esclarecimentos sobre os mesa/boogie (podia virar tópico oficial)

Autor Mensagem
Dave Grohl
Veterano
# jun/05
· votar


fabio_gravata
se mata cara, pelo visto vc não entende nada de amplis mesmo
e nunca sequer deve ter chegado perto de um valvulado

procure usar mais eufemismo nas suas colocações.

eigi
Veterano
# jun/05
· votar


nota...
não criei esse topico pq pago pau para os mesa... na verdade gosto bastante da distorção dele, mas sou muito mais uns fenders ou marshalls do que o mesa.

Hoofer
Veterano
# jun/05
· votar


tem muito oba-oba em cima do nome do mesa, na minha opiniao...
uma vez li uma definicao muito boa sobre eles: a distorçao parece zumbido de abelha, ehehheh


Distorção perfeita = distorção do pré-amp + distorção do power + distorção do alto-falante

A distorção de qualquer valvulado, quando originada somente no pré, sem utilizar a distorção das válvulas do power, e tb dos alto-falantes (Gain no 10, Master no 0,5), fica uma porcaria. A Mesa/Boogie, por ter inventado a distorção independente de volume (Amp com Master Volume), geralmente é comparada com zumbuido de abelha, etc..., mas na verdade, isso acontece com qualquer amp que use essa configuração, que hoje é padrão (A Marshall por exemplo, passou a usar desde a época do JCM900).
É por isso que muita gente que testa valvulado em loja, com volumes muito baixos, acaba achando uma merda. Som valvulado pra ser bom tem que estar forçando as válvulas de saída, e é também por isso que muitos artistas usam valvulados pequenos quando vão gravar (O Fender Champ é provavelmente o mais famoso). Com a potência menor, vc consegue o som da distorção natural das válvulas do power sem ficar surdo (Experimente ficar na frente de um JCM900 ou Rectifier com volume no 4:00 e ligados a uma 4x12").
Na verdade a vantagem desta "invenção", não é distorção com baixos volumes (porque a qualidade deixa a desejar), mas sim a possibilidade de utilizar níveis de ganho maiores e independentes entre si.

Hoofer
Veterano
# jun/05
· votar


Pessoal, outra questão:
Depois da Mesa/Boogie, rolou outra empresa que inovou em mais alguma coisa?


Depois do cascading gain, acho que as duas principais inovações foram:

- Linha MTS (Randall): diferentes "módulos" de preamplificação, intercambiáveis, que podem ser ligados am um único amp.

- Progressive Linkage (Mesa/Boogie): Power amp com válvulas EL34 e 6L6, que podem ser selecionadas separadamente ou combinadas, resultando em configurações com diferentes potências e características sonoras.

Fender Deville
Veterano
# jun/05
· votar


Hoofer, muito bons os seus esclarecimentos.

Fiquei com uma dúvida: quais modelos da Mesa têm esse sistema progressive linkage?

Outra coisa: esse controle de Master Volume, você sabe de outras marcas que também usam esse sistema? Eu andei fuçando no site da Fender, Marshall, Peavey, Rivera, Soldano etc. e pelo visto não achei, não.

[]s

perpetual burn
Veterano
# jun/05
· votar


ja ultilizei o mesa dual tremoverb uma vez...cara...o timbre pe muito bom...mas naum achei taum high gain, mas tem mais ganho ki um jcm e obvio ki o timbre caracteristo, o timbre de um mesa original naum tem nada a ver com a merda de simulaçao de V amps da vida

perpetual burn
Veterano
# jun/05
· votar


ja tokei em mark IV tbm

Hoofer
Veterano
# jun/05
· votar


O primeiro amp a oferecer Progressive Linkage, que eu saiba, foi o Blue Angel, e mais recentemente, o Road King e o Lone Star.
O mais legal é que vc pode selecionar uma configuração diferente para cada canal, por exemplo, 2x6L6's para o canal limpo e 2x6L6's + 2xEL34's para o canal sujo.
No caso do Road King, vc ainda pode selecionar diferentes caixas para cada canal tb, tipo, open back para sons limpos e closed back para sons distorcidos.
Muita gente pode não gostar do som, mas acho que não tem como discutir que o Road King é o valvulado mais versátil da história.
Quanto ao Master Volume, esse é o nome que se usa para amps que possuem volumes independentes para o pré e para o power, e a grande maioria dos amplificadores produzidos a partir de 1970, quando a Mesa/Boogie introduziu essa tecnologia, seguem esse modelo (portanto não é o caso da maioria dos amps clássicos Fender e Marshall).
Não precisa necessariamente ter um controle "Master Volume", mas o amp Master Volume tem que ter os seguintes controles:
- Volume do pré: "Gain" ou "Volume", se o amp tiver mais de um canal, existe um controle desses para cada canal
- Volume do power: "Master Volume", "Volume" ou "Level", somente um controle, que afeta todos os canais do amp

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a esclarecimentos sobre os mesa/boogie (podia virar tópico oficial)