válvulas EL34 ou 6L6?

Autor Mensagem
luisgirardi
Veterano
# mai/05


Para timbre com excessiva distorção, o que é recomendado?

baruch_kata
Veterano
# mai/05
· votar


luisgirardi
Qualquer uma das duas basta ter um ganho animal no pré...

b0fh
Veterano
# mai/05
· votar


eu prefiro EL34

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/05
· votar


Gosto de som valvulado limpo. 6L6 "na cabeça". Se vc quer distorção use um pedal, e quando vc desligá-lo terá um lindo som limpo para tocar tudo o que não for Metal (opinião pessoal).
Abç

SIGMAN
Veterano
# mai/05
· votar


ok

John Johns
Veterano
# mai/05
· votar


EL34

navalvula
Veterano
# mai/05
· votar


Ambas são valvulas boas pra distorção, mais pra mim a el34 soa melhor ela deixa passar tudo, o timbre fica mais insanu, algum extremamente agressivo.

luisgirardi
Veterano
# mai/05
· votar


navalvula

Estava analisando os heads do Mesa boogie, me interessei muito por eles, só que infelizmente só vendem à vista. E no momento nao tenho condições. Como vc já sabe estou procurando um timbre bem "Pantera" Power Metal - Algumas lojas aqui, na qual ja tenho historico de compras, tenho 1 +12 para pagar. O que vc sugeria que eu pegasse. Marshall, Laney, Peavey, enfim. Qual na sua opinião seria o mais adequado para o som?

b0fh
Veterano
# mai/05
· votar


pantera? po pega um GT2 que dá e sobra...

jrvl1976
Veterano
# out/05
· votar


Sugiro que compre um trator véio e leve para o palco.

affcl
Veterano
# out/05
· votar


Sugiro que compre um trator véio e leve para o palco.
hahahahahha

AugustoPedrone
Veterano
# out/05
· votar


Eu sou fã do som das EL84/El34, bem rasgado mesmo. Como a galera sabe, a melhor distorção vem da saturação do power.

Metal_X
Veterano
# out/05
· votar


naum sei, levando em conta q os Mesa Boogie saum os "Monstros" da distorçaum e sua característica principal saum as válvulas 6L6 q daum akele som grave e pesadaum eu fikaria c/ 6L6...

Teste as duas se puder antes d decidir qq coisa

Michael Vlcek
Veterano
# out/05
· votar


mesa boogie....
bah

eles nao sao monstros de distorçao por causa das 6L6, e sim pelo monte de estágios de ganho-picaretas, ehehhe

eu tb prefiro ELs, como o Pedrone
;-)

AugustoPedrone
Veterano
# out/05
· votar


É...os Mesa tem seu timbre fundamentado na distorção de pré com vários triodos em cascata, muitos polarizados fora da região linear. Não é minha prefrência particular, mas isso nem importa....

Não é questão de ser melhor ou pior, vai do gosto de cada um. Guitarra é um instrumento universal e ao mesmo tempo único, pois cada guitarrista "cozinha" seu timbre como quer. E vivam as diferenças...

affcl
Veterano
# out/05
· votar


AugustoPedrone
esse kra tem que ir pro itamaraty

affcl
Veterano
# out/05
· votar


ah sim como bom conservador 6l6
mas mesmo a mesa boogie vende seus amps com el34

Michael Vlcek
Veterano
# out/05
· votar


Pedrone pra presidente, rapá.
eheh

Werner_da
Veterano
# out/05
· votar


6L6 é muito melhor! Não consigo encontrar um timbre que me agrade com a EL34, o som é meio sujo e os agudos ficam meio estridentes. Com a 6L6 o som fica pesado e ao mesmo tempo vc entende as notas, o som das válvulas saem quentinhos pelo falante.

Fiz o teste em um "Rectifier - Mesa boogie" e em um "VH100R - Laney" em ambos o 6L6 ficou bem melhor.

