válvulas EL34 ou 6L6?

Autor Mensagem
boleterodectba
Veterano
# set/06
· votar


Pega um amplificador com 6l6, tem mais corpo e use pedais de qualidade para distorção, assim seu problema está resolvido "caso o ampli não tenha canal de drive"
A El34 é rock´n´roll, mais aguda e rasgada, mas ela não chega a te dar distorção de pantera "trator?".

fullano
Veterano
# set/06
· votar


entre as 6l6s qual delas a galera acha melhor?
electro harmonix, sovtek ou svetlana?

marcelogatinho
Veterano
# set/06
· votar


entre as 6l6s qual delas a galera acha melhor?
electro harmonix, sovtek ou svetlana?


EH = Sovteck
segundo o grande Carlos Adolphs a Svetlana ta matando a pau!

TheChaosSpirit
Veterano
# set/06 · Editado por: TheChaosSpirit
· votar


Svelana Winged C Atualmente a Melhor 6L6 Do mercado , das novas

danielcastelli
Veterano
# set/06
· votar


A MINHA solução pra um amp é bem simples.
Uso 6L6 pra um clean "perfeito", e quando quero uma saturação mais rápida soco um TS808 na frente.

Mas ai é questão de preferencia mesmo.

lespaulbabilon
Veterano
# set/06
· votar


Uso EL34 pelo som limpo, e pela distorção, que ambos são fodíssimos na minha opinião.

Michael Vlcek
Veterano
# set/06
· votar


lespaulbabilon

ehehe
é como perguntar se macaco quer banana.

EL34 na veia!

Schenker
Veterano
# set/06
· votar


Michael Vlcek
mesa boogie....
bah

eles nao sao monstros de distorçao por causa das 6L6, e sim pelo monte de estágios de ganho-picaretas, ehehhe



ainda vou fazer vc mudar sua opinião . . . ::))

lespaulbabilon
Veterano
# set/06
· votar


Schenker

Mas em parte eu concordo com o Mike cara, o ganho do Mesa não vem do power, e sim do pré. O power apenas ajuda manter o som que vem do pré, linear.

Guilherme Ghelfi
Veterano
# set/06
· votar


Po....
Peso para mim... não é aquela caixa de abelhas... e sim Graves Fortes!!
Minha experiencia com El84 ou el34 foi com o Marshall JCM900.... E ele nem tem aquele grave poderoso extra-fóda!!

Ja quando eu ligo meu Gt2 no tremendão e equalizo ele mais grave!!
Nóóóóóóssa PArece que meu coração vai sair do peito!!
100w e 4 6l6!!!
Grave meeesmo!!

Porque o Marshal Jcm900 não tem medios e graves bonitões???
Ja testei um durante algumas horas e não obtive resultados satisfatorios!!

Ok estava usando Caps single... se eu tivesse de les paul... talvez ficasse legal... mas ai ele se mostra pouco versatil... sem falar que esse desgramado não tem clean!

AugustoPedrone
Veterano
# set/06
· votar


Guilherme Ghelfi
Porque o Marshal Jcm900 não tem medios e graves bonitões???

O JCM900 é algo como "ame-o ou deixe-o". Além de possuir o corte de graves natural e necessário dos Marshall, ele tem os diodos de clipping no canal drive.

Não se pode agradar à todos...

Abraços.

Michael Vlcek
Veterano
# set/06
· votar


Schenker

pow
esse tópico é muito velho!
eheh

hj sou mais político, mas só um pouquinho!
;-)

Schenker
Veterano
# set/06 · Editado por: Schenker
· votar


lespaulbabilon

mais ou menos LP, mais ou menos . . . uma das possibilidades é fazer isto, mas se vc quiser deixar o ganho no 4 e compensar no Master, o Mesa vai te dar a mesma saturação de power que um Marshall ou Dumble ou Hiwat, o que for . . .

é tudo questão de saber utilizar o equipamento que se tem.

no meu Mk eu consigo sons de Marshall com ele sem problemas. e isto no canal dois que não tem todos os estágios de pré amplificação em cascata, que geralmente estão no canal "lead" dele.

Os Mesa são extremamente versáteis, o problema é que a maioria dos usuários/leitores brazucas só associam eles a altos ganhos em cascata e coisas assim, como se ele fosse um "one trick pony", o que absolutamente não é verdade.

forte abraço!

Schenker
Veterano
# set/06
· votar


Porque o Marshal Jcm900 não tem medios e graves bonitões???
Ja testei um durante algumas horas e não obtive resultados satisfatorios!!


esse ampli é um dos maiores engodos da Marshall de todos os tempos . . .

distorção que vem da op-amp e não de válvulas. só fica bom depois de mandar pro Augusto retirar os op-amps, aí fica bom . . .

