Transformador de saida sem especificações, calculando impedancia de entrada e saida

    Autor Mensagem
    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # nov/13 · Editado por: Sepulkrisiun


    Achei um transformador de saida de um amp valvulado desses antigões em uma eletronica hj, o cara me disse que tinha duas valvulas de saida, mas nao sei nem quantos ohms é a saida nem a impd de entrada.


    esse trafo tem 5 fios no primario e 2 no secundario

    Liguei 11.4vac no secundario e medi a tensao nos primarios (os taps da ponta) e deu 288vac..

    fiz umas contas cabeludas aqui mas to meio confuso..

    queria que alguem me ajudasse a descobrir nao só a impendancia do primario mais a do secundario tb.

    ja nem me ,lembro mais as formulas q usei mmas lembro que divida o Vi pelo Vo depois pegava esse valor ao quadrado e multiplicava pelo numero de taps do secundario?? ou seria pela impedancia do secundario... que confusao.

    os valores q achei aqui foi de 1.272 ohm no primario e 6.2ohm no secundario.. é isso mesmo? aposto meu pescoço q to errado mas tudo bem, logo alguem aparece aqui e resolve essa...

    e tb qual esquema eu poderia montar com esse esquema, alguma ideia de um modelo de amp? acredito que seje de uns 30w ou 25W..

    Matec
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Sepulkrisiun

    Um transformador não TEM uma impedância . Ele Apresenta uma certa impedância de acordo determinada carga.

    No seu caso

    288V / 11,4V = 25,26

    Esses 25,26 é a relação de tensões, que também é a relação de espiras entre o Primário e o Secundário

    A relação de impedâncias é o Quadrado desse valor ou seja:

    25,26 ^2 = 638

    Isso significa que para cada 1Ohm de impedância no secundário O circuito no primário vai "sentir" como se tivesse ali uma impedância de 638 Ohms

    Se vc colocar um falante de 8 Ohms no secundário o circuito vai "Sentir" uma carga de:

    8 x 638 =~ 5100 Ohms

    5100 é um valor bom para uma saída com um par de 6L6 em push pull, por exemplo.

    Dependendo do circuito e da potência que o trafo suporta pode dar um bom ampli. É claro que no caso a qualidade desse trafo vai fazer muita diferença. Se for ruim...
    Abs

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # nov/13 · Editado por: Sepulkrisiun
    · votar


    Matec

    Obrigado pela ajuda, acho que era isso q eu nao tinha entendido.

    Vamos lá então.. eu tenho tudo aqui pra montar um amp com duas EL34 e sobre a qualidade do transformador,bom eu nunca vi nenhum trafo tão bem protegido, ele está em uma caixa selada de aço bem reforçado, então tirei a tampa de baixo e vi as chapas perfeitamente alinhadas, fiaçao muito bem feita, pela visão externa parece coisa de primeira.

    Medi a resistencia e consegui os dois extremos que devo ligar na placa, tem o center tap que é vermelho e mais dois taps, um amarelo e outro branco, esses vao ligados na grade, certo? pq tb tinha tensões neles, agora nao lembro, mas menores q os 288 dos primarios, com multimetro vi que nao é um enrrolamento separado, é o mesmo do primario, resumindo center tap mais 4 tap e o secundario de 2 taps.

    O circuito do amp vou ter q escolher baseado na carga ou falante q vai secundario, pra saber quanto sera a impd do primario, mas essa impendancia tem que ser a mesma? exatamente a mesma coisa?

    Vamos supor q eu monte um jcm 800, o jcm, alguns tem os trafos com 3.5K no primario, por exemplo, se eu pegar esse meu trafo e usar um falante de 6ohms teria uma impedancia no primario de 4k, isso é aceitavel?

    E no caso de um falante com 8ohm e um primario de 5.1k nem pensar, vou ter q ir atraz dessa relação falante/circutio, uu isso é mais em relação as valvulas de saida ?

    Muito obrigado por enquanto.

    Matec
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Sepulkrisiun

    Não que eu não queira me comprometer, mas tem perguntas que se eu responder de prima , vai ser um chutão da minha parte.

    Eu posso fazer são algumas considerações:
    Esse trafo que vc descreveu deve ser um Ultralinear, com as saídas em 40% para as Screnn, esse tipo de trafo é excelente para Hi-Fi, graves estendidos, alcance grande de agudos. Mas não costumam dar um som bom para guitarra. Acredite, o som sai legal mas não timbra, muitos graves mas sem punch, mesmo com as EL34. Eu não sei a marca desse trafo mas os UL tem muitas utilidades como... UL Pesquise mais sobre eles como trafo pra ampli de guitarra, talvez eu esteja errado.

