válvulas EL34 ou 6L6?

Autor Mensagem
GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# dez/13
· votar

inExperienced
Vai pegar o Mars? Que legal! Eu tenho um Monster, 50w, EL34.

Sobre o amp, meu gosto pessoal é pela EL34 sempre, tanto por causa do clean, que não uso totalmente clean, quanto pelo drive. Mas eu tem o colega Shapu que vendeu o Monster EL34 dele e catou um Mars 6L6 e tá curtindo bastante. Acredito que você vai curtir qualquer uma das duas.

inExperienced
Veterano
# dez/13
· votar

Como eu ja disse gosto do drive rasgadão das EL34, que é a que seu amp usa.
O clean delas é bem limpo mesmo ou fica crunchado, pelos videos que vejo do Mars, que são poucos e acho que a Alien deveria se atentar a isso, ele não fica totalmente limpo, esse é o meu receio. Seu amp apesar de ser mais potente, como é o canal limpo dele?

Veterano
# dez/13
· votar

inExperienced
Então, cara... Meu amp tem um bom som clean. Eu meio que entrarei um pouco em contradição nesse post, mas eu mudei mesmo de opinião, rsrs. Explico:

Antes eu achava que o amp tinha pouco headroom e que crunchava fácil, que não chegava muito bem em altos volumes. Bom, eu devia estar surdo no dia que fiz esses testes, porque outro dia aqui eu abri o master novamente e o som saiu bastante alto e permaneceu com um headroom legal.

Agora o meu tem uma coisa que meio que ajuda, eu acho, pra o canal clean, que é o controle de ganho. Daí se a gente sobe o master muito, com o ganho no meio, já chega um crunchzinho (e um volume bem alto). Como eu não gosto de sons 100% limpinhos, eu regulo com o ganho do canal Vintage mais ou menos em uns 40-45%, daí ele fica com um cabelinho de drive beeeeem sutil. Quando dá um ataque mais forte, chega um pouquinho mais, mas eu regulo pra esse crunchzinho ser bem sutil mesmo. Daí eu tenho um pedal de overdrive que uso como booster no canal limpo. Com essa configuração e o booster ligado já chega um crunch mais forte pra uns solos de blues ou solos low gain. Mas, enfim, ele consegue manter um som limpo bem decente em volumes mais altos sim (atente para o fato de ser de 50w também). Aqui tem um sample com o som que uso no canal limpo:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/302419/p2#8798778

O que acha?

Quanto ao Mars, ele não tem esse recurso de controle de ganho do canal limpo, e é um amp de 10w com EL34, então eu realmente não saberia dizer até que ponto ele entregaria um bom som limpo. Acredito eu que ele crunche um pouco mais cedo do que a versão com 6L6.

Tem uma outra coisa também. Eu nunca tive chance de testar amplificadores Marshall, mas pelo que ouvi deles, e pelo que ouço do meu amp, acredito que o Alien seja mais "domesticável" quanto aos agudos, ainda mais o Mars, que deve ser mais calminho que o meu Monster.

E tem mais uma... O que você toca? Onde você toca? Quanto de $$ pretende gastar?

Antes de finalizar, vou deixar um link com o review que fiz do Monster aqui no FCC. Tem uns samples, caso queira ouvir um pouco. Ao longo do post eu vou comentando da troca dos falantes. O meu eu pedi com uma caixa 2x12 com falantes da Alien (um Ace e um Hammer) e acabei não curtindo o timbre, achei muito ardido. Troquei por um par de Eminence (Cannabis Rex e The Governor) e estou satisfeitíssimo. Tem samples antes da troca e alguns depois que troquei.

Saca:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/302419/

PS: estou meio que de olho nesse Mars também. No meu caso, seria pegar uma versão combo pra tocar em casa ou na igreja e outros lugares menores. Ainda não tenho carro pra levar o Monster, mas mesmo quando tiver, vai ser um sacrfício. O conjunto head + caixa 2x12 pesa quase 42 kg!! Tenho que pensar um pouco na coluna... hehehehe

inExperienced
Veterano
# dez/13
· votar

Eu toco em casa mesmo, gosto de Metallica, Joe Bonamassa, Guns, Led Zeppelin, Dire Straits, Black Sabbath, Red Hot... Sou um cara que gosta de todos os estilos musicais, por isso pretendo que o amp seja bem versátil. Conversei com a Carol e ela disse que eles recomendam o amp com 6L6 pra quem usa muito sons limpos e pra quem usa muito drive o com EL34.

Enfim estou tendendo a ficar com o 6L6, e pretendendo pegar o cabeçote. Eu já tinha lido seu review sobre o Monster e atentado quanto ao que disse sobre os falantes, e decidi pegar o cabeçote e fazer uma caixa 1x12 com um The Governor ou Cannabis Rex. Posso gastar até 1.500.

Veterano
# dez/13
· votar

inExperienced

Então, se for pegar com EL34, cata o The Governor, que tem mais médios. Se for de 6L6, pega o Cannabis, que acho que casa melhor, tem bons graves e tals.

inExperienced
Veterano
# dez/13
· votar

Obrigado pelas dicas.

inExperienced
Veterano
# dez/13
· votar

Obrigado pelas dicas.

David Canedo
Membro Novato
# abr/16
· votar

Recomendo o head que comprei, um Laney Ironheart 120 mas tbm tem a versão 60 e o combo com 2 falantes, pois ele vem com as 6L6 e também as EL34 que você seleciona em uma chave na parte de traz quais prefere usar. Fora isso tem além do volume um controle de potência podendo abrir o volume diminuindo a potência sem perder timbre o que é bacana.

Eu uso as 6L6 pois achei o som mais definido, distorção pesada com bons graves e clean bem encorpado. Estou muito satisfeito.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a válvulas EL34 ou 6L6?