Schenker
Veterano
# set/06
· votar


Michael Vlcek


hehehe, eu sei Mike, eu sei, j/k contigo . . . rsrsrs.

e ae??? e esta semana?? vamos botar umas garrafinhas de vidro pra esquentar ou não???

Guilherme Ghelfi
Veterano
# set/06 · Editado por: Guilherme Ghelfi
· votar


AugustoPedrone
O JCM900 é algo como "ame-o ou deixe-o". Além de possuir o corte de graves natural e necessário dos Marshall, ele tem os diodos de clipping no canal drive.

Não se pode agradar à todos...

Abraços.


É verdade....
Eu particularmente prefiro os timbres vindos das 6l6 pois eles parecem masi "Gordos"... Mais encorpados!!
Valeu!!! heheheh!!

Uma honra falar com alguem que esteve diretamente envolvido na reedição dos tremendões!!
E Eu como um proprietario e adorador deste ampli só tenho a te parabenizar mais uma vez pelo belissimo trabalho! \o/
(Chega de pxa saquismo)

6L6 Na cabeça!!!

Timbre de verdade!!
Sem a parencia de guitarra de plastico!!!

Cebolas Alhos
Veterano
# set/06
· votar


Schenker
esse ampli é um dos maiores engodos da Marshall de todos os tempos . . .

distorção que vem da op-amp e não de válvulas. só fica bom depois de mandar pro Augusto retirar os op-amps, aí fica bom . . .


Bota Engodo nisso.
Toquei em um na época que ainda existia o famoso estudio arte aqui em niterói.A falta de graves desse amp me irritou profundamente!!Mesmo com caixa 4X12 desisti de usar o drive do amp,só melhorou quando coloquei um metal zone(veja bem hein,um metal zone,pqp)que peguei emprestado com o outro guitarrista da minha banda.Amp ridiculo!!A marshall só fez amp bom até o JCM800,depois disso...

Com relação as valvulas,prefiro as 6L6 mesmo!!Não pq sejam melhores do que as EL34(mesmo achando que são melhores mesmo),mas pq o som delas me agrada mais,por ter um som com graves mais cheios e não tantos médios e serem mais "limpas" tb!!!

Abraços.

Cebolas Alhos
Veterano
# set/06 · Editado por: Cebolas Alhos
· votar


quando reclamo do amp no tópico acima, me refiro ao Marshall JCM900!!

Guilherme Ghelfi
Veterano
# set/06
· votar


Cebolas Alhos
mas pq o som delas me agrada mais,por ter um som com graves mais cheios e não tantos médios e serem mais "limpas" tb!!!
quando reclamo do amp no tópico acima, me refiro ao Marshall JCM900!!

É nóis!!
Odeio o Jcm 900 tb!!
E Amo As 6L6!
Toca aee
o/

Nisma
Veterano
# set/10
· votar


Resumindo , se você gosta do puro som Marshall então você vai amar as EL 34 que são caracteristicas do timbre Inglês, já as 6L6 são tipicas dos amplificadores Americanos como os Fenders e os Mesa Boogies . Já tive vários amplis valvulados e entre todos eles eu adorava a saturação e o extremo volume que as 6L6 davam ao meu Laney GH 100 ( Tommy Iommy ) bem como nos Mesa Boogies em que toquei com uma distorção impressionante !!! Mas na hora de optar ( amante do puro timbre Marshall Valvulado ) eu fico mesmo é com as EL 34 de Power.

O Steve vai disse certa vez que quando comprava um ampli ou ganhava de um fabricante ele não queria nem saber que valvula vinha no power ele já mandava trocar pelas EL 34.

Jimmy Hendrix quando desembarcava de avião na Inglaterra com as 6L6 nos seus Plexis Marshalls o proprio Jim Marshall mandava pegarem ele no aeroporto já com EL 34`s para trocar de seus plexi ... "Aqui na Inglaterra vc só toca com EL 34 " ...dizia Ele para Hendrix.

Espero ter contribuido.

Ramsay
Veterano
# set/10
· votar


Nisma

Cara, o tópico é de 4 anos atrás!!
Já reparou isso??

Só se resuscita um tópico quando a pessoa que resuscitou tem nova dúvida a respeito, e não pra responder a uma pergunta feita há 4 anos atrás!!

Você deve ser bem novo no fórum, não?
Então, seja bemvindo, mas, leia as Regras!!

inExperienced
Veterano
# dez/13
· votar


Galera das 6 cordas, estou com uma duvida.
To querendo pegar um ampli valvulado, gosto do drive das EL34 e do limpo das 6L6, porem o amp só podera ter um tipo de valvula no power, o amp sera um Alien Mars, 10 w, 3 12ax7 no pré e uma 6L6 ou uma El34 no power.
As 6L6 tem o som limpo bem melhor que as EL34 (minha opinião), porem o drive bem mais grave. Se o cara colocar um pedal de drive no ampli com 6L6 o timbre vai continuar com o grave caracteristico deste tipo de valvula (6L6) ou vai assumir uma caracteristica semelhante das EL34?