AugustoPedrone
Veterano
# out/05
· votar


Werner_da

É importante que vc faça o teste em amps preparados para EL34 para extrair dela o máximo.

Os resistores de grade dos Mesa são de 220K - um valor extremamente alto, não sei se as EL se dariam bem com isso.

De qq forma, tem gente que gosta de "o som é meio sujo e os agudos ficam meio estridentes"

Abração.

UserFCC
Veterano
# out/05
· votar


O Augusto Pedrone já matou a(s) charada(s):

"...a melhor distorção vem da saturação do power".

"Não é questão de ser melhor ou pior, vai do gosto de cada um..."

Em geral, a 6L6 vai turbinar o som no talo, enquanto a EL34 já vai mostrando as garras desde cedo.

Mas o q REALMENTE importa é vc para e pensar: COMO QUERO SOAR?
Quando tiver a resposta, vá catar o equipo que + próximo chega do teu ideal de som (e cabe no teu bolso).

Werner_da
Veterano
# out/05
· votar


Bem, queria aproveitar a oportunidade pra falar isso que aconteceu comigo. Eu tive um JCM900 Marshall, meu primeiro amp valvulado, mas vendi. Encontrei um timbre que realmente me agradava com um Mesa boogie rectifier, que toquei por quatro anos só nele. Recentemente comprei um VH100R da Laney, depois de ler todos os reviews de usuários que pude, o que os artistas que usavam falavam, eu decidi comprá-lo. Nossa, quando chegou, a primeira impressão: muito lindo, bem acabado demais! Muitas opções: foot switch realmente de tirar o chapéu, dois canais independentes com uma opção de ganho individual, o que faz 4 canais; “send” e “return” individuais por canal. Quando fui procurar o timbre... Nossa, os dias foram passando e eu não conseguia achar o que eu queria! Quanto mais o tempo passava mais me dava vontade de devolver! Foi quando vi o seletor de Bias, e resolvi fazer o teste. VH100R vem com as famosas EL34 (o que aconteceu eu já falei acima), quando coloquei as 6L6, o som veio na hora, desde o timbre rock n roll de pouco ganho quanto o mais agressivo! Não sou nenhum técnico em eletrônica, sou músico e tomo conclusões pelo que ouço, tanto ao vivo, quanto em estúdio. Eu não vendi as minhas EL34, ainda uso para opções de estúdio, esse é apenas o meu gosto pessoal! Então fica o conselho:

1. Leve em consideração como fonte de pesquisa tudo o que vc lê, mas não tome isso como partido para decidir o que vc vai tocar!
2. Se vc não testou, faça o teste da troca de válvulas do power (EL34 ou 6L6, no caso desse fórum), se o seu amp tiver chave seletora de Bias. A diferença é enorme, vc redescobre seu amp.

Obrigado Pedrone pela resposta! O VH100R é preparado para as EL34. Vêm com ele.

Abraço a todos!

carlos adolphs
Veterano
# out/05
· votar


Werner_da
Werner, permita meter o "bedelho".A chave bias serve para, realmente, se vc quizer substituir as EL34 pelas 6L6, porém não deve ser usada sem a troca das válvulas.O fato é que se jogarmos o bias de EL34 em cima de 6L6, elas fundem.Pelo contrário, se usarmos o bias de 6L6 em cima de EL34, elas distorcem e dão pouca potência.Este ampli lhe dá a chance de de escolher entre clean ou saturado, sem ter que trocá-lo, apenas as válvulas...Abcs.

