 2x12 pela praticidade e o som encorpado me agrada mais, com a 4X12 ficou com mais brilho.

    Tarugas
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    outra coisa estranha, há um fio vermelho da mesma placa, porém, cortado dela(também não experimentarei reconectá-lo)

    Desculpem, creio ter dito bobagem. Na verdade ontem abrí o meu TIII(de novo) e analisei bem.

    1º Fios do trafo de saída: preto, amarelo e verde.
    2º Fio vermelho cortado, vem do "trafinho".
    3º Fio conectado à saída do falante: verde
    4º Fio cortado do trafo de saída: amarelo.

    Então meu amp está setado em 4 Ohms, certo?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Impedância de Saída do Tremendão 3