    As perguntas sobre as válvulas e as impedâncias também não são muito fáceis.
    Para determinada tensão e determinada corrente existe uma impedância apropriada.

    Como a gente trabalha com circuitos pré testados, (JCM800) então fica fácil dizer: Tal válvula trabalha bem com tal impedância.
    Mas quando se quer fazer alterações nos circuitos ou utilizar componentes de especificações diferentes, o circuito pode funcionar, mas o resultado pode ser bem decepcionante.

    Quando se escolhe as válvulas de saída, a potência e outros parâmetros aí vai se conhecer a impedância do trafo, o tamanho do núcleo e as frequências de corte .

    Ou seja, a setagem da válvula de saída é que vai determinar a impedância do primário.
    Para certas configurações dá até para brincar (5100 ohms 6L6¨)
    O que vc disse 4000 ohms EL34 (6 ohms) não está fora da realidade.
    (Nesse caso por que não 5,3 ohms dando 3400 ohms no primário?)
    Difícil é conseguir caixas e falantes com esses valores específicos.

    Um par de el34 funcionaria com 5100 e 8 Ohms mas vc estaria desperdiçando potência útil, uns 40%.
    Como vc vê, tem essas e outras encrencas que devem ser levadas em consideração.

    A única coisa certa que eu posso dizer é o seguinte, se vc quer montar um JCM800, vá atrás das peças corretas, para que o som fique pelo menos próximo do que vc quer.
    E leia alguns tópicos daqui do fórum sobre a montagem do JCM800 para ver os possíveis problemas que podem surgir.
    Abs

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Matec

    Uma aula, que show ! Esta ajudando muito.

    Eu ja tenho um jcm clone, muito bom, eu queria mesmo era montar mais alguma coisa nem que fosse um SE com EL34, procurei e achei uns esquemas da octane 10w e tal.

    mas o trafo deve ser sim ultra linear ó pode, pelo q vi na net, e sobre a resposta em baixa e altas frequencias, bom vamos ter q achar uma utilidade pra esse trafo se nao for pra guitarra, quem sabe um amp pra voz, que aqui faz muita falta pra nós, outra é um amp de baixo pra gravar, aqui usamos um amp de baixo terrivel e sempre temos que gravar o baixo em linha, queria mt gravar um baixo com belos graves e agudos vindo de um amp valvulado, mesmo q fosse baixa potencia.

    Um par de el34 funcionaria com 5100 e 8 Ohms mas vc estaria desperdiçando potência útil, uns 40%.

    Isso seria uma boa pra mim, pelo menos nao ficaria surdo, porque nao consigo passar do volume 2 aqui com 50w.

    nunca escutei um som de um amp valvulado ultra linear, isso tem resposta mais plana? ou tem muita curva no meio do caminho?

    Foi mt bom falar com vc, ajudou demais, estou com tempo livre, muitas peças e componentes sobrando, vou ter que invertar algo pra esse trafo, to aberto a sugestões, valeu amigo, grande abraço.


    vou ver o que consigo de falantes e ver o que podemos fazer, quem sabe ligar varios falantes em paralelo e ou em serie tb ja ia ser uma boa.

    Matec
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Sepulkrisiun

    Tem Ultralineares que são obras de arte, e que custam uma fortuna. Eu também nunca ouvi um desses. Mas já li sobre eles como surpreendentes. Alguns são famosos, Os Williamson têm várias gerações de circuitos, procure no Google, a maioria dos UL são baseados neles, provavelmente vc encontre um circuito que seja perfeito para esse trafo.
    Abs

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Matec

    Achei um falante de 15 pol de 4ohm, então teoricamente com 2.5k no primario juntamente com um par de EL34, quem sabe um amp de baixo ficaria melhor com o que eu tenho, ja que esse trafo é mesmo UL.

    Vou por esse caminho, agora vou atraz do esquema !!

    Nem me preocupo com o resultado, se nao ficar 100% já vale o aprendizado!

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # nov/13 · Editado por: Sepulkrisiun
    · votar


    Matec

    Passei um sinal de audio do pc pro trafo e do trafo pro pc, e nao gostei mais da ideia.