UserFCC
Veterano
# out/05
· votar


No final de semana andei testando um MESA BOOGIE NOMAD 45. Enfim, quatro zilhões de regulagens, etc. Clean, crunch e drive bem legais para HUMBUCKER! Mas com SINGLE-COIL, necas... melhor espetar em um FENDER DeVILLE.
Só pra exemplificar, até mesmo em um FENDER BLUES JR. o som de single-coil ficou + afeiçoado ao q espero. É claro q é tudo pessoal, afinal gosto não se discute (se lamenta). Por outro lado, basta espetar uma LesPaul no BLUES JR. e fica tudo meio embolado nos médios, lamacento.
O q quero dizer é q "QUASE NADA, MUDA QUASE TUDO". Duvida? Monte em cima de um imenso setup e, apenas, troque de palheta ou tire um pouco no botão de volume. O som muda totalmente. Melhor ainda, não mude nada a não ser o local em q vc toca. Tire e recoloque um tapetão por perto. Se vai microfonar, 2 ou 4cm fazem uma puta diferença. Aponta o mic pro meio do cone ou mude levemente o angulo.
Enfim, o melhor som pode estar perdido em um detalhe do teu equipo baratinho, esperando para ser encontrado.

brun0kdx
Veterano
# out/05 · Editado por: brun0kdx
· votar


UserFCC
Só pra exemplificar, até mesmo em um FENDER BLUES JR. o som de single-coil ficou + afeiçoado ao q espero.

Por outro lado, basta espetar uma LesPaul no BLUES JR. e fica tudo meio embolado nos médios, lamacento


Cara, quando eu testei o Blues Jr foi com uma strato e fiquei de queixo caído com o clean dele... Tinha curiosidade mesmo de saber como fica com uma les paul (que é a que eu mais uso...), foi bom você comentar isso...

Michael Vlcek
Veterano
# out/05
· votar


ehhe
legal essa tua experiência.

mas pourra, tem uma coisa q eu nao posso deixar de comentar...
eu encrenco com esse ditado popular "gosto nao se discute, se lamenta".
eu acho ele preconceituoso, pq induz q a pessoa q o diz se sente "melhor" do q outra, só pq ambas têm gostos diferentes - o q nao é o seu caso, q fique claro!!!!

por isso, sempre q leio essa frase eu gosto de fazer um exercício de reflexão e proponha uma variante mais legal: "gosto não se discute, se aceita".

;-)

abraço e good vibes com teu timbre!

UserFCC
Veterano
# out/05
· votar


É por aí...

brun0kdx:

Usei o exemplo do BLUES Jr. pois é um amp q custa a metade ou menos do preço do NOMAD. Não afirmo q um tem melhor relação custo/benefício q o outro, apenas digo q uma determinada sonoridade pode estar mais perto do bolso do q se imagina. É como gastar uma fortuna em um BASSMAN e descobrir q ele só tem aquele tipo de som legal (tudo no talo) q não é o q se quer realmente.

Na mesma linha de raciocínio eu posso comparar o Fender BLUES JR. com o Fender PRO JR. que custa menos mas eu gosto mais. É gosto, só.

De qualquer forma, é bom vc testar um BLUES JR, com tua guitarra(s) e setup. Opiniões, reviews, etc é tudo informação benvinda, mas quem fala a verdade são nossos próprios ouvidos. E quando aquele timbrão salta dos falantes... WAALLLL... rendição incondicional.


Michael Vlcek:

Vc tem razão nas suas ponderações. Usei o tal "gosto nao se discute, se lamenta" como uma piada. Até pq já gostei de Allan Hodsworth... hehehe.

Valeu & at+

Werner_da
Veterano
# out/05
· votar


carlos adolphs


Veja bem, eu troquei as válvulas, nunca testei EL34 usando BIAS de 6L6, leia no texto e perceberá(...quando coloquei as 6L6...). Quando disse que testei 6L6 na Laney, achei que tivesse subentendido que eu havia, com isso, trocado as válvulas e o BIAS. Abraço!

carlos adolphs
Veterano
# out/05
· votar


Werner_da
Desculpa, entendí.Não foi esta a intenção.Foi apenas para o pessoal mais leigo, que lê o forum, naõ pensar que era simplesmente trocar a chave.Vc eu já sei que conhece muito.Foi um adendo ao teu texto e não uma crítica.Forte abraço!

fullano
Veterano
# set/06
· votar


aí galera to querendo um som beeeeem fender! el34 ou 6l6?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a válvulas EL34 ou 6L6?