Drinho
Veterano
# dez/13 · Editado por: Drinho
· votar


inExperienced

sim.....

ou voce usa um amplificador tipo fender e encontra um pedal de distorção milagroso de personalidade forte ou voce usa um amplificador ingles com um som menos ríspido que os marshalls tradicionais.... que na minha opinião é a melhor ideia pra unir esses mundos que voce gosta e praticamente todo mundo gosta e pra isso o orange e o laney funcionam muito bem, eles são menos egoístas que o marshall que realmente só se propõe a fazer aquilo....
no que concerne a saturação de amplificador americano (nao vou falar de valvula pois não tenho preparo técnico para isso, e acredito que a influencia dos pre amplificadores seja gigantesca) mas basicamente gosto do fender pra tocar limpo e levemente rachado, se exagerar o som fica feio na minha opinião, fica parecendo o baixo do billy sheehan, o mesa boogie não me agrada mas tambem só usei a serie rectifier, acredito que os marks e stilletos da vida me agradariam, os peaveys 5150 e JSX nenhum deles me agradou, achei eles os piores da categoria e nos ingleses... marshall, laney e orange são do meu agrado, sendo o marshall mais interessante pro meu gosto em termos de distorção e os outros mais interessantes visando versatilidade....

hoje depois de ter tocado em praticamente todos os amplificadores convencionais digo que não há amplificador perfeito, há os que chegam mais perto dessa proposta e é por aí que voce tem que jogar se não tem condições de comprar mais de um aparelho e um amplificador que me impressionou muito e eu nao dava um tostao foi a serie gh da laney que se mostrou espetacular em termos de distorção e dinamica, um som limpo mais do que aceitável, uma otima qualidade e um preço super camarada....

e tem o tri amp da hughes and kettner que tem a proposta de timbrar qualquer coisa mas custa uns 4 mil dolares e o two rock que limpa lindamente distorce sem exageros mas lindamente tambem e custa uns 5 mil dolares....

aí indo pra alien veja la quais que se assemelham nesses conceitos.... nao conheço os alien....

inExperienced
Veterano
# dez/13
· votar


Drinho
Muito obrigado,
Realmente é dificil um equipamento que faça tudo. Eu gosto do drive rasgadão e do som limpo, bem limpo.
Não tenho como ter mais de um amp no momento nem sei se terei. Por isso tenho esta duvida, vou pesquisar mais o assunto pra não arrepender depois ou me contentar ou com o som limpo ou com o drive rasgadão.
Gosto de sons do Metallica, Led, Rage Against, David Gilmour, Mark Kinopfler, Joe Bonamassa.

Drinho
Veterano
# dez/13
· votar


inExperienced

se for pra ter todos esses sons de maneira perfeita esqueça, isso é impossível.... tenta achar um meio termo ai pra se divertir... isso é totalmente possivel

inExperienced
Veterano
# dez/13
· votar


Drinho
kkkkkkkkkkkkkk
Terei que ganhar na loteria.

lemingue
Veterano
# dez/13 · Editado por: lemingue
· votar


inExperienced

Não sei como é o esquema desse alien. Pode ser possível que tu possa usar os dois tipos de válvulas.

Tenho um amp que tem a possibilidade de usar 6L6 ou EL34, independente da escolha, toda vez que se faz a troca tem que regular o BIAS. No meu amp as duas ficam ótimas, mas no geral preferi as EL34. O "som" aparece com menos volume e tem mais médios. Com as 6L6 o som ficou mais "limpo" ou "nítido" e com menos médios. O lance é tu usar as duas no teu amp para ver qual se encaixa no som que queres fazer. Eu tiraria todas essas dúvidas com o handmaker antes, se fores comprar direto dele.

Abs.

inExperienced
Veterano
# dez/13
· votar


Eu até que sou curioso e mexo em aogumas coisas, mas dentro de amp valvulado sempre leio o pessoal dos foruns dizendo que é perigoso, então não arrisco, isso é pra quem sabe o que ta fazendo.
Eu vou ouvir mais uns sons do amp e depois decido, ou talvez parto pra outro modelo ou marca.

Lord-g
Veterano
# dez/13
· votar


Quem tenta unir o melhor dos 2 mundos no mesmo ampli é a Egnater.

Tem vários amplis com propostas bem legais e bem versátil pra quem gosta de unir o útil ao agradável.

2 que me chamaram a atenção foram o Rebel 30 e o Tourmaster 4100.

inExperienced
Veterano
# dez/13
· votar


Lord-g
estes amps ai estouram meu orçamento. Valeu pelo post.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a válvulas EL34 ou 6L6?