    Sinal de 50 a 18k no secundario e voltei o sinal no primario, o grave é bom mas depois de 1k começa a cair... e a resposta plana de frequencia que achei q tinha, ja era.

    Matec
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Sepulkrisiun

    O seu teste só prova que um indutor bloqueia as altas frequências quando posto em série com o sinal. Isso é bem conhecido.
    Num valvulado ele faz parte do circuito, e a coisa muda totalmente de figura.
    Não se engane com testes que não simulam o real funcionamento do trafo de saída. Indutores são componentes muito mais complexos do que parecem.
    Abs

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # nov/13 · Editado por: Sepulkrisiun
    · votar


    Matec

    Que blz, entao, ainda existe esperanca, a ideia ainda seria no amp de baixo, entao catei umas pecas e falantes e cheguei em um acordo entre eles.

    Caixa com 3 Falantes
    - 1 selenium de 15" 150w (8ohms)
    - 2 philips de 50w de 3" ou 3.5" nao medi e nem me pergunte de onde conssegui isso (12ohms)

    Ligacao foi com os dois de 12ohms em serie e o de 8ohms em paralelo entre eles, resultando em uma caixa com 6ohms, vou colocar um filtro nos falantes menores pra passar somente frequencias mais altas.

    Com 6ohm consigo uma imp. de 3.8K, isso ja considero uma vitoria, porque tenho tudo pra montar um saida praticamente igual a um Jcm, e o pre quero fazer do inicio, analisando etapa por etapa pegando algumas ideias de amps valvuldados de baixo, e hj abri meu amplificador Jcm e o trafo de saida desse UL e visivelmente um puco maior q o do Jcm, quem sabe nao tiro perto de 50w com esse trafo.

    Tenho uma duvida sobre os tap dos primarios, eu vou usar somente os extremos, e isolar os 43% aqueles, isso nao vai me dar problema? porque sei da "manha" dos amps valvulados, qualquer fiozinho aqui ou ali ja da uma dor de cabeca dos infernos.

    O trafo do power to indo buscar agora um tranformador p valvulado, ja falei com o cara, pelo menos e o q ele acha, diz q eh bem grande tem trocentos taps, se tivert sorte de ter enrrolamento pra retificadora, hummm vai fica boa a coisa.

    O que acha da ideia? lembrando que 3.8k nao e 3.5k do circuito original do Jcm com drake e EL34, mas gosto desse ajuste de bias e to bem familiarizado com esse circuito e tb nao vou aterrorizar e deixar o amp trabalhando ao extremo.

    Nao canso de agradecer o apoio !!

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # nov/13 · Editado por: Sepulkrisiun
    · votar


    Medi os falantes com o multimetro mas esse metodo e muito tosco.

    Falante de 8ohm = 6ohm no multimetro
    Falantes de 12ohms em serie = 22ohms no multimetro

    Falantes na configuracao acima q falei = 4.9ohms no multimetro.

    Trafo forca ok, acho que vai dar tranquilo e tem enrrolamento pra retificadora tb.

    Choque nao tenho, ent'ao vi que o pessoal pega enrrolamento de 110v, entao ja e mais um problema resolvido pelo menos por enquanto achei um bom de 110v/220v de 2A, mas o que realmente e importante em um quebra galho desses? porque se for o caso tenho um bem melhor so que e de 5A 110v/220v - 12v

    Falta os capacitores pra aguentar os 500 ou mais desse trafo, ai vou ter q ligar em serie, isso ano fica meio perigoso, mas essa tensao vai baixar muito quando eu ligar o choque os filtros, as EL34, trafo e as 12ax7 ou 12au7.

    Matec
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Sepulkrisiun

    Por tudo que vc já postou dá pra perceber que vc tem alguma afinidade com amplis valvulados.
    O que é bom. Sei também que vc está fazendo esse seu projeto mais para pegar experiência com a montagem do seu valvulado.
    Veja só o detalhe, o contrabaixo não fica muito bem com som distorcido. o ampli que vc está pretendendo montar vai dar no máximo 45W Limpo
    Pouca potência mesmo para um ensaio.

    As impedâncias estão dentro do esperado nesses falantes que vc mencionou (as resistências Ôhmicas sempre dão um valor menor que o nominal do falante).

    Se vc vai partir para um ampli de baixo estude alguns circuitos da Ampeg. Os amplis deles tem um som incrível (mas costumam ser muuuito potentes)

    Lembrei que os amplis Hiwatt utilizavam trafos com características de UL nos amplis de guitarra. Talvez vc goste do som do David Gilmour.

