Mudar Impedância de Saída de Amp SS (Já usei a busca)

    Autor Mensagem
    christ_cmj
    Veterano
    # mar/08


    Olá pessoal,

    Tenho um amp da Staner antigo, que gosto muito dele, pois ele tem Loop e uso minha GT-8 direto no return dele e fica um som muito bom. Esse amp tem 70Watts de potência e a impedância de saída é de 8 Ohms. Ele tem um falante Novik antigo de 100 W e 8 Ohms que é muito bom mesmo. Consegui comprar outro falante igual ao original, e estou fazendo uma caixa 2x12 para usar os dois Novik, sendo que como os dois são de 8 Ohms não conseguiria casar as impedâncias com o amp.

    A minha pergunta é:
    Tem como mudar a impedância de saída do amp para 4 Ohms?

    Abraços a todos!!!

    christ_cmj
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Outra dúvida: O que determina a impedância de saída de um amp?

    ataqueperiferico
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    cara eu não sei muito bem o q determina a impedância, eu tenho por mim q seja o trasformador q determina isso, mas no caso dum amplificador SS esse casamento não é tão critico, o q acontece é q vc com 4 ohms diminui a resistência e aumenta a potência do amp, pelo q eu li a respeito.

    mas tecnicamente não sei te explicar.

    agora se não me engano tem tópico falando de casamento de impedância em SS aqui sim, dá outra procurada.

    DotCom
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    No caso de valvulados, como as válvulas são muito piores que transistores em se tratando impedância de saída, usa-se transformadores.

    Em amplis SS, não é necessário transformador de saída, pois os transistores conseguem valores relativamente baixos.

    Em compensação, pra você alterar a resistência de saída dele, será necessário alterar o circuito (muito trabalhoso, e em alguns casos impossível, sem fazer outra PCB).

    Em SS o casamento é importante, tão importante quanto em valvulados. Usar falantes com impedância menor que a impedância recomendada vai acarretar em superaquecimento do sistema quando em altos volumes, passível de queimar o estágio de saída do ampli.

    christ_cmj
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    ataqueperiferico
    DotCom

    Casar as impedâncias e as consequências de não o fazer eu já sei, o problema é que tenho um conjunto de equipamentos (Amp e falantes) que não me dão alterantiva de casar as impedâncias.

    Pois como eu disse, são dois falantes de 8 ohms cada e meu amp tem saída de 8 ohms também.

    Mas tá blz, só queria saber se era possível, acho que vou ter que arrumar outro amp que tenha saída de 4 ohms mesmo.

    Mas de qualquer forma valew aí a ajuda.

    Abraços a todos!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    christ_cmj
    Consegui comprar outro falante igual ao original, e estou fazendo uma caixa 2x12 para usar os dois Novik, sendo que como os dois são de 8 Ohms não conseguiria casar as impedâncias com o amp.

    Fera, liga em série os dois falantes que a impedancia vai para 16ohms e não tem problema ligar no seu ampli ...

    Funciona assim:
    - a associação dos falantes, tem sempre, obrigatóriamente resultar em impedância igual ou maior que a impedância de saída indicada no seu ampli ...
    - Se a resultante da impedância da associação dos falantes for menor que a indicada no ampli, vc pode queimar, na melhor da hipóteses, a saída do ampli ... na pior das hipóteses, pt ...

    Falow

    ataqueperiferico
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Fernando de almeida
    é falou tudo, me esqueci desse detalhe!!

    christ_cmj
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Eu sei disso, mas vou ter uma queda considerável de potência, pelo que li, fica em torno de 30% a 40% da potência do amp. Fazendo uma média 35%.

    Ou seja, o amp tem 70 Watts, 35% = 24,5 Watts, vou ficar com um amp rendendo aproximadamente 45,5 Watts, e isso é pouco né.

    Acho que vou é comprar um Power Stereo de 100 Watts por canal, vi um a R$ 320,00 novo, da oneal, é o OP1000, funciona a 4 ohms e a 8 ohms.

    DotCom
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Pra guitarra não é pouco não...
    Mas o power é bem mais interessante, já que você quer usar a GT-8

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    christ_cmj
    Seu ampli tem saída de linha????????

    kaskudo
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    esse amp seria o AG70 ou o AG100? esses staner antigos eram bem parrudos. liigue os falantes e toque em volume médio por alguns minutos, e observe o aquecimento do dissipador, é aquela peça preta atrás do amp. se aquecer muito, volte a ligação original. geralmente amps SS aceitam trabalhar em 4 ohms, menos que isso é perigoso. vc pode tbem adaptar um ou dois coolers no dissipador, vai ajudar bastante na refrigeração. liga-lo em 16 ohms vai piorar bastante o som, além da perda de potencia

    kaskudo
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Outra dúvida: O que determina a impedância de saída de um amp?


