Tremendão III - Impedância

    Autor Mensagem
    Gustavo Areias1
    Veterano
    # ago/05


    Olá Pessoal!

    Por favor me ajudem. Eu preciso saber como eu faço para mudar a impedância do cabeçote T3 de 8 para 4 ohms. Qual dos trafos é o que determina a saída? Se alguém tiver fotos e puder me ajudar eu agradeço. Vou deixar meu e-mail caso alguém queira mandar alguma coisa.
    gustavo.careias@ig.com.br
    Valeu...

    AugustoPedrone
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Veja que na saída para o falante, no transformador, vc deve ter fios com as cores preta, verde e amarela.

    O preto está aterrado. O fio verde é a saída de 4 ohms e o fio amarelo é o de 8 ohms.

    Divirta-se.

    Gustavo Areias1
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    AugustoPedrone

    Kra eu ainda num olhei o ampli. Vou verificar só a noite. O fio que manda a impedância estará conectado, certo? E o outro fica sem conexão? Ou ele se conecta a algum outro ponto? O preto fica aterrado na chapa? Valeu.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Provavelmente o de 4 ohms está solto, e o de 8 ohms além de ir para o jack de saída é ligado em outro fio. Mantenha esse fio ligado ao fio de 8 ohms mesmo que vc não vá utilizar esta saída.

    Basta vc trocar o fio que vai para o jack pelo de 4 ohms. O preto já deve estar na chapa.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    O legal é vc acrescentar mais um jack ao seu amp, de forma à ter as duas sáidas disponíveis.

    Abração.

    Gustavo Areias1
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Pessoal muito obrigado pelas dicas!!! A noite vou verificar como está a ligação. Qualquer coisa eu mando outro scrap...
    Abraço

    Gustavo Areias1
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    A só mais uma pergunta... Tem alguma mudança de som ligar o ampli com 4ohms ou 8 ohms?

    AugustoPedrone
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    O transformador trabalha mais folgado na ligação de 8 ohms, mas creio que não terá diferenças perceptíveis, desde que use as caixas com a impedância casada com a saída do amp.

    Fuzz
    Veterano
    # set/05
    · votar


    O mesmo valeria para um duovox 100B ?

    AugustoPedrone
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Vale para qq amp da Giannini.

    Fuzz
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Pois e´só que no caso do duovox o fio verde está conectado ao circuito que provavelmente tem a ver com a 12AT7 .Não tenho certeza pois não analizei nem tenho esquema. o fato e´que não sei se posso simplesmente trocar o amarelo pelo verde. Outra coisa , apenas o amarelo esta conectado na saida positiva do jack p/ falante.não existe outra conexão com este cabo. Meu ampli tem o circuito totalmente original e tudo funciona OK fora que de vez enquando duas 6L6 Avermelham p/c... desligo o +B e tudo volta ao normal . Acho que são as valvulas.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Fuzz

    Mantenha a ligação do verde ao circuito e derive uma saída para caixas dele. Essa ligação ao circuito é para a realimentação.

    Se suas 6L6 avermelham seu bias está errado ou elas estão indo pro saco...

    Fuzz
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Opa agradeço a atenção! Então esta sera´minha saída para 4 ohms ? nem mexo na de 8. Melhor ainda menos mudanças no circuito.Dificil entender como isso pode dar certo sem esquema para analizar o que ocorre. Outra coisa, São um par de válvulas que avermelham. As que tem ligação comum ao fio que vem do trafo de saída ( pino tres das valv.)Uma válvula com problema pode causar o avermelhamento da outra?Ou realmente as duas estão mal das pernas ? A bias estando errada passa a avermelhar a valvula apos uma hora de uso? acho isso meio fora de cogitação.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Hummm

    Não custa verificar o bias de cada uma delas. Use o método do resistor de 1 ohm nos catodos e verifique , ou melhor, já troque os capacitores das placas da inversora.

    Abração.

    Fuzz
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Pois e´amigão troquei duas 6L6 e tambem recoloquei a 12at7 que estava substituida por uma 12axt . Não sei , mas nenhuma 6L6 avermelha mais.Gostaria de saber se posso usar a 12ax7 ou 12au7 no lugar da 12at7.tambem tenho problemas com um triplo capacitor eletrolitico( 3x 20MF x 500V) que esta vazado funciona mas não da para confiar já que a tensão em cima esta em 470V.Em Curitiba e´impossivel conseguir semelhante.Me aconselharam usar 2x 470 MFx350V em série, posso fazer isso sem problemas? A dica do trafo de saida deu certo.mas posso deixar
    a saida de 8 ohms aberta sem problemas?

    AugustoPedrone
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Sim, deixe a saída de 8 ohms aberta (na verdade ela continua ligada na realimentação certo ?).

    Pode usar caps de 350V em série - atenção às polaridades. E em paralelo com cada cap use um resistor de 100K x 2 W. Eles servirão para igualar as tensões divididas entre cada capacitor e tb vão drená-los quando vc desligar o amp.

    Pode usar 12ax7 ou 12au7 na inversora sem problemas.

    Abração.

    Fuzz
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Opa ! Na verdade não, a saída de 8 ohms não era ligada em mais nada alem do positivo do jack para o falante. E agora não está conectada a nenhum ponto . A de 4 ohms sim estava conectada na placa. E deste ponto derivei a saida 4 ohms. Funcionou bem sem distorções e com qualidade incrivel !
    Mas ainda não pude usar o ampli com volumes altos. E lembro de ter visto um fender DE VILLE que o jack do falante fechava com a massa caso vc não ligase carga. Não sei como e´o circuito secundario deste trafo
    mas estando com carga em pelo menos em um dos tapes não ha risco.
    E´isso mesmo ou estou enganado?

    Quanto aos resistores já estava sabendo mas valeu a dica da potencia.

    Mas no caso das válvulas gostaria de saber o que muda no som.

    AugustoPedrone
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Ok, seu amp usa a realimentação no tap de 4 ohms. Está correto, deixe estar.

    Sim, muitas vezes é preferível um curto na saída do que deixá-la em aberto, para proteção das válvulas de power.

    Faça o teste das válvulas, nesta posição (inversora) só ouvindo mesmo.

    Valeu.

    Gustavo Areias1
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Meu tremendão sl também avermelha duas válvulas do power quando fico tocando por mais ou menos 1 hora. Será que devo trocar as duas válvulas para solucionar o problema?????

    Fuzz
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Se vc tiver as duas válvulas ou emprestar de um amigo que as possua sem queixa. Acredito ser a opção mais barata para ajudar a diagnosticar o problema.

    Tarugas
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Veja que na saída para o falante, no transformador, vc deve ter fios com as cores preta, verde e amarela.

    O preto está aterrado. O fio verde é a saída de 4 ohms e o fio amarelo é o de 8 ohms.

    Divirta-se.


    Então não existe 16 Ohms no Tremendão III, o de 8 está no jack e o de 4 na placa? Sendo assim, isolo um jack, faço uma ponte da placa nesse "novo" jack e tenho as duas opções; 4 e 8 Ohms?

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Tremendão III - Impedância