esclarecimentos sobre o termo "clipagem"

    Autor Mensagem
    rocknroll1234
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: rocknroll1234


    olha,pelo que andei pesquisando,o pessoal acha que clipar,é algo exclusivo de amplificadores transistorizados,e que é sempre feio.
    ________________________
    eu gostaria de esclarecer,que clipping,é qualquer tipo de saturação do amplificador,não necessariamente transistorizado,nem necessariamente um timbre ruim.

    essa distorção que vem junto com o amplificador ou no pedal/pedaleira(qualquer nível,seja overdrive ou metal zone) é clipping,mesmo que seja uma pedaleira/pedal ou amplificador valvulado.


    espero que de agora endiante as coisas estejam esclarecidas.


    ps:.antes que digam algo sobre não existir pedaleira analogia,eu acho que existe,só que deve ser um trambolhão para ter aquele monte de efeito.

    ps2:.e tambem esclareço que nem todos os amplificadores transistorizados são ruins.

    Bog
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Bog
    · votar


    rocknroll1234

    O ponto não é se clipa ou não. É COMO clipa. Hard clipping no seu sentido mais estrito é um negócio feio sim, sempre. Os picos e vales da onda ficam totalmente retos. Em curtos períodos, você ouve estalos, em longos períodos, você escuta o ataque de abelhas assassinas.

    Você pode ouvir hard clipping saturando a entrada de um conversor AD, por exemplo. O power de amplificadores transistorados tradicionais clipa mais ou menos próximo disso - um jeito fácil de ouvir é colocando certas caixinhas de PC no talo. Uma coisa curiosa é que hard clipping é abarrotado de componentes de alta frequência, que muitos falantes de amplificadores de guitarra não reproduzem, atenuando o que de outra forma soaria como aquilo que costumamos chamar de "abelhudo" - ou seja, dependendo de para onde esse hard clipping vai, você nem ouve (mas se ouvisse, acharia feio).

    PS - Minha única brincadeira escrevendo VSTs foi exatamente um compressor/clipador linear, total e completamente sem graça.

    carlos adolphs
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Bog
    O ponto não é se clipa ou não. É COMO clipa. Hard clipping no seu sentido mais estrito é um negócio feio sim, sempre.
    Boa!É isso aí!
    rocknroll1234
    espero que de agora endiante as coisas estejam esclarecidas
    Ok, estamos aguardando os esclarecimentos definitivos, vc só citou o óbvio.Gostaria de uma explicação mais técnica, para que o pessoal não tenha, realmente, dúvidas.Grato.

    ogner
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Bog
    O ponto não é se clipa ou não. É COMO clipa

    Sem mais. Caso encerrado!

    hehe!!

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    rocknroll1234: ps:.antes que digam algo sobre não existir pedaleira analogia,eu acho que existe,só que deve ser um trambolhão para ter aquele monte de efeito.

    Existe, e pode ser compacta!

    http://www.tcelectronic.com/novasystem.asp

    Abs

    Bog
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    MauricioBahia

    Mas a Nova não é analógica, só os drives são. Mas mesmo assim, que eu saiba, isso aqui é uma pedaleira. Acho que esse tipo de coisa já era chamado de pedaleira mesmo antes dos multi-efeitos, até...

    MauricioBahia
    Moderador
    # jul/11
    · votar


    Bog: isso aqui é uma pedaleira.

    Eu uso o temo multiFx pra denominar uma unidade com muitos efeitos, mas o pessoal usa pedaleira pra tudo...

    Mas a Nova não é analógica, só os drives são.

    Não sabia. Achei que fosse toda analógica.

    Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a esclarecimentos sobre o termo "clipagem"