    é determinada no projeto, pela quantidade e características dos transistores de saída. mas como a impedância do falante varia de acordo com a frequência de ressonância do conjunto falante/caixa, 8 ou 4 ohms é apenas um valor nominal. eu acredito que, colocando os coolers vc pode ligar os falantes sem problema. isso se vc não for exigir o amp em potencia máxima por longos periodos...

    christ_cmj
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    DotCom

    Kra digo que é pouco, pois ligando a GT-8 no return dele e o volume de saída da GT-8 em 50% (knob no painel traseiro), as vezes a minha guita some no ensaio em meio a batera, baixo, teclado, e a outra guitarra, e quse sempre não me escuto direito mesmo estando ao lado da caixa.

    E fora que se eu aumentar mais a saída da GT-8 começa a distorcer.


    Fernando de almeida
    Tem Send/Return.

    kaskudo
    É o GA-70, fabricação de 1987.
    O dissipador dele já esquenta bem, depois de umas duas horas de ensaio não se aguenta ficar com a mão no dissipador.

    christ_cmj
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: christ_cmj
    · votar


    Galera, estou só respondendo as perguntas feitas porque agora já não tenho mais dúvida, terei mesmo que comprar o power ou outro amp.

    Depois de tanto tempo, de tanta guerra o amp cansou. Tá cheio de chiados e ruídos estranhos, e não é qualquer outro periférico pois ele dá isso mesmo sem nada plugado, só ligado na tomada.

    Editado

    Ah, e não dá nem pra tocar, quando plugo a guitarra, mesmo pura no input ou com a pedaleira no return, não sai som e fica dando uns pipocos altos pra caramba, o falante chega a pular. Esconstei o bixo e vou ver o que consigo fazer. Até agora tudo que tenho são dois falantes.

    Valew aí pela ajuda de vocês.

    Abraços a todos, e fiquem com Deus!!!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mar/08 · Editado por: Fernando de almeida
    · votar


    christ_cmj
    Galera, estou só respondendo as perguntas feitas porque agora já não tenho mais dúvida, terei mesmo que comprar o power ou outro amp.
    Então cara, mas de onde vc vai tirar o sinal do pré pra ligar no power???? Uma opção seria do send do loop, mas vc usa o loop pra ligar seu pedal ... Vai mexer na placa???
    Outra, como vc usa a GT-8 direto no return, se a GT8 tiver duas saídas vc pode usar uma saída em cada equipo, uma no ampli e e outra no power ....

    christ_cmj
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Fernando de almeida
    Então cara, mas de onde vc vai tirar o sinal do pré pra ligar no power????
    Não uso e nem vou usar o pré dele não, uso a GT-8 direto no estágio de potência usando as simulações de pré da pedaleira.

    se a GT8 tiver duas saídas vc pode usar uma saída em cada equipo, uma no ampli e e outra no power
    Ela tem duas saídas sim, a minha idéia e comprar um power stereo e usar futuramente os dois canais dele, por enquanto usarei apenas um canal em mono mesmo, pois o outro guitarrista da minha banda usaria o outro canal.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    christ_cmj
    Não uso e nem vou usar o pré dele não, uso a GT-8 direto no estágio de potência usando as simulações de pré da pedaleira.
    Cara, então vende esse ampli e usa um power e esse nas caixas ...

    Evildan
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Pessoal, estou dando uma pequena ressucitada no tópico pois estou com o mesmo problema do christ_cmj...
    Estou montando esse power aqui, com 8 ohms de saída:
    http://www.generalguitargadgets.com/pdf/ggg_lm3886_amp.pdf
    e estou comprando 2 falantes Eminence GB 128, de 8 ohms o que dá 16 em série e 4 em paralelo...´
    Aí vem a pergunta: Ligar os falantes em série (16 ohms) e, em paralelo com esse conjunto, uma resistência de 16 ohms (ou próximo disso) é uma solução para casar as impedâncias?

    Abraços!

    Fernando de almeida
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Evildan
    Ligar os falantes em série (16 ohms) e, em paralelo com esse conjunto, uma resistência de 16 ohms (ou próximo disso) é uma solução para casar as impedâncias?
    Cara casar a inpedancia casa mas vc estará perdendo em termos de som pois parte do que era pra virar som, vai apenas ser consumido pela resistencia sem ter proveito sonoro algum ...

    DotCom
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Evildan
    Ligar essa resistência em paralelo só vai representar custo.
    A resistência tem que aguentar bastante potência, e num ampli SS só vai servir pra esquentar ele mais (desperdicio de potência), sem ganho ALGUM no som.

    No quesito som, tanto faz essa resistência aí ou não.
    Pode ligar os falantes direto (em série) no ampli.

    Evildan
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    beleza pessoal, valeu!
    vou ligar direto mesmo, só tinha essa dúvida, se era obrigatório casar a impedância!

    DotCom
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Evildan
    Obrigatório não é, mas se você casar a impedância (com falantes, obviamente) o amplificador poderá fornecer mais potência.

    Se colocar mais impedância do que a recomendada, o amplificador não mandará toda a potência que é possível (o que significa menos volume, a grosso modo.... mas ajuda a preservar o ampli, pois ele vai esquentar menos)

    Mas se colocar menos, você corre o risco de danificar o ampli ao utilizá-lo em volumes altos, pois ele pode superaquecer e queimar algum componente.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Mudar Impedância de Saída de Amp SS (Já usei a busca)