    Aliás, o seu trafo tem marca?
    Abs

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Matec

    Por tudo que vc já postou dá pra perceber que vc tem alguma afinidade com amplis valvulados.
    O que é bom. Sei também que vc está fazendo esse seu projeto mais para pegar experiência com a montagem do seu valvulado.


    Sim gosto muito de fazer circuitos valvulas, ainda estou engatinhando

    Veja só o detalhe, o contrabaixo não fica muito bem com som distorcido. o ampli que vc está pretendendo montar vai dar no máximo 45W Limpo
    Pouca potência mesmo para um ensaio.


    Tranquilo, vai ficar na medida pras nossas necessidades de ensaio e gravacao, deve ficar mt bom usar um mic de bumbo tipo um d-112 ou um Beta52 juntamente com um condensador pra captar essa caixa, nao vejo a hora.

    Se vc vai partir para um ampli de baixo estude alguns circuitos da Ampeg. Os amplis deles tem um som incrível (mas costumam ser muuuito potentes)

    Ja estou fazendo isso.

    Lembrei que os amplis Hiwatt utilizavam trafos com características de UL nos amplis de guitarra. Talvez vc goste do som do David Gilmour.

    Gosto demais, nao sabia sobre os Hiwatt, tenho muito material do pink floyd escuto toda semana a minha vida toda, ultimamente tenho visto incansavelmente o Pink Floyd Live At Pompeii 1971...



    Mas vou testar esse trafo com varios circutios daqui pra frente, vai ser muito bom pra testar timbres como esse que vc falou, vou pesquisar mais sobre isso tb, demais cara!!! to pirando aqui cheio de ideais !!!

    Nao achei nada de marca aqui nao.. desses modelos UL qual sao os melhores, ou mais confiaveis? preciso de uns nomes pra perguntar pro cara q me vendeu, eu vejo aqui uns esquemas de Dynaco, Mullard, Philips..

    abs

    Matec
    Membro
    # nov/13
    · votar


    Sepulkrisiun
    Se for nacional, pode ser Easa ou Wilkason. Eu não sei muitas marcas de fora, mas deve haver centenas. Melhor ????? não sei.

    Echoes... os caras eram moleques nesse vídeo. Tenho a discografia completa do FLOYD e mais os shows que consegui encontrar, dá pra viajar por uns 3 dias direto ou mais.
    Abs

    Sepulkrisiun
    Membro Novato
    # nov/13
    · votar


    Matec

    Nacional ele disse q nao era não, pq esses ele se lembra mt bem, tinha em casa na epoca.

    Echoes... os caras eram moleques nesse vídeo. Tenho a discografia completa do FLOYD e mais os shows que consegui encontrar, dá pra viajar por uns 3 dias direto ou mais.

    Maravilha eu adoro isso !!


    Sobre o trafo, a saida dos falantes, como esse trafo nao tem ligação no terra, então ligo apenes no falante os taps, correto?

    O trafo de força pelos esquemas q eu vi aqui o center tap é ligado no terra, tem alguma coisa q eu tenho que cuidar na hora de montar esses esquemas com a valvula retificadora, ja que tem essa ligação do tap no terra, é o primeiro q faço assim, fiz uns testes aqui e parece que funciona assim, mas as pessoas ao meu redor ficaram com medo hahahaha...

    Matec
    Membro
    # nov/13 · Editado por: Matec
    · votar


    Sepulkrisiun
    Sobre o trafo, a saida dos falantes, como esse trafo nao tem ligação no terra, então ligo apenes no falante os taps, correto?

    Um dos lados costuma ser aterrado.
    Quando tem realimentação negativa "o lado certo" deve ser aterrado.

    O trafo de força pelos esquemas q eu vi aqui o center tap é ligado no terra, tem alguma coisa q eu tenho que cuidar na hora de montar esses esquemas com a valvula retificadora, ja que tem essa ligação do tap no terra, é o primeiro q faço assim, fiz uns testes aqui e parece que funciona assim, mas as pessoas ao meu redor ficaram com medo hahahaha...

    Vai ver que elas te conhecem bem rsrs.

    Siga o esquema que vc escolher e não invente nada, não se esqueça de por um fusível na linha de alimentação antes do trafo...
    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Transformador de saida sem especificações, calculando impedancia de